| .jpg) Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
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    | Propaganda e Mercado No programa Propaganda e Mercado deste  sábado, às 13:30 hora; na TV Bandeirantes, Clementino Fraga Neto, presidente do  capítulo carioca da ABAP -- Associação Brasileira de Agências de Propaganda e  vice-presidente da Esquire, vai responder como o empresário da Propaganda está  vendo o esvaziamento da economia e do setor publicitário no Rio. E João Daniel  Tikhomiroff, da Jodaf, vai mostrar como foi feita a trucagem usada no comercial  do Banco Mercantil de São Paulo, aquela em que o ator sai da água completamente  seco. E, ainda, Maria Emília Saldanha, gerente de promoções da Editora Vecchi, vai  falar como as promoções podem auxiliar na imagem de uma empresa. Não percam! Agora  às 13:30 horas, hein!
 |  O que os anunciantes cariocas acham de serem  atendidos por São Paulo? Parece não haver mais dúvida que o mercado  publicitário do Rio de Janeiro, tal como no restante do país, não está  enfrentando seus melhores dias. Acrescentando-se ao fato de que o Rio não  dispõe de grandes e fortes anunciantes em número igual a São Paulo, por  exemplo, vem se notando que as agências nacionais estão deslocando o  atendimento das contas cariocas, em parte ou no todo, de seus escritórios do  Rio para os de São Paulo, numa tendência, segundo alguns empresários da  propaganda, de diminuir seus custos. É acaciano que, para contrapor os riscos de  ter seu próprio negócio, o empresário deseje não parar de ter lucros.Mas o que os anunciantes acham disto?
 Para Rogério Herlin, gerente de produto do  Guaraná Taí, que tinha sua criação na DPZ-Rio, e há dois meses passou a ser  atendido por São Paulo, "o ideal seria uma conta carioca ser atendida pelo  Rio, para o cliente ter maior mobilidade de respostas imediatas às suas  necessidades". Herlin afirma que a Coca-Cola aceitou a proposta da DPZ  porque a agência se comprometeu a montar um esquema que não a atrapalhasse.  "Como o negócio é recente -- continuou Rogério Herlin -- ainda não pudemos  sentir problemas, mas, por uma questão de lógica sabemos que ele pode  surgir."
 Herlin -- que prevê ainda um prazo de quatro  meses para a Coca-Cola avaliar melhor a nova situação -- teme que, com o  esvaziamento econômico do Rio, também caia a disponibilidade de profissionais  de gabarito a médio prazo, assim como diminua bastante a qualidade dos  fornecedores cariocas, que tenderiam inclusive a se deslocar para São Paulo.
 Já Mauro Buccos, gerente de marketing da  Seagram, enfrenta uma situação diferente. Seus produtos, Cachaça de São  Francisco e Ron Montilla são atendidos pela Standard, que tem a dupla de  criação principal em São Paulo mas mantém criadores no Rio para material  promocional e outros serviços. Para Buccos, a questão depende fundamentalmente  de como a agência está estruturada para manter este esquema, "porque para  a Seagram não há diferença". Inclusive porque Buccos considera que a  capacidade do profissional de criação e de produção gráfica no Rio não tenha  nada a dever à do de São Paulo.
 Perguntado sobre a responsabilidade do  anunciante na preservação do mercado local, Mauro Buccos defendeu a posição da  Seagram, que "tem aqui a Artplan e a SGB atendendo localmente seus  produtos, apesar de ambas terem criação em São Paulo". Ele acusa, porém,  as agências de terem responsabilidades nas dificuldades imputadas ao criador  carioca, "porque as próprias agências nacionais, em sua maioria, concentram  em São Paulo seus departamentos de pesquisa, que atualmente são indispensáveis  à criação". Informando que estava "falando como publicitário",  Buccos ainda lembrou que também na mídia as próprias agências não prestigiam o  Rio, deixando, em São Paulo, não só sua central de mídia como um número muito  maior de informações necessárias para o profissional trabalhar.
 Outra situação curiosa é vívida pela IBM que,  segundo Brian Cullen Vianna, gerente de promoções da empresa (e que até ano  passado também atuava na propaganda), tem seu atendimento e sua dupla de  criação no Rio, mas a direção de criação, sediada em São Paulo, vem  regularmente ao Rio para definir novas estratégias junto ao cliente.
 Segundo Brian Cullen, esta situação não  prejudica a IBM, que respeita a decisão operacional da Norton de manter  supervisão sobre a criação do Rio, principalmente por ser a matriz da agência  em São Paulo, "da mesma maneira que qualquer empresa que tenha filial em  outro Estado".
 Na próxima semana pretendemos continuar  entrevistando outros anunciantes.
 Um retrato em preto & preto do fotógrafo  profissional no Brasil. No dia 19 passado, o fotógrafo publicitário  Sebastião Barbosa comemorou, de sua maneira, o Dia Mundial da Fotografia.  Sebastião festejou o acontecimento mostrando seu trabalho ao povo, na  Cinelândia, aproveitando a oportunidade para também convocar seus colegas de  profissão, através de um criativo cartaz, para uma meditação sobre os problemas  que a classe tem enfrentado. Pela importância do alerta contido no documento e  para informação dos leitores, transcrevemos aqui, na Janela, o "Retrato do  Fotógrafo Profissional Brasileiro", segundo Sebastião Barbosa.1 -- A profissão de fotógrafo não existe  juridicamente no Brasil; posto que ela não é reconhecida ou regulamentada por  lei congressual ou decreto-lei;
 2 -- O equipamento estrangeiro, utilizado pelo  fotógrafo profissional, é considerado supérfluo e taxado em 300% como qualquer  bugiganga, cigarros, bebidas, etc.;
 3 -- Os materiais básicos (filmes, papéis,  prod. químicos), são colocados no mercado quase exclusivamente por uma  multinacional sem que qualquer órgão público lhes controle os preços cobrados e  a qualidade dos produtos postos à venda;
 4 -- A chamada Indústria especializada  nacional, acobertada pela falácia de estar produzindo o "Similar  nacional" nos impinge seus produtos de péssima qualidade, a preços iguais  aos materiais importados, sem oferecer a assistência técnica e a reposição de  peças que seria honesta e correta.
 5 -- Por não ser uma profissão legalizada,  inexistem escolas oficiais de formação profissional que serviriam para  incentivar os jovens, criar e dinamizar novos mercados de trabalho e implantar  honestidade e disciplina no meio;
 6 -- A já famosa lei 5.088, que rege os  direitos autorais no Brasil, além de não estar regulamentada para proteger o  trabalho dos fotógrafos, na pequena parte que caberia a estes, é cheia de  duplos sentidos e evasivas duvidosas;
 7 -- Diante do marasmo geral e do desencontro  reinante na classe; ao consumidor indireto do trabalho do desorganizado,  despreparado e desprotegido fotógrafo profissional do Brasil (Empresas  jornalísticas, Agências de publicidade, editoras e até agências de fotografias),  resta a impunidade sob todos os títulos; desde a forma, por vezes desonesta, de  "dar" o trabalho, o desconto de percentuais ilegais e indevidos, o  pagamento e a utilização desenfreada de fotografias estrangeiras  (comercializadas à larga por agências estrangeiras), sem que caiba qualquer  espaço obrigatório ou mesmo algum dividendo desta comercialização aos  profissionais nacionais, como é costume em outros países.
 Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming A Thompson abriu mão da conta da Companhia  Atlantic de Petróleo, após 50 anos de atendimento (era a mais antiga do  escritório carioca da agência), alegando que a conta não estava sendo rentável.  De qualquer maneira, lavamos as mãos e informamos às outras agências que o  responsável pela propaganda da Atlantic é Jaime Jobim, que tem seu escritório  na Av. Nilo Peçanha, 155 - 9º andar, com o telefone 292-4411.• • •
 A Associação Brasileira dos Diplomados em  Comunicação Social homenageará, durante almoço amanhã, no Restaurante Solaris,  os Destaques do Ano em Comunicação, eleitos pela entidade. Este ano, na área de  propaganda foi eleita D. Eugênia Nussinkis, diretora de propaganda da Gillette;  na área de ensino, o Prof. Albert Ebert, decano da UFRJ; na área de Relações  Públicas, Regis Carneiro, presidente do Diretório da ABRP; e na área de  Jornalismo, o jornalista Oscar Barbosa, da Rádio JB. Presidirá a entrega Lício  Ramos de Araújo, presidente da ABDCS, e do CONRERP-RJ.
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 Continua dando resultado para a Lage Stabel  & Guerreiro sua associação com a BBDO International. Provavelmente não por  coincidência, a BBDO atende nos Estados Unidos grande parte da conta da  Gillette, e no Brasil, a Gillette resolveu entregar à LS&G a conta  publicitária de seus novos produtos.
  As partes atendidas pela Almap e pela Esquire,  no entanto, não deverão sofrer alterações.
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 A Marschalk, uma das agências de crescimento  mais rápido dos EUA, e que já fazia parte do Grupo Interpublic, foi incorporada  à rede Campbell-Ewald Mundial, da qual a Proeme faz parte no Brasil.
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 Espera-se que em breve se resolva o pequeno  desencanto no relacionamento da Embratur com suas agências. A despeito das  constantes declarações super otimistas e dos planos promissores de Miguel  Colassuono, a verba necessária para financiar as campanhas não estava dando o  ar de sua graça. Agora, pelo que se comenta, finalmente a Embratur, recebeu pelo  menos 300 milhões de cruzeiros para destinar à publicidade, devendo dividi-los  entre Almap, Denison, MPM, Norton e Salles.
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 A Samello está preparando o lançamento, para  outubro, de uma linha de calçados que promete gerar polêmica. O nome da linha é  -- e imaginem o que pode advir dai -- "Coca-Line".
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 Stanley Chevalier -- o Estanislau Cavalheiro --  é agora o novo Diretor de Criação da agência Assessor.
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 A conta da fábrica de produtos de couro  Mundial, que era da Redinger & JG, está agora com a Garden, agência que  também conquistou parte da conta da Polipropileno.
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 Os sócios do Clube de Criação do Rio estão  sendo convocados para a Assembleia Geral Extraordinária, na sede à Av. Ataulfo  de Paiva, 135, sala 1405, Leblon, dia 19 de setembro, segunda-feira, às  20:30h., para deliberar pelo pedido de licença por algumas semanas de Carlos  Martins e Hayle Gadelha membros do colegiado do CCRJ, e sua eventual  substituição durante aquele período. Ao que parece, as novas normas do CCRJ que  instituíram o colegiado não previram diretores que automaticamente alçassem  aquelas funções no eventual impedimento dos membros efetivos.
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 José Roberto Berni desligou-se da direção da  Divisão & Engenho, em Salvador, passando a secretariar a APsBahia, na  preparação do IV Congresso Brasileiro de Propaganda.
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 A TV Globo apresenta hoje o especial de  Augusto César Vannuci, sobre "Cem anos de Espetáculos", patrocinado  exclusivamente pela Hering, a das malhas, que comemora este ano seu centenário.  Os comerciais institucionais que irão ao ar junto com o programa foram  produzidos pela Central Globo de Produção, supervisionados pela Denison,  agência que sabe faturar muito bem as efemérides como esta de seus clientes.  Lembrem-se do recente cinquentenário dos Chocolates Garoto.
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 Comenta-se em São Paulo que o Senador Amaral  Furlan estaria pretendendo processar Luís Fernando Furquim, presidente da ABA-Associação Brasileira de Anunciantes, por suas declarações a Asteriscos, no  Diário Popular deste último domingo, quando Furquim disse, entre outras coisas,  que "o projeto Furlam é uma caca". Ainda sabendo que não deve ter  sido bem caca o que Furquim disse, o senador não deveria esquecer que a  liberdade de expressão é um dos primordiais direitos da democracia. Ou será que  por ser senador biônico Amaral Furlan não sabe disso?
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 A Saldiva, agência paulista que não tem  escritório no Rio, acaba de conquistar a conta da Colmeina, empresa líder no  mercado das ceras e produtos similares, recentemente associada à Airwick, outra  empresa do setor. A Colmeina Airwick produz a cera Colmeina, além dos  conhecidos Neocid, Renov-ar, gotas Binaca, Pinho Lider e Cypol, numa verba para  1981 prevista para 150 milhões, o que dobrará o faturamento da Saldiva.
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 Os filmes "Du Loren Torcicolo" e  "Apartamentos sem quartos", criados pela Estrutural, ganharam,  respectivamente, os prêmios "Outstanding Product" e "Special  Merit", no recém encerrado Festival do Filme Publicitário de Chicago.
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 A McCann-São Paulo esta com novo gerente --  Raymond Kryvicky -, que há cinco anos veio da McCann, dos Estados Unidos para a  agência no Brasil, tendo sido aqui Supervisor de Atendimento a nível de  Gerência e subgerente do escritório de São Paulo. Como presidente e  gerente-geral da McCann-Brasil continua Jens Olesen, também sediado em São  Paulo.
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 A Bloch está se preparando para lançar a  revista Bon Vivant, a ser editada pelo mesmo grupo que cuida de Ele Ela. E por  falar em Ele Ela, o número que está nas bancas alcançou o recorde de 420 mil  exemplares, atingindo, segundo estudos da Marplan, um total de 5.664.000  leitores, com uma renda mensal média de Cr$ 48 mil. E Ele e Ela, agora também  conta com uma coluna de propaganda assinada por Marcio Ehrlich.
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 Ainda sobre a Bloch, já foi Inaugurada, este  mês, a Rádio Manchete FM, de Recife.
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 Enquanto uns falam em crise, outros divulgam  opulências. É a loucura dessa contradição da Propaganda: O Açúcar União,  através da Gang, sua nova agência, está comunicando que nos dias 1, 2 e 3 de  setembro, nacionalmente, no primeiro intervalo de Coração Alado, serão  veiculados três filmes, COM 2 MINUTOS DE DURAÇÃO CADA UM, com a nova campanha  do produto. Segundo o convite, os comerciais, realizados com os mais  sofisticados recursos cinematográficos, são verdadeiros filmes de arte.
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