Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 25/ABR/1980
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.


Comunicadores diplomados promovem debate sobre realidade do mercado.

A Associação Brasileira dos Diplomados em Comunicação Social realizará do 12 a 16 de maio próximos, no auditório do Centro do Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ (Av. Pasteur, 250), seu III Painel do Comunicação, que este ano terá como tema básico o Confronto de Responsabilidades entre a empresa, o mercado e a universidade.
Durante os cinco dias, vários profissionais (entre eles estes colunistas) estarão conferenciando e debatendo as visões universitárias e empresariais do jornalismo, relações públicas e propaganda.
Os interessados em participar do III Painel devem-se dirigir à Av. Franklin Roosevelt, 23/610 ­ Sra. Leonor, a partir das 14 horas, ou pelo telefone 252-6687.

Juventude publicitária ficará alerta.

O capítulo brasileiro da IAA - International Advertising Association acaba de pôr em prática, juntamente com um grupo de jovens publicitários brasileiros, a Divisão Jovem Profissionalizante da IAA, que procurará promover o aperfeiçoamento da atividade publicitária e do jovem profissional que nela atua, além de colaborar para o reconhecimento e compreensão do papel da propaganda na sociedade atual.
Os jovens publicitários da IAA também procurarão promover a integração do estudante ao mercado de trabalho, e já participarão do 27º Congresso Mundial da IAA e do I Congresso Mundial Júnior de Publicidade e Comunicação a realizar-se em Buenos Aires, em 1981.
A ideia até que não é ruim.
Mas que parece coisa de escoteiro, parece.

Conar ouriça seus pelos.

A Conar - Comissão de Auto-Regulamentação Publicitária está comunicando que, por decisão unânime do seu Conselho, foi considerado que a firma "Bio-Center", sediada em São Paulo, está realizando propaganda enganosa a respeito do seu pretenso depilador denominado "Baby-Skin", que "ao contrário do que afirmam seus anúncios e folhetos, não possui a capacidade de eliminar pêlos".
O processo teve origem em denúncia promovida pela PROCON - Sistema Estadual de Defesa do Consumidor, atendendo à reclamação de uma compradora-usuária. Segundo a Conar, o Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, emitiu um parecer afirmando que o depilador "não passa de uma espécie de lixa, e pode apenas servir para produzir uma escamação cutânea".

Folclore publicitário.

Não sabemos se roteiro recusado por cliente é bem folclore publicitário. Mas neste caso, como o roteiro vale como piada, merece ser contado. O roteiro recusado é da Ad/Ag para a Fabrizio Fasano, neste lançamento da Vodca Nikov. Não me perguntem como soubemos.
Mas dá-se que entra no bar o Alegria (o mesmo cujo título venceu no banco), acompanhado de seu amigo "Meia-Dose", e pede para o português do balcão uma vodca Nikov. Empolgado, ele continua:
- E dá também uma vodca Nikov aqui pro meu amigo. E uma vodca também pra todo mundo aqui no bar. E uma vodca Nikov também pra você.
Todo mundo bebe feliz, até que o Alegria chama o português pra perto e cochicha:
- O negócio é o seguinte. Eu não tenho grana pra pagar isso tudo.
O português, então, dá uma tremenda bolacha no Alegria .
Corta pro dia seguinte.
Entra de novo o Alegria no mesmo bar, pede uma vodca Nikov para o português, e com a mesma empolgação do dia anterior continua:
- E dá também uma vodca aqui pro meu amigo. E uma vodca também pra todo mundo aqui no bar.
E, com ênfase, para o português:
- Mas pra você não, que você quando bebe fica muito doido.

Cartas

* Telegrama de François Nebel, relações públicas da Labor:
"Da janela estou torcendo por você no vídeo da Bandeirantes vg desejando crescente sucesso pt".
N.R: Poxa, François, muito obrigado. Mas aposto como você diz isso pra todos...

O gaúcho Zero Hora briga por seu mercado ensinando estudantes a lerem jornal.

Grande ideia da Rede Brasil Sul de Comunicações, para atender às necessidades promocionais de seu jornal Zero Hora, sem deixar de marcar sua presença dentro de uma atuação comunitária.
A partir de 4 de maio, quando o jornal completa 16 anos, será lançado o projeto educacional "Zero Hora na Sala de Aula", destinado às turmas mais adiantadas das escolas de primeiro grau, ou seja os já alfabetizados.
Dentro do programa, os professores receberão orientação de como utilizar a leitura de um jornal -- obviamente o ZH -- numa função pedagógico-auxiliar, visando dinamizar as atividades escolares, enriquecendo ideias e permitindo uma aproximação maior do estudante com o mundo.
A iniciativa da Zero Hora chega em ótima hora, atingindo uma geração que tenderá -- se algo não for feito -- a ter na televisão seu único arsenal informativo.
O aprendizado do que é um jornal como veículo de informação, e seu aproveitamento na vida diária, além da familiarização dos futuros leitores/consumidores de jornais com a estrutura da própria Zero Hora, seguramente trará bons frutos a médio prazo para o jornal, sem falar nos benefícios para a imprensa gaúcha em geral.
Só queremos agora saber quando os jornais do Rio e dos outros Estados acordarão para o problema.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Jens Olesen e Miguel Escobar
Jens Olesen e Miguel Escobar, presidente e vice da McCann Erickson, que completa 45 anos de Brasil.
Será em dezembro, em Punta del Este, Uruguai, o FIAP'80 - Festival Íberoamericano de Publicidade, promovido pela Comunidade Íberoamericana de Publicidade.
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Ficou com a Publicittá a conta dos Móveis Gelli, que era atendida por house-agency, A verba da Gelli, este ano, deverá estar em torno dos 25 milhões de cruzeiros.
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As fábricas brasileiras de rádios e auto-rádios chegaram ao final do primeiro trimestre com um incremento de 12% em suas vendas, chegando em torno de 1,1 milhão de unidades vendidas.
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Sérgio Gonzales, da MPM gaúcha, é o novo presidente da Associação Riograndense de Propaganda, sucedendo a Jesus Iglésias.
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Adolpho Bloch e Jens Olesen estão convidando para o coquetel-buffet de comemoração dos 45 anos da McCann Erickson no Brasil, que ocorrerá dia 8 de maio, no Edifício Manchete.
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A Lage Stabel & Guerreiro realiza nesta segunda-feira, no Hotel Eldorado Boulevard, em São Paulo, uma palestra de Maxime Castelnau. diretor da Audi­TV, como parte de seu Seminário Interno de Planejamento.
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Luis Marcelo Dias Sales, presidente da Fenapro
Luis Sales, presidente da Fenapro, levantando as agências brasileiras.
A Fenapro - Federação das Agências de Propaganda, o IAA - International Advertising Association e a ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil entregam ao mercado hoje, oficialmente, em São Paulo, o levantamento conjunto realizado sobre o mercado publicitário brasileiro de 1979, ou seja, o tão esperado ranking das agências brasileiras por receita, e não por faturamento.
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A indústria automobilística brasileira encerrou o primeiro bimestre deste ano com vendas 11,9% acima das registradas no mesmo período de 1979, segundo o informativo da McCann Erickson, editado antes da agência saber que os empresários não aceitariam pagar os índices de produtividade considerados justos pelos metalúrgicos. Já no segundo bimestre, ça va sans dire, as vendas não deverão baixar.
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De 8 a 11 de maio, a Norton­Rio passará dias mais tranquilos, já que seu agitado diretor de desenvolvimento, Francisco Borghoff, estará viajando para Mônaco, a fim de participar de um encontro das agências do grupo Univas, com o qual a Norton mantém acordo operacional.
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A Casa do Desenho/Marketing House foi a responsável pela criação e desenvolvimento do lançamento da linha de conjunto íntimo esportivo Kristy Sport. Esta colunista que não dispensa seu jogging diário, usou e aprovou. A propaganda, que diz que nada aperta nem machuca, neste caso não foi enganosa.
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Sempre criativa em suas promoções, a Abril comunica a mudança do formato de Casa Cláudia, para 20,8cm x 27,4cm, enviando um folheto no citado tamanho, acompanhado de uma trena.
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Efetivamente está muito bem coordenada esta campanha de lançamento -- e agora a de inauguração -- do Riosul. Para o coquetel de inauguração, até cartão de estacionamento especial para os convidados foi providenciado.
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A Abdo & Associados, de São Paulo, informa que conquistou a conta da Arena.
Meio tarde, dirão vocês que acompanham a politica. Mas esta Arena é a marca francesa de roupas esportivas, fabricadas pela Sarragan, que fornecerá oficialmente os uniformes para as Olimpíadas de Moscou/80.
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Começa no dia 30 de abril a campanha a Norton preparou para companhia de aviação KLM.
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É entristecedor ler as seções de falências e concordatas dos jornais paulistas, e verificar volta e meia pedidos de falência da Alltype, uma das fornecedoras que mais que mais ajudaram no desenvolvimento da propaganda impressa no Brasil. Pena.
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Antonio Paulo Silva é o novo contato das Agropecuária e Máquinas e Ferramentas, do Novo Grupo. A editora também contratou José Ribeiro, para Construção Pesada, e Jorge Marcos Mothé para Engenharia Industrial.
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A "Gazeta Mercantil" comemora no dia 29 de abril seu 60º aniversário, com um caderno especial sobre Democracia e Economia de Mercado.
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Vinte e um milhões de aparelhos de televisão já foram vendidos no Brasil desde 1951, numa progressão absolutamente geométrica. Até 1971, quando existiam apenas aparelhos em preto & branco, a curva de vendas até que não se mostrava tão acentuada, tende dado seu salto maior apenas em 1968 (coincidentemente, ou não, com o advento da censura à imprensa). De 1972 para cá, graças à cor na televisão, a venda passou a crescer de 100 a 200 e a 300 mil unidades a mais em cada ano.
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Não entendemos o bilhete de Luiz Redinger, da Redinger & JG, contando que "agora sim, podemos comunicar oficialmente que a RenTV é cliente da agência". Será que aqueles ótimos anúncios que vinham sendo veiculados há meses maciçamente na imprensa assinados pela Redinger & JG foram feitos sem a RenTV ter pedido? Ou os anúncios foram criados como free­lance da agência?
Redinger & JG para RenTV Redinger & JG para RenTV