Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 07/DEZ/1979
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Agências faturam no Rio mais de 6 bilhões em 1979.

O mercado publicitário carioca cresceu pelo menos 60% de 1978 para 1979, o que significa que as verbas publicitárias no Rio de Janeiro por pouco conseguem acompanhar os índices de inflação do ano, previstos para mais de 70%.
Algumas agências, como Almap, Standard, Pubblicità, Norton, CBBA e Garden lograram um crescimento superior a 100%, enquanto Thompson e Caio Domingues tiveram este ano, no Rio, um decréscimo em relação ao faturamento de 1978.
O levantamento publicado abaixo refere-se ao comportamento de 36 agências levando-se em conta unicamente seu faturamento (em milhões de cruzeiros) pelos escritórios do Rio de Janeiro. Apenas duas grandes agências estão ausentes da lista: McCann-Erickson, por ter tomado a decisão de não mais fornecer seu faturamento para nenhum órgão de imprensa (segundo seu diretor no Rio, Miguel Escobar) e a MPM, por "ter como filosofia" fornecer apenas seu faturamento nacional.
É interessante notar que, somando-se os 256 funcionários da MPM, mais cerca de 75 da McCann e os declarados neste levantamento, teremos cerca de 2 mil profissionais atuando nas 40 maiores agências do Rio.
Finalmente, convém lembrar que a Oliveira Murgel e a MM&C iniciaram suas atividades este ano, daí não terem dados de 1978. Além dessas, a CBBA começou em meados de 1978, e este ano a Garden absorveu a Herald, assim como a Jotaé uniu-se à R. Kastrup. Os itens em branco na previsão de faturamento para 1980 significam que as agências ainda não às levantaram.

# AGÊNCIA Fat.79 Fat.78 Prev.80 Nº Func. Informante
1 Artplan 455 274 - 110 Roberto Medina
2 Almap 450 220 650 62 Estimativa
3 Salles 390 - - 95 Paulo Roberto Lavrille
4 Premium 330 230 - 50 José de Mingo
5 Denison 320 195 - 78 Celso Japiassu
6 Standard 320 130,6 485 75 Maurice Cohen
7 SGB 300 259 400 120 Sani Sirotsky
8 Pubblicità 207 63 - 55 Franzé
9 DPZ 200 130 350 62 Ronald Persichetti
10 Caio 197 218 320 67 Bill Norman
11 Esquire 175 173,5 230 48 Clementino Fraga Neto
12 JW Thompson 145 160 250 67 Valdir Siqueira
13 Norton 138 65 230 34 Nei Cantinho
14 Jotaé/Kastrup 135 93 180 53 José Valério
15 JMM 130 120 200 52 Telefeu Bastos
16 Publinews 125 88,5 180 34 Fernando B. Mothé
17 Oliveira Murgel 120 - 200 40 Márcio Murgel
18 Luz 90 57 140 52 Carlos Luz
19 CBBA 90 8,5 300 23 Jomar Pereira da Silva
20 Cleian 87 56 120 35 Alberto Cabaleiro
21 Labor 80 64,5 110 40 François Nebel
22 Aroldo Araújo 80 45 - 40 Aroldo Araújo
23 JVS 80 35 200 80 Luiz Salles
24 Estrutural 66 44,5 100 32 Rogerio Steinberg
25 Focus 65,7 60,7 - 32 Alfredo Souto de Almeida
26 Franco Paulino 65 30 108 17 Franco Paulino
27 SSCB:Lintas 63,7 35 139 21 Mário Mello
28 Professa 58 32 100 25 Luís Carlos Lopes
29 Garden 50 12,3 80 30 Flávio Gomes de Mattos
30 GFM/Propeg 48 - - 27 Viviano Caldas
31 Abaeté 45 37 70 15 Simão Gorender
32 Redinger & JG 37 20,8 70 18 Luís Redinger
33 H. Andrade 36,8 32,5 46 17 Jean Carreiro
34 MM&C 35,5 - 55 18 M. Santos Mello
35 R Mena Barreto 28 26 - 8 Roberto Mena Barreto
36 Certa 17 12 30 58 Nei Machado

ABAP amplia suas regionais

A partir do próximo ano, a ABAP - Associação Brasileira de Agências de Propaganda reformulará o critério de admissão e contribuição de agências como associadas. As agências que tiverem filiais em vários Estados deverão pagar a contribuição máxima à entidade, tendo o direito a que suas filiais sejam automaticamente inscritas nos correspondentes capítulos regionais da ABAP. Por outro lado, agência que funcionarem em mais de um Estado com estrutura jurídica diferente (apesar de usar o mesmo nome), deverão basear sua contribuição proporcionalmente ao faturamento de cada unidade, como se fossem independentes. A ABAP também pretende ter capítulos em todos os principais Estados da Federação, e para isto, está estudando um processo para facilitar o ingresso das agências regionais, de menor porte.

RPs elegem novo Conselho.

Por 458 votos contra 304, a chapa União e Abertura, liderada por Lício Ramos de Araújo, venceu anteontem a chapa de Paulo Caringi nas eleições para o Conrerp-RJ, o Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas do Rio de Janeiro.

AGENDA

Dia 10, às 19:00h - No Rio, no Hotel Inter-Continental, entrega dos prêmios Destaques de Marketing. Promoção da Associação Brasileira de Marketing.
Dias 10 e 11, às 20:00h - No Rio, no Teatro Casa Grande, exibição do rolo do Clio 79. Ingressos a Cr$ 150. Promoção do Clube de Criação do Rio de Janeiro e Rede Tupi.
Dia 13, às 19:00h – No Rio, no Fashion Bar, exibição de demonstrações em desenho animado para VT, apresentada por Leopoldo Câmara, promoção do CCRJ.

Fichário dos anunciantes cariocas - 23

ATLÂNTICA BOAVISTA

Grupo Atlântica Boavista de Seguros
Rua Barão de ltapagipe, 223
Cep 20261 - Rio - R.J
Tel.: 234-8128
Presidente: Antônio Carlos de Almeida Braga
Vice-presidente executivo de produção: Mário José Gonzaga Petrelli
Vice-presidente de patrimônio: João Carlos de Almeida Braga
Na Atlântica Boavista toda Comunicação é vista integralmente pelo CPRP - Comitê de Propaganda e Relações Públicas, cujo presidente é Mário José Gonzaga Petrelli e o vice-presidente João Carlos de Almeida Braga. Também estão representados no CP os setores seguintes:
Marketing;
- Supervisor de Novos Produtos: Sérgio Motta Corrêa
Comunicação (comunicação interna e publicações):
- Secretário geral: Antônio Caetano de Carvalho.
O Grupo Atlântica Boavista se compõe de 11 empresas em 5 Estados (RJ, SP, RS, SC e PR), atuando em todos os ramos de seguros. O Grupo é associados ao Bradesco, e às seguintes empresas no exterior: Prudential (EUA), Allianza (Alemanha) e Skandia (Suécia). A Atlântica Boavista é membro da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes.
Agência que atende a Atlântica Boavista:
Toda a propaganda e relações públicas auxiliar do Grupo está a cargo da JMM Publicidade, do Rio de Janeiro.
Um levantamento da Janela Publicitária/TRIBUNA DA IMPRENSA·

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• A cigana que lê cartas para a Janela nos conta que estaria para terminar em dezembro o contrato do Jornal do Brasil (como anunciante) e a MPM e, com isso, o JB estaria disposto a realizar uma concorrência entre agências sediadas no Rio de Janeiro. Parece que o volume da conta é virtualmente grande, e conta que o JB credita à agência os 20% correspondentes a toda veiculação, mesmo em veículos do grupo.
• Em relação à conta do Governo de Alagoas, ganho em concorrência pela SGB, e que gerou protesto das agências locais, Sani Sirotsky nos informa que a criação e a produção das peças realmente ficarão com a SGB, em São Paulo, sendo que, na veiculação, a SGB terá a parte nacional e as agências alagoanas a parte local.
• Falando em SGB, a agência conquistou a conta da linha de copiadoras da Remington, e também a conta da Helbrás, fabricante de helicópteros de São José dos Campos.
• Deixar de existir, no momento, no Rio, a produtora de comerciais Espiral, que, ainda sob a direção de Carlos Manga, passa agora a ter o nome de Rio Produções.
• A conta publicitária dos eletro­domésticos Semp-Toshiba foi entregue à DPZ.
• A agência Publinews muda-se, no final de dezembro, para a Rua Dona Mariana, 203, onde já fará, em janeiro, sua festa de 21º aniversário.
• Está sendo lançado, em São Paulo, e brevemente no Rio, o cigarro Parllament, da Phillp Morris, com o mesmo formato, embalagem e sabor semelhante ao do americano.
• A Conar - Comissão Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária tem agora novo secretário­executivo: Roberto Júlio.
• A Associação dos Fotógrafos Profissionais de Publicidade, que já conta com 50 associados, elegeu, para seu novo Conselho, Mário Sampaio, Cecílio Caldeira, Alfonso Alcazar, Richard Welton, Sebastião Barbosa.
• Até janeiro sairá o resultado da concorrência para a agência que fará criação para as Casas da Banha. Segundo Pedro Sanches, gerente de publicidade e marketing da CB, cinco agências foram pré-qualificadas, sendo duas multinacionais e três nacionais. Todas, inclusive, têm escritórios no Rio e em São Paulo. Quem mata esta charada?
• A partir do próximo ano, a Gazeta Mercantil estará editando sua revista Balanço Financeiro mensalmente, e a excelente Administração e Serviços (já em seu número 21) trimestralmente. A GM também passou a editar a revista Dados e Ideias, do Serpro.
• A Redinger & JG abriu mão das contas da Verde Lar e da Slideaway.
• A Norton-Rio está trazendo da Norton-Bahia a dupla de criação Juracir Camargo e João Bosco.
• A Caio Domingues, além de contar agora com João Pecegueiro do Amaral no seu plantel, conquistou a conta da Ericsson do Brasil, empresa especializada em telecomunicação que tem uma participação de mais de 50% do mercado.
• A redatora Christina Carvalho Pinto deixou a direção de criação da McCann Erickson em São Paulo, para se dedicar, durante pelo menos seis meses, à música e à literatura, aceitando, porém, alguns free-lances esporádicos. Christina foi uma das responsáveis pela mudança na mentalidade de criação que a McCann vinha tentando.
• A Revista do Diners, que está para ser lançada este mês, terá uma tiragem de 60 mil exemplares, segundo a Jorge Costa Neves Editora.
• Deu no balanço do Ponto Frio, que está sendo distribuído: verba de propaganda e publicidade no exercício findo em 31 de maio último: 96 milhões de cruzeiros. Acrescentamos: aplicados de maneira bonita.
• A Labor informa que passou a atender a conta da Xuxinha, loja de roupinhas de neném, em Copacabana, dirigida por Glorinha Paim Cunha.
• A Lintas repetiu este ano a ideia para seus cartões de Natal, comprando 2 mil desenhos de crianças abandonadas.
• A Seven Street, agência do colunista José Levy Fidelix, está agora na Rua Dom Fernando, 236 - Colina S. Francisco, em Vitória.
• A Editora Três deixou de representar, comercial e publicitariamente, a Encontro Editorial no Rio, ou seja, a revista Isto É e o Jornal da República.
• A Thompson está preparando a transcrição das palestras apresentadas esta semana em seu Seminário Internacional de Criação, para distribuição aos interessados, que devem enviar seu pedidos, no Rio, ao Sr. João Luís de Faria, à Rua São Clemente, 379. É um material que merece ser lido e arquivado.