Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 05/SET/1980
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.


PROPAGANDA E MERCADO
Uma e meia da tarde de sábado. Este é o horário do programa Propaganda e Mercado que esses colunistas apresentam na TV Bandeirantes, Casal 7, do Rio.
Esta semana, Propaganda e Mercado apresentará entrevistas com Wanderlei Falkenberg, redator da Assessor, e Stanley Chevalier, diretor de criação daquela agência, um falando sobre a trucagem do comercial da moeda da Haspa e o outro do que é ser colunista e trabalhar numa agência; Marcelo Van Haute, diretor de marketing da Wella, também está no programa, respondendo sobre o marketing da cosmética capilar; e também, em Propaganda e Mercado, Jorge Maranhão, diretor-técnico da Professa explica como se utiliza de profissionais de outros setores para aumentar os subsídios às suas campanhas publicitárias.
Não deixem de assistir. Amanhã, às 13:30 horas.

Eugênia Nussinkis: "O problema do mercado está dentro dos profissionais".

Esta semana entrevistamos mais um anunciante do Rio de Janeiro que é atendido por agência de São Paulo procurando saber suas opiniões sobre as vantagens e desvantagens deste processo. O anunciante ouvido foi a Gillette, que tem sido atendida, além da Esquire (integralmente no Rio), pela Almap, em São Paulo. A Gillette, aliás, acaba inclusive de entregar nova parte de sua conta à paulista Lage Stabel & Guerreiro.
Para Eugênia Nussinkis, gerente de propaganda da Gillette, que há 15 anos é atendida por agências de São Paulo, não há a menor diferença entre ser atendida pela agência carioca ou pela paulista, em termos de operacionalidade. Considerando a Almap a "agência modelo do Brasil", D. Eugênia afirmou que nem a distância fez com que eles fraquejassem no atendimento: Constantemente eles cruzam nos nossos corredores com o pessoal da Esquire, como se fossem ambas do Rio. Com as facilidades de transportes, não se pode dizer que haja dificuldades. Não há mais distância entre Rio e São Paulo. Muitas vezes chamamos a Almap para alguma necessidade urgente e eles nos procuram no mesmo dia.
D. Eugênia Nussinkis chegou a dizer que lamentava dar estas informações, já que entende o problema do esvaziamento do Rio, e "não quer ver os colegas em dificuldades".
- Nossa preocupação com o mercado do Rio é tanta que só fisicamente vemos a agência estando em São Paulo. Muitas vezes até solicitamos que os fornecedores sejam do Rio de Janeiro. Não impedimos que eles trabalhem com fornecedores de São Paulo, mas que são colocados na concorrência em igualdade de condições aos daqui. Nossa mídia também é toda comprada no Rio de Janeiro, a não ser que o veículo seja sediado em São Paulo. Mas eu diria que 90% de nossas compras são feitas no Rio.
Na opinião de D. Eugênia, quanto ao comentado esvaziamento do mercado publicitário carioca, "o problema está todo dentro dos próprios profissionais do Rio de Janeiro":
- Eles não se dedicam e não se esforçam da maneira que poderiam. Veja, onde está o Grupo de Mídia do Rio? Por que o de São Paulo é tão atuante? No Rio, o único que vejo atuar é o Clube de Criação. E os outros? Não são os próprios profissionais que não se aprofundam, não se especializam, não fazem esforço maior e deixam escapar para São Paulo?
A gerente de propaganda da Gillette fez questão de lembrar também que "nosso mercado não é formado só de agências, como de veículos e produtoras".
- Por que outros anunciantes cariocas não fazem suas compras de mídia no Rio de Janeiro? - perguntou D. Eugênia, que também afirmou que, "o fato de agências serem sediadas no Rio de Janeiro e fazerem produção em São Paulo esvazia muito mais o Rio". "E é muito grande o número de agências que age assim, apesar de termos produtores muito bons aqui”. É um erro ficar se analisando o mercado vendo apenas o problema das agências. Talvez esta seja até a área menor. Acho que a preocupação deve ser muito mais ampla.

Empresários passam a se reunir no Rio.

Assim como na sociedade, em publicidade tudo se sabe.
Por isso não foi tão surpreendente - para nós, é claro - que, enquanto almoçávamos no Rio's, víssemos chegar, para se unir à mesa na qual já estavam Jomar Pereira da Silva, presidente da CBBA-Rio, e Mário Mello, gerente da Lintas-Rio, acompanhados do secretário de Fazenda do Estado, Heitor Schiller, um a um, figuras de nossa publicidade como Nei Cantinho, gerente da Norton-Rio, Juan Vicente, gerente da DPZ-Rio, Maurice Cohen, vice-presidente da Standard, João Luiz de Faria, diretor da Thompson-Rio e Paulo Roberto Lavrille de Carvalho, vice-presidente da Salles e presidente eleito do Sindicato de Agências do Rio de Janeiro.
Como nenhuma reunião de empresários é totalmente casual, procuramos descobrir um elo entre os presentes, E verificamos serem todos curiosamente de agências cuja sede está em São Paulo. O que isto significa?
Oficialmente, segundo nos informaram, estavam apenas procurando se reencontrar e trocar ideias sobre o mercado, além de debater com Schiller o problema do ISS, ele que fora o autor da lei quando na administração municipal.
Animador, no entanto, foi saber que todos saíram mais confiantes no mercado carioca. Afinal, cada um garantiu aos outros que os últimos tempos em nada afetaram ou prejudicaram qualquer uma de suas agências.
De qualquer maneira todos reafirmaram seu compromisso de passarem a se reunir mensalmente em almoços, sob a égide agora do Sindicato,

Cartas

Caros colegas,
No intuito de um melhor esclarecimento quanto às notas publicadas por vocês na TRIBUNA DA IMPRENSA do dia 29-08, cabe-nos informar que atualmente toda a criação e supervisão da IBM é realizada no Rio de Janeiro estando vocês convidados, quando assim o desejarem, a visitar as nossas novas instalações.
Quanto à nota referente à ATLANTIC, cabe-nos informar que a referida companhia tinha duas agências: a Norton e a J. W. Thompson abriu mão da conta da ATLANTIC, não corresponde inteiramente à verdade visto que a referida agência abriu mão apenas da parte que lhe cabia, o que nos levou a prestar este esclarecimento a vocês e aos leitores de sua coluna.
Um grande abraço,
Francisco Borghoff (dir. de desenvolvimento) e Ney Cantinho (gerente) - Norton Publicidade.

N. R.: Ambas as notícias foram publicadas segundo informações recebidas das empresas citadas (através de seus representantes). Assim como, apesar de não constar da carta, Borghoff nos afirmou pessoalmente que a parte da Atlantic que estava com a Thompson, já está agora com a Norton.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

O mês de agosto terminou com a surpreendente notícia de que as Lojas Americanas - cujo faturamento em 1980 deverá ficar em cerca de 50 milhões - entregará suas contas à CBBA-Rio. As Lojas Americanas eram atendidas há sete anos pela Jotaé, agência fundada pelo atual diretor de marketing deste anunciante, Jorge Eduardo Alves de Souza, e que há aproximadamente quatro anos deixara a direção da agência nas mãos de José Valério Coelho.
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Não menos surpreendente, para o final de agosto, foi a confirmação de que Vital da Costa e Silva estava deixando a Gerência da Standard Ogilvy & Mather no Rio para assumir uma direção de planejamento na MPM, agência que mais contratações têm realizado ultimamente.
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Luís Fernando Pinto Veiga, que dirigia o departamento de RP da Artplan e o atendimento do grupo Veplan, está agora em São Paulo para dirigir a filial da agência naquele estado.
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A ABP - Associação Brasileira de Propaganda tem agora um diretor-executivo, contratado especialmente para dar maior dinamismo empresarial à entidade: é José Alves Bastos, que já foi gerente da sucursal do DCI no Rio, gerente comercial da Rádio JB, gerente da Divisão Comercial da Bloch Editores e gerente da filial carioca da Engesa.
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A McCann-Rio pegou a conta da Adam Plásticos, para o lançamento de brinquedos tipo kit de montagem.
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Está confirmada para o dia 15 próximo, às 18:30hs, com coquetel, na Bloch, a posse de Paulo Roberto Lavrille no Sindicato de Agências do Rio.
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No próximo dia 19, na sede do Sindicato dos Publicitários do Rio de Janeiro, Sérgio Grossi, eufórico com sua nova empresa, a GMG Associados, lança finalmente em coquetel, sua revista Negócios & Economia, que já no primeiro número sai com a tiragem de 10 mil exemplares. O editor de Negócios e Economia é o competente Peri Cota, e vários dos jornalistas demitidos pela sucursal da Folha lá estão colaborando.
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Começa a funcionar, segunda-feira, às 8 da noite, o Cine-Clube do CCRJ, no auditório do IBAM, em Botafogo. Três filmes serão exibidos: "Pé Direito", em homenagem a Nazareth Ohana, "Leila Para Sempre Diniz", em homenagem a Leila Diniz, e "Assim era a Atlântida", em homenagem a Oscarito. Haverá também palestra de Carlos Manga sobre Oscarito.
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Ronaldo Nunes nos escreve exultante que sua produtora House Filmes está realizando seu segundo filme, agora para os óculos Di Paolo. Mas Ronaldo, cinco auto-adjetivos em três linhas de release não é fácil não, hein?! Calma, calma...
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Eugênio Fernandes (ex-TVT), se uniu a Carlos Alberto Vizeu na Teletape, também produtora de comerciais.
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Concordamos com Júlio Coutinho e Eduardo Portella quando cumprimentam a Cofrelar por estar distribuindo kits de montagem do Rio Antigo para promoção junto a seus depositantes. É um belo trabalho de amor à cidade.
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Falamos acima em ABP e não contamos o resto: até janeiro deverá estar decorada para re-inaugurar a velha sede da entidade, da Av. Rio Branco, que está totalmente recuperada do incêndio ocorrido há três anos. Até elevador já está chegando lá! Com o apoio da classe, a diretoria da ABP promete não mais parar.
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A Denison-Rio contratou o diretor de arte Walter Pereira (ex-Standard, e que tem em seu currículo a programação visual de Avance), para fazer dupla com Paulinho de Tarso, já que Humberto Borém está de rumo aos States. Também entrou para a Denison o ilustrador Juremy Cavalleri Primo (ex-Esquire).
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Será entre 5 e 7 de novembro o 23º Festival de TV e Cinema de Nova York. Inscrições e maiores informações podem ser conseguidas em 251 west 57 Street, New York, NY 10019.
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O Image Bank acaba de inaugurar suas instalações em Buenos Aires, Argentina, que passa a ser o 8º país na qual a empresa de fotografias tem escritório.
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A Maison D'Ellas (Companhia Nacional de Roupas), confeccionista de moda feminina sofisticada, entregou sua conta à GFM/Propeg-Rio, a agência que gentilmente vem colaborando conosco no envio da Janela do Rio pelo telex para o Diário Popular, em São Paulo, e Estado do Paraná. Ah, em Pernambuco. a Propeg também pegou conta, a Cativa S.A. Produtos Alimentícios, dona de 4 fábricas no nordeste.
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Assim como fez no Paraguai e Argentina, a Sima editará um suplemento a ser encartado nos jornais do Chile, quando Figueiredo lá estiver (de 8 a 10 de outubro). A Sima também informa que fundiu-se com a Seara, outra representante de veículos.
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Sensível melhora nos "Boletins Técnicos" da Professa, que viraram "Consulta", sendo o primeiro número uma entrevista com Jacob Klintowitz, sobre "Artes Visuais e Propaganda".
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Uma luva de box foi escolhida pela Salles para simbolizar o produto "Laço", da Monsanto. A luva está nos filmes, cartazetes, peças promocionais etc.
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Retificando: não houve qualquer ligação entre a união BBDO com Lage Stabel & Guerreiro na conquista da parte da conta de Gillette, já que esta escolha se deu antes daquele acontecimento e por mérito único da agência.