Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 24/OUT/1980
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.


Decidido acordo salarial no Rio.

Já está praticamente decidido o acordo salarial deste semestre para a classe publicitária do município do Rio de Janeiro. Ele será registrado na Delegacia Regional do Trabalho ainda esta semana, após a assinatura dos presidentes Murilo Coutinho, do Sindicato dos Publicitários, e Paulo Roberto Lavrille, do Sindicato das Agências.
A correção salarial será efetuada pelos dispositivos legais baseados no INPC, levando-se em conta que o último aumento foi dado em maio. De qualquer maneira, os sindicatos acordaram em um índice adicional de produtividade de 4% (quatro por cento) para os salários até Cr$ 10 mil; enquanto que os salários de Cr$ 10.001 a Cr$ 20.000 receberão 3% (três por cento) de índice de produtividade, e os de Cr$ 20.001 a Cr$ 30.000 receberão 2% (dois por cento). A partir de Cr$ 30.001 o salário só terá o reajuste do INPC.
O novo salário entrará em vigor, esta vez, a partir do dia 1º de novembro, e não no dia 12, como costumava ser.
Ainda neste acordo, os sindicatos aprovaram as determinações de que as publicitárias gestantes venham, a ter uma estabilidade de 30 dias após seu retorno da licença-maternidade. E que fique assegurado ao publicitário o direito de sair uma hora antes do término de seu expediente nos dias de prova escolar, desde que comunique por escrito ao empregador, com antecedência, sua condição de estudante.
Os profissionais cariocas também decidiram, em sua própria assembleia, autorizar a que os empregadores, automaticamente descontem de cada empregado, e recolham ao Sindicato dos Publicitários, como ajuda para o pagamento de sua sede própria, 15% (quinze por cento) sobre a diferença entre o último salário recebido e o primeiro reajustado.
Desde a última segunda-feira, o Sindicato das Agências do Rio está enviando a suas associadas a determinação de que elas devem providenciar o registro profissional de seus funcionários, no prazo máximo de 120 dias, e de acordo com a Codificação Funcional e de Cargos que a Janela vem publicando, em primeira mão, nas últimas colunas.
Segundo nos informou Paulo Roberto Lavrille, após a publicação desta noticia, também em primeira mão, em nossa coluna da semana passada, ele recebeu um telefonema diretamente do ministro da Comunicação Social, Said Farhat, interessado em apreciar o projeto e sugerir sua implantação no mercado publicitário de Brasília.
Esta codificação, no entanto, só cobre os publicitários que atuem em agências de propaganda, já que foi realizado pela entidade patronal deste setor. Caberá agora às entidades representativas dos veículos de comunicação, dos fornecedores exclusivos de trabalhos publicitários e dos anunciantes estabelecerem suas respectivas codificações profissionais, para que as Delegacias Regionais de Trabalho também ampliem os prazos para os registros como publicitários aos profissionais de todo o ramo.

Funções dos Profissionais de Produção Gráfica.

- Chefe de Produção:
Dirige, coordena e supervisiona o Depto. de Produção Gráfica da Agência, sendo responsável perante o Diretor de Criação pela qualidade e custos dos trabalhos gráficos, bem como pela política de fornecedores da Agência.
- Produtor Gráfico:
Responsável pelo cadastro dos fornecedores e pelo acompanhamento junto às Gráficas e demais fornecedores dos trabalhos em andamento, cálculos de composição, tomada de orçamentos e outras funções delegadas pelo Chefe de Produção.
- Produtor de Tipos:
Juntamente com o Diretor de Arte e/ou Estúdio compete-lhe a escolha da tipologia adequada para cada caso, providenciando junto a fornecedores de fotoletras ou fotocomposição os trabalhos respectivos.
Por delegação do Chefe de Produção ou do Produtor pode ser o responsável por cálculos de composição e diagramação.
- Assistente de Produção Gráfica:
Auxilia o Produtor Gráfico, no acompanhamento dos trabalhos em andamento junto aos fornecedores, recepção e conferência de NF e encaminhamento das mesmas ao Tráfego.
- Auxiliar de Produção Gráfica:
Auxilia o Produtor Gráfic, ou o Assistente de Produção Gráfica nos serviços de apoio a ele delegados.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Foram retomados os trabalhos para a concorrência da Castrol, da qual são finalistas a Denison, a Lintas e a SGB. A fase, agora é de apresentação de trabalhos específicos.
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Mais um órgão federal (primeira vez que ouvimos falar dele), o Denatran, ligado ao Ministério dos Transportes para assuntos do transporte urbano, vem aí com campanha publicitária que será cuidada pela Almap, Denison e Salles, em conjunto, Mas, normalmente, quem assinava essas campanhas não era o DNER?
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Duas agências de fora do Rio procurando por profissionais de outros Estados: a Setembro, de Belo Horizonte, quer um bom diretor de arte, que deverá entrar em contato com Almir Sales pelos telefones (031) 335-7744 ou 335-2752; e a GFM/Propeg, que quer levar para a Bahia um redator do primeiro time. Para a Propeg, os contatos no Rio são com Viviano Caldas, pelo telefone 295-7044, e em São Paulo pelo telefone 853-1504, com Haroldo Cardoso.
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Antigamente, a Bloch era quem patrocinava, sozinha, a entrega do Clio, em uma belíssima festa em sua sede no Rio. Na última quinta feira o Clio 80 foi entregue em São Paulo, no Maksoud Plaza, e participaram, como co-patrocinadores, segundo os releases e o convite: Almap, CBBA, Mendes, Premium, Young & Rubicam (as agências ganhadoras), APP-Associação Paulista de Propaganda, o Grupo Visão e a Consuma Resposta Direta.
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Deu no balanço do Ponto Frio: verba de propaganda e publicidade de Junho de 1979 a maio de 1980 foi de Cr$ 123,7 milhões. No período correspondente anterior Cr$ 96,2 milhões. Cresceu 28,6%. Enquanto isso, a receita operacional cresceu 50,2%. Mas o lucro liquido caiu 43%. Imaginem que, segundo o levantamento da revista Meio & Mensagem, o Ponto Frio (Globex) está como o 31º maior anunciante no Brasil.
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A Associação Brasileira de Marketing está ouvindo seus associados para as indicações dos Destaques de Marketing 80, sua principal premiação anual.
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As agências que desejarem cópias das fichas de inscrição para o 21º Festival de Hollywood (cujo prazo encerra dia 5 de dezembro) podem se comunicar com estes colunistas pelos telefones 226-0638 ou 226-0988, a partir de segunda-feira.
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O Grupo de Mídia convoca seus associados para a próxima reunião, dia 28, terça-feira, na ESPM, quando o novo Conselho Deliberativo estará apresentando seu novo programa de trabalho.
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Está sendo enorme a repercussão no Rio da campanha "Pacote da Alegria" que a Bandeirantes está patrocinando para coletar roupas, agasalhos, livros, brinquedos etc., para as crianças de asilos e orfanatos. Centenas de ajudas têm chegado diariamente à emissora carioca. O filme da campanha, aprovado por Paulo Saad Jafet e Cláudio Petraglia foi criado pela Artplan, e está realmente tocante. Na criação, nada menos que Roberto Medina, além de Marcos Antônio Rocha e Ricardo Galletti. A produção foi da Blow-up.
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Encerram dia 30 as autorizações para a nova edição Grande Hotel Culinária da Editora Vecchi. Esperamos que este número fique tão bem (digo tenha receitas tão gostosas) quanto o anterior.
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O Sistema de Rádio do Jornal do Brasil tem agora um setor exclusivo de promoção a cargo de Maria Juça, que era contato do primeiro caderno do JB. Este novo departamento ficará encarregado basicamente da Rádio Cidade. No lugar de Juça, foi contratado Victor Singer (ex-Globo e ex-Vecchi).
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Falando em JB, ainda muita gente não se refez da surpresa da notícia de que Walter Clark se desligara do projeto do Jornal do Brasil participante da concorrência a novas concessões de emissoras de televisão. Além disso, comenta-se insistentemente que Walter estaria agora ligado ao grupo da Visão, do Henri Maksoud. Vamos aguardar.
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Boa ideia da SGB para a Fuji, fazendo um acordo com a Editora Abril para que esta "cedesse" seus títulos de revistas para que as fotos reveladas nos laboratórios Fuji deem direito a uma "capa de revista" com a foto do consumidor.
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Atenção departamentos de RP e amigos: a Telerj mudou nosso telefone 286-4876 para 551-1307. Anotem.