| .jpg) Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
 O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
 
 13º Prêmio Colunistas nacional tem inscrições abertas no Rio. Estão abertas até o dia 22 de fevereiro as inscrições  para o 13º Prêmio Colunistas Nacional, que terá seu julgamento em São Paulo nos  dias 29 de fevereiro e 1º de março.Este ano, o júri será formado por Armando Ferrentini  (Diário Popular-SP), Eloy Simões (Popular da Tarde-SP), Fernando Vasconcelos (Revista  Espelho-DF), Francisco Alberto Madia (Diário Popular-SP), Jomar Pereira da  Silva (Revista PropagandaRJ), José Cláudio Maluf (Gazeta Esportiva-SP), José  Roberto Berni (A Tarde-BA), José Roberto Penteado (O Globo-RJ), Marcio Ehrlich  (Tribuna da Imprensa-RJ), Roberto Simões (Revista Marketing-SP) e Sílvia Dias  de Souza. (O Estado do ParanáPR).
 Poderão se inscrever no Prêmio Colunistas  agências, produtoras e anunciantes através de suas peças veiculadas no país em  1979.
 Os trabalhos poderão ser inscritos nas  seguintes categorias: Conjunto de Comerciais (agências), Conjunto de Comerciais  (produtoras), Filme Publicitário (até 15 seg., de 16 a 30 seg., e mais de 30 seg.),  Vídeo-Tape, Conjunto de Fonogramas (apenas para produtoras), Fonogramas,  Conjunto de Anúncios Impressos, Mensagens de Natal, Campanha Institucional,  Campanha Promocional, Campanha Comunitária, Campanha de Varejo, Campanha de  Lançamento, Campanha Industrial, Campanha de anúncios com menos de 60 cm/col.,  Anúncio (peça impressa isolada), Anúncio de Agência, Anúncio publicado na  Revista Propaganda, Outdoor, Material de Ponto de Venda, Peça Promocional, Calendário,  e Relatório de Diretoria.
 As inscrições são absolutamente gratuitas, e  deverão ser formalizadas através de carta de solicitação datilografada em papel  timbrado da empresa inscrevente. Cada empresa, porém, só poderá Inscrever um  trabalho (ou conjunto) em cada uma das categorias.
 Todas as peças inscritas deverão obrigatoriamente  exibir em seu verso (ou na embalagem, nos casos de filmes, VTs e fonogramas) a  ficha de inscrição cujo modelo publicamos abaixo (que pode ser xerocopiado),  preenchida em todos os seus itens pertinentes.
 Para ser aceitas, as peças deverão obedecer  às seguintes normas: peças Impressas devem ser montadas em cartão com moldura  de 6 cm de lado; os filmes serão montados em carretel, com transcrição ótica e  na bitola de 16 mm; os fonogramas deverão vir transcritos em cassete; assim  como os Vídeo-Tapes, que também deverão ser inscritos em cassete. Nos casos das  categorias conjuntos de comerciais" e "de fonogramas", cada  conjunto deverá conter no máximo 20 trabalhos. Nos casos de campanhas, a  empresa inscrevente deverá enviar exemplares de todos os trabalhos utilizados da  mesma (filmes, peças impressos, folhetos, prova do outdoor, fonogramas, peças  promocionais, brindes, etc.).
 No Rio de Janeiro, as inscrições deverão ser  feitas na Meios, à Rua Almirante Barroso, 63 gr. 2502. Quaisquer outras informações,  no Rio, podem ser conseguidas com os três colunistas cariocas.
 
  
    | Ficha de Inscrição para o 13º Prêmio Colunistas |  
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    | Uma colaboração Janela Publicitária/TRIBUNA    DA IMPRESA |  Finalmente aprovado o acordo salarial. O Ministério do Trabalho embargou o acordo  firmado entre Sindicato de Publicitários e o de Agências de Publicidade do Rio  de Janeiro, por considerar que, mantendo-se o abono salarial concedido em  meados de 1979 sem deduzir do dissidio coletivo de novembro, os índices de  aumento para a classe publicitária excederiam os limites previstos pelo  governo.Sendo assim, os dois sindicatos reuniram-se  novamente para estabelecer, no novo acordo, que todos os abonos concedidos em  1979 sejam deduzidos do aumento fixado pelo último dissídio, de acordo com os  índices do governo.
 O atraso nas negociações acabou prejudicando  seriamente a situação financeira do Sindicato dos Publicitários, que viu  atrasado o recolhimento das contribuições sindicais da classe, sua principal  fonte de renda. Neste ano que passou, sob a gestão de Murilo Continho, o  Sindicato procurou expandir suas atividades, adquirindo inclusive uma sede nova  num local mais digno em Botafogo (a anterior era em um prédio "de  reputação duvidosa" na Rua do Riachuelo), próximo do novo centro publicitário  do Rio de Janeiro.
 O sindicato também se ressente do fato de 156  agências de propaganda não haverem recolhido a Contribuição Sindical de 1979,  e 170 sequer os 10% que deveriam ter descontado de seus empregados referentes  aos aumentos concedidos por força dos acordos salariais e de dissídios coletivos  dos anos de 1978 e 1979.
 O total destas arrecadações pendentes ultrapassa  os três milhões de cruzeiros, o que levou o sindicato - perante o compromisso  da quitação da antepenúltima prestação da sede, no valor de Cr$ 1,2 milhão - a convocar,  para o próximo dia 14, uma assembleia extraordinária visando debater a hipoteca  da casa onde está localizada a nova sede.
 Por outro lado, em outra assembleia, o  Sindicato dos Publicitários estabeleceu que do aumento concedido no último  dissídio, no primeiro mês 20% serão recolhidos de cada publicitário para doação  ao sindicato, visando diminuir o débito de caixa. Por exemplo, se um  publicitário recebia CR$ 20 mil e passou a CR$ 23 mil, 20% dos 3 mil de  diferença, ou seja, CR$ 1,6 mil serão recolhidos pelas agências do primeiro  salário, para depois depositar na conta do sindicato.
 Além disso, a entidade está recebendo de vários  veículos cariocas a doação de espaços cuja comercialização reverterá em seu  beneficio.
 
 
  
    | Fichário dos anunciantes cariocas – 25 |  
    | CASA TAVARESTavares, Carvalho Roupas S.A.
 Rua da Quitanda, 30
 CEP 20011 - Rio - RJ
 Tel.: 252-1283
 Presidente do Conselho: Orlando Tavares Ferreira
 Vice-Presidente do Conselho: Oswaldo Tavares Ferreira
 Presidente Executivo: Alfredo Vaz de Carvalho
 Diretor Comercial: José Vaz de Carvalho
 Diretor Financeiro: Fernando Manarino Melo
 Diretor de Patrimônio: Américo Rodrigues Ferreira
 Nas Casas Tavares, a propaganda esta sob a  responsabilidade dos Srs. 
        José Vaz de Carvalho e Américo Rodrigues  Ferreira
 Segundo o Sr. José Vaz de Carvalho, as Casas Tavares  são as maiores vendedoras de roupas do Rio de Janeiro, dirigindo-se  exclusivamente às classes A e B. Seu faturamento previsto para o  exercício  abril-79/março-80, é de Cr$ 600 milhões. A empresa conta com 10 lojas no Rio,  pretendendo abrir mais 3 em 1980, assim como expandir-se para São Paulo. A  verba de comunicação, neste período, alcançará 2,5% do faturamento, ou seja,  Cr$ 15 milhões.
 Agência que atende as Casas Tavares:
 A conta das Casas Tavares é atendida atualmente  pela Esquire/Oliveira Murgel.
         *Um levantamento Janela Publicitária/TRIBUNA  DA IMPRENSA*
       |  Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming A Rego Monteiro & .Associados foi a  vencedora da concorrência para a conta publicitária do Jornal do Brasil.• • •
 Abdo & Associados, de São Paulo, informa  que conquistou as contas de propaganda da Vinícola Santa Amália e de Jeans Laffite,  de Merchandising da AEG Telefunken, da Caio-Indústria de Ônibus, e da  Hidroplás, e de relações públicas da Santa Monica Indústria e Comércio.
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 Encerram-se no próximo dia 15 as inscrições  para o Prêmio Jeca Tatu. No Rio, elas podem ser feitas na CBBA - Rua Nilo  Peçanha, 50, conj. 716, com a D. Jane.
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 A Casa do Desenho/Marketing House inaugura na  próxima semana seu escritório em Maceió, dirigido por Fernando Gomes e Noaldo  Dantas.
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 Gustavo Dias Leite (ex-Almap) foi contratado  para atendimento da Thompson-Rio, do grupo de Valdir Siqueira.
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 Dia 22 a Standard reúne os colunistas  publicitários para um almoço quando apresentará a um grupo de publicitários alemães  as perspectivas da propaganda no Brasil.
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 A Rádio Transamérica rompeu com o IBOPE. Por  discordar dos métodos e sistemas adotados pelo IBOPE para aferir e informar  sobre a audiência de emissoras de rádios, a Transamérica está solicitando ao  citado instituto que suprima de seus boletins e pesquisas o nome da emissora.  A Transamérica atua no Rio, São Paulo, Recife, Brasília, Salvador e  Curitiba.
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 O Jornal do Brasil vai editar, no dia 29 de  fevereiro, a 5ª edição do Suplemento de Seguros e Montepios, com fechamento  publicitário em 21/2.
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 'No dia 21 de janeiro a Escola de Propaganda  e Marketing inicia um Curso Intensivo de Televisão, com oito meses de duração,  no qual serão abordados desde assuntos da área de produção até a de comercialização.  Outro programa recomendável da Escola pelo Curso Avançado de Marketing, também  com oito meses de duração. Conhecemos vários profissionais que já frequentaram  o mesmo curso e recomendaram com satisfação.
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 Quem não acreditava na força dos fotógrafos publicitários  cariocas deve estar surpreendido. Eles tem se reunido em sua Associação e  recentemente conseguiram a presença de 50 profissionais - um recorde da classe –  num almoço de confraternização.
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 'Por dois anos consecutivos a Jodaf é  escolhida "Destaque de Produtora". O Jornal do Commercio do Rio após consulta  63 personalidades nacionais do meio publicitário e de marketing apontou a Jodaf  como ''Destaque Especial para Produtora de Comerciais em 1979". Em março  de 1979, a Jodaf já havia sido escolhida "Produtora do Ano" pelo  Prêmio Colunistas, referindo-se a seus trabalhos no ano anterior.
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 Olha o edital aí embaixo. Não falamos?
 
 
  N.R.: O edital da Embratur, reproduzido acima, foi veiculado pelo órgão do Ministério da Indústria e do Comércio, de forma paga, na página da Janela Publicitária da Tribuna da Imprensa. Apesar de o edital não fazer parte do conteúdo editorial da Janela, o reproduzimos para o registro histórico.
    | MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA E DO COMÉRCIO.jpg) 
 AVISOEDITAL DE QUALIFICAÇÃO
OBJETO — A finalidade da qualificação, objeto do edital, é possibilitar a  escolha de firma(s) ou empresa(s) que irão planejar, criar, executar e controlar  os programas e campanhas promocionais e publicitárias a cargo da EMBRATUR nos anos  de 1980 e 1981, para as  seguintes faixas de atuação parcial ou  global:  
         promoção do Brasil no exterior - como destino turístico  - visando ao aumento do número de viajantes internacionais para o País; promoção do turismo interno,  incluindo campanhas de fundo educativo, com vistas a desenvolver uma mentalidade  turística, nacional e de caráter promocional, com o objetivo de incrementar o intercâmbio de viajantes dentro do País;  promoção do setor TURISMO como opção para investimentos,  através do FISET-TURISMO e/ou outros meios de financiamento; outros projetos e programas de  comunicações, relacionamentos com o desenvolvimento do turismo no Brasil e com o  aumento do fluxo turístico para nosso País.  NOTAS: 1. Os programas decorrentes das  faixas acima serão desenvolvidos em estreita colaboração com as autoridades federais,  estaduais e municipais competentes, bem com empresas privadas em geral. 2. No caso de ser selecionada mais de  uma empresa, para execução dos serviços aqui previstos, as contratadas deverão  assumir expressamente o compromisso de colaboração estreita com as outras.
 3. No caso de trabalhos conjuntos com órgãos  governamentais de turismo e/ou a iniciativa privada(s) contratada(s) deverão  desde que, solicitadas pela EMBRATUR, vir a desenvolver trabalhos conjuntos com  a(s) agências de propaganda do órgão cooperativo. A forma de atuação será estabelecida de acordo com as particularidades  de cada caso.
 A retirada aos detalhes do presente  edital deverá ser feita, mediante pagamento de Cr$ 5.000,00 (cinco mil  cruzeiros) nos seguintes endereços:
 Departamento Financeiro da EMBRATUR
 Praça Mauá, 7 - 9.° andar – Rio de  Janeiro – RJ
 das 9 às 13 e das 14 às 17 hs.
 Delegacia Regional Sul – EMBRATUR
 Av. Brigadeiro Faria Lima, 1323 – 11º  andar – São Paulo – SP das 8 às 12 e das  14 às 16 hs.
 Delegacia Regional Centro-Oeste – Esplanada  dos Ministérios - Bloco 6 - 2.° andar - Brasília - DF
 das 8 às13 e das 14 às 17 hs.
 Os envelopes fechados e lacrados contendo  a documentação e acompanhados dos materiais solicitados serão abertos no dia 18  de fevereiro de 1980, às 10 horas, no Auditório do Ministério da Indústria e do  Comércio, situado na Praça Mauá, n.º 7 - 17º andar, Rio de Janeiro - (RJ).
 O Aviso do Edital encontra-se afixado  nos quadros de avisos, na sede da EMBRATUR, no Rio de Janeiro, e nas Delegacias  Regional Sul, em São Paulo e Regional Centro-Oeste, em Brasília.
 A decisão da Comissão será comunicada aos  interessados até o dia 11 de Março de 1980.
 Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 1980
 DUDLEY DE BARROS BARRETO FILHO
 Presidente da Comissão
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