Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 22/JUN/1979
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.


Por motivo de viagem dos titulares da coluna, esta edição foi responsabilidade do jornalista Genilson Gonzaga.


Said Farhat
O Ministro Said Farhat, da Comunicação Social, confirmou, ontem, sua presença no III Encontro Nacional de Anunciantes, a realizar-se em setembro. A promessa havia sido feita à Diretoria da Associação Brasileira de Anunciantes, que com ele se entrevistara em Brasília, quando foram debatidos assuntos de interesse para a atividade publicitária. O papo foi muito bom. Com Farhat, estiveram o presidente da ABA, Luiz Fernando Furquim, Oscar Santiago, João Luiz Resende, Mauro Corte Real, Miguel Ignácio, Luiz Antônio de Castro Olyntho, Guilherme Sztutman e Luiz Eduardo Potsch, que defenderam o lado dos anunciantes.

THOMPSON TROUXE SEUS MAIORAIS À FESTA DOS 50 ANOS DE BRASIL.

Bob Merrick e Don JohnstonCom um banquete no Iate Clube do Rio de Janeiro, o board of directors de J. W. Thompson Internacional, Dom Johnston à frente, recepcionou, terça-feira, clientes e veículos cariocas, comemorando seus 50 anos de Brasil. Em virtude da idade já avançada, Robert Merrick, 85 anos, que foi seu gerente durante cerca de 20 anos em nosso país, não pode vir ao Rio. Ficou em São Paulo.
É sabido que nesse Board Meeting da JWT, importantes decisões foram adotadas, mas não chegaram a transpirar, pelo menos até o momento em que encerrávamos esta edição. A comitiva, de 36 pessoas, seguiu ontem para Buenos Aires, depois de cumprir uma série de compromissos sociais e de reuniões nos escritórios do Rio e de São Paulo. Foi festejar o cinquentenário da Thompson na Argentina.
A Thompson foi a primeira agência estrangeira a operar no Brasil, aqui implantando modernos métodos de operação e criação. Foi a principal responsável pelas primeiras gerações de publicitários brasileiras, pois, antes dela as agências eram meras corretoras de anúncios.
Nos seus quadros diretivos, conta hoje com apenas dois estrangeiros: Pat Moran, que é seu presidente, e Herbert Klaus Isnenghi, um dos vice-presidentes. Augusto de Angelo, 40 anos de casa, é seu chairman of the board, José Roberto Orsi, Plinio Toni, João Luiz Faria, Arthur de Moraes César e Jarbas Milani são seus vice-presidentes. Raul de Aguiar é seu diretor nacional de mídia.

CRIAÇÃO AGITA A SEMANA.

1. O Clube de Criação, aliás, estará vivendo uma semana de intensa movimentação. Não ficará apenas no debate com os candidatos às eleições na ABP, às 20h30min. O presidente Carlos Pedrosa solicita o comparecimento de todos para que possam debater seus pontos de vista com os futuros mandatários da Associação Brasileira de Propaganda.
2. Na terça-feira, às 19 horas, antes da assembleia do Sindicato dos Publicitários do Munícipio do Rio de Janeiro, na sede da ABI, promoverá o lançamento do livro Lendas e Mitos Karajá, de autoria de Américo Peret, que é do ramo, que é um profissional de criação. Antes dos autógrafos, Peret fará uma palestra incrementada por projeção de slides.
3. Quarta-feira, o Clube de Criação premiará o vencedor do concurso de marcas promovido em colaboração com a Associação dos Fotógrafos Profissionais de Propaganda. Será às 20 horas na sede do Clube de Criação, onde também aconteceu um debate entre fotógrafos e diretores de arte. Já se sabe o nome do vencedor, que ganhará CR$ 3 mil e um televisor a cores. O vitorioso concorreu com o pseudônimo de Pseudônimo. O presidente Carlos Pedrosa solicita ao Sr.Pseudônimo que não se identifique nem mesmo para sua cara metade a fim de não estragar a surpresa que o Clube de Criação está preparando para a ocasião. Que o Sr. Pseudônimo, portanto permaneça, até lá, nessa incomoda porém gloriosa posição de pseudoanonimato.

CHAPA DE EDSON JÁ ESTÁ COMPLETA PARA AS ELEIÇÕES NA ABP.

Ficou totalmente definida, ontem de tarde, a composição da chapa liderada por Edeson Coelho, que concorrerá à Presidência da Associação Brasileira de Propaganda, em sucessão à Diretoria presidida por Paulo Roberto Lavrille de Carvalho. Falta apenas a escolha dos cargos.
Acertado está que figurarão na chapa os publicitários José Ernani Neves (Souza Cruz), Carlos Alberto Gonçalves (Premium), Álvaro Ceciliano Filho (Abril-Rio), Francisco Borghoff (Norton), Elysio Pires (MPM), Hélcio Ferreira (Rádio Jornal do Brasil), Joseph Esquinazi (Alcântara Machado, Periscinoto), Cecília Dutra (Standard, Ogilvy & Mather) e Marcio Ehrlich (Dinâmica de Comunicação) – que já haviam se comprometido na semana passada – mais Nélson Gomes (Rede Globo), Ronald Persichetti (DPZ) e Márcia Braga (Embratur), que ontem autorizaram a inclusão de seus nomes ao lado de Edeson Coelho.
As eleições serão realizadas nos primeiros dias de julho, em data que será fixada nas próximas horas.
Toda a chapa liderada por Edeson Coelho estará, segunda-feira, a convite de Carlos Pedrosa, debatendo seu programa com os profissionais das diversas áreas da propaganda, no auditório do Clube de Criação do Rio de Janeiro. Será às 20,30horas. Em princípio seria na terça-feira, mas Pedrosa decidiu antecipar a data.
Nas últimas horas de ontem, ao que apuramos, os companheiros de Edeson Coelho recebiam novas e importantes adesões de expressivas figuras da propaganda brasileira. Entre outros nomes, podemos registrar Luiz Lobo (CBPE), Mário Bockmann (O Globo), Roberto Medina (Artplan), Genilson Gonzaga (Jornal dos Sports), Rui Schneider (Brascan), Expedito Grossi (Bloch), J. C. Magaldi (Rede Globo de Televisão), Hugo Martinez (Chinaglia), Caiuby Nunes da Silva (Unidade), José Carlos Rodrigues (Jornal do Brasil), Luiz Brunini e Waldyr Amaral (Sistema Globo de Rádio), Guilherme Freitas (Sitral), e Luiz Fernando Pinto Veiga (Artplan).
A esses, juntam-se outros líderes como o próprio presidente da ABP, Paulo Roberto Lavrille de Carvalho, Luiz Macedo (MPM), Geraldo Alonso (Norton), Luís Salles (Salles/Inter), Sani Sirotski (SGB), Mauro Salles (Latin America Daily Post), Maurice Cohen (Standard, Ogilvy & Mather), Mozart dos Santos Mello (MM&C), Jomar Pereira da Silva (CBBA), Oscar Santiago Lima (Souza Cruz), João Luiz de Faria (J. W. Thompson), Viviano Caldas (GFM/Propeg), Franco Paulino (Franco Paulino Moraes), Francisco Petit (DPZ), Mário Mello (SSC&B Lintas), Luis Redinger (Redinger & JG), Evandro Barreto (Evandro Barreto Comunicações), Roberto Kastrup (Jotaé-Kastrup), João Baptista Pacheco Fernandes (MPM), José Alberto da Fonseca, (Salles/Inter), Armando Strozenberg (Estrutural), George Ellis (ITP), Guilherme A. de Vasconcellos, (Globex Utilidades/Ponto Frio), Maria Alice Langoni, (MPM), Antonio Luis Accioly Neto (Revista de Domingo), Marcello Silva (CBB&A), Abelardo Cid (Salles/Inter), Francisco Paula Freitas (Editora Três), Juan Alberto Vicente (DPZ), João Daniel Tikhomiroff (Jodaf), Moysés Fuks (Estrutural), Manoel Rodrigues Garcia (Canto e Mello Propaganda), Sérgio Pavan (Garden), e Murilo Coutinho, presidente do Sindicato dos Publicitários.
Edeson Coelho não gostaria de concorrer em chapa única, motivo pelo qual espera a inscrição de outras chapas, a fim de que a classe publicitária tenha outras opções de escolha. Gostaria, inclusive, que seus eventuais concorrentes comparecessem segunda-feira ao Clube de Criação do Rio de Janeiro, às oito e meia da noite, para um amplo e proveitoso debate.

SECOM abre para as agências e busca profissionais no mercado.

Se dirigidas por brasileiros - ou ate mesmo por estrangeiros naturalizados brasileiros – todas as agências de publicidade que atuam no País poderão se candidatar a produzir e veicular campanhas do Governo Federal. Haverá apenas a exigência de um capital mínimo que será fixado nos próximos dias.
A informação foi transmitida esta semana durante a abertura do II Painel de Comunicação Social (A Comunicação e o Processo de Abertura) promovido pela Associação Brasileira dos Diplomados em Comunicação Social, pelo chefe de gabinete do Ministro Said Farhat, Sr. Sérvulo Tavares.
Explicou o conferencista que serão abertas concorrências de qualificação, tantas quantas forem necessárias para cada campanha que venha a empreender o Governo Federal. Tais campanhas visam, no plano interno, a preparar a opinião pública para um esforço nacional de desenvolvimento e para a solução de problemas que dependam da participação comunitária. No plano externo, o Governo desenvolverá campanhas que ajudem a criar, consolidar e manter uma imagem adequada do Brasil, segundo esclareceu o chefe de gabinete da Secom –Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, cujo titular tem status de ministro.
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ASSEGUROU Sérvulo Tavares que a Agência Brasileira de Notícias, sucessora da Agência Nacional distribuirá apenas matéria legal do Governo.
Não perdeu, todavia, a oportunidade de alfinetar as lideranças publicitárias brasileiras que entendem como estatizante a Lei que criou a Secom, que se constituiria numa ameaça grave ao mercado de trabalho, colocando em risco a sobrevivência de diversas agências de propaganda.
- A Lei que criou a Secom é desestatizante, pois reduz a competência da Agência Nacional na distribuição da verba oficial, limitando-se apenas as publicações de ordem legal. De mais a mais, a Lei que concedeu esse monopólio à agência Nacional é de 1969. Portanto, os publicitários tiveram dez anos para se manifestar sobre o assunto. Não se manifestaram.
REVELOU Sérvulo Tavares, em sua conferência no II Painel de Comunicação Social, que a SECOM vai contratar os melhores profissionais especializados em comunicação social, em todas as áreas e setores, disputando-os à iniciativa privada, a preços de mercado:
- Onde houver um bom profissional, iremos busca-lo. Pelo menos tentaremos atraí-lo com salários compensadores.
Para ilustrar esse ímpeto oficial, Tavares contou que a SECOM já tem profissionais contratados ganhando a remuneração-base de CR$ 70 mil, um salário, na sua opinião, “nada desprezível”, pois “muito executivo por aí não chega a ganhar isso na iniciativa privada”.
Segundo ele, a SECOM “não servirá de cabide de emprego para ninguém”.
- Quem quiser trabalhar conosco, que venha. Mas que venha disposto a uma atividade full-time. Não haverá bicos.
O que não deixa, por certo, de ser alentador.
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ANUNCIOU ainda Sérvulo Tavares que a SECOM promoverá, em 1980, a realização de concurso público para a admissão de pessoal burocrático, mas que essa pratica será desnecessária quando se tratar de profissionais qualificados, que irão se impor pela competência e pelo talento.
Admitiu também que está aberto a entendimentos com estes profissionais que naturalmente deverão estar munidos de curriculum e portfólio, “pois não haverá apadrinhamentos”.
Admitiu mais: a existência de estudos, já bastante desenvolvidos, para a abertura de portas a estagiários de comunicação social, estudantes ou pessoal recém-diplomado, nas diversas empresas do governo. Esse estágio – declarou – será devidamente remunerado, pois “não queremos explorar ninguém”.
Advertiu, entretanto, o conferencista, que na SECOM não haverá estagiário.
- Na SECOM não cabe amadorismo. A SECOM vai pagar preços de mercado aos profissionais.
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SÉRVULO TAVARES anunciou, finalmente que a Rádio Ipanema terá exatamente um ano para faturar:
- Se não faturar, será vendida. Vendida ou fechada, pura e simplesmente.
Deixou, entretanto, perplexa uma plateia de cerca de cinquenta profissionais, que se dirigiram ao auditório da Delegacia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, ao bradar que a Rádio Nacional é líder de audiência e que nunca faturou tanto. É notório que nem uma coisa nem outra vem ocorrendo há alguns anos, apesar de algumas tímidas e frustradas iniciativas nesse sentido.
- A Rádio Ipanema está sob ameaça – declarou Tavares – mas a Rádio Nacional não será problema, pois o J. Silvestre, presidente da Radiobrás, sabe das coisas. A Rádio Nacional fica. O garotinho José Carlos Araújo, que assumiu a direção comercial da emissora, vai ganhar o que quer e o que não quer. Vai faturar o que quiser, com seus anunciantes como Francisco Xavier Imóveis e tantos outros.
E fez uma terrível advertência aos assinantes do conhecido livro de ouro, do pessoal que só assina ponto da Agência Nacional e congêneres.
- Quem não quiser trabalhar, pode ir tirando o cavalo da chuva. O ministro Said Farhat tem sangue turco correndo nas veias. E turco, podem crer, é pior que mineiro.
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O II PAINEL, que se encerra às 19 horas de hoje na Delegacia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Av. Presidente Vargas, 509, 15º andar), com palestra de José de Almeida Castro, auditor internacional de Comunicação foi um importante acontecimento cultural da cidade.
O tema básico – a comunicação e o processo de abertura – foi debatido exaustivamente por meia centena de profissionais com conferencistas como Mauro Salles, Orlando Alves, Aulio Nazareno, Gontijo Teodoro e Cid Pacheco. Como moderadores atuaram Alípio Monteiro, Cláudio Figueiredo, José Piccardi, Flávio Pinto Ramos, João Pecegueiro do Amaral, José Roberto Whitaker Penteado e Segismundo da Rocha Spigel.
Foram seus coordenadores os profissionais Lício Ramos Araújo, Sandra Fernandes, Sérgio Gramático, Mariantonia Alves, Anna Telma Wainstock, Sandra Fernandes, Antônio Carlos Bestie Pereira, João Costa Neto e nosso confrade Genilson Gonzaga.

BRAINSTORMING • BRAINSTORMING • BRAINSTORMING

• Gualter Leão, que acaba de se aposentar como diretor nacional de mídia da J. W. Thompson, onde trabalhou durante 40 anos, só descansou um mês. Assumiu a mídia da Assessor.
• Álvaro Santos passou um ano dirigindo a mídia da Múltipla, em Curitiba. Está de volta ao Rio e aberto a negociações.

 • Inspirado em que o “feijão do publicitário custa o mesmo preço que o do consumidor”, o Sindicato dos Publicitários do Município do Rio de Janeiro está convidando a classe para assembleia geral extraordinária, dia 26, às 20 horas, na ABI, à rua Araújo Porto Alegre, 71. Argumentam as lideranças da classe que, principalmente “para o pessoal que faz serão sem receber horas extras”, e para “o redator ou diretor de arte que tem que aviltar seu salário para não ficar sem comida”, o “feijão, a carne, a moradia, custam o mesmo preço para o consumidor como para todo aquele trabalha em agência, sub-empregado, sub-assalariado, violentado”. Por isso, é hora de lutar por esse feijãozinho sofrido, numa assembleia que tem, na Ordem do Dia, a análise do abono salarial, a posição a ser tomada em relação ao excesso de horas de trabalho (serão sem remuneração), piso salarial para o pessoal de mídia, estúdio, tráfego e demais atividades fim. E, finalmente, com base na Lei 4.330/64, a classe decidirá se parte ou não para a greve.

• Cebecê – Central Brasileira de Comunicação -, dirigida por Lício Araújo, passou a representar comercialmente a Rádio Liberdade de Aracajú, a Difusora de Maceió e a Difusora de Ponta Grossa. Alias, Djalma Silva trocou a Contato pela Cebecê e está indo fundo.
• Aconteceu dia 19, sem grande repercussão, o dia do profissional de marketing. E, ontem, aconteceu, meio fracativo, o dia da mídia.
• Ney Alves de Souza, coordenador de Comunicação social do SENAC em Curitiba, convida para inédita, curiosa, intrigante e didática exposição: Sabedoria dos Títulos em Anúncios Impressos. Até o dia 29 de junho, à Rua André de Barros, 750.
• Essa campanha do Finor/79 que está sendo veiculada esta semana, promovendo captação na área da Sudene, foi produzida pela Norton. Que ganhou a conta em concorrência. Ganhou e levou.
• Aroldo Araújo está correndo a Europa. Prospecta?
• Major Brandino Melo Ribeiro trocou a chefia de comunicação social da Polícia Militar pela assessoria direta ao Coronel Antônio João no Detran.
• Fernando Reis engrossou logo no primeiro dia do Festival de Gramado: retirou-se do júri. Esta foi contada à equipe da Janela pela cigana que, de quando em vez, convocamos para edificante leitura de cartas. Aguardemos a volta de Márcia Brito e de Marcio Ehrlich que, na próxima sexta-feira, terão, para nós, um monte de palpitantes novidades.
• A mesma cigana que nos contou que a conta da Light estava voando da Denison para a SGB, arriscara a informação de que a conta da Telesp estava a caminho da DPZ. Duvidamos da cigana. Oh, incréus que somos! A cigana acertou mais uma vez.

• Tudo isto aconteceu nesta segunda-feira.
1. Benildes Marilia Viana foi para a MPM ocupar o lugar do Karma Toscano de Farias, que assumiu a mídia da CBBA, pois Maurino Mendonça foi contratado pela DPZ.
2. Beth Campos, que era mídia da Franco Paulino Moraes assumiu na house de Júlio Bogoricin.
3. Aracy Costa, que era da Assessoria de Comunicação Social do Ministério das Comunicações, em Brasília, veio para o Rio. Está assessorando o titular de Comunicação Social da Telerj, Nelson Luís Souto Jorge. Ainda na Telerj: o Professor Flávio Pinto Ramos, titular das Faculdades Integradas Estácio de Sá, assumiu a Gerência da Divisão de promoções e Propaganda.
4. Sérgio de Oliveira é o novo mídia do Bureau D’Estyle.
5. Celso Fernandes voltou ao mercado, agora dirigindo uma agência: JG Publicidade.

• Luís Antônio Vieira, diretor de criação da Thompson-Rio, está seguindo para o Festival de Cannes. Nosso confrade José Roberto Whitaker Penteado também – e será substituído, no Globo, por Jomar Pereira da Silva, que foi o criador e, durante muitos anos, titular do Panorama Publicitário do jornal em questão.
• Silvio Prazeres, que foi diretor de redação do Estado de Minas, era o homem de propaganda do CBPE e ultimamente voltará aos Associados atuando na Rede Tupi de Televisão, foi contratada para o atendimento da Pubblicità.
• Grupo Silvio Santos entregou a conta do CLAM à Pubblicità.
• Franco Paulino Moraes inaugurou a semana de casa nova: Paulo de Frontin, 735.
• Joaquim de Barros Goulart é o novo produtor gráfico da Ordem. Já trabalhou nas maiores agências deste país.
• Faculdades Integradas Estácio de Sá vão promover mesa redonda com profissionais de comunicação social sobre o release.
• Novo endereço do Sindicato de Agências de Propaganda: Av. Rio Branco, 277 (Edifício São Borja), grupo 1010.
• Orlando Alves, diretor nacional de mídia da Norton, está procurando um profissional para dirigir seu departamento no Rio, sem prejuízo para Tereza Milanez.
• Mônica Peixoto assumiu a mídia da Superpublicidade, abrindo vaga na ITF. Quem se habilita?
• Paulo Roberto da Paula Freitas, ex-Editora Três e Almap, voltou ao planejamento de mídia da Denison.
• MPM adquiriu a casa ao lado na Dona Mariana para se expandir fisicamente.
• Diplomada em comunicação social, ela estagiou, até dias passados, no núcleo de relações públicas do INAMPS. Mas não pôde ser aproveitada, por motivo de total carência de verba. Quer entrar no mercado. Ajudemo-la.
• Na área oficial, o jornalista Paulo César de Araújo assumiu a Assessoria de Imprensa do Gabinete do Ministro da Fazenda, no Rio. A jornalista Vera Aymoré, que era da Secretária de Divulgação do BNH, onde ingressou por concurso, assumiu a assessoria de imprensa da SUNAB. Paulo Roberto dos Santos, que no governo passado foi chefe de Secretaria de Divulgação do BNH, mudou de ramo, e assumiu a Superintendência da BNDE, para onde levou Herval Faria que está na Assessoria de Imprensa e Altamir Tojal que é o novo responsável pelo setor de publicações.
• Editora Três desativou a revista Lui. Esse número de maio que está saindo das bancas, desaparece do mercado editorial.
• E a Rede Capital está crescendo. Depois de comprar a Continental do Rio, atacou em Belo Horizonte, adquirindo a Rádio Del Rey AM.
• Em São Paulo, Luiz Antônio de Assis Gomes, ex-Gang, Bloch e Rádio Globo, foi contratado para atendimento da Rino.
•Tempo perdeu uma das suas principais contas: Brill. Foi o que nos contou a cigana que não costuma falhar na leitura das cartas.
• Por dever de ofício, Márcia Brito e Marcio Ehrlich viajaram para o Rio Grande: foram cobrir jornalisticamente o Festival de Gramado. Por tal justa razão, esta Janela foi sofridamente produzida, sem o brilho habitual dos titulares, pelo esforçado Asdrúbal, que acaba de regressar de uma temporada em Pasargada – onde se diz amigo do rei – e foi generosamente cedido nessa emergência, pelo Genilson Gonzaga. O fogoso Asdrúbal espera, comovido não ter desmerecido a confiança que lhe votaram Márcia e Marcio, que – esclareça-se -- não tem culpa alguma de alguns conceitos aqui emitidos.
• A Associação Brasileira de Relações Públicas, seção Guanabara, vai promover de 2 a 6 de julho, a I Semana de Integração Social, no auditório do MEC, com o objetivo de levantar os problemas sociais que afligem a comunidade fluminense. Conhecidos técnicos, das mais diversas áreas, analisarão problemas comunitários, sociais, defesa civil, tóxicos, resíduos sólidos, educação, energia e meio-ambiente – entre eles, Peter José Schweiser, José Arthur Rios, Léa Leal, Saulo Dinis Swertz, Jacques Seberique, Álvaro Mayrink da Costa, Luiz Antônio Vieira de Abreu, Caetano Mayolino, Otto Luna, Fernando Pena Botafogo Gonçalves, Vera Pinto Dias, Knut Ewald Koster Muller, Therio Benedro de Souza Lima, Fecy Guedes, Arlindo Lopes Correia, José Mauro Veltou, Silvio Cruz, Clara Furquim Samabaguy, Mário Leal Bacellar, Mateus Schneider, Henriques Bandeira de Mello, Ruy Pernambuco, Eugênio D’Agostini Neto, Carlos Augusto Rodrigues de Carvalho e Luis Orlando Carneiro. O Ministro Cesar Cals, das Minas e Energia, fará a palestra de encerramento sobre o modelo energético brasileiro. A I semana de integração social está sendo organizada por Paulo Caringi, Maurilio Augusto Silva, Luis Bayard da Silva, Brasilino Ferreira de Abreu e Artur Rosa Delamare. Inscrições à Av. Rio Branco, 120 sala 1001. Detalhes podem ser conseguidos pelo telefone 222-0499.