Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 21/SET/1979
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Depois de atuar 36 anos no mercado publicitário brasileiro, e ter sido a primeira agência a atender a Souza Cruz, a CosCom-Grant Publicidade deverá ser desativada.
A decisão foi tomada não pelos dirigentes brasileiros, mas pela holding a que pertence a CosCom, formada por investidores panamenhos, analisando as perspectivas da agência no mercado brasileiro. O processo de desativação será através de venda, para a qual, pelo que consta, já há cerca de cinco outras agências interessadas. No momento, as principais contas da CosCom são a British Caledonian, Dr. Scholl, Cimento Mauá, TRW-Gemmer Thompson, Aliança Metalúrgica e Olinkraft.
Todo o pessoal ainda presente na agência está vivendo momentos de angústia, pois apesar de já terem todos recebido aviso prévio, mantém-se na expectativa de também serem absorvidos por quem comprar a agência. O atual presidente da CosCom é Thomas Elmer Barnett, o vice-presidente Deodoro Melle, o diretor de criação Jorge Gomide, tendo como diretor de arte Helio Timbira, e a supervisora de mídia é Lícia Teixeira.

Município pretende bitributar toda a produção publicitária.

Nas últimas semanas, algumas agências cariocas foram procuradas por fiscais da Secretaria da Fazenda Municipal, sendo autuadas por estarem recolhendo o ISS - Imposto Sobre Serviços e produção calculados unicamente sobre sua receita de criação e estúdio e dos honorários de 15% equivalentes. Os fiscais justificavam a autuação afirmando que se deveria considerar o ISS sobre o custo total da produção, incluindo fotolitagem, impressão, copiagem etc.
O fato foi imediatamente levado ao conhecimento do Sindicato das Agências de Publicidade do Rio que, procurando os fiscais, surpreendeu-se com a notícia de que esta mudança na cobrança do ISS se baseava num parecer emitido pela própria Secretaria da Fazenda Municipal, e era portanto legal.
João Moacir de Medeiros, presidente do Sindicato, não está conformado com a decisão, no entanto. Considerando absurda a interpretação da Secretária, ele argumenta que a agência só deveria pagar o ISS pelo que tem de receita, e não por seu faturamento. Além disso, no caso de produções gráficas, todos os trabalhos realizados fora da agência já são taxados pelo IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados, o que configuraria uma bitributação.
Agora, Medeiros deverá procurar a Secretaria para tentar um entendimento mútuo sobre a interpretação da lei. Se esta alternativa não der resultado, ele afirma, o Sindicato das Agências terá de procurar uma solução através da via judicial.

Punição ibérica.

A televisão espanhola pretende reduzir seu tempo total de publicidade em 50% a partir de 1º de janeiro, compensando a diminuição de comerciais veiculados com um aumento no preço da secundagem, que irá de 15 a 65 mil pesetas, ou seja, de cerca de 6,5 a 28 mil cruzeiros o segundo.
A principal emissora espanhola, por exemplo, se limitará a 30 minutos por dia durante a semana e 36 minutos nos fins de semana. A segunda emissora limitará seu tempo durante a semana a 12 minutos por dia, e nos sábados e domingos a 32 minutos.
As emissoras justificaram sua decisão como sendo uma tentativa de "melhorar a qualidade" da propaganda espanhola para televisão.
Já imaginaram se a moda se espalha?

Amplificando o som brasileiro.

As Comissões de Constituição e Justiça e de Educação e Cultura da Câmara já emitiram seus pareceres aprovando e determinando a constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa, do Projeto nº 49/79 do Deputado Jorge Paulo (MDB-SP) , que proíbe a utilização de música estrangeira em mensagens publicitárias sobre temas nacionais.
Se o projeto também for aprovado pelo Senado e conseguir sansão presidencial, ampliará bastante o mercado das produtoras de fonogramas e influenciará até a situação do compositor popular brasileiro.
Como se vê, nem só de projetos prejudiciais à propaganda vivem os senhores deputados e senadores.

Nos EEUU.

O grande terror dos empresários de propaganda, que é ver suas contas serem levadas para novas agências criadas por funcionários demissionários também acontece nos Estados Unidos. E nas melhores famílias.
O gerente-geral e vice-presidente executivo da McCann Erickson em Nova York, Bob Holmen, e Stephen Left, vice-presidente sênior e diretor de mídia da agência, acabaram de se unir a outros quatro ex­alto-executivos da McCann, que recentemente haviam formado a agência Backer and Spielvogel (Bill Backer era vice chairman e Carl Spielvogel diretor de criação internacional na McCann), levando com eles a conta gigantesca das cervejas Miller, estimada em 80 milhões de dólares (2,4 bilhões de cruzeiros).
A conta da Miller Beer, só para se ter ideia da importância da troca, representava 14 por cento do faturamento da McCann nos Estados Unidos, e 4 por cento em todo o mundo.

Desregulamentação.

Quem leu os classificados dos jornais no último domingo encontrou uma "Agência de Propaganda" selecionando "equipe mista de contatos na área de atendimento".
Dentro dos "exige", estavam "boa aparência" e "nível secundário", e entre os "oferece", um "fixo de Cr$ 5.000,00', "clientes indicados" e "comissão de 8%".
Raras vezes se pode ver um retrato tão patente dos desvirtuamentos por que continuam passando a propaganda brasileira e as funções de seus profissionais.

Haja criatividade.

Depois de se ter visto campanhas publicitárias de imóveis anunciando "um novo estilo de vida" e "uma nova maneira de viver", começamos a encontrar outras vendendo "um novo jeito de viver" e agora "uma nova forma de viver".
Colaborando com tanta criatividade, a Janela informa aos interessados que ainda se encontram disponíveis, na língua portuguesa, as expressões "Um novo feitio de viver" e "um novo modo de viver".
Todos os outros sinônimos, encontramos no Aurélio, garantimos, ficarão horríveis.

Bom Concurso.

Um prêmio de 300 dólares, além de uma passagem de ida e volta à Europa, com pagamento do depósito compulsório é o que espera o vencedor do concurso para a escolha do logotipo-cabeçalho do Jornal de Shopping, semanário com distribuição gratuita, que a S.A. Estado de Minas está lançando.
Aberto a profissionais de todo o país, o concurso exige que o trabalho concorrente com o título Jornal de Shopping seja apresentado em arte-final montada, em preto-e-branco, e exibindo apenas o pseudônimo do autor ou dos autores. Em envelope anexo lacrado, e com o pseudônimo escrito por fora, o concorrente deverá indicar seu nome, endereço, profissão (se estudante, o curso e a escola) e o pseudônimo. Além disso, o autor deverá enviar, junto à arte-final (no verso) uma explicação de como e por que chegou aquele resultado.
As inscrições encerram-se impreterivelmente em 30 de setembro próximo, para julgamento por uma comissão nomeada pela S.A. Estado de Minas. No Rio de Janeiro, os trabalhos deverão ser entregues na SIMA - Serviço de Imprensa Associados, à Rua Rodrigo Silva, 12.
O trabalho vencedor, assim como os outros concorrentes, passará a ser propriedade do patrocinador, renunciando seus criadores aos direitos autorais. Por outro lado, concluído o concurso, os originais serão encaminhados à Escola de Belas-Artes de Belo Horizonte, onde terão fins didáticos.

Fichário dos anunciantes cariocas – 16.

COCA-COLA (II)

Coca-Cola Refrescos S.A.
Estrada do Itararé, 1071 – Ramos
Cep: 21061 – Tel.: 270-9022
Av. 14 de Fevereiro, 152 – Bonsucesso
Cep: 21040 – Tel.: 280-3993, 230-7593 e 230-3219
Rio-RJ
Gerente-Geral: John Shurman
Diretor de Relações Externas: Henry Norbert
Diretor de Marketing: Juan Carlos Capdeville
Gerente de Departamento de Comunicações: Jean Michel Arlin
Coordenador de Promoções: George F. Souquet
Coordenador de Propaganda: José Carlos Marçal
A Coca-Cola Refrescos é a fabricante de produtos Coca-Cola, Fantas e Guaraná Taí responsável pela sua comercialização na cidade do Rio de Janeiro, alcançando parte de Campo Grande, Caxias e Nilópolis. Foi a primeira fábrica de Coca-Cola no Brasil, é considerada a maior em todo o mundo, e tem como acionista majoritário a Coca-Cola Indústrias Ltda. (ver Fichário nº 15).
Toda a sua Diretoria funciona na Estrada do Itararé enquanto a gerência do Departamento de Comunicações está à Rua 24 de Fevereiro. A Coca-Cola Refrescos coordena as promoções de vendas, faixas, placas, letreiros, patrocínios, privilégios e merchandising naquelas áreas sob sua responsabilidade. Sua verba de comunicação em 1978 foi de cerca de 65 milhões de cruzeiros. Em 1979 deverá estar em pouco mais de 100 milhões.
Agências que atendem à Coca-Cola Refrescos:
Toda a criação publicitária e veiculação estão entregues às mesmas agências que atendem a Coca-Cola Indústrias: McCann Erickson-Rio para as Fantas (Laranja, Limão e Uva) e Coca-Cola, e DPZ-Rio para o Guaraná Taí.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• A Caio Domingues conquistou a conta da Amsterdam Sauer, uma cadeia de joalherias com 6 lojas no Rio, 6 em São Paulo e 1 em Belo Horizonte.
• Com a desativação da Comunicatum Est, seu diretor Nelson Mendes foi para a SGB.
• Escola Superior de Propaganda e Marketing faturando alto; com um recorde de alunos concomitantes desde sua criação no Rio: 200 estudantes.
• Confirmada, oficialmente por Roberto Saboia, coordenador da concorrência do Codimec: a conta está com a SGB.
• Flávio Cavalcanti é o novo diretor geral da Rede Capital de Comunicações, sediado no Rio de Janeiro. E Flávio Cavalcanti Jr. está em Brasília dirigindo a Rádio Manchete.
• Newton Fioranti assume a gerência de publicidade de Status e Planeta, no lugar de Armando Augusto do Carmo, que montou sua própria empresa.
• Segundo o relatório aos acionistas da Norton, no exercício que encerrou em 31-03-79 o crescimento da sua receita foi de 105% em termos absolutos e 60% deflacionados. Em sua distribuição de mídia, 60% foram para a televisão, 19% para jornal, 13% em revistas, 7% em rádio e 1% em outdoor.
• Haroldo de Andrade Publicidade e Promoções tem novos telefones: 396-0681/8066/8488.
• A Loja do Desenhista oferece na próxima terça-feira um coquetel aos produtores gráficos e homens de estúdio do Rio, na sede do Clube de Criação.
• Claudia Quaresma, chefe do departamento de pesquisa da Mesbla está ministrando a cadeira de pesquisa no curso de Gerência de Marketing, da Escola de Propaganda e Marketing.
• A revista Hotéis do Brasil passou a chamar-se Hotéis do Brasil & Turismo, abrangendo também este setor.
• José Francisco Queiroz deixou a Bloch Editores para ser Diretor de Atendimento e Mídia na agência GTM&C, de São Paulo.
• Foi instalada na ABI, ontem, com coquetel, a Coopim-Cooperativa dos Profissionais de Imprensa do Rio de Janeiro.
• O Jornalista Henrique Galinke, antigo colaborador do Ministro Delfim Netto e um de seus ardorosos admiradores deixou o Ministério da Agricultura para assumir a chefia de imprensa do novo Ministro do Planejamento, no Rio.
• A Atlântica Boavista está iniciando uma nova campanha utilizando como símbolo visual o arco-íris.
• Rubens Damato, da Painel Publicidade e José Esteves Sidow, da Pan Painéis, foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente da AEPAL - Associação das Empresas de Propaganda ao Ar Livre, na gestão que se estenderá até fevereiro de 1981.
• Carlos Martins (ex-diretor de arte da Caio-Rio) é o novo diretor de criação da Oliveira Murgel.
• Correspondência para a Janela: Rua Barão de Itambi. 7/605 - CEP 22231 - Rio - RJ. Tels.: 226-0638 e 286-4876.
• Não percam aos domingos, no Diário Popular de São Paulo a seção Asteriscos, com tudo sobre a propaganda brasileira.