Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 09/MAI/1980
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.


• Será exatamente daqui a um mês, no próximo dia 9 de junho, a entrega do 13º Prêmio Colunistas, versão nacional. A cerimônia será no Maksoud Plaza, em São Paulo, às 20:30h.
• A ABP – Associação Brasileira de Propaganda está comunicando que recebeu da Cruz Vermelha Brasileira uma comunicação alertando para o uso indiscriminado de seu símbolo por firmas comerciais, indústrias ou mesmo por entidades sem fins lucrativos. O símbolo da Cruz Vermelha é exclusivo da entidade e de outras a ela ligadas. Qualquer informação sobre o uso do referido símbolo poderá ser conseguido na Diretoria nacional da Cruz Vermelha, à Praça da Cruz Vermelha, 12/10 – Rio.
• Luís Sales (não é o da Salles) está se desligando da JVS, levando consigo a conta da Tecnilar. Antes da JVS, Sales estava na Caio, de onde também saiu com a Tecnilar debaixo do braço. O que não é de se estranhar. Um dos diretores da Tecnilar, certa vez declarou a estes colunistas que sua conta não era de agência nenhuma. E sim do Luís Sales, em que agência ele estivesse.
• Quem também se desliga, mas não muito (infelizmente não tivemos condições de apurar maiores detalhes) é Guilherme Augusto de Vasconcellos da Diretoria de Marketing da Globex Utilidades (leia-se Ponto Frio). Guilherme, pelo que consta, dedicar-se-á com mais afinco à sua produtora Videocentro, que aliás também pertence em parte à Globex. Esperamos que, mesmo com a saída de Guilherme, o Ponto Frio não deixe de manter o alto nível médio conseguido por seus comerciais nos últimos anos, e que tantos prêmios e resultados de vendas lhes deu.
• Você me desculpem pela exiguidade de algumas informações esta semana, mas estes colunistas estão um pouco abalados com a falta de segurança existente nesta ex-cidade maravilhosa (com letra minúscula), e que levou a que o nosso irmão e colega deste jornal, o fotografo Rogério Ehrlich fosse baleado na barriga por um casal de assaltantes na madrugada desta última quinta-feira. Os bandidos atiraram em Rogério por ter ele procurado evitar que sua namorada acabasse também sendo sequestrada ou baleada. Rogério agora está bem, após a cirurgia que sofreu no Hospital Miguel Couto, pela equipe do Dr. Roberto Garcia. Hoje, ele será transferido para a Clinica Sorocaba.
• A McCann Erickson-Rio informa que conquistou a conta a conta da divisão cerâmica das indústrias Klabin.
• Juan Vicente, gerente da DPZ-Rio, nos conta que não foi mau negócio da agência deixar de atender a Seagram para atender a Chantré-Fischer, já que a conta da Seagram é dividida entre 4 agências, e a da Fischer será apenas da DPZ. A Chantré-Fischer é responsável no Brasil pela comercialização da linha Lanjal-sucos concentrados, do Steinhager Becosa, do Aquavit Dana Snaps e outros produtos menos conhecidos. Segundo matéria na Revista Super-Hiper, a empresa espera triplicar o faturamento este ano, e investirá “aproximadamente 800 milhões de cruzeiros em maquinaria, propaganda e promoções”.
• O setor de publicidade da Editora Abril no Rio já está funcionando em nova sede, à Rua da Passagem nº 123. Na próxima segunda-feira, também a redação deverá estar lá instalada. E por falar em redação, a Abril contratou a jornalista de moda Iesa Rodrigues (ex-Jornal do Brasil), para ser editora de moda no Rio das revistas femininas. Quem ficou no lugar de Iesa, no JB, foi Maria Lúcia Rangel.
• A Souza Cruz homenageará os colunistas publicitários hoje, às 20 horas, no Rio de Janeiro, em agradecimento ao prêmio de melhor campanha de lançamento no 13º Prêmio Colunistas. E se o tempo estiver bom, no dia seguinte todos passearão de barco pela Baía de Guanabara. Para esta comemoração, virão ao Rio os colunistas jurados do prêmio de todo o país.
• Obrigado à Sitral pela régua de aço nos enviada. Será realmente muito útil.
• A Publitec, de São Paulo, passou a atender a conta da Valmet do Brasil S/A, fabricante de tratores.
• Maria Antônia (ex-LVB&A) assumiu a Assessoria de Relações Públicas da Telerj. Nélson Luís Souto Jorge passou a Chefe do Departamento de Comunicação Social da empresa.
• João Luís de Faria Neto, que era da RM&A, é o novo diretor executivo da ANJ – Associação Nacional de Jornais.
• O Grupo de Mídia questionará esta terça-feira a validade de sua existência como pessoa jurídica, além de debater também os problemas atuais e as perspectivas do mercado de mídia no Rio de Janeiro. Seus associados estão convidados a comparecer. A reunião, como sempre, será na Escola de Propaganda e Marketing, pela manhã.
• Falando em grupos, que cacetada a revista Briefing de abril dá no Clube de Criação do Rio, chamando inclusive os associados de clube de “meninos”, pretenciosos, desvairados, etc. tsk, tsk, tsk.
• A dupla de criadores Delano D’Avila e Fred Coutinho, da Salles, se quiserem, podem deixar a publicidade para serem bookmakers. No anúncio que ambos criaram para a Sul América, em referência ao dia do trabalho, havia uma dica, no item “Hipódromo”, de se jogar em Filho do Rei, no 6º páreo. Chegou na hora, não deu outra: Filho de Rei na ponta, pagando 7,80.
• A Telerj, através de seu Chefe de Comunicação Social, apresentou ontem a palestra “A Comunicação social e a mudança da imagem de uma empresa”. Realmente, o trabalho, em seu conjunto, está muito bonito, tanto nas áreas de propaganda como de relações públicas. Na de imprensa, ficou estranho. No começo do trabalho mostra seis notas criticando violentamente a Telerj. Todas publicadas no Jornal do Brasil, e mais umazinha publicada no Globo. E no final, para mostrar eficiência da nova administração, apresenta dados apenas baseado em levantamento no Globo, inclusive com dois editoriais a favor da Telerj, publicados naquele jornal. Nenhuma informação sobre melhoria no Jornal do Brasil.
Depois, fomos ler a revista Sino Azul, editada pela Telerj, e encontramos uma matéria de 4 páginas sobre os Classifones do Globo.
Ficou ou não estranho?

Tempo ao Tempo

Vejam o que encontramos num Asteriscos, do Diário Popular de 25-5-78, sobre a compra da Chrysler pela Volks. Falando sobre a posição da conta publicitária. Fernando Gracie, diretor da Denison, foi claro:
“Não vai haver nenhuma alteração ao atual status quo. Ainda ontem, brincando, Sepp comentou comigo que estávamos na iminência de ganhar uma conta: a da Volks”.
Deu tempo ao tempo, e a Denison não só não pegou a Volks, como azares da vida – perdeu sua Chrysler para a Almap.

Custos da propaganda na tevê foram debatidos em seminário.

Os custos inflacionários, que agem sobre todos os setores da vida brasileira, agem também sobre a propaganda. Um comercial de 30 segundos, na novela das oito, chega a custar, hoje, aproximadamente, 300 mil cruzeiros, cada vez que é apresentado somente em São Paulo. Diante desse quadro, novas políticas de “mídia” são constantemente desenvolvidas, para que se obtenha de cada segundo investido, em televisão, o melhor aproveitamento, num horário determinado, de um canal específico e de um público alvo desejado.
Esse foi o enfoque principal da palestra de encerramento do Seminário de Planejamento Publicitário, promovido pela agência de propaganda Lage, Stabel & Guerreiro, no Hotel Eldorado Boulevard, em São Paulo. O conferencista Maxime Castelnau, consultor de pesquisa de mercado e diretor de Audi-Tv, no Brasil há 30 anos, buscou realçar, em sua conferência, a utilização do instrumental de pesquisa de audiência para o planejamento de campanhas publicitárias em São Paulo e no Rio de Janeiro. Hoje ele dedica-se exclusivamente à área de comunicação, onde introduziu o audimetro, aparelho que, acoplado à TV, fornece, minuto a minuto, através de fitas gravadas, a informação sobre quais são os canais de televisão assistidos pela população.
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Anualmente, 5.000 domicílios são pesquisados, para o fornecimento de uma amostragem ideal de telespectadores. Desse conjunto, são retirados 230 residências, que são o objeto de pesquisa, chamada painel domiciliar a qual informa o tipo de telespectador à frente do aparelho ao contrario de outros sistemas medidores de opinião pública, o audimetro não se constitui numa pesquisa telefônica ou porta-a-porta.
Para compor um espaço publicitário, normalmente as emissoras estabelecem as disponibilidades e, nem sempre, há uma ampla escolha dos momentos ideais de cada comercial, de seu intervalos ou suas posições, dentro de um programa. Hoje, compra-se o espaço sempre por antecipação. Com os índices de audiência em mãos, previamente conhecidos, será possível escolher-se o momento ideal de colocação do anúncio, o que ampliará sobremodo o potencial de penetração, ao mesmo tempo em que se dedicará, criteriosamente, a melhor localização do anúncio, junto ao público pretendido. (Jornalista responsável: José Magalhães Chaves).

Medina recebe Tendência.

Roberto Medina foi o escolhido pela revista Tendência como o laureado de 1980 em criatividade, para receber seu prêmio no próximo dia 29 de maio, no Teatro Bloch.
Além de Medina, também receberão prêmios Ibrahim Abi-Ackel (Especial), Peixoto Rocha (Administração Bancária), Mário Kortész (Administração), Renato Ticoulat Filho (Agricultura), Rodolfo Bonfiglioli (Alimentação), André La Saigne de Botton (Comércio), Leopoldo Garcia (Ecologia), Jônice Tristão (Exportação), Roberto Bezerra de Melo (Indústria), Romero Machado Corrêa (Pioneirismo) e Wolfgang Sopher (Tecnologia).

Anúncios da Casa do Desenho veiculados na edição impressa da Janela.