Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 14/SET/1979
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Com a ausência do Grupo de Atendimento, e com a presença da ABP - Associação Brasileira de Propaganda, da ABA ­ Associação Brasileira de Anunciantes, do Grupo de Mídia, da Associação dos Fotógrafos Publicitários e do Clube de Criação do Rio de Janeiro realizou-se na última terça-feira, na sede de CCRJ um debate sobre conclusões do 2º Encontro Nacional de Criação Publicitária, recentemente em São Paulo.
Dos vários temas debatidos, marcou o do relacionamento entre os profissionais de criação e de atendimento de agência, que só não foi mais esclarecedor pela inexistência no debate de qualquer pessoa ligada ao atendimento. A polêmica se originou entre os próprios profissionais de criação, a partir da conclusão do Grupo de Estudos do 2º Encontro que constatou que, diante muitas vezes da ineficiência do atendimento -- ressalvada a capacidade dos profissionais de atendimentos -- a Criação está sendo forçada, cada vez mais, a atuar nessa área, buscando o briefing perfeito, o levantamento da concorrência e o planejamento, acarretando uma sobrecarga de trabalho em detrimento da qualidade, além de contribuir para o não aprimoramento do pessoal de atendimento. Os criadores presentes demonstraram preocupação por as agências estarem cada vez menos investindo em atendimento, haja vista o flagrante estreitamento do mercado de trabalho nesta área.
Sergio Lima, diretor de criação da McCann, lembrou que foi a própria criação que insistiu para também ir ao cliente apresentar as campanhas, um momento extremamente favorável. Segundo ele, depois a criação não enfrenta os problemas cotidianos que acabam desgastando a imagem do homem de atendimento e valorizando, por oposição, a do criador junto ao cliente. Outros criadores presentes reafirmaram ser favoráveis à presença da criação junto ao cliente, mas apenas para a apresentação da campanha, evitando se tornarem "muletas" do atendimento no dia-a-dia e com isso contribuírem para a diminuição do nível de exigência da qualidade daqueles profissionais. De acordo com as conclusões do 2º Encontro, isto ainda gera uma maior possibilidade de achatamentos salariais.
As preocupações dos criadores pelo setor de atendimento merecem ser consideradas. Segundo eles, está se tornando necessário rediscutir a função do atendimento na agência, que não o transforme em "boy de luxo", por exemplo. Até a aproximação do atendimento ao marketing está preocupando os criadores, já que "desta forma, o atendimento se torna praticamente um cliente, e defende menos as propostas da agência".

Fichários dos anunciantes cariocas - 15

COCA-COLA (I)

Coca-Cola Indústrias Ltda.
Rua Álvaro Ramos, 350
CEP 22280 – Rio de Janeiro - RJ
Tel.: 286-1122
Gerente Regional: José Roberto Albano
Gerente Regional Adjunto: Dino Manole
Divisão de Atividades Públicas: César Andrade
Divisão de Marketing: Jorge Giganti
Departamento de Pesquisas: Pedro Américo de Souza
Departamento de Orçamentos: Odilon Nogueira
Departamento de Operações: Mário Pinillos e Dalton Sampaio
Departamento de Post-Mix: Marcos Felipe Magalhães
Departamento de Comunicações: Luís César R. Martins
Unidade de Serviços Publicitários: Wesley Marine, tendo como assistente Oswalber Fernandes
Unidade de Merchandising: Waldir Araújo, tendo como assistentes Celso Schwartzer e Jayme Fowler
Unidade de Promoções: Roberto Raupp, tendo como assistente Ricardo Ladvocat.
A Coca-Cola Indústrias Ltda. é a responsável no Brasil pela produção de concentrados e sua distribuição às 51 fábricas regionais dos refrigerantes. A estes fabricantes cabe a comercialização do produto final. A propaganda, de maneira geral, é co-patrocinada pela Coca-Cola Indústrias com os diversos fabricantes, apesar de normalmente coordenada por ela. Na área do Rio, a fábrica é a Coca-Cola Refrescos S.A.
Atualmente a Coca-Cola Indústrias produz os refrigerantes Coca-Cola, Fanta (sabores Laranja, Uva e Limão) e Guaraná Taí, além da bebida nutritiva Saci. No mercado nacional de refrigerantes, o produto Coca-Cola tem 40% de participação (90% do sabor), enquanto as Fantas têm 8 %. Ainda não há dados referentes ao Guaraná Taí.
A Coca-Cola Indústrias é associada à ABA - Associação Brasileira de Anunciantes. Sua verba de comunicação (incluindo a parcela correspondente aos fabricantes), em 1979, deve chegar a 300 milhões de cruzeiros.
Agências que atendem a Coca-Cola:
Todo o trabalho de comunicação referente à Coca-Cola e Fantas está entregue à McCann Erickson-Rio. A agência responsável pelo Guaraná Taí é a DPZ-Rio.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming •

Sucessão sucessiva.
Não será surpresa, de forma alguma, para a Janela, se Edeson Coelho, que deixou de ser da agência quando saiu da gerência da DPZ-Rio para ser veículo, representando a revista Time no Brasil, retorne a um alto posto em outra agência carioca, desta vez a Salles/Inter-Americana. Esta nova função de Edeson, que também é o atual presidente da Associação Brasileira de Propaganda, viria a ser muito conveniente para a Salles-Rio, já que Paulo Roberto Lavrille de Carvalho, presidente anterior da ABP e atual diretor de agência, se mostra como o provável futuro presidente do Sindicato de Agências de Propaganda do Rio de Janeiro.

No balanço dos números.
Comparar balanços é uma atividade bastante curiosa. Esta semana, duas empresas de varejo publicaram os seus, declarando também suas verbas de propaganda e publicidade: a Globex Utilidades S.A., mais conhecida por Ponto Frio, e as Lojas Americanas S.A. O Ponto Frio, atendido pela SGB, aplicou, no seu exercício anual findo em 31 de maio último, Cr$ 96.174 mil em propaganda, para uma receita operacional de Cr$ 3,634.999 mil. Já as Lojas Americanas (conta da Jotaé/Kastrup), que tiveram no exercício anual encerrado em 30 de junho uma receita operacional bruta de Cr$ 7.717.360 mil, investiram em propaganda, de acordo com o balanço, não mais que Cr$ 5.500 mil.
A Gessy-Lever, considerada o maior anunciante do país, também deu seus dados em balanço publicado: foram Cr$ 504.193 mil aplicados em propaganda no exercício findo em 31 de março deste ano, para uma receita operacional de Cr$ 10.400.655 mil. No exercício anterior, a verba publicitária foi de Cr$ 348.752 mil, havendo uma receita de Cr$ 6.912.944 mil. Ou seja, a Gessy investiu proporcionalmente mais em 1978.

Só como combustível.
Enquanto o Código de Auto-Regulamentação não vira lei, continuam tramitando pelo Legislativo projetos restritivos à Propaganda. Aí está outro: o do deputado Rosemburgo Romano (MDB-MG) que proíbe a propaganda de bebidas alcoólicas em todo e qualquer veículo de comunicação do país, sob pena de multa de 500 mil cruzeiros, duplicada em casos de reincidência. Na justificativa do projeto, o deputado apresenta todos os problemas conhecidamente responsabilizáveis pelo uso abusivo do álcool.

Esquecimento.
O conhecido mídia Altino José de Barros estará completando, no dia 18 próximo 35 anos de McCann Erickson. Em São Paulo, onde Altino chegou a Diretor de Mídia da agência vai ter festa na Terrazza Martini comemorando. E no Rio, o pessoal da McCann, onde Altino começou e passou grande parte de sua vida profissional, não vai haver nada?

Mídias On Parade.
Quem quiser se aprimorar em mídia terá um final de mês excelente: na próxima terça-feira, dia 18, às 19:30hs no auditório do Jornal do Commercio, o diretor de pesquisa de mídia de Marplan, Sr. José Lopes, fará uma apresentação para os mídias do Rio de Janeiro de todo o critério (metodologia, amostragem etc) para elaboração dos Estudos Marplan. E no dia 26, quarta-feira, às 20:00hs, no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais, a Associação dos Contatos de Veículos de Comunicação promoverá uma palestra de Maria Alice Langoni, planejadora de mídia da MPM, sobre sua especialidade, '"Planejamento de Mídia".

A vinda do rei da voz
Folheando nossos arquivos, descobrimos uma matéria da Gazeta Mercantil de 9-10-1978, sobre o presidente da Artplan, Roberto Medina, com o seguinte título: "Medina garante trazer Frank Sinatra ao Brasil", e anunciando que o cantor viria até julho de 1979, marcando, com a promoção, "iniciar a expansão de nossas atividades", segundo ele. Como se vê, porém, é mais fácil construir uma sede de 8 andares na Lagoa para uma agência que trazer o homem.
Mas Roberto Medina é um profissional ousado e obstinado, e nada lhe parece impossível (comenta-se até que a apurada elegância da recepcionista da Artplan é para não ser surpreendida por Sinatra entrando repentinamente pela porta da agência).
Só o pessoal da agência é que está preocupado. Afinal, dizem eles, depois de trazer Sinatra, já imaginaram o que Medina terá que inventar para se superar?

Dois Top no Rio
O Rio de Janeiro teve este ano os trabalhos de duas agências premiados pelo Top de Marketing da ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil: a Salles, por sua campanha para o DNER, e a Abaeté, pelo case-history do Laboratório Gross (e primeira empresa nacional do setor farmacêutico a receber o Top).
Também foram premiados com o TOP de Marketing os seguintes trabalhos que receberão seu prêmio dia 30 de outubro: Bradesco (também da Salles), Colgate-Palmolive (Siboney), Comitê de Expansão do Consumo de Chocolate (Santos & Santos), Eletroparts e General Motors (McCann Erickson), Philip Morris (Léo Burnett), Saldiva Publicidade, Staroup (Gang) e Volkswagen (Almap).

O fim dos comunicólogos.
O presidente do Conselho Nacional dos Clubes de Criação, Pedro Galvão, vai participar de um debate, a convite da PUC de Belo Horizonte, sobre curriculum de Escolas de Comunicação, no qual serão levantadas propostas de alteração. O debate deverá ser movimentado, já que no 2° Encontro de Criação, recém-ocorrido em S. Paulo, foi aprovada uma moção que praticamente extingue as faculdades de comunicação, pois recomenda que "a Regulamentação da Profissão não deverá exigir curso superior para publicitários em nenhum nível, mas que incentive a existência de cursos livres e abertos a todos".

Diplomata era o outro.
Enquanto em São Paulo, Roberto Duailibi, no 2º Encontro de Criação, pedia publicamente desculpas a Ruy Lisboa sobre o malfadado ponto de interrogação do anúncio que Ruy considera tanto ter-lhe prejudicado, o mesmo Ruy, no programa da TV Educativa "A verdade de cada um", provavelmente em VT, afirmava que fora despedido da Denison Propaganda porque havia entrado com uma ação contra o CNP - Conselho Nacional de Propaganda, atualmente presidido por Oriovaldo Vargas Loffler, que também é presidente da Denison.
O estranho, neste caso, além da deselegância, é que quando as pessoas começam a esquecer de que Ruy não estava empregado quando foi premiado pelo Concurso do Unibanco, vem o próprio e relembra a todo mundo.
E agora a cores, no vídeo. Como aquele garoto personagem do Planeta dos Homens, também a cores e no vídeo, ele se chama Ruy, mas não é Barbosa.

Quem não chora...
Há algumas semanas protestamos pelo fato de o concurso "O melhor jingle do ano", promovido pela Rádio Bandeirantes, só prever jurados paulistas. Pois bem, no último jornalzinho "Bandeirantes Rádio, Hoje", vem um "Recado à TRIBUNA DA IMPRENSA", afirmando que vai ter carioca no júri. Isto é muito bom, pois o jingle inscrito não precisa ter sua veiculação nas emissoras paulistas, e os cariocas também concorrerão.
• A concorrência para a conta da 4ª Feira Nacional do Vinho, que se realiza em Bento Gonçalves a partir de 6 de outubro, foi vencida pela agência gaúcha Publivar .
• A relações públicas Vera Caldas, da Casa do Desenho, comunica que o Prof. Antônio Caldas estará dando cursos de Teoria e Prática de Marketing e Comercialização, Marketing & Comunicação, e Marketing & Persuasão a partir de outubro, numa promoção da ABM ­ Associação Brasileira de Marketing • O Grupo de Mídia do Rio se reúne dia 18 às 9:00hs na ESPM para discutir o plano de trabalho a ser desenvolvido para a gestão 79/80. Os redatores Eliud Lima (ex-MPM) e Tânia Mari o (ex-Fermac) estão agora na UEB Publicidade. • O artista plástico Waldir Sarubi, conhecido dos meios publicitários, fará sua vernissage terça-feira, às 21 horas, na Galeria André Sigaud, apresentando aquarelas e desenhos. • A NP Publicidade passou a representar comercialmente a TV Regional Canal 8, de Brasília. E também as revistas Você (dirigida a passageiros de taxis aéreos), Aerojet e Aero-Naval . • Marcio Ehrlich foi convidado a dar uma palestra durante o Seminário de Marketing de Serviços que o Prof. Manoel Maria de Vasconcelos está coordenando na Fundação Getúlio Vargas, de 19 a 21 de setembro. Correspondência para a Janela: Rua Barão de Itambi, 7/605 - CEP 22231 - Rio-RJ. Telefones 326-0638 e 286-4876.