Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Agências faturam no Rio mais de 6 bilhões em 1979.
O mercado publicitário carioca cresceu pelo menos 60% de 1978 para 1979, o que significa que as verbas publicitárias no Rio de Janeiro por pouco conseguem acompanhar os índices de inflação do ano, previstos para mais de 70%.
Algumas agências, como Almap, Standard, Pubblicità, Norton, CBBA e Garden lograram um crescimento superior a 100%, enquanto Thompson e Caio Domingues tiveram este ano, no Rio, um decréscimo em relação ao faturamento de 1978.
O levantamento publicado abaixo refere-se ao comportamento de 36 agências levando-se em conta unicamente seu faturamento (em milhões de cruzeiros) pelos escritórios do Rio de Janeiro. Apenas duas grandes agências estão ausentes da lista: McCann-Erickson, por ter tomado a decisão de não mais fornecer seu faturamento para nenhum órgão de imprensa (segundo seu diretor no Rio, Miguel Escobar) e a MPM, por "ter como filosofia" fornecer apenas seu faturamento nacional.
É interessante notar que, somando-se os 256 funcionários da MPM, mais cerca de 75 da McCann e os declarados neste levantamento, teremos cerca de 2 mil profissionais atuando nas 40 maiores agências do Rio.
Finalmente, convém lembrar que a Oliveira Murgel e a MM&C iniciaram suas atividades este ano, daí não terem dados de 1978. Além dessas, a CBBA começou em meados de 1978, e este ano a Garden absorveu a Herald, assim como a Jotaé uniu-se à R. Kastrup. Os itens em branco na previsão de faturamento para 1980 significam que as agências ainda não às levantaram.
# |
AGÊNCIA |
Fat.79 |
Fat.78 |
Prev.80 |
Nº Func. |
Informante |
1 |
Artplan |
455 |
274 |
- |
110 |
Roberto Medina |
2 |
Almap |
450 |
220 |
650 |
62 |
Estimativa |
3 |
Salles |
390 |
- |
- |
95 |
Paulo Roberto Lavrille |
4 |
Premium |
330 |
230 |
- |
50 |
José de Mingo |
5 |
Denison |
320 |
195 |
- |
78 |
Celso Japiassu |
6 |
Standard |
320 |
130,6 |
485 |
75 |
Maurice Cohen |
7 |
SGB |
300 |
259 |
400 |
120 |
Sani Sirotsky |
8 |
Pubblicità |
207 |
63 |
- |
55 |
Franzé |
9 |
DPZ |
200 |
130 |
350 |
62 |
Ronald Persichetti |
10 |
Caio |
197 |
218 |
320 |
67 |
Bill Norman |
11 |
Esquire |
175 |
173,5 |
230 |
48 |
Clementino Fraga Neto |
12 |
JW Thompson |
145 |
160 |
250 |
67 |
Valdir Siqueira |
13 |
Norton |
138 |
65 |
230 |
34 |
Nei Cantinho |
14 |
Jotaé/Kastrup |
135 |
93 |
180 |
53 |
José Valério |
15 |
JMM |
130 |
120 |
200 |
52 |
Telefeu Bastos |
16 |
Publinews |
125 |
88,5 |
180 |
34 |
Fernando B. Mothé |
17 |
Oliveira Murgel |
120 |
- |
200 |
40 |
Márcio Murgel |
18 |
Luz |
90 |
57 |
140 |
52 |
Carlos Luz |
19 |
CBBA |
90 |
8,5 |
300 |
23 |
Jomar Pereira da Silva |
20 |
Cleian |
87 |
56 |
120 |
35 |
Alberto Cabaleiro |
21 |
Labor |
80 |
64,5 |
110 |
40 |
François Nebel |
22 |
Aroldo Araújo |
80 |
45 |
- |
40 |
Aroldo Araújo |
23 |
JVS |
80 |
35 |
200 |
80 |
Luiz Salles |
24 |
Estrutural |
66 |
44,5 |
100 |
32 |
Rogerio Steinberg |
25 |
Focus |
65,7 |
60,7 |
- |
32 |
Alfredo Souto de Almeida |
26 |
Franco Paulino |
65 |
30 |
108 |
17 |
Franco Paulino |
27 |
SSCB:Lintas |
63,7 |
35 |
139 |
21 |
Mário Mello |
28 |
Professa |
58 |
32 |
100 |
25 |
Luís Carlos Lopes |
29 |
Garden |
50 |
12,3 |
80 |
30 |
Flávio Gomes de Mattos |
30 |
GFM/Propeg |
48 |
- |
- |
27 |
Viviano Caldas |
31 |
Abaeté |
45 |
37 |
70 |
15 |
Simão Gorender |
32 |
Redinger & JG |
37 |
20,8 |
70 |
18 |
Luís Redinger |
33 |
H. Andrade |
36,8 |
32,5 |
46 |
17 |
Jean Carreiro |
34 |
MM&C |
35,5 |
- |
55 |
18 |
M. Santos Mello |
35 |
R Mena Barreto |
28 |
26 |
- |
8 |
Roberto Mena Barreto |
36 |
Certa |
17 |
12 |
30 |
58 |
Nei Machado |
ABAP amplia suas regionais
A partir do próximo ano, a ABAP - Associação Brasileira de Agências de Propaganda reformulará o critério de admissão e contribuição de agências como associadas. As agências que tiverem filiais em vários Estados deverão pagar a contribuição máxima à entidade, tendo o direito a que suas filiais sejam automaticamente inscritas nos correspondentes capítulos regionais da ABAP. Por outro lado, agência que funcionarem em mais de um Estado com estrutura jurídica diferente (apesar de usar o mesmo nome), deverão basear sua contribuição proporcionalmente ao faturamento de cada unidade, como se fossem independentes. A ABAP também pretende ter capítulos em todos os principais Estados da Federação, e para isto, está estudando um processo para facilitar o ingresso das agências regionais, de menor porte.
RPs elegem novo Conselho.
Por 458 votos contra 304, a chapa União e Abertura, liderada por Lício Ramos de Araújo, venceu anteontem a chapa de Paulo Caringi nas eleições para o Conrerp-RJ, o Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas do Rio de Janeiro.
AGENDA
Dia 10, às 19:00h - No Rio, no Hotel Inter-Continental, entrega dos prêmios Destaques de Marketing. Promoção da Associação Brasileira de Marketing.
Dias 10 e 11, às 20:00h - No Rio, no Teatro Casa Grande, exibição do rolo do Clio 79. Ingressos a Cr$ 150. Promoção do Clube de Criação do Rio de Janeiro e Rede Tupi.
Dia 13, às 19:00h – No Rio, no Fashion Bar, exibição de demonstrações em desenho animado para VT, apresentada por Leopoldo Câmara, promoção do CCRJ.
Fichário dos anunciantes cariocas - 23
ATLÂNTICA BOAVISTA
Grupo Atlântica Boavista de Seguros
Rua Barão de ltapagipe, 223
Cep 20261 - Rio - R.J
Tel.: 234-8128
Presidente: Antônio Carlos de Almeida Braga
Vice-presidente executivo de produção: Mário José Gonzaga Petrelli
Vice-presidente de patrimônio: João Carlos de Almeida Braga
Na Atlântica Boavista toda Comunicação é vista integralmente pelo CPRP - Comitê de Propaganda e Relações Públicas, cujo presidente é Mário José Gonzaga Petrelli e o vice-presidente João Carlos de Almeida Braga. Também estão representados no CP os setores seguintes:
Marketing;
- Supervisor de Novos Produtos: Sérgio Motta Corrêa
Comunicação (comunicação interna e publicações):
- Secretário geral: Antônio Caetano de Carvalho.
O Grupo Atlântica Boavista se compõe de 11 empresas em 5 Estados (RJ, SP, RS, SC e PR), atuando em todos os ramos de seguros. O Grupo é associados ao Bradesco, e às seguintes empresas no exterior: Prudential (EUA), Allianza (Alemanha) e Skandia (Suécia). A Atlântica Boavista é membro da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes.
Agência que atende a Atlântica Boavista:
Toda a propaganda e relações públicas auxiliar do Grupo está a cargo da JMM Publicidade, do Rio de Janeiro.
Um levantamento da Janela Publicitária/TRIBUNA DA IMPRENSA· |
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
• A cigana que lê cartas para a Janela nos conta que estaria para terminar em dezembro o contrato do Jornal do Brasil (como anunciante) e a MPM e, com isso, o JB estaria disposto a realizar uma concorrência entre agências sediadas no Rio de Janeiro. Parece que o volume da conta é virtualmente grande, e conta que o JB credita à agência os 20% correspondentes a toda veiculação, mesmo em veículos do grupo.
• Em relação à conta do Governo de Alagoas, ganho em concorrência pela SGB, e que gerou protesto das agências locais, Sani Sirotsky nos informa que a criação e a produção das peças realmente ficarão com a SGB, em São Paulo, sendo que, na veiculação, a SGB terá a parte nacional e as agências alagoanas a parte local.
• Falando em SGB, a agência conquistou a conta da linha de copiadoras da Remington, e também a conta da Helbrás, fabricante de helicópteros de São José dos Campos.
• Deixar de existir, no momento, no Rio, a produtora de comerciais Espiral, que, ainda sob a direção de Carlos Manga, passa agora a ter o nome de Rio Produções.
• A conta publicitária dos eletrodomésticos Semp-Toshiba foi entregue à DPZ.
• A agência Publinews muda-se, no final de dezembro, para a Rua Dona Mariana, 203, onde já fará, em janeiro, sua festa de 21º aniversário.
• Está sendo lançado, em São Paulo, e brevemente no Rio, o cigarro Parllament, da Phillp Morris, com o mesmo formato, embalagem e sabor semelhante ao do americano.
• A Conar - Comissão Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária tem agora novo secretárioexecutivo: Roberto Júlio.
• A Associação dos Fotógrafos Profissionais de Publicidade, que já conta com 50 associados, elegeu, para seu novo Conselho, Mário Sampaio, Cecílio Caldeira, Alfonso Alcazar, Richard Welton, Sebastião Barbosa.
• Até janeiro sairá o resultado da concorrência para a agência que fará criação para as Casas da Banha. Segundo Pedro Sanches, gerente de publicidade e marketing da CB, cinco agências foram pré-qualificadas, sendo duas multinacionais e três nacionais. Todas, inclusive, têm escritórios no Rio e em São Paulo. Quem mata esta charada?
• A partir do próximo ano, a Gazeta Mercantil estará editando sua revista Balanço Financeiro mensalmente, e a excelente Administração e Serviços (já em seu número 21) trimestralmente. A GM também passou a editar a revista Dados e Ideias, do Serpro.
• A Redinger & JG abriu mão das contas da Verde Lar e da Slideaway.
• A Norton-Rio está trazendo da Norton-Bahia a dupla de criação Juracir Camargo e João Bosco.
• A Caio Domingues, além de contar agora com João Pecegueiro do Amaral no seu plantel, conquistou a conta da Ericsson do Brasil, empresa especializada em telecomunicação que tem uma participação de mais de 50% do mercado.
• A redatora Christina Carvalho Pinto deixou a direção de criação da McCann Erickson em São Paulo, para se dedicar, durante pelo menos seis meses, à música e à literatura, aceitando, porém, alguns free-lances esporádicos. Christina foi uma das responsáveis pela mudança na mentalidade de criação que a McCann vinha tentando.
• A Revista do Diners, que está para ser lançada este mês, terá uma tiragem de 60 mil exemplares, segundo a Jorge Costa Neves Editora.
• Deu no balanço do Ponto Frio, que está sendo distribuído: verba de propaganda e publicidade no exercício findo em 31 de maio último: 96 milhões de cruzeiros. Acrescentamos: aplicados de maneira bonita.
• A Labor informa que passou a atender a conta da Xuxinha, loja de roupinhas de neném, em Copacabana, dirigida por Glorinha Paim Cunha.
• A Lintas repetiu este ano a ideia para seus cartões de Natal, comprando 2 mil desenhos de crianças abandonadas.
• A Seven Street, agência do colunista José Levy Fidelix, está agora na Rua Dom Fernando, 236 - Colina S. Francisco, em Vitória.
• A Editora Três deixou de representar, comercial e publicitariamente, a Encontro Editorial no Rio, ou seja, a revista Isto É e o Jornal da República.
• A Thompson está preparando a transcrição das palestras apresentadas esta semana em seu Seminário Internacional de Criação, para distribuição aos interessados, que devem enviar seu pedidos, no Rio, ao Sr. João Luís de Faria, à Rua São Clemente, 379. É um material que merece ser lido e arquivado.
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