Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Não deixem de assistir o programa Propaganda e Mercado deste sábado, agora às 11:55 horas, na TV Bandeirantes. Lá estarão Viviano Caldas, Diretor de Operações da Propeg Rio, e Haroldo Cardoso, Diretor de Criação da Propeg SP, falando sobre uma possível linguagem brasileira de propaganda. E ainda, Luiz Antônio Almeida, Gerente de Marketing da Sarsa, fará uma denúncia sobre o mercado marginal de remédios. Vocês ficarão sabendo o que é a “Bolsa de Otário”, mais conhecida como “BO”. Não percam!!
|
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
• A PAZ é a mais nova assinante do Ibope para pesquisas de TV, rádio AM e FM de Curitiba e das principais cidades do interior do Estado do Paraná,
• A Standard conquistou a conta da CIS – Companhia Internacional de Seguros.
• A Castrol, após uma longa expectativa sobre o resultado de sua concorrência, entregou sua conta para a Lintas.
• Ainda sobre a Lintas, Fernando Rodrigues nos comunicou que até janeiro a agência já deverá estar instalada em outro local. Um local mais exuberante, condizente com a imagem da Lintas no Brasil.
• Elogiar um trabalho bem feito não custa nada e só dá prazer. É o caso, por exemplo da dupla Leila & Maluf, que está desenvolvendo com muita criatividade os anúncios do Diário Popular de São Paulo, e das revistas Propaganda e Marketing. Quem acompanha o caderno Asteriscos, especializado em propaganda e marketing pode comprovar o esforço dos dois.
• É da Diler & Ellis os recentes filmes dos Classifones do Globo, aproveitando o telefone e a música de Noel Rosa, numa produção muitíssimo bem cuidada.
• E o Manolo Rodrigues (ex-Canto e Mello) fundou a sua própria agência. A Marc Publicidade já surge atendendo clientes como Marcelino Martins, Café Solúvel Vigor, PVS-Empreendimentos Imobiliários e outros que estão, inclusive, veiculando internacionalmente.
• A BBDO acaba de admitir Mike Drasen, reputado e premiado profissional vindo da Scali McCabe & Solves, uma das agências mais criativas dos Estados Unidos, como diretor de criação. Isso fez com que Sérgio Guerreiro, um dos sócios da Lage, Stabel & Guerreiro ressaltasse que “esta nova tendência do papel da criação no desenvolvimento dos negócios da comunicação, a exemplo do que ocorre com seus sócios da BBDO, é um ponto decisivo no perfil da LS&G".
• A Revista de Domingo está comunicando que para este Natal ela preparará duas edições diferentes: Uma só de moda e outra só de presentes.
• No próximo III Encontro de Criação, que será realizado em Minas será eleito o novo presidente do Conselho Nacional os Clubes de Criação. O Carlos Pedrosa está organizando a caravana dos criadores do Rio que desejarem participar do Encontro e está também alugando um ônibus pro pessoal. Os interessados devem procurar o Pedrosa, ligando para a Pubblicità (239-4948), ou então, se não conseguirem falar com ele (o telefone de lá vive ocupado), é só se comunicar com a Áurea, na Estrutural (287-7482).
Segundo Pedro Galvão, Presidente do Conselho, já está confirmada a presença no III Encontro de diversos empresários do setor publicitário que irão de toda a parte do país. Para vocês terem uma ideia, só a delegação de Fortaleza já consta com 9 pessoas inscritas.
• A Caderneta de Poupança Delfin patrocinou o concurso para selecionar a melhor campanha publicitária para o Liceu de Artes e Ofícios, promovido ao término do III Seminário de Publicidade e Propaganda.
Os vencedores foram os alunos do 5º período de publicidade da Escola de Comunicação da UFRJ, que, inclusive criaram até a agência experimental GONDIM Publicidade, formada por André Gondim de Medeiros, Arnaldo Rozencwaig, Geraldo Rodrigues Pereira, Lúcia Nardin e Mirela Sbarra. A Janela parabeniza os futuros publicitários pelo excelente trabalho que realizaram.
• E atenção: Os telefones da Janela vão mudar no próximo dia 22. Anotem, pois, os novos: 551-5948 e 551-7348.
Propaganda já tem reza para afastar seus pecados.
O publicitário dificilmente é alguém que seja visto como um ser dotado de sentimentos de religiosidade, cabendo a ele, mais facilmente, a imagem, sim, do sacerdote de uma religião do consumo.
Por esta razão, fomos surpreendidos, ao final de outubro, com a divulgação de duas preces escritas por publicitários, referindo-se justamente à atividade publicitária. A primeira delas, de autoria de João Firme de Oliveira, presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Rio Grande do Sul, e a segunda – mais propriamente uma ode em defesa do consumidor – escrita por Carlos Roberto Chueiri, ex-presidente da Associação Brasileira de Anunciantes. Como religião não se discute, simplesmente reproduzimos as preces na integra para o conhecimento de nossos leitores:
ORAÇÃO DO PUBLICITÁRIO
|
Anúncio publicado na edição impressa da Janela. |
Senhor,
Que eu Te encontre na agência, ao sair de casa,
Que eu Te encontre no cliente, ao sair da agência,
Que eu Te encontre em casa, quando regressar,
Estás no meu caminho.
Vigia-me.
Dá-me clientes e compreensão para os seus problemas, palavras para orientá-los na propaganda honesta,
Que eu não minta perante o cliente; nem perante o veículo e para o consumidor.
Senhor,
Ensina-me a arte amável de saber perder na competição com meus colegas.
Faze-me respeitado na minha vida em público e em particular.
Dá-me a riqueza do Espirito. Esta me bastará.
Que o pão dos meus filhos venha dos meus honorários.
Que os meus honorários nunca venham do pão dos filhos dos meus clientes.
Ensina-me a pôr o mesmo generoso esforço nas campanhas pagas e nas gratuitas em benefício da comunidade.
Ajuda-me a ser publicitário. Só publicitário. Sempre publicitário.
Todo publicitário é bom, Senhor.
A vida é que às vezes é má.
Não permita que nenhum publicitário tenha fome ou cometa crime.
Perdoa-lhes aos que erraram.
Ensina os homens a perdoar-lhes e a querer-lhes bem.
Abençoa a todos os publicitários.
Amém.
|