Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 02/NOV/1979
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

A publicidade nacional esteve tristemente envolvida na última semana com o episódio da escolha de um consórcio de agências de propaganda para atender o Ministro César Cals.
O Ministério de Minas e Energia poderia entregar sua conta publicitária para que bem entendesse, até para uma agência apenas, que a lei lhe facultaria este direito.
O que envergonhou a classe publicitária foi a justificativa indigna que o levou a escolher pelo Consórcio das 5, e que acabou vindo a público.
Culpar, porém, apenas as cinco agências envolvidas no processo será, no mínimo injusto. Muito menos do que causa do problema, elas são consequência de toda uma imagem mentirosa de lisura a que está envolto o poder no Brasil.
Este episódio, se não melhorou a imagem do Ministro César Cals, também em nada ajudou a imagem do negócio publicitário brasileiro.
Mas quem afirmar que este é o primeiro caso conhecido, e não concordar que as "5 irmãs" agiram exatamente de acordo com as regras impostas do jogo, que atire a primeira pedra.

Rio de Janeiro terá entrega do Prêmio Colunistas – 79.

As agências, os anunciantes e as produtoras cariocas premiadas com o Prêmio Colunistas 79 receberão finalmente seus diplomas e troféus no próximo dia 12 de novembro, às 19 horas, no Teatro Casa Grande, numa promoção da Associação Brasileira de Propaganda e do Clube de Criação do Rio de Janeiro.
O Prêmio Colunistas, considerado a mais importante premiação da Propaganda Brasileira, teve seu julgamento no inicio deste ano, por um júri composto por quatorze jornalistas especializados em publicidade. Normalmente sua entrega é realizada até julho, mas este ano, devido à realização de vários congressos e encontros do setor, a cerimônia de entrega nacional (que deveria ser em São Paulo) acabou sendo suspensa.
Esta é a segunda vez que o Rio de Janeiro hospeda a entrega do Prêmio Colunistas. Em 1978, porém, a entrega não se restringiu aos premiados cariocas, trazendo a esta cidade publicitários de todo o país.
Este ano, juntamente com a cerimônia, serão projetados os comerciais e os anúncios vitoriosos. Após a entrega, será realizado, pela primeira vez no Rio, o Confronto de Ideias, em que anunciantes e profissionais de criação debaterão, entre outras coisas, se a avaliação da qualidade de um trabalho publicitário deve ser feita a partir de critérios de objetivos mercadológicos ou de criatividade.
Os ingressos para a programação, que se comporá da exibição dos trabalhos premiados, entrega do prêmio Colunistas e Confronto de Ideias, custará 50 cruzeiros, poderão ser adquiridos no local. Os associados em dia da ABA, da ABP e do CCRJ, porém, terão entrada franca.

Expansão dos clubes.

O Clube de Criação do Rio apresentou no Cibam uma moção, aprovada em plenário e assinada por cerca de 30 convencionais, com os seguintes termos:
"... declaramo-nos convencidos da real utilidade de instrumentos como o Clube de Criação. E por estarmos convencidos de que a existência de órgãos que congreguem profissionais especializados pode vir a se constituir em mais um elemento a favor do progresso dos mercados ibero-americanos, comprometemo-nos a desenvolver e a estimular a formação em nossos países de origem outros Clubes de Criação, que mais tarde passarão a manter contatos entre si no sentido de formar uma Confederação Íbero­Americana de Clubes de Criação."
A ideia da Confederação, segundo Pedro Galvão, presidente do Conselho Nacional dos CC, é valida principalmente para a troca de informações das experiências profissionais dos vários países.
Difícil será, seguramente, quando a Confederação tiver que decidir qual bandeira deverá empunhar, naturalmente afastada- a "defesa do mercado de criação Íbero-Americano"...

RPs se renovam.

Já há uma chapa formada para concorrer, no próximo dia 5 de dezembro, à eleição do Conselho Regional de Relações Públicas, área Rio. Seu nome é "Ação Objetiva", e tem a seguinte formação:
Efetivos: Paulo Caringi, Antomar Marins e Silva, Sebastião Azevedo, Zoroar Menezes, Raymundo Chartini, Luís Carlos Miranda e Marcos Evangelista.
Suplentes: Wilson Pinho, Jorge Leal, Pecy Guedes, José Antônio Carauta, Jorge Alberto Pfeifer Lobato, Sérgio Cinelli e Amaury Paiva.
Se não bastarem os méritos individuais dos componentes da chapa, a "Ação Objetiva" já tem como elogiável em sua plataforma uma posição nada presunçosa das funções de um Profissional de Relações Públicas e uma proposta de promover sua aproximação com os profissionais de Publicidade e Jornalismo.

Candidato das lideranças.

Começam a se aproximar também as eleições para o Clube de Criação do Rio de Janeiro (que bem que poderiam ser de dois em dois anos).
No ano passado, como todos se lembram, a disputa foi empolgante, entre as chapas lideradas por Cleber Neves de Araújo e a (vencedora) de Carlos Pedrosa. Este ano, os comentários já começaram. Enquanto se especula se Cleber novamente se candidataria, começa-se a comentar, como quase certa, a presença de uma chapa liderada por Marcello Silva, atualmente diretor de criação da CBBA.
Marcello, por seu lado, não confirma a notícia, mas, qual raposa política, deixa a questão em aberto afirmando que "se apoiado pelas lideranças da classe", se candidataria.
Quando perguntamos se o apoio destas lideranças significa o apoio da atual diretoria do Clube, Marcello sorriu mais não respondeu, nem afirmativa nem negativamente.
Afinal, nem só da situação vivem as lideranças.

Nortista na Abap.

Oswaldo Mendes, da paraense Mendes Publicidade, foi convidado por Petrônio Corrêa, presidente da Associação Brasileira de Agências de Propaganda, para ocupar uma das novas vice-presidências daquela associação - a de assuntos estaduais. Mendes aceitou imediatamente, orgulhoso, pois parece ser a primeira vez que um diretor de agência da região Norte­Nordeste ocupa uma diretoria da Abap.
Com Oswaldo Mendes agora na Abap, será interessante saber como vai ficar a ANNAP - Associação Norte-Nordeste de Agências de Propaganda, em vias de criação, para a qual o nome de Mendes havia sido proposto para primeiro presidente.

Imprensa eletrônica.

Conforme esta coluna noticiou, há vários meses, em primeira mão, o jornal Gazeta Mercantil preparou-se para adotar o sistema de transmissão de suas páginas Rio-São Paulo a laser, e já no próximo dia 6 o sistema será inaugurado oficialmente, com a impressão da Gazeta no Rio de Janeiro, às primeiras horas do dia (veja Agenda).
A Gazeta Mercantil será a primeira empresa jornalística da América do Sul a aplicar este processo, superando o projeto de O Globo no mesmo sentido, para impressão Rio-Brasília.

AGENDA

Dias 5 a 9-11 - 18:30hs, e dia 10-11 - 11:00hs da manhã: no Rio, no Teatro Vannucci, apresentação dos melhores Filmes Comerciais de Cinema e TV do Festival de Cannes-79 ­ Sawa. Promoção da ABP e da ESPM.
Dia 6-11 – 8:00hs da manhã: no Rio, no Salão Elysée do Hotel Meridien Copacabana, café da manhã comemorativo da Inauguração do Sistema Laser Gazeta Mercantil.
Dia 6-11 - 20:00hs: no Rio, no terraço da Av. Ataulfo de Paiva, 135. Debate sobre "O que vai na cabeça da nova consumidora brasileira", com a presença de mulheres profissionais de vários setores. Promoção do CCRJ.
Dia 7-11 - 20:00hs, em São Paulo, no Clube Atlético Paulistano, entrega do Prêmio Clio de Publicidade aos vencedores brasileiros. Promoção da Rede Tupi de Televisão.
Dia 12-11 - 19:00hs: no Rio, no Teatro Casa Grande. Entrega do Prêmio Colunistas-79 aos vencedores do Rio de Janeiro, e Confronto de Ideias ABA. Promoção da ABA, ABP e CCRJ.
Dia 14-11 - 18:30hs: no Rio, no auditório de O Globo, 1º Ciclo das Lanternas Mágicas, de David Ogilvy. Tema: "O que funciona melhor em propaganda de turismo e viagens". Promoção da ABP.
Dias 27 a 29-11: em São Paulo, no Clube Monte Líbano, o 3° Encontro Nacional. Anunciantes. Promoção da ABA.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Michael Losh Jr está assumindo a direção financeira da General Motors do Brasil S/A em lugar de J. J. Moore, que retorna aos EUA para novas funções. Losh Jr. vem da General Motors Corporation e aqui responderá diretamente ao presidente e diretor-geral da GM do Brasil, J. J. Sanchez.

A Lintas obteve a conta do Ministério do Comércio e Turismo da Espanha. Trata-se de uma campanha visando estimular o tráfego de turistas, no sentido Brasil-Espanha e divulgar melhor aquele país ibérico entre os brasileiros.

A Rádio Cultura de Belo Horizonte está representada a partir de 1º de novembro pela CEBECE em todo País. A Cultura de BH, segundo a Marplan, é a preferida das emissoras na faixa jovem, até 19 anos, e coloca-se em 2º lugar em audiência geral daquela cidade.

A CEBECE concordou de pronto com a resolução da ABERT no Seminário de Rádio, que prevê a emissão de apenas duas tabelas de preço por um ano - uma em março e outra em setembro.

A CBBA está atendendo parte da conta da Bolsa de Valores do Rio.

Jorge Salles é o novo contratado para chefe do Studio de Assessor no Rio que tem agora José Maria Barbosa na Produção Gráfica.

A revista Exame, em sua edição anual "As Maiores e as Melhores" levantou que entre as 500 maiores empresas do País em 1978, as nacionais participaram com 35,9% no volume de vendas, contra 35,4% das estrangeiras, e as empresas estatais com 28,7%. A mostra ainda revela que entre as maiores registrou-se uma queda do número de empresas multinacionais que eram 178 em 1977 e caíram para 169 no ano passado.

A Termo Consultoria de Imóveis entregou a sua conta aos cuidados da Labor.

A Norton conquistou a conta da rede de lojas de móveis ''Magazin Art de Viver".

Novos profissionais na McCann-Rio: Paul Giadish (ex-McCann Porto Rico) na direção de atendimento da conta da Esso e Luís Cláudio Azevedo (ex-Thompson) como contato da Coca-Cola. E na mídia entraram Herby Eberhard e Maria Lúcia Trindade.

A Lintas preparou para a Atkinsons toda a promoção para os estojos de Natal com os perfumes daquela empresa.

A Escola de Propaganda e Marketing começa dia 20 um curso de Atendimento, em que darão aulas Roberto Bahiense e Marcello Silva.

Os ingressos para as apresentações do Sawa (ver Agenda) podem ser obtidos na ABP (Rua do Acre, 77, 12º andar, com a D. Leila) ou na ESPM (Praia de Botafogo, 210 – 11º andar).

Cerca de 115 brasileiras dedicadas à exportação estão participando da Fisa - Feira Internacional de Santiago, que a Foco organizou para o Itamarati. A Fisa foi inaugurada no último dia 25, com a presença do presidente do Chile, Gen. Augusto Pinochet, visitando o pavilhão brasileiro.

A Globo está anunciando, para a próxima semana, uma nova apresentação de Holocausto. Só que, desta vez, o Banco Real não deverá programar aquele comercial com a imagem de Hitler, já basta a confusão que deu a primeira vez.

Correspondência para a Janela: Rua Barão de Itambi, 7, apto. 605 – Cep 22.231 – Rio – RJ.