Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Bierrembach: "Criação é o cartão de visitas da agência."
Vários leitores da Janela têm-nos solicitado matérias com anunciantes, colhendo-lhes opiniões que permitam conhecer-lhes melhor o pensamento.
Na medida do possível, isto será feito. Tentaremos a cada semana colher um depoimento de um profissional de anunciantes, tal como fazíamos no início da coluna.
Para iniciar, perguntamos a Reinaldo Bierrenbach, gerente de publicidade e relações públicas do Grupo Sul América, o que ele espera da criação de uma agência.
Na opinião de Reinaldo, normalmente o que se vê no Brasil é a criação sobrepujando qualquer outro aspecto da publicidade:
- Acho que, de maneira geral, falta às agências, e aos profissionais de criação, ver o lado do marketing do anúncio, ou seja, ver com que ele venda o produto. A maioria dos anúncios que encontro são pouco vendedores. Vejo muitos anúncios bonitos, chamativos, mas raramente vendedores. Me parece que poucos profissionais se atém a este problema prioritariamente.
Reinaldo admite, porém, que "parte do problema, nestes casos, é do cliente, ou melhor, do relacionamento entre o cliente e agência".
- O briefing, com os primeiros objetivos, precisa ser muito bem dado pelo cliente à agência, e bem transmitido pelo atendimento à criação. Eu percebo que algumas vezes a criação não se preocupa com aqueles objetivos, e em outros casos, eles nem são passados aos criadores. No final, acabam saindo anúncios até premiados, mas que não atendem os objetivos que se propuseram.
O gerente de publicidade da Sul América considera que o homem de criação deveria ter uma noção de marketing, "ou pelo menos receber a noção do marketing do produto passada pelo atendimento". Por outro lado, Reinaldo não defende a ideia de que o criador seja um especialista em determinado tipo de produto, ou mesmo que a agência coloque uma dupla especialmente para atender um cliente apenas.
Em relação à importância que a criação desempenha na escolha de uma agência, Reinaldo Bierrenbach lembra que '"a criação é o cartão de visitas da agência".
- A maioria das pessoas, quando analisa um anúncio, se atém apenas no impacto visual, ou na sua redação bem feita. Poucas vezes se preocupa com o produto que está para ser vendido, e a maneira como ele está sendo vendido. Por isso, na escolha de agências, a criação acaba sendo fundamental. Porém, mais uma vez insisto que a criação tem que fazer parte de um planejamento no qual o marketing não pode ser esquecido.
E apesar de admitir que não se vá voltar aos "reclames", Reinaldo afirma que em determinados momentos preferiria um anúncio menos bonito e mais vendedor.
- A criação, aliás, existe é para solucionar este problema: vender o produto encontrando uma forma mais atraente.
Salles tem novo acordo de representação internacional.
A Salles/Inter-Americana encerrou seu acordo representação internacional com a Kenyon & Eckhardt, firmando, nesta última semana, um novo acordo com a Benton & Bowles Inc., uma das 15 maiores agências do mundo, segundo nos informou Luís Sales, presidente da agência brasileira. Para isso, estiveram no Brasil visitando a Salles Victor BIoede, Chairman of the Board, e Bern Kanner, Senior Vice-Presidente da B&B, que foram recebidos, inclusive, em Brasília, pelo Ministro da Comunicação, Said Farhat.
Conselho de RP suspenderá registro de provisionados.
Dentro de alguns dias o Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas suspenderá a concessão de registros para profissionais provisionados, ou seja, aqueles que por exercerem a profissão anteriormente à regulamentação da lei foram por ela beneficiados.
De acordo com Licio Ramos de Araújo, que encabeça o Conrerp-RJ, "todos os profissionais antigos já tiveram a oportunidade de solicitar seu registro, não havendo mais a necessidade do prazo se manter em aberto". Licio informa que esta brecha na lei vem permitindo que falsos profissionais continuem atuando no mercado, chegando a receber favorecimentos em promoções em suas repartições ao título conseguido.
Com a suspensão do provisionamento, o Conrerp apenas passará a registrar, como bacharéis, aqueles que possuam diploma de Faculdade de Comunicação. Os profissionais que atuavam antes da lei de 1968, e não requereram seu registro, correrão o risco de se verem impedidos de trabalhar pela fiscalização do Conselho.
Sem brincadeira.
O Ponto Frio e Guilherme Augusto de Vasconcellos decididamente de parabéns pelo bonito anúncio e pela iniciativa de não mais vender "brinquedos que incitem à violência".
Só não entendemos foi a divulgação de que o anúncio foi feito por um freelancer e veiculado diretamente pelo Ponto Frio, por problema éticos da SGB, agência que lhe tem a conta.
Como anunciante extremamente profissional que é, e por uma questão de exemplo, o Ponto Frio poderia, neste caso, ter procurado outra agência apenas para criar, produzir e veicular o tal anúncio. Afinal, se uma pequena questão ética como esta leva à contratação de um free-lance, pode haver desavisados que peguem no ar a errada suposição de que divergências maiores então justificariam a formação de uma houseagency.
O que geraria uma guerra muito mais complicada que a dos brinquedos.
Um lapso meramente escusável
A iniciativa do publicitário e professor da PUC, Rogério Raupp Ruschel, em pretender receber, grátis, a Belina zero quilômetro anunciada pela Mesbla está sendo encarada, pela referida empresa, como uma manobra de "evidente intuito de enriquecimento ilícito". A afirmação consta da contestação apresentada pelo grande magazine, nos autos da ação ordinária que corre na 13ª Vara Cível de Porto Alegre.
A questão decorre de um anúncio publicado em 18 de outubro passado, quando a Mesbla anunciou: "Venha conhecer o novo Corcel 80 e ganhe, inteiramente grátis, uma Belina 0 km emplacada". Seu departamento jurídico pondera, agora, que "por simples lapso, meramente escusável, não constou a observação SOLICITE O CUPOM PARA CONCORRER". Além de ter perdido, preliminarmente, que o autor seja declarado carecedor de ação, por falta de interesse processual, a Mesbla requer que no mérito a ação seja julgada improcedente porque Rogério "prima pela má fé, uma vez que, ardilosamente, tenta de todas as formas modificar ao seu bel prazer uma promoção de caráter nacional e que só ele, entre milhões de brasileiros, quer enxergar através de um prisma mirabolante e fantasioso".
O juiz substituto da 13ª Vara Cível, Vanir Perin, determinou que os advogados de Rogério (escritório Pinheiro Machado) se manifestem sobre a contestação. E oportunamente designará audiência para a ouvida de testemunhas. O momentoso caso -- com repercussão nacional -- ganhará seus decisivos capítulos. (Transcrito da coluna Espaço Vital, de Marco Antônio Birnfeld e Fernando Albrecht, do Jornal do Comércio do RS).
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
A agência baiana DM-9 conquistou a conta nacional das bicicletas Monark.
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Ary Lima, do CBPE, nos informou que somente no dia 5 de fevereiro, com a posse do novo Conselho da entidade, será conhecido o nome do Diretor que assumirá a área de Comunicação, em lugar de Luís Lobo, recentemente exonerado do cargo. Sabe-se apenas que os diretores do CBPE passarão a ser somente dois, contando também com Paulo Dias, que é agora Diretor Superintendente.
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Luís Lobo, após seu período de férias, deverá assumir um importante cargo no Grupo Haspa (Caderneta de Poupança Haspa, Colmeia etc), convidado que foi por Cleto Meirelles Campelo. Lobo continua como Vice-Presidente da Associação Brasileira de Anunciantes do Rio, já que a Haspa também se associou à ABA.
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A Salles, que já atendia parte das Refinações de Milho Brasil, conquistou a conta da linha de sopas Knorr.
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Também na Salles, Edeson Coelho foi confirmado como o Diretor de Atendimento que será responsável pela conta da Souza Cruz.
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Além da conta da Pelikan, a Propaganda Professa conquistou outro cliente multinacional este ano: a Volvo Penta do Brasil S. A., fabricante de motores de uso marítimo e industrial, com sede na Suécia. Segundo Jorge Maranhão, diretor da Professa, "o principal fator que fez com que a agência passasse a atender esta conta foi a apresentação das possíveis vantagens que a Volvo Penta teria ao sair da rotina de anúncios em veículos especializados em motonáutica e passar, também, para uma mídia mais diversificada, objetivando atingir um público maior potencialmente consumidor".
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Continua aberta a concorrência do INCRA para a qual as agências podem retirar o edital no Palácio do Desenvolvimento – 18º andar - Assessoria de Relações Públicas, em Brasília, de 2ª. à 6ª., das 14 às 18 horas.
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Para promover sua edição Manequim Noiva, que será editada em março, a Editora Abril, está enviando pequenos buquês de flores tipo sempre-vivas. A revista fecha publicitariamente dia 8/2.
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Renata Giese (ex-MPM) é a nova redatora da Salles-Rio.
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Quem diria ... Carlos Roberto Chueiri voltou ao Banco Real para gerar a criação de uma house-agency! A nova "house", com o nome de Itapeva, é a continuação da Ziegelmeyer Propaganda, que tem parte da conta do banco há cinco anos. A outra parte estava com a Almap, que após a perda pegou a conta do Banco Mercantil de São Paulo, anteriormente atendido pela Publitec.
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A revista Exame fará o lançamento de sua edição "Brasil em Exame" no dia 27 de março, juntamente com o II Encontro Nacional Empresa/Governo - um diálogo entre a iniciativa privada e o Governo através da TV Executiva da Embratel.
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A McDonald's inaugura dia 24 próximo seu restaurante no Carrefour, com a presença do palhaço Ronald McDonald's.
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James Shepherd é o novo diretor de marketing das Ceras Johnson, substituindo a Antônio Keen, que se desvinculou da empresa.
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Roberto Corrêa desligou-se do marketing da Seagram.
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Mário Vilhena Filho, que havia saído da revista Bolsa para a gerência comercial da Editora Vecchi, está agora dirigindo a parte comercial da Isto É, aqui no Rio.
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André Luís Gonçalves e Edgar Soares Moreira desligaram-se da Diretoria da GFM/Propeg em São Paulo.
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A revista Quatro Rodas lança, no próximo dia 22, no Copacabana Palace, sua nova Coleção de Turismo, com mapas que abordam desde o Rio de Janeiro até outras 17 regiões turísticas brasileiras. O lançamento terá o apoio da Riotur.
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A Carta Editorial desvinculou-se do grupo Vogue, e acabou com sua filial no Rio de Janeiro, passando suas publicações a serem representadas pela Editora Três. A partir deste mês, a revista Senhor Vogue passará a ter novamente apenas o nome Senhor.
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Em abril, a Carta Editorial lançará a revista mensal Gourmet, editada por Luís Carta e tendo como colaboradores José Hugo Celidônio e Giovani Bourbon, e que falará sobre o bem viver, a boa mesa e a boa adega. Como vêem, só faltará falar da boa cama.
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Segundo o Jornal do Commercio do Rio, a conta de publicidade e propaganda do Banco do Brasil em 1980 será de cerca de Cr$ 600 milhões, seguida da Caixa Econômica Federal, com Cr$ 300 milhões.
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A Cebecê - Central Brasileira de Comunicação acaba de firmar contrate de representação com a TV Morada do Sol da Araraquara, no interior de São Paulo. Também passou a ser representada pela Cebecê o novo jornal Diário do Recife, o "Correio de Pernambuco".
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Sheila Pimentel assumiu, à parte de sua função no atendimento da JVS, a coordenação de comunicação e propaganda do Grupo Moda Rio, formado por 8 estilistas da alta moda carioca.
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A Associação Paulista de Propaganda conta agora com Rafael Sampaio na sua Diretoria de Comunicação, com a missão de cuidar dos contatos da entidade com seus sócios, os colunistas e a comunidade publicitária.
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E de 4 a 8 de fevereiro a APP realizará um ciclo de estudos sobre "Promoção de Vendas e Merchandising", apresentado por João de Simoni Ferracciú.
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A ABP - Associação Brasileira de Propaganda firmou um convênio com a ESPM - Escola de Propaganda e Marketing do Rio fie Janeiro, para que seus associados quites tenham um desconto nos cursos que a escola iniciará em janeiro.
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Francisco Crestana (ex- Ed. Abril e ex-Ministério da Saúde) assumiu as funções de Assessor de Apolônio Sales Filho, presidente da EBN – Empresa Brasileira de Notícias.
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Milton Azem é o novo diretor-presidente da Goyana S. A., Ind. Bras. Matérias Plásticas, após ter passado pela Gerência Geral, Diretoria e Superintendência da empresa. |