Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 24/AGO/1979
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Trabalho conjunto de agência e produtora ganha Leão.

O filme "Bonecas", assinado pela Pro-Matre, recebeu o maior prêmio brasileiro no Festival Sawa, em Cannes: um Leão de Prata na concorrida categoria "Serviços e Utilidade Pública" - para a qual o júri, inclusive, sequer dedicou um Leão de Ouro.
Este filme, produzido pela Jodaf para a Lintas, tem uma estória bastante interessante. Quem conta é João Daniel Tikhomiroff, diretor da produtora Jodaf.
"Bonecas", um filme nascido de maneira pouco usual, ou seja, sem anunciante determinado, veio mais uma vez comprovar uma tese que defendemos: a do diretor do filme participar de sua elaboração, junto à dupla de criação, desde o desenvolvimento da ideia para o roteiro.
Tudo começou quando a dupla Ciro Pelicano e Márcio Carvalho, da Lintas, veio nos propor uma espécie de "contrato de risco", ou seja, a Jodaf produziria um filme que, depois de pronto, a Lintas procuraria um anunciante que se dispusesse a assiná-lo. A ideia era tentadora. Ao contrário dos "auês" alegres e festivos deste Ano Internacional da Criança, o filme falaria sério e objetivamente sobre o problema da mortalidade infantil no Brasil, usando unicamente bonecas inertes, algumas até mutiladas, para simbolizar crianças mortas.
Topamos imediatamente, e formamos uma "trinca de criação": junto com Ciro e Márcio, passamos a desenvolver o roteiro, debater clima de luz e de sonoplastia, retirando da linguagem cinematográfica outros elementos dramáticos para conseguir a atmosfera necessária e atingir os objetivos do filme.
Para dar o clima que pretendíamos, por exemplo, Hugo Tikhomiroff, nosso diretor de produção, conseguiu, após pesquisas com colecionadores, bonecas que eram verdadeiras preciosidades: algumas do século passado, com valor de até mais de cem mil cruzeiros.
Finalmente, com o filme pronto, surgiu o problema: quem assinaria? Pela força comunitária do produto final, a agência e nós decidimos. Abriríamos mãos de nossos ganhos, e ofereceríamos o trabalho a alguma instituição séria que atuasse junto às crianças brasileiras e pudesse ser beneficiada pela proposta do filme.
A Pro-Matre, indicada por um próprio cliente da Lintas, aceitou imediatamente. O slogan final, criado então, caiu como uma luva: "Ajude uma criança a não morrer. Ligue 243-8106", com a assinatura da Pro-Matre. Só faltaria veicular, mas as emissoras de televisão, colaborando com a iniciativa, não recusaram ceder gratuitamente seus espaços.
Como resultado, o que esperávamos: inúmeros telefonemas e doações chegaram à Pro-Matre. Meses depois, num festival internacional de filmes publicitários, nosso trabalho receberia sua segunda recompensa – o Leão de Prata.
Esta é a equipe técnica responsável por "Bonecas".
Agência: SSC&B: Lintas
Cliente: Pro-Matre
Criação: Ciro Pelicano e Márcio Carvalho
Produtor de RTVC: Rubens Spadaforo.
Direção: João Daniel Tikhomiroff
Produtora: Jodaf
Produção: Hugo Tikhomiroff
Fotografia e Montagem: João Daniel Tikhomiroff.

O futuro da propaganda brasileira será decidido no 1º Encontro de agências.

O 1º Encontro Brasileiro de Agências de Propaganda, provavelmente o mais importante evento da publicidade brasileira em 1979, teve suas discussões transferidas para os dias 12, 13 e 14 de setembro próximos, no Hilton Hotel, em São Paulo.
Reunindo, pela primeira vez, os empresários de Agências de Propaganda para rever toda a problemática do negócio da indústria da propaganda, sob a ótica da Agência, o encontro será a grande oportunidade para a Diretoria Nacional da poderosa ABAP - Associação Brasileira de Agências de Propaganda colher subsídios que orientem sua atuação a partir de então, o que numa simples Assembleia Geral Extraordinária seria impossível de se determinar.
O Encontro funcionará com sete comissões, cada uma cobrindo um tema específico, através de apresentações de teses por escrito ou subsídios pessoais. Na sessão plenária final, todos os participantes poderão tomar conhecimento das resoluções de cada Comissão, para então votar em sua aprovação ou não.
Estes são os temas a serem discutidos no 1º Encontro de Agências:
1 - A instituição Agência de Publicidade: o que é sua utilidade, seus privilégios.
2 - O relacionamento agência/cliente. Os serviços que presta; Forma de remuneração.
3 - Institucionalização da bonificação como fator de receita da agência. Forma de contabilização; O caráter de intransferibilidade; a padronização de critérios.
4 - A House-Agency, O que é; Que privilégio deve ter comparado com o das agências; Quais são as houses existentes hoje?
5 - O anunciante direto. Consequências diretas de repercussão sobre o negócio de agências; Os privilégios individuais que recebe dos veículos.
6 - Posição das agências ante a regulamentação profissional.
7 - O papel da ABAP como representante do negócio de Agência de Propaganda. Atualização dos Estatutos da ABAP, e sua integração nacional; A pequena e média Agência e sua presença na ABAP.
Os temas são todos explosivos, e as resoluções a serem tomadas nestes três dias poderão mudar completamente vários rumos da propaganda brasileira. Seguramente deste encontro sairá a sobrevivência ou não do IV Congresso na Bahia, e com que temas, a manutenção ou desaparecimento de entidade como a ANAP ­ Associação Nacional das Agências de Propaganda e o Cedampa - Centro de Desenvolvimento da Média e Pequena Agência, criados para suprir a dificuldade que as agências de menor porte encontram para se filiar à ABAP, ou em protesto ao voto não igualitário desta associação, entre outras justificativas.
As inscrições para o 1° Encontro estão abertas até 31 de agosto, e dele só poderão participar associados da ABAP.

Publicitários brasileiros debatem a criação de sua Federação.

No próximo dia 28 de agosto, às 9 horas, o sindicato dos publicitários do Rio de Janeiro estará reunindo, em sua sede, seus associados para deliberar sobre a adesão à proposta da Fundação de uma Federação Interestadual de Publicitários e de Empregados na Administração de Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas.
A ideia de se reunir numa Federação não é recente entre os vários sindicatos estaduais da classe. Pela legislação, porém, são necessárias cinco entidades que já tenham sua carta sindical, para que isso seja possível, e com a não participação do sindicato de São Paulo, que vem se mantendo alheio a qualquer atuação mais ampla, o projeto vinha sendo adiado. A solução foi encontrada com a adesão à proposta dos outros sindicatos estaduais de publicitários, dos sindicatos dos empregados na administração de empresas proprietárias de jornais e revistas, considerados, legalmente, categorias afins. Na federação, portanto, estarão o sindicato de publicitários do Rio, o de Brasília, e o de Belo Horizonte, e de Porto Alegre.
A existência de uma federação é extremamente vantajosa, para os profissionais brasileiros, diz Murilo Coutinho, presidente do sindicato de publicitários carioca. Afinal, da contribuição sindical obrigatória descontada dos profissionais anualmente (correspondente a um dia de trabalho), 20% é retido automaticamente pelo governo, 60% vem para o sindicato, 15% para a federação correspondente e 5% para a confederação de todas as categorias congêneres. Com a inexistência da Federação, aquela percentagem de 15%está sendo encaminhada automaticamente à Confederação, diluindo os benefícios aos publicitários brasileiros.
Com esta verba, Murilo Coutinho acredita que seja mais fácil contar com uma estrutura capaz de estimular o surgimento de novos sindicatos através do país, para que se possa, então, fundar uma Federação exclusivamente de Publicitários, e outra apenas de Empregados de Veículos. No momento, inclusive, os sindicatos existentes estão apoiando a fundação dos de Porto Alegre, Belém e Salvador.
Entre outras metas da federação está a de unificar a época do dissidio coletivo em todo o país. Murilo Coutinho diz que, desta forma, os sindicatos terão maior poder de barganha para ver atendidas suas reivindicações. Ele afirma que "até hoje, a política sindical do Governo vinha sendo dividir ao máximo as categorias profissionais, com o intuito de enfraquecê-las". Com a Federação, este problema diminuirá.
A Federação também pretende incentivar os publicitários paulistas a participar do sindicato local, com a finalidade de trazê-lo para o movimento de união nacional proposto pelos outros Estados. Hoje, inclusive, no 2° Encontro Nacional de Criação Publicitária, que se realiza em São Paulo, Murilo Coutinho deverá estar debatendo com os criadores paulistas a este respeito.

Fichário dos anunciantes cariocas – 12

BANCO NACIONAL

Banco Nacional S.A.
Av. Rio Branco, 25/sobreloja
Tels.: 253-5996 e 233-3189
CEP 20090 - Rio de Janeiro - RJ
Presidente: Eduardo de Magalhães Pinto
Gerente de Marketing: Luís Henrique S. Furquim de Campos
Gerente de propaganda: Alfredo José Bittencourt
Analistas: Jean Talomis e Carlos Moreira da Silva - responsáveis por pesquisas de campo e de produtos.
Chefias de Setores:
• Desenvolvimento de Agências: Paulo Nascimento Silva.
• Mala Direta: Carlos Roberto Araujo.
• Promoções: Alexandre Manhães.
• Programação Visual: Ilka Braga Nogueira
• Pagamentos e Controle de Custos: Ilídeo Pinto da Silva.
Toda a publicidade nacional do Banco Nacional é centralizada no Rio de Janeiro. Sua verba de comunicação, em 1978, foi de cerca de 50 milhões. Em 1979, a verba deverá estar entre 80-90 milhões de cruzeiros. O Banco Nacional é membro da ABA ­ Associação Brasileira de Anunciantes.
Agências que atende o Banco Nacional:
Toda a publicidade de produtos (cheques de viagens, contas especiais, prestação de serviços, etc.) ou institucional está a cargo da Sinal.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• Foi novamente fundado no Rio de Janeiro o Grupo de Atendimento, reunindo os profissionais de atendimento de agências. Auguramos ao GA votos de mais felicidade e organização que das oportunidades anteriores.
• Mário Provenzano está desativando sua agência para montar escritório em sua residência e tornar-se autônomo. As Óticas Brasil, no momento, não estão sendo atendidas por qualquer agência.
Dirceu Nascimento (Bloch), Marcia Brito, Marcio Ehrlich, Cecilia Dutra (Standard)
• Representantes das principais associações de comunicação e agências de propaganda brasileiras estiveram presentes no coquetel realizado na Galeria da Bloch Editores em homenagem à nova Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho Superior da Associação Brasileira de Propaganda, realizado na última sexta-feira.
Na foto, Dirceu Nascimento (Bloch), Marcia Brito, Marcio Ehrlich, Cecilia Dutra (Standard) e uma profissional do atendimento da revista Desfile.
• Carlos Provenzano acaba de ser contratado para trabalhar na JVS, que aliás, conquistou as contas das joalherias Doarei e do Banco do Desenvolvimento do Estado do Maranhão.
• Continuam saindo nos jornais os classificados procurando moças relações públicas de boa aparência para serem vendedoras. Enquanto isso, o Conselho de Relações Públicas ameaça cassar e publicar os nomes de seus associados que estão atrasados com a anuidade.
• Yusul Iwamoto (Esquire) é o novo Secretário Geral eleito do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro, tendo como Segundo Secretário Edinaldo de Jesus (Salles). Na Comissão Nacional ficou Maria Alice Langoni (MPM), e coordenando as comissões de trabalho Kerma de Farias (CBBA) e André Carneiro (Salles).
• A Brastemp passará a produzir e comercializar os refrigeradores Frigidaire.
• Começou ontem o 2º Encontro Nacional de Criação Publicitária, em São Paulo, estendendo­se até domingo.
• O diretor de arte Jacques Lewkowicz está se transferindo da Caio-Rio para a Caio-SP, fazendo dupla com Eduardo Meyer. E Helga Miethke passa a Diretora de Criação daquela agência continuando, porém, em dupla com Joca Pereira.
• A Assessor continua crescendo e contratou Guilherme Farros Pinto (ex-Thompson MPM e Perfil) para dirigir seu Departamento de Pesquisa.
• Conforme publicamos há algumas semanas Oriovaldo Vargas assumiu realmente como novo presidente do Conselho Nacional de Propaganda, tendo como vice-presidentes João Carlos Magaldi, Rui Flacks Schneider, Roberto Duailibi e Mário Germano. Os secretários são George Jonas e Oscar Colucci, os tesoureiros Juan Corduan e Rosenthal Siano, e o Conselho está formado por Luís Furquim, Petrônio Correa, Edeson Coelho, Luís Sales, Geraldo Alonso e Luís Celso de Piratininga.
• Apareceu uma agência em São Paulo, chamada Síntese, fazendo um anúncio que incentiva o cliente a diminuir sua verba de propaganda. E que ainda assim garante que faz um trabalho melhor que as concorrentes. Não dá para desconfiar da seriedade desta agência?
• Luís Celso Piratininga nos informa que Fernando Reis não terá qualquer ligação oficial com o FIAP - Festival Íbero-Americano do Filme Publicitário.
• Não será surpresa para esta coluna se for anunciado, repentinamente, o desligamento de Moysés Fuks da Estrutural.
• Recomeçou com sucesso o novo curso de Gerência de Marketing na Escola de Propaganda e Marketing do Rio. Nesta primeira fase, de Introdução ao Marketing, as aulas são dadas por Reinaldo Paes Barreto, Gerente de Produtos da Souza Cruz.
• Carta enviada pela Professa, com o título de "Denison perde a Brahma para a Professa":
"Após uma nota publicada pela Janela Publicitária onde dizia que a Propaganda Professa havia derrotado a equipe de Visão em um jogo de futebol-de-salão e que nós estaríamos interessados em disputar partidas contra agências de publicidade, ocorreu uma pronta resposta das outras agências para a realização de embates futebolísticos".
"A Denison estava contando com a vitória e já tinha até preparado um release onde o título era A Brahma continua na Denison". Como vencemos o jogo, nada mais natural que o titulo desta.
Além destes enfoques, viemos a saber que aquela nota gerou um interesse para a realização de um campeonato Inter-agências. A ideia é boa. Esperamos que seja realizada.
"Aproveitamos a oportunidade para cumprimentar esta coluna pela gentileza que nos tem demonstrado."
N.R.: Se for organizado o campeonato, as agências podem contar que divulgamos a tabela. E os resultados.

• Correspondência para a Janela: Rua Barão de Itambi nº 7/605 - Cep 22231 - Rio-RJ. Nossos telefones são: 226-0838 e 286-4876.