| .jpg) Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
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 A Pepsico está entrando no  Brasil na "guerra do limão", lançando seu refrigerante Teem, naquele  sabor. O produto já está sendo distribuído, contando com campanha publicitária,  nos mercados de Vitória e Fortaleza, e até 1980 deverá ter coberto todo o  Brasil, excetuando-se Rio e São Paulo.Segundo Roberto Bica,  diretor de Marketing da Pepsico, Teem vem alcançando um resultado surpreendente  nos mercados testados, tendo conseguido, através de testes cegos de sabor,  aceitação superior aos concorrentes. Na campanha de lançamento, está sendo  utilizado o mesmo tema internacional do Teem - "para a pior sede"  e  o filme, produzido no Brasil, mostra um caubói chegando do deserto em um saloon  e pedindo um saco de batatas fritas, para aumentar sua sede e depois beber o  refrigerante.
 A decisão de não colocar, a  médio prazo, o produto nos mercados de Rio e São Paulo se insere no  planejamento da PepsiCo para todos seus refrigerantes. Nos próximos dois anos,  diz Roberto Bica, a empresa se dedicaria a incrementar a venda de Pepsi,  Mirinda e Teem em todo o País, deixando para Rio e São Paulo o trabalho de ampliação  de sua sede de distribuição nestas praças.
 Propaganda terá novo sistema para classificar o  consumidor A ABA - Associação  Brasileira de Anunciantes e a ABIPEME - Associação Brasileira dos Institutos de  Pesquisa de Mercado aprovaram a adoção de um novo critério de classificação sócio-econômica  em virtude das alterações sócio-econômicas ocorridas nestes últimos anos no  Brasil.Aplicável às pesquisas de  mercado e de opinião pública de todo o país, o novo critério ABA - ABIPEME  divide a população em cinco classes: A, B, C, D e E. Durante algum tempo, as  entidades ainda utilizarão o sistema anterior junto com o novo para que não se  perca o histórico das pesquisas e dados coletados até hoje.
 O significado da escala, em  termos econômicos, é a medida de capacidade de compra de um individuo. Este  objetivo é conseguido através de uma contagem de pontos em relação aos bens de  conforto familiar e nível de instrução, ao invés de níveis de renda. A renda  não será utilizada como informação devido às distorções que têm sido  demonstradas: as classes socialmente mais elevadas informam ganhos inferiores  ao real, por problemas junto ao imposto de renda, e as classes mais baixas  inflacionam sua renda, provável ente por status e para ampliar suas condições  de crédito. O novo critério, segundo as entidades refletirá melhor o que  acontece no mercado, por ser mais dinâmico.
 
                                                 | Fichário dos anunciantes cariocas - 11 PEPSI                                                 Pepsico Produtos Alimentícios    e Refrigerantes Ltda.Rua Voluntária da Pátria,    45/6° e 7° andares.
 Tel.: 286-6522
 CEP: 22270 - Rio de    Janeiro-RJ
 Presidente de Área: Craig    Weatherup - responsável pela Pepsico no Brasil, Paraguai, Chile, Uruguai e    Argentina.
 Presidente da região    Brasil: Alfonso da Lapuente.
 Diretor Financeiro:    Cláudio Castro.
 Diretor de Operações:    Jorge Barbieux.
 Diretor de Engenharia:    Oscar Pesce.
 Diretor de Marketing:    Roberto Bica.
 Gerente Senior de Serviços    de Marketing: Francisco Vieira - coordena os serviços de marketing e institucionais.
 Gerentes Junior de    Serviços de Marketing:
 - Paulo Roberto Bertone -;    responsável por promoções ao consumidor e ao varejo, e pela coordenação de    mídia.
 - Carlos Soares -    responsável por pesquisas de mercado, por eventos especiais e por lançamento    de novos produtos e embalagens.
 Apenas a Divisão de    Refrigerantes funciona no Rio de Janeiro. A Divisão de Produtos alimentícios    está sediada em São Paulo, tendo produtos como Elma Chips (atendido pela    Young & Rubicam).
 A Divisão de Refrigerantes    conta com os produtos Pepsicola (sabor "cola"), Mirinda (sabor    laranja), Teem (sabor limão) e Guaraná Sielva (restrito ao Rio Grande do    Sul).
 A PepsiCo patrocina duas    equipes de esporte: skate e asa delta. Sua verba publicitária em 1978 foi de    cerca de 50 milhões de cruzeiros. Em 1979, deverá ser de aproximadamente 42    milhões, distribuídos 96% para televisão e 5% para rádio. A Pepsico é    associada da ABA - Associação Brasileira de Anunciantes. Agências que atendem    a Pepsi:
 Toda a propaganda de    Pepsi, Mirinda e Teem, assim como a Assessoria de Relações Públicas e de    Imprensa está com a MPM-Rio. A Pepsico também se utiliza da Chancela, de São    Paulo, para promoções e eventos especiais.
 
 *Um levantamento Janela    Publicitária/Tribuna da Imprensa.
 |  Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming • Parece que o ânimo do  mercado começa a melhorar, como se esperava, com o desenrolar do segundo  semestre. Pelo menos, começam a aparecer os indícios de novos negócios. Vejam  só:• Complementando a notícia  de semana passada, que a McCann teria ficado com a parte de novos produtos da  Helena Rubinstein, podemos informar que a Denison é que ficará com todo o  restante da conta.
 • A Auso Eletrônica, empresa  italiana de telecomunicações, do Grupo Stet, está agora com a Oliveira, Murgel.
 • A Celanese Fibers  International Co., através da Celanese do Brasil, formalizou a entrega de sua  conta à SSC&B: Lintas.
 • A Estrutural informa que  seus novos clientes são os Relógios Jean Vernier e a Cindam, "a maior  lapidação de pedras preciosas da América Latina".
 • A Garden já está veiculando  o comercial de seu novo cliente Bromil: o xarope contra a tosse.
 • A JMM pegou a conta da Oleama  - Oleaginosas Maranhenses SA, fabricante do Sabão Real, aqui do Rio.
 • E a cigana andou vendo nas  cartas que uma grande empresa multinacional está para confirmar a mudança de  sua conta de uma agência "multi" para uma brasileira. Hay que pensar,  gitana, pensar...
 • O IV Congresso Brasileiro  de Propaganda talvez não seja mais realizado em abril, na Bahia. As entidades promotoras  - ABAP. ABA e AP's Brasil  estão estudando sua transferência para agosto de  1980, mas ainda em Salvador.
 • A Rádio Cidade é a  primeira emissora FM do Rio a ter sua propaganda publicitária controlada. O  trabalho é feito pela Informa Som.
 • A Ibéria inaugura suas  novas instalações no Rio com um coquetel no próximo dia 28, com a presença de  Enrique de Guzman y Ozanliz, presidente da empresa espanhola.
 • Alberto Moskowicz assumiu  a Gerência Administrativo-Financeira da Propaganda Estrutural, e o capital  social da agência foi elevado de 50 mil para 5 milhões de cruzeiros.
 • O I Cibam - Congresso de  Publicidade das Nações ÍberoAmericanas indicou Oswaldo de Almeida Filho para  Coordenador Geral de suas comissões, Armando Ferrentini será o coordenador de  "Aspectos Éticos da Publicidade na Comunidade Latino Americana",  Nemércio Nogueira de "O desenvolvimento técnico-profissional", Otto Scherb  de "Ensino da Publicidade", Renato Castelo Branco de "O Papel da  publicidade no processo econômico", a "Publicidade no contexto  cultural Íbero-Americano" fica com Ricardo Ramos, e Isacyl Guimarães com  "A Publicidade e os meios de Comunicação".
 • A SIMA passou a  representar o Jornal Indústria e Comércio, de Curitiba.
 • Mário Murta (ex-Toni,  Murta & Toni, ex-Murta Publicidade e ex-Gang) transfere-se da Propeg-Bahia  para a Propeg-SP, deixando em seu lugar Gilvanci Gueiros, ex-Pereira de Souza.
 • O Conselho Regional de  Relações Públicas avisa que quem está em débito com suas anuidades terá seu  registro cassado, sendo impedido de exercer a atividade. Sem anistia.
 • O Clube de Criação do Rio  pede aos profissionais e às agências que se credenciem para participar do II  Encontro de Criação Publicitária. Quem não se credenciar até segunda-feira, dia  20, está correndo o risco de não poder participar daquele Encontro. Portanto,  andem logo, senhores criativos, o Encontro começa no dia 23.
 • Será que eu aprendi inglês  errado? No filme da Artplan para o Natu Nobilis, aquele do Bjorn Borg, o  tenista diz: "Actually I don't drink very much", e o letreiro da  tradução afirma "Atualmente eu não bebo muito". Eu sempre pensei que  - ao contrário do que parece - "actually" quisesse dizer "na  verdade", enquanto "atualmente", em inglês, seria "Nowadays".
 • José Cláudio Maluf, de São  Paulo, nos chama a atenção para um depoimento de Petrônio Corrêa, presidente da  ABAP, publicado na Gazeta Mercantil, de 14/8, afirmando que "não é a  proibição de um anúncio que vai limitar o consumo". Ora, se Petrônio está  certo, e a existência ou não de anúncios não afeta o consumo, então para que  existir propaganda? Devem ter interpretação mal as palavras do representante  das agências de propaganda brasileira.
 • Já está composto o júri do  Concurso de Out-door: pela ABA, estará presente Luís Furquim; pela AP's Brasil,  Luís Celso Piratininga: pela ADVB, Armando Ferrentini e Miguel Ignatios: pela  Central de Outdoor, Carlos Nanô; pela ESPM, José W. Penteado, pelo CCRJ.  Carlos Pedrosa; pelo CCSP, Ercílio Tranjan; pelo grupo Mídia-Rio, Carlos  Azevedo; pelo GM-SP; Vandir Seita; pelo grupo de atendimento, Renato Ferracini  e pelos colunistas, José Cláudio Maluf.
 • As revistas brasileiras  continuam se aprimorando nas peças promocionais de suas edições. Achamos muito  bem bolada a peça da edição de dez anos da revista Desfile, da Bloch, em que 41  diretores e gerentes de anunciantes e agências que já veicularam em Desfile dão  depoimentos sobre a publicação, com a reprodução de seus respectivos anúncios. Aliás,  falando em Desfile, a revista passará a novo formato: 31,5 x 24 cm.
 • Quem reclama de plágios no  Brasil, console-se: a revista Campaign, de Londres, mostra em seu número de  20/7 três anúncios da Iran Air, AP e British Airways, sobre o Boeing 747 SP, em  que o mesmo ilustrador foi usado, resultando numa incrível parescência.
 • Os pesquisadores americanos  chegaram à conclusão de que nos EUA o povo acredita mais naquilo que lê nos  jornais do que no que vê pela televisão. Metade dos que têm nível universitário  confia amplamente nos jornais, enquanto apenas 30% confiam na televisão. E 57%  dos jovens entre 18 e 29 anos preferem os jornais, ao passo que só 38% preferem  a tevê.
 • Correspondência para a  Janela Publicitária, na Tribuna e Janela do Rio, no Diário Popular de São  Paulo: Rua Barão de Itambi, 7/605 - Cep 22231 - Rio-RJ. Nossos telefones:  226-0638 e 286-4876.
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