Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 19/OUT/1979
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Assinar comerciais de televisão: será que a moda pega?

Carlos Verçosa.

Um detalhe inovador na Bahia: A GFM/Propeg vem assinando também os seus comerciais de televisão, todos.
Assim: começa o comercial e, num dos cantos do vídeo, surge a marca da agência (letra P) por um segundo. Negócio meio na base do plim-plim da Globo, só que sem o plim-plim.
O que tem provocado de comentário - contra, a favor e muito antes pelo contrário - não tá escrito em nenhum gibi. E com isso, tem muita gente achando até que outros comerciais não assinados (das outras agências) são também da Propeg...
Reações à parte, registro aqui parte de um depoimento que colhi junto ao Rodrigo Sá Menezes, o chefão da Propeg, e que tá sendo publicado neste domingo no Asteriscos (Diário Popular/SP).
Ele é de opinião que, com essa atitude, a agência se credencia perante o mercado: E isso repercute diretamente no trabalho de criação e produção, passando a agência a ter um maior cuidado em colocar cada comercial no ar. "Torna-se, portanto, uma arma que posso usar inclusive administrativamente, cobrando sempre o melhor do pessoal. Agora, mais do que nunca".
Rodrigo pondera que, assinando comerciais, sua agência contribui até para a aplicação do Código Brasileiro de Auto-regulamentação Publicitária, que, em seu artigo 31 recomenda às agências que se responsabilizem pela publicidade publicada, "discretamente, com seu nome, sigla ou número", reconhecendo, inclusive, a pouca viabilidade de fazê-lo em comerciais de TV.
Mas a Propeg conseguiu isso, e vem capitalizando uma boa imagem para a agência, principalmente entre o grande público.
Quanto à polêmica estabelecida já há algum tempo, sobre aquele negócio da agência estar "pegando carona" em espaço pago pelo cliente, beneficiando-se disso, Rodrigo responde:
- Reconheço que está. Mas já existe o precedente dos anúncios e outros precedentes, como editor literário, ilustradores ou fotos publicadas em revistas com o devido crédito. E mais, nossa assinatura é tão discreta, que, em momento algum, concorre com o produto ou o cliente.
Sorri o seu sorriso de raposa e complementa:
- E você já pensou nisso: até que ponto o cliente também não se beneficia da assinatura da agência?
A polêmica tá instaurada. Precedentes? Na França, me parece, as principais agências assinam os seus comerciais. No Brasil, nós tivemos apenas um exemplo há 2 anos uma agência pernambucana, Grupo Nove, e a produtora PPP, numa determinada campanha institucional, de um estabelecimento bancário se incluíam numa ficha especifica que entrava na abertura de cada filme. E só.

Definições.

Definição ouvida recentemente sobre a diferença entre um publicitário ineficiente e um ineficaz.
O publicitário ineficiente é aquele que não dá conta do recado.
E ineficaz é o publicitário que não dá o recado da conta.

Rego Monteiro em nova fase.

Dentro de alguns dias, a Caderneta de Poupança Delfin passará a ter seus anúncios criados, assinados e autorizados pela Rego Monteiro & Associados, agência de Sérgio do Rego Monteiro.
A RM&A, aliás, não está só com a Delfin. Recentemente conquistou as contas da Eletromar, Fiança, Natron, SB Engenharia, A. C. Lobato (construtora), a incorporadora Parcon, o Colégio Anglo-Americano e a Fag­projetos.
Além disso, como subsidiária da RM&A, Sérgio e os outros diretores da agência (praticamente todos os que o acompanharam na saída da Veplan Residência), criaram a empresa de pesquisas Grupo Um, ligada ao Grupo One Research, dos EUA, tendo como sócio gerente Almir Tolentino. Entre outras contas, o Grupo Um atende as pesquisas do CBPE.
A mudança de ares, tudo indica, não fez nada mal ao ex-homem forte da Veplan.

Consul lança nova campanha com comercial em superprodução.

A moda de comerciais estilo novela - ou seja, divididos em partes - parece que pegou mesmo. Depois dos dois Luís XVs, surgiu este domingo, na mesma linha de história de amor, e veiculado no Fantástico, um comercial da Almap para a Cônsul apresentado com titulo (O Presente), continua no próximo intervalo, epílogo e happy end. Tudo sob o tema "Quem casa quer Cônsul".
No próximo domingo, o comercial será veiculado na integra em seus 80 segundos, alternando então com a versão dividida.
O maior mérito da peça está sem dúvida na produção, extremamente cuidadosa, e com uma bem estudada fotografia. As primeiras cenas, filmadas à noite, em São Paulo, exigiram, por exemplo, fechamento da rua e da loja por várias horas, e iluminação com arcos voltaicos, tudo após vários dias de pesquisa para um local que reproduzisse o clima cinematográfico exigido pelo roteiro. Esta foi a equipe de "O Presente":
Criação: Bjarne Norking e Plinio Rudege
Supervisão de produção: (agência): Rodolfo Neder
RTVC: Vera Lúcia Dellai/Lucila Atticciati
Produtora: Jodaf
Direção: João Daniel Tikhomiroff
Fotografia: Ronaldo Nunes
Diretor de Produção: Hugo Tikhomiroff.
Produção: Clieno França/José João Cavagnac
Montagem: Lúcio Braun
Atendimento: A. Camargo Penteado
Aprovação: Wilson Gelbcké

Fichário dos anunciantes cariocas – 19

VICK/MERREL

Richardson Merrel - Moura Brasil S/A
Rua Marquês de São Vicente, 104
CEP 22451 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: 274-5252
Presidente: Ismar de Moura ­ responsável também pela Gerência Geral da Divisão Merrel, de produtos éticos.
Vice-Presidente: Fernando Antônio Correia da Costa - responsável também pela Gerência Geral da Divisão Vick, de produtos de cuidados pessoais e saúde.
DIVISÃO MERREL
Gerente de Marketing: João Wesley Dornellas
Assistentes de Marketing: Paulo Freire, Reinaldo Gonçalves, José Roberto Faria, Carlos Poetzscher e Oswaldo Mule Filho.
Supervisor de Pesquisa de Mercado: Silvio Garcez.
Supervisor de Criação: Magnos Mias.
DIVISÃO VICK
• Departamento de Marketing de Produtos Estabelecidos (Pastilhas e outros produtos Vick, SupraSumo e Colírio Moura Brasil)
- Gerente de Grupo de Produtos: Norberto Sommerfeld.
- Gerente de Produtos Júnior: Francisco A. Teixeira.
• Departamento de Marketing de Produtos em Desenvolvimento (Clarasil, Fixodente, Oil of Olay, Milton e projetos).
- Gerente de Marketing: Nélson de Moraes Cutrim Filho
- Gerente de Produtos Senior: Diego Tamayo e Etienne Cavassay.
Diretor Administrativo: Rene Steuer - também dirige o Departamento de Pesquisas.
Gerente de Pesquisa de Mercado: João Hebal.
A Divisão Merrel investiu em veiculação publicitária, no ano fiscal de julho de 1978 a junho de 1979, cerca de 8 milhões de cruzeiros, basicamente em revistas especializadas e mala direta.
A Divisão Vick, naquele mesmo período, investiu aproximadamente 35 milhões de cruzeiros, sendo cerca de 90% em TV e o restante em rádio, revistas e material de ponto de venda. Suas campanhas são prioritariamente de "hard selling", com pouca ênfase para trabalhos de caráter institucional. Neste próximo exercício poderá haver um sensível aumento de investimentos publicitários, pela grande possibilidade de lançamentos de novos produtos.
A Richardson Merrel - Moura Brasil, através de sua Divisão Vick, é associada à ABA - Associação Brasileira de Anunciantes.
Agências que atendem a RM-MB:
Na Divisão Merrel, a propaganda dos produtos Parenzyme e Silencium estão entregues à Abaeté Propaganda. Os produtos restantes são cuidados pelo próprio Departamento.
Na Divisão Vick, as contas do Colírio Moura Brasil e de Supra­Sumo estão com a Young & Rubicam, de São Paulo. Os produtos restantes foram entregues à Almap-SP.

  • Um levantamento Janela Publicitária/TRIBUNA DA IMPRENSA

AGENDA

Dia 22 - 12h: Almoço comemorativo do Dia do Contato, na Churrascaria Gaúcha. Promoção da ACVC - Associação de Contatos de Veículos de Comunicação do Rio de Janeiro.
Dia 22 - 18:30h: 1° Ciclo das Lanternas Mágicas, de David Ogilvy, no auditório de O Globo. Tema: "O que dá melhor resultado na propaganda para crianças". Promoção da ABP ­ Associação Brasileira de Propaganda.
Dias 22 a 25: em São Paulo, o 1º CIBAM - Congresso Íbero Americano de Publicidade o Festival Íbero-Americana de Publicidade. No Anhembi Promoção da APP ­ Associação Paulista de Propaganda.
Dias 21 a 26 das 19 às 22h: - 3ª semana de Relações Públicas, na Uerj, com o tema "RRPP - profissionalização e aperfeiçoamento". Promoção do Instituto de Psicologia e Comunicação da Uerj.
Dia 23 - 20:00h: Debate na sede do Clube de Criação do Rio de Janeiro sobre o tema "Desenho Animado vende ou não vende?". Promoção do CCRJ. Também haverá exibição dos premiados no SAWA, do ano passado.
Dia 25 - 20:00h: Palestra de Marcello Silva sobre "Criatividade", no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais. Promoção da ACVC.
Dia 25 -19:00h: Palestra do diretor do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, no auditório de O Globo, sobre o "Processo de pesquisa do Ibope, Promoção do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• Comenta-se no mercado que teria sido realizada esta semana em Brasília uma reunião do Ministério das Minas e Energia com representantes do Consórcio Brasileiro de Agências de Publicidade, marcando para que, dentro de alguns dias, sejam oficialmente entregues ao chamado "Consórcio das 5" as contas publicitárias das cerca de 62 empresas ligadas ao MME. A se confirmar, Almap, Denison, MPM, Norton e Salles passariam a cuidar, todas, de empresas como Vale do Rio Doce, Petrobrás, Light, Nuclebrás, Furnas, Eletrobrás e subsidiárias etc.
• A cigana que lê cartas para a Janela nos contou que as Casas da Banha estariam para escolher uma agência de publicidade que lhes prestasse serviços de criação, E, ao que parece, seis agências já se apresentaram para a concorrência. Por que só criação?
• Está surgindo no Rio, com perspectiva de se tornar um razoável anunciante, a rede de super­mercados Donna Comestíveis. A Donna já está anunciando, só que, infelizmente, direto.
• A Pubblicità não só absorveu as contas da CosCom-Grant como o escritório e o pessoal da Grant em São Paulo, que já se transformou em Pubblicità-SP.
• Vital da Costa e Silva assumiu a partir desta semana a gerência da Standard Ogilvy & Mather, no Rio, voltando atrás em suas negociações com a MPM. Enquanto isso, Maurice Cohen, vice-presidente da agência, passa a ter jurisdição sobre as agências Standard nas áreas Norte-Nordeste e Minas Gerais, além do Rio, onde ele já atuava.
• A Norton continua atendendo os Hotéis Othon, após vencer a nova concorrência aberta pela empresa. Estima-se o valor da conta do Othon em cerca de 20 milhões de cruzeiros.
• Fernando Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Publicitários de Brasília, e colunista publicitário, deverá assumir importante cargo na Empresa Brasileira de Notícias, órgão vinculado ao Secom.
• O jornalista e publicitário Fernando Reis é o novo superintendente da ABAP - Associação Brasileira das Agências de Propaganda.
• Mais uma semana se passa sem ser publicado o edital de convocação para as eleições do Sindicato de Agências do Rio de Janeiro.
• Começou com um absoluto sucesso o 1º Ciclo das Lanternas Mágicas de David Ogilvy, promovido pela ABP. Cerca de 250 profissionais e estudantes de Comunicação se inscreveram e assistiram à primeira palestra que versou sobre "como lançar novos produtos". O ciclo continua nesta segunda-feira (veja Agenda).
• Já está bem melhor Mário Neiva, diretor de Premium, que sofreu seu segundo enfarte na última semana.
• Falando em Premium, está agora na agência Ponce de Leon, que se desligou da Artplan.
• Trocas em criação: o redator Jorge Murtinho trocou a Caio pela Oliveira, Murgel; e o diretor de arte Ênio Passini veio da Propeg­SP para a SGB no Rio.
• A McCann Erickson se estabeleceu em Pequim, na China, formando uma joint-venture com a Jardine Matheson & Co, com o propósito de atender aos interesses publicitários do Ocidente na China e aos negócios chineses no exterior.
• Para o lançamento do aperitivo Rosso & Nero, a Heublein anuncia que está contando com um investimento publicitário de sessenta milhões de cruzeiros.