Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
13º Prêmio Colunistas nacional tem inscrições abertas no Rio.
Estão abertas até o dia 22 de fevereiro as inscrições para o 13º Prêmio Colunistas Nacional, que terá seu julgamento em São Paulo nos dias 29 de fevereiro e 1º de março.
Este ano, o júri será formado por Armando Ferrentini (Diário Popular-SP), Eloy Simões (Popular da Tarde-SP), Fernando Vasconcelos (Revista Espelho-DF), Francisco Alberto Madia (Diário Popular-SP), Jomar Pereira da Silva (Revista PropagandaRJ), José Cláudio Maluf (Gazeta Esportiva-SP), José Roberto Berni (A Tarde-BA), José Roberto Penteado (O Globo-RJ), Marcio Ehrlich (Tribuna da Imprensa-RJ), Roberto Simões (Revista Marketing-SP) e Sílvia Dias de Souza. (O Estado do ParanáPR).
Poderão se inscrever no Prêmio Colunistas agências, produtoras e anunciantes através de suas peças veiculadas no país em 1979.
Os trabalhos poderão ser inscritos nas seguintes categorias: Conjunto de Comerciais (agências), Conjunto de Comerciais (produtoras), Filme Publicitário (até 15 seg., de 16 a 30 seg., e mais de 30 seg.), Vídeo-Tape, Conjunto de Fonogramas (apenas para produtoras), Fonogramas, Conjunto de Anúncios Impressos, Mensagens de Natal, Campanha Institucional, Campanha Promocional, Campanha Comunitária, Campanha de Varejo, Campanha de Lançamento, Campanha Industrial, Campanha de anúncios com menos de 60 cm/col., Anúncio (peça impressa isolada), Anúncio de Agência, Anúncio publicado na Revista Propaganda, Outdoor, Material de Ponto de Venda, Peça Promocional, Calendário, e Relatório de Diretoria.
As inscrições são absolutamente gratuitas, e deverão ser formalizadas através de carta de solicitação datilografada em papel timbrado da empresa inscrevente. Cada empresa, porém, só poderá Inscrever um trabalho (ou conjunto) em cada uma das categorias.
Todas as peças inscritas deverão obrigatoriamente exibir em seu verso (ou na embalagem, nos casos de filmes, VTs e fonogramas) a ficha de inscrição cujo modelo publicamos abaixo (que pode ser xerocopiado), preenchida em todos os seus itens pertinentes.
Para ser aceitas, as peças deverão obedecer às seguintes normas: peças Impressas devem ser montadas em cartão com moldura de 6 cm de lado; os filmes serão montados em carretel, com transcrição ótica e na bitola de 16 mm; os fonogramas deverão vir transcritos em cassete; assim como os Vídeo-Tapes, que também deverão ser inscritos em cassete. Nos casos das categorias conjuntos de comerciais" e "de fonogramas", cada conjunto deverá conter no máximo 20 trabalhos. Nos casos de campanhas, a empresa inscrevente deverá enviar exemplares de todos os trabalhos utilizados da mesma (filmes, peças impressos, folhetos, prova do outdoor, fonogramas, peças promocionais, brindes, etc.).
No Rio de Janeiro, as inscrições deverão ser feitas na Meios, à Rua Almirante Barroso, 63 gr. 2502. Quaisquer outras informações, no Rio, podem ser conseguidas com os três colunistas cariocas.
Ficha de Inscrição para o 13º Prêmio Colunistas |
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Uma colaboração Janela Publicitária/TRIBUNA DA IMPRESA |
Finalmente aprovado o acordo salarial.
O Ministério do Trabalho embargou o acordo firmado entre Sindicato de Publicitários e o de Agências de Publicidade do Rio de Janeiro, por considerar que, mantendo-se o abono salarial concedido em meados de 1979 sem deduzir do dissidio coletivo de novembro, os índices de aumento para a classe publicitária excederiam os limites previstos pelo governo.
Sendo assim, os dois sindicatos reuniram-se novamente para estabelecer, no novo acordo, que todos os abonos concedidos em 1979 sejam deduzidos do aumento fixado pelo último dissídio, de acordo com os índices do governo.
O atraso nas negociações acabou prejudicando seriamente a situação financeira do Sindicato dos Publicitários, que viu atrasado o recolhimento das contribuições sindicais da classe, sua principal fonte de renda. Neste ano que passou, sob a gestão de Murilo Continho, o Sindicato procurou expandir suas atividades, adquirindo inclusive uma sede nova num local mais digno em Botafogo (a anterior era em um prédio "de reputação duvidosa" na Rua do Riachuelo), próximo do novo centro publicitário do Rio de Janeiro.
O sindicato também se ressente do fato de 156 agências de propaganda não haverem recolhido a Contribuição Sindical de 1979, e 170 sequer os 10% que deveriam ter descontado de seus empregados referentes aos aumentos concedidos por força dos acordos salariais e de dissídios coletivos dos anos de 1978 e 1979.
O total destas arrecadações pendentes ultrapassa os três milhões de cruzeiros, o que levou o sindicato - perante o compromisso da quitação da antepenúltima prestação da sede, no valor de Cr$ 1,2 milhão - a convocar, para o próximo dia 14, uma assembleia extraordinária visando debater a hipoteca da casa onde está localizada a nova sede.
Por outro lado, em outra assembleia, o Sindicato dos Publicitários estabeleceu que do aumento concedido no último dissídio, no primeiro mês 20% serão recolhidos de cada publicitário para doação ao sindicato, visando diminuir o débito de caixa. Por exemplo, se um publicitário recebia CR$ 20 mil e passou a CR$ 23 mil, 20% dos 3 mil de diferença, ou seja, CR$ 1,6 mil serão recolhidos pelas agências do primeiro salário, para depois depositar na conta do sindicato.
Além disso, a entidade está recebendo de vários veículos cariocas a doação de espaços cuja comercialização reverterá em seu beneficio.
Fichário dos anunciantes cariocas – 25
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CASA TAVARES
Tavares, Carvalho Roupas S.A.
Rua da Quitanda, 30
CEP 20011 - Rio - RJ
Tel.: 252-1283
Presidente do Conselho: Orlando Tavares Ferreira
Vice-Presidente do Conselho: Oswaldo Tavares Ferreira
Presidente Executivo: Alfredo Vaz de Carvalho
Diretor Comercial: José Vaz de Carvalho
Diretor Financeiro: Fernando Manarino Melo
Diretor de Patrimônio: Américo Rodrigues Ferreira
Nas Casas Tavares, a propaganda esta sob a responsabilidade dos Srs.
José Vaz de Carvalho e Américo Rodrigues Ferreira
Segundo o Sr. José Vaz de Carvalho, as Casas Tavares são as maiores vendedoras de roupas do Rio de Janeiro, dirigindo-se exclusivamente às classes A e B. Seu faturamento previsto para o exercício abril-79/março-80, é de Cr$ 600 milhões. A empresa conta com 10 lojas no Rio, pretendendo abrir mais 3 em 1980, assim como expandir-se para São Paulo. A verba de comunicação, neste período, alcançará 2,5% do faturamento, ou seja, Cr$ 15 milhões.
Agência que atende as Casas Tavares:
A conta das Casas Tavares é atendida atualmente pela Esquire/Oliveira Murgel.
*Um levantamento Janela Publicitária/TRIBUNA DA IMPRENSA*
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Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
A Rego Monteiro & .Associados foi a vencedora da concorrência para a conta publicitária do Jornal do Brasil.
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Abdo & Associados, de São Paulo, informa que conquistou as contas de propaganda da Vinícola Santa Amália e de Jeans Laffite, de Merchandising da AEG Telefunken, da Caio-Indústria de Ônibus, e da Hidroplás, e de relações públicas da Santa Monica Indústria e Comércio.
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Encerram-se no próximo dia 15 as inscrições para o Prêmio Jeca Tatu. No Rio, elas podem ser feitas na CBBA - Rua Nilo Peçanha, 50, conj. 716, com a D. Jane.
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A Casa do Desenho/Marketing House inaugura na próxima semana seu escritório em Maceió, dirigido por Fernando Gomes e Noaldo Dantas.
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Gustavo Dias Leite (ex-Almap) foi contratado para atendimento da Thompson-Rio, do grupo de Valdir Siqueira.
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Dia 22 a Standard reúne os colunistas publicitários para um almoço quando apresentará a um grupo de publicitários alemães as perspectivas da propaganda no Brasil.
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A Rádio Transamérica rompeu com o IBOPE. Por discordar dos métodos e sistemas adotados pelo IBOPE para aferir e informar sobre a audiência de emissoras de rádios, a Transamérica está solicitando ao citado instituto que suprima de seus boletins e pesquisas o nome da emissora. A Transamérica atua no Rio, São Paulo, Recife, Brasília, Salvador e Curitiba.
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O Jornal do Brasil vai editar, no dia 29 de fevereiro, a 5ª edição do Suplemento de Seguros e Montepios, com fechamento publicitário em 21/2.
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'No dia 21 de janeiro a Escola de Propaganda e Marketing inicia um Curso Intensivo de Televisão, com oito meses de duração, no qual serão abordados desde assuntos da área de produção até a de comercialização. Outro programa recomendável da Escola pelo Curso Avançado de Marketing, também com oito meses de duração. Conhecemos vários profissionais que já frequentaram o mesmo curso e recomendaram com satisfação.
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Quem não acreditava na força dos fotógrafos publicitários cariocas deve estar surpreendido. Eles tem se reunido em sua Associação e recentemente conseguiram a presença de 50 profissionais - um recorde da classe – num almoço de confraternização.
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'Por dois anos consecutivos a Jodaf é escolhida "Destaque de Produtora". O Jornal do Commercio do Rio após consulta 63 personalidades nacionais do meio publicitário e de marketing apontou a Jodaf como ''Destaque Especial para Produtora de Comerciais em 1979". Em março de 1979, a Jodaf já havia sido escolhida "Produtora do Ano" pelo Prêmio Colunistas, referindo-se a seus trabalhos no ano anterior.
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Olha o edital aí embaixo. Não falamos?
MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA E DO COMÉRCIO
AVISO
EDITAL DE QUALIFICAÇÃO
OBJETO — A finalidade da qualificação, objeto do edital, é possibilitar a escolha de firma(s) ou empresa(s) que irão planejar, criar, executar e controlar os programas e campanhas promocionais e publicitárias a cargo da EMBRATUR nos anos de 1980 e 1981, para as seguintes faixas de atuação parcial ou global:
- promoção do Brasil no exterior - como destino turístico - visando ao aumento do número de viajantes internacionais para o País;
- promoção do turismo interno, incluindo campanhas de fundo educativo, com vistas a desenvolver uma mentalidade turística, nacional e de caráter promocional, com o objetivo de incrementar o intercâmbio de viajantes dentro do País;
- promoção do setor TURISMO como opção para investimentos, através do FISET-TURISMO e/ou outros meios de financiamento;
- outros projetos e programas de comunicações, relacionamentos com o desenvolvimento do turismo no Brasil e com o aumento do fluxo turístico para nosso País.
NOTAS: 1. Os programas decorrentes das faixas acima serão desenvolvidos em estreita colaboração com as autoridades federais, estaduais e municipais competentes, bem com empresas privadas em geral.
2. No caso de ser selecionada mais de uma empresa, para execução dos serviços aqui previstos, as contratadas deverão assumir expressamente o compromisso de colaboração estreita com as outras.
3. No caso de trabalhos conjuntos com órgãos governamentais de turismo e/ou a iniciativa privada(s) contratada(s) deverão desde que, solicitadas pela EMBRATUR, vir a desenvolver trabalhos conjuntos com a(s) agências de propaganda do órgão cooperativo. A forma de atuação será estabelecida de acordo com as particularidades de cada caso.
A retirada aos detalhes do presente edital deverá ser feita, mediante pagamento de Cr$ 5.000,00 (cinco mil cruzeiros) nos seguintes endereços:
Departamento Financeiro da EMBRATUR
Praça Mauá, 7 - 9.° andar – Rio de Janeiro – RJ
das 9 às 13 e das 14 às 17 hs.
Delegacia Regional Sul – EMBRATUR
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1323 – 11º andar – São Paulo – SP das 8 às 12 e das 14 às 16 hs.
Delegacia Regional Centro-Oeste – Esplanada dos Ministérios - Bloco 6 - 2.° andar - Brasília - DF
das 8 às13 e das 14 às 17 hs.
Os envelopes fechados e lacrados contendo a documentação e acompanhados dos materiais solicitados serão abertos no dia 18 de fevereiro de 1980, às 10 horas, no Auditório do Ministério da Indústria e do Comércio, situado na Praça Mauá, n.º 7 - 17º andar, Rio de Janeiro - (RJ).
O Aviso do Edital encontra-se afixado nos quadros de avisos, na sede da EMBRATUR, no Rio de Janeiro, e nas Delegacias Regional Sul, em São Paulo e Regional Centro-Oeste, em Brasília.
A decisão da Comissão será comunicada aos interessados até o dia 11 de Março de 1980.
Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 1980
DUDLEY DE BARROS BARRETO FILHO
Presidente da Comissão |
N.R.: O edital da Embratur, reproduzido acima, foi veiculado pelo órgão do Ministério da Indústria e do Comércio, de forma paga, na página da Janela Publicitária da Tribuna da Imprensa. Apesar de o edital não fazer parte do conteúdo editorial da Janela, o reproduzimos para o registro histórico. |