Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Rio regulamenta profissão de publicitário.
Quase seis meses depois de ter sido criada, será homologado na próxima segunda-feira, às 14h30min, no gabinete do Delegado Regional do Trabalho, com as assinaturas dos presidentes dos Sindicatos das Agências, Paulo Roberto Lavrille, e dos Publicitários do Município do Rio de Janeiro, Murilo Coutinho, a "Codificação Funcional e de Cargos", que a Janela Publicitária vem publicando em primeira mão nas últimas semanas.
Este trabalho foi realizado por uma comissão formada por Clementino Fraga Neto, Mário Neiva, Ivo Hochleitner e o próprio Paulo Roberto Lavrille, pesquisando os organogramas de agências grandes, médias e pequenas, e cobre todos os setores das agências que comportam profissionais que possam receber a designação de publicitários, pela legislação em vigor: Atendimento, Criação, Mídia, Estúdio (ver abaixo) Produção Eletrônica, Produção Gráfica, Tráfego, Pesquisa e Planejamento e Laboratório Fotográfico.
A consequência mais importante desta homologação é que, a partir de segunda-feira, num prazo de 120 dias, todas as agências de propaganda do Rio de Janeiro estarão obrigadas a providenciar o registro de "publicitário" no Ministério do Trabalho de todos os seus funcionários que ainda não o tenham obtido, e seguindo esta codificação. A iniciativa, que tem o apoio integral do sindicato patronal, também propiciará que praticamente todos os profissionais de propaganda do Rio de Janeiro venham a se associar à sua entidade de classe, fortalecendo-a enormemente.
Segundo Paulo Roberto Lavrille, outros Estados já estão estudando a adoção do mesmo sistema de códigos e funções que será implantado no Rio de Janeiro.
Codificação dos Profissionais de Estúdio.
- Chefe de Estúdio
Dirige e coordena o pessoal e os trabalhos de layouts, ilustrações, diagramação, montagens e artes finais a cargo do Estúdio, tornando-se responsável, perante o Diretor de Criação, pela limpeza e qualidade do trabalho apresentado.
- Ilustrador
Basicamente é o encarregado das ilustrações e/ou vinhetas relativas às arte finais: podendo ainda efetuar marcações bem acabadas de layouts e story boards quando designado para tal pelo Chefe de Estúdio.
- Desenhista (Senior e Junior)
Basicamente fica encarregado de marcação e ilustração dos layouts ou, story boards a serem apresentados ao cliente, devendo ainda estar à disposição do Chefe de Estúdio, para os trabalhos de marcação de letras e outras funções típicas do Estúdio que lhe forem designadas.
Dependendo da qualidade do trabalho, capacidade e experiência, poderá estar no nível Sênior ou Júnior.
- Arte Finalista (Sênior e Junior)
Encarregado da montagem da arte final, distribuindo vários elementos tais como foto letras, Foto composição, Foto, ilustração, além de desenhar frisos, caso existam.
Dependendo de sua experiência, capacidade e qualidade do trabalho, poderá estar no nível Sênior ou Junior.
- Marcador
Etapa preparatória à função de Desenhista, encarregando-se de dar assistência ao desenhista, de acordo com designação do Chefe de Estúdio.
- Letrista
Encarregado de desenhar e marcar toda a parte de Letras, seja para layouts, seja para artes finais quando as especificações o exigirem.
- Montador
Etapa preparatória à função de Arte finalista, ajudando e dando assistência ao arte finalista sempre que for designado pelo Chefe de Estúdio.
- Assistente de Estúdio
Encarregado da programação, montagem de molduras e pastas para apresentações, prestando assistência às demais áreas do Estúdio, de acordo com designação do Chefe de Estúdio.
Propaganda e Mercado
O novo horário do programa Propaganda e Mercado, que estes colunistas apresentam na TV Bandeirantes é 10h50min de sábado, ou seja, às dez para às onze. Antes da praia.
Esta semana, os entrevistados são César Mourão, gerente de marketing, e Raul Sanches Elia, gerente de produtos, da R. J. Reynolds, que falarão sobre Chanceller e o mercado de cigarros. Também entrevistamos Carlos Alberto Fernandes, gerente de marketing do Superatacado Estoque, que nos contará das tendências deste ramo de empresas.
|
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
• Roberto Leal (ex-SGB) assumiu a direção da Superpublicidade, prometendo revelar muitas novidades ainda nos próximos dias. De qualquer maneira, sabe-se que Nádia Rebouças de Carvalho e Eduardo Moura, que também eram da SGB, estão agora na Superpublicidade. Que também passará atender a conta da Unitex (Jeans Inega), vinda daquela agência.
• Já está definida como Prosper Publicidade, funcionando à Rua Buenos Aires, 214/1º andar, a agência de Ricardo Kathar que passou a atender as Óticas Brasil. A Prosper também é a responsável pela conta da Focal, para a qual está cuidado do lançamento da grife de óculos Jean Vernier, no eixo Rio-São Paulo. Acionariamente, a Prosper não é ligada às Óticas Brasil. Na verdade, a holding que controla acionariamente a ótica é que decidiu expandir seus negócios também para a de propaganda, participando acionariamente também da agência de Kathar.
• Outra agência que está para surgir é a Petros, que Agnaldo Rocha está montando para ser dirigida por seu filho. A Petros absorverá quase todas as contas de Agnaldo Rocha, que se dedicará exclusivamente à do Supermercado Leão. Entre as que passam para a Petros está a dos Sucos Pindorama.
• A Casa da Borracha e a Realce-Concessionária Autorizada Volkswagen entregaram suas contas para a Jotaé/Kastrup Publicidade.
• Martin Steinberg (ex-Correio da Manhã, Mercedes Bens, J. W. Thompson etc.) é o novo Diretor Comercial do Jornal dos Sports.
• Manoel Mendonça (ex-Premium e Denasa) assumiu a mídia da Artplan.
• A SSC&B:Lintas informa que, após concorrência, o Credicard - pertencente ao Citibank, Itaú e Unibanco - decidiu a ela entregar sua conta.
• Na última quarta-terra, Hersch Basbaum, gerente de marketing das Lojas Brasileiras, lançou seu novo livro "Até as Ilhas Galápagos", editado pela Record;
• Na mesma noite, a SGB comemorava em coquetel seu 12° aniversário, ao qual não pudemos comparecer não só pelo evento acima, mas pelo convite ter-nos chegado às mãos após o acontecimento.
• Mas na SGB, Carlos Alberto Parente e Raimundo Resende passaram a ter maior participação acionária. Além disso, Carlos Alberto assumiu a vice-presidência executiva da agência.
• Começa esta segunda-feira, na UERJ, a IV Semana de Relações Públicas, que contará com a participação de vários profissionais do setor. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no próprio Campus da UERJ até o início das palestras. O tema principal é "Ensino e Profissionalização".
• A Coca-Cola comemorou com um simpaticíssimo jantar no Rio's a Semana de Revendedor de Coca-Cola, Fanta e Guaraná Taí. Estiveram presentes, além da imprensa, diretores de todas as entidades de revendedores da área do Grande Rio. Na ocasião, Luís César Martins, gerente de Relações Externas da Coca-Cola Refrescos, lançou o primeiro número do jornalzinho O Revendedor, que tem tudo para se tornar um sucesso.
• Dois publicitários estão expondo seus trabalhos de arte em galerias cariocas: Vitor Lemos na "AMNiemeyer", e Ivo Mensch na Galeria Funarte. Vale a pena prestigiar.
|