Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
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Carlos Gonçalves desfaz com Century e vai para MPM.
Apesar de divulgado oficialmente, o acordo entre o ex-presidente da Premium Propaganda, Carlos Alberto Campins Gonçalves, e Vitor Berbara, diretor da Century Publicidade, para compor a nova sociedade desta agência, acabou sendo desfeito. A partir da próxima semana, Carlos Gonçalves deverá estar atuando como diretor na MPM Propaganda.
Também desligou-se da Premium a conta das Casas Sendas, que passará a ser atendida pela MPM, segundo informações de Gonçalves. Enquanto isso, na Premium, o Coronel Newton Leitão assume a direção da agência.
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Technos Relógios comemora seu aniversário chegando a um bilhão de faturamento.
No momento em que completa 23 anos no mercado brasileiro, a Technos Relógios S.A. espera alcançar a cifra de um bilhão de cruzeiros de faturamento, ou seja, praticamente o dobro do que faturou em 1978, quando chegou a 588 milhões. Estes dados fizeram parte de um audiovisual apresentado pela empresa durante um jantar, na última terça-feira, quando foi lançada a nova coleção "Technos Quartz".
O audio-visual (preparado pela Standard e Celavi, com um dos melhores textos que já ouvimos no gênero, redigido por Luís Vieira) contava todo o case-history da Technos, que em 1974 teve suas vendas reduzidas barbaramente, por não se adequar ao mercado, renovando sua linha. Em 1976, porém, a empresa decidiu assumir a proposta, em sua propaganda, de que relógio era moda, e o consumidor poderia trocá-lo a cada ano, quando surgissem novos modelos. Reformulando toda a sua linha de produtos, a partir do modelo Caravelle, a Technos naquele ano começou o surpreendente crescimento de faturamento, já em 1971 passava dos 125 milhões de cruzeiros para 340 milhões. Em agosto de 1978, as vendas estavam 90% acima de agosto do ano anterior, e chegaram, no final do ano, àqueles 588 milhões. Este histórico, inclusive, levou a Technos a receber, ano passado, o Destaque de Marketing da Associação Brasileira de Marketing.
Fichário dos anunciantes cariocas - 14
TECHNOS
Technos Relógios S.A.
Rua Marquês de São Vicente, 22
CEP 22451 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: 274-2622
Presidente: Mário Hilário Goettems.
Diretor Comercial: Euniro Berger Farah
Gerente de Publicidade e Promoções. Antônio Santin - responsável pelos contatos com a agência, para as áreas de propaganda, relações públicas e promoções.
A Technos já está no mercado brasileiro há 23 anos. Sua verba publicitária para o exercício fiscal de 1º de maio de 1979 a 30 de abril de 1980 deverá se situar em 65 milhões de cruzeiros, contra 40 milhões do exercício anterior.
Agências que atende a Technos:
Toda a propaganda institucional e de produtos, quando não sejam anúncios cooperativos, é de responsabilidade da Standard, Ogilvy & Mather, do Rio. |
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
• A Codimec selecionou como pré-qualificadas em sua concorrência as agências SGB, MPM, Norton e Standard. Aquela que atenderá efetivamente a conta ainda não está oficialmente escolhida, segundo nos informa Roberto Saboia, do Codimec, responsável pela concorrência. Ainda assim, a nível exclusivamente de rumores, circula no mercado que uma das agências mais bem posicionada no páreo seria a SGB.
• Dieter Kellerman desligouse do departamento de marketing da R. J. Reynolds.
• Mario Makoto foi promovido a Diretor de Mídia da DPZ-Rio, compondo na Diretoria da agência com Ronald Persichetti (Diretor Geral) e Juan Vicente (Diretor de Operações). Makoto é um dos mais conceituados profissionais de mídia desta praça.
• A MPM está com novas contas: Chocolate Caseiro Gramado e Transportes Fink.
• Mais um projeto apresentado na Câmara sobre propaganda, e que precisa ser averiguado pelas lideranças da classe: é o de número 1.449/79, de autoria do Sr. Carlos Nelson, e disciplina a publicidade de cigarros e bebidas alcóolicas no rádio e televisão, tendo sido anexado ao Projeto de Lei nº 19/79, nos termos do Art. 71 do RI.
• A Denison conquistou a conta da NCR National Cash Register, fabricante de caixas registradoras.
• Os ouvintes de rádio no Brasil receberão nos próximos meses uma grata surpresa: o serviço de transmissão em AM estereofônico, tal como a atual FM. A primeira emissora a se utilizar do sistema deverá ser do sistema Globo de Rádio.
• Foi fundada a Associação Profissional dos Publicitários de Pernambuco, passo inicial para a existência do Sindicato local da classe, e da Federação dos Publicitários.
• A Fundação Getúlio Vargas estará realizando, dias 19, 20 e 21 de setembro, das 8:30 horas às 17 horas, um Seminário sobre Marketing de Serviços coordenado pelo Prof. Manoel Maria de Vasconcelos, em que se apresentará técnicas sob o enfoque eminentemente modernas aplicáveis ao setor, prático. Informações podem ser obtidas pelos telefones: 252-1857, 222-3159 e 221-2888.
• Cresce a expectativa do mercado carioca quanto ao edital de convocação das eleições para o Sindicato das Agências, atualmente presidido por João Moacir de Medeiros. A expectativa se deve à promessa do próprio Medeiros a esta coluna de convocar eleições tão logo ficassem resolvidas as negociações entre patrões e empregados da propaganda, o que já aconteceu.
• Carlos Alberto Rabaça (exShell) assume a chefia do Serviço de Relações Públicas da Petrobras, no lugar do General Antônio de Barros Nunes.
• Deu na Gazeta Mercantil, esta observação do gerente de marketing da Indústria Phebo, Disney Criscione, de perfumes e cosméticos: "A política oficial de reajustes semestrais dos salários é de grande interesse para nós: não só o povo terá mais condições de comprar o ano todo, como poderá comprar produtos supérfluos, entre eles os de perfumaria".
• A Produtora Power está em novo endereço: Rua Pacheco Leão, 1164, e com os telefones 246-1110 e 226-8133.
• Olha ai outro projeto contra a propaganda de cigarros: é o do deputado José Maria de Carvalho (Arena-RJ), proibindo a publicidade de cigarros, charutos, cigarrilhas ou qualquer outro produto que contenha fumo, através de imagens, sons ou palavras que associem o hábito de fumar à virilidade, ao sucesso, ao vigor, à perspicácia ou ao encanto pessoal do consumidor.
• A ABP - Associação Brasileira de Propaganda, a ABA - Associação Brasileira de Anunciantes, o Grupo de Atendimento, o Grupo de Mídia e profissionais do Rio, de São Paulo e do Norte-Nordeste estarão participando no próximo dia 11, terça-feira, às 8:30 horas da noite, de um debate organizado pelo Clube de Criação do Rio de Janeiro em sua sede (Av. Ataulfo de Paiva, 135 – Terraço) sobre as conclusões do II Encontro Nacional de Criação Publicitária, recém-realizado em São Paulo.
• A SGB está enviando Roberto Leal e Carlos Alberto Parente, seus diretores, para a reunião em Nova York que a Grey International Partners realiza a cada dois anos com suas associadas de todo o mundo.
• Vocês não acham que D. Pedro I, no filme da Semana da Pátria, dissociado do contexto do longa-metragem de onde as cenas foram retiradas, está por demais ofensivo aos portugueses, chamando-os de cachorros, canalhas, etc? Afinal, nem todos os espectadores de TV assistiram o filme para entender de onde ele foi tirado, e de que se refere efetivamente aos idos de 1822.
• Osmar Gonçalves está assumindo a Gerência Comercial de toda a Rede Manchete de rádios, deixando as revistas da empresa.
• A revista Meio & Mensagem encartará na edição da segunda quinzena de setembro um "Informe Especial de Agências e Anunciantes/79", abrangendo os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espirito Santo.
• O Informativo de Mídia da McCann Erickson, um dos grandes serviços de utilidade para a classe produzidos pela agência, está completando 3 anos de circulação ininterrupta, atingindo 1560 exemplares semanais. Nossos parabéns a McCann e ao dinâmico Heitor Perez, responsável pelo Informativo. Aliás, neste último número, o Informativo trás uma relação detalhada preparada pelo Departamento de pesquisa de mídia da McCann das 94 emissoras de televisão no Brasil.
• Está coluna não estranhará se a Brahma lançar até o fim do ano seu refrigerante com sabor "Cola", com um nome algo parecido com Bra-Cola. O produto já entrará com a fantástica força de distribuição da Brahma, que, segundo um primoroso livreto comemorativo dos 75 anos da empresa (e produzido nela Denison), está representada por "mais de 350 mil pontos de vendas espalhados por todo o país".
• A Mendes Publicidade aumentou seu capital social, passando de Cr$ 3 milhões para Cr$ 5,5 milhões, incorporando reservas e lucros. A Mendes continua sendo a agência de propaganda de maior capital na região Norte-Nordeste, excetuando-se a Bahia.
• A ABP - Associação Brasileira de Propaganda nomeou Francisco Borghoff, o 2º vicepresidente da entidade, seu representante na Comissão Organizadora do 1º Cibam Congresso Íbero-Americano de Publicidade, que se realizará de 22 a 25 de outubro próximo, em São Paulo.
• A Thompson contratou Ronald Galvão Lins (ex-Agência da Casa da TV Globo) como diretor de arte.
• A Fiat Automóveis ofereceu um simpático coquetel na última quarta-feira no Rio's, do Parque do Flamengo, para apresentar sua "Team Asepto-gyl - Concessionárias Fiat", equipe Internacional Feminina do Rallye. Este Aseptogyl é um dentifrício de origem francesa que está para ser lançado no Brasil.
• A CBBA - Rio contratou o redator Ayres Vinagre (exArtplan, onde foi o responsável pelo lançamento da Comunidade de Itaipu, entre outros).
• Correspondências para a Janela: Rua Barão de ltambi, 7/605 - Cep 22231 - Rio RJ. Telefones 226-0638 e 286-4876.
Nesta época de publicações de balanços semestrais, várias empresas não escondem os dados referentes a seus investimentos em Propaganda e Publicidade. A Brahma, por exemplo, declara ter mobilizado, no período de 1° de fevereiro até 31 de julho de 1979, Cr$ 100.411 mil, contra Cr$ 40.043 mil do semestre correspondente do ano anterior. A receita operacional bruta da Brahma, neste semestre, foi de Cr$ 5.174.051 mil.
A White Martins também publicou sua verba de propaganda no primeiro semestre de 79: foi de Cr$ 1.275 mil, para uma receita bruta de Cr$ 3.693.485 mil.
Outra empresa sediada no Rio que acaba de publicar seus dados é a Sano S.A. De acordo com o balanço encerrado em 30 de junho de 1979, a Sano investiu em propaganda e publicidade Cr$ 8.326 mil, tendo uma receita operacional bruta de Cr$ 651.343 mil. |
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