Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 15/JUN/1979
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Lançado o nome de Edeson Coelho para a presidência da ABP.

Edeson Coelho (1979)
Edeson Coelho

Esta semana está sendo divulgado o surgimento de uma chapa liderada por Edeson Coelho, para concorrer à diretoria da Associação Brasileira de Propaganda para o biênio junho 79 - julho 81.
A chapa de Edeson Coelho já está sendo lançada com o endosso de inúmeros lideres da propaganda brasileira. Até o fechamento desta coluna, haviam confirmado seu apoio nomes como:
• Paulo Roberto Lavrille de Carvalho, Vice-Presidente da Salles lnter-Americana e atual Presidente da ABP.
• Luís Macedo, Presidente da MPM Propaganda.
• Geraldo Afonso, Presidente da Norton Publicidade.
• Luís Salles, Presidente da Salles/Inter-Americana e Presidente do Sindicato das Agências de Publicidade do Estado de São Paulo.
• Sani Sirotsky, Presidente da SGB Publicidade.
• Mauro Salles, Editor-Chefe do Latin América Daily Post.
• Maurice Cohen, Vice-Presidente e Gerente do Escritório-Rio da Standard, Ogilvy & Mather.
• Mozart dos Santos Mello, Presidente da MM&C.
• Jomar Pereira da Silva, Presidente da CBB&A.
• Oscar Santiago Lima, Gerente de Grupo de Produtos da Souza Cruz e Vice-Presidente Nacional da ABA - Associação Brasileira de Anunciantes.
• Murilo Coutinho, Contato da Revista Bolsa e Presidente do Sindicato dos Publicitários do Município do Rio de Janeiro.
• João Luís de Faria, Diretor da J. W. Thompson - Rio.
• Viviano Caldas, Diretor da GFM/Propeg - RJ.
• Francisco Petit, Diretor da DPZ Propaganda.
• Franco Paulino, Diretor-Superintendente da Franco Paulino, Moraes.
• Mário T. Mello, Diretor da SSC&B Lintas - Rio.
• Luís Redinger, Diretor de Redinger & JG.
• Roberto Kastrup, Vice-Presidente da Jotaé-Kastrup.
• João Baptista Pacheco Fernandes, Diretor da MPM - Rio e atual Segundo Vice-Presidente da ABP.
• Evandro Barreto, de Evandro Barreto Comunicações, e atual Primeiro Vice-Presidente da ABP.
• José Alberto da Fonseca, Diretor da Salles/Inter-Americana-Rio.
• Armando Strozenberg, Diretor Técnico da Propaganda Estrutural.
• George Ellis, Diretor da ITP Propaganda.
• Guilherme A. de Vasconcellos, Diretor de Comunicações da Globex Utilidades S.A. (Ponto Frio).
• Maria Alice Langoni, Mídia da MPM e Coordenadora do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro.
• Antônio Luís Accioly Neto, Chefe de Publicidade da Revista de Domingo do Jornal do Brasil.
• Ronald Persichetti, Diretor da DPZ Propaganda.
• Marcello Silva, Diretor de Criação da CBB&A e atual Diretor Cultural da ABP
• Abelardo Cid, Diretor da Salles/Inter-Americana.
• Francisco Paula Freitas, Diretor da Editora Três-Rio.
• Juan Alberto Vicente, Diretor da DPZ Propaganda.
• João Daniel Tikhomiroff, Diretor da Jodaf.
• Moyses Fuks, Gerente de Planejamento da Propaganda Estrutural.
• Manoel Rodrigues Garcia, Diretor da Canto e Mello Propaganda.
• Sérgio Pavan, Vice-Presidente da Garden Publicidade.
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Embora não esteja totalmente definida a composição da chapa, até o momento asseguraram sua participação José Ernani Neves (Gerente de Grupo de Produtos da Souza Cruz), Carlos Alberto Gonçalves (Presidente da Premium Propaganda), Álvaro Ceciliano Filho (Gerente de Publicidade da Editora Abril-Rio), Francisco Borghoff (Diretor da Norton Propaganda), Elysio Pires (Diretor da MPM Propaganda), Hélcio Ferreira (Gerente da Publicidade das Rádio Jornal do Brasil), Joseph Esquenazi (Supervisor de Contas da Alcântara Machado Periscinoto Comunicações), Cecilia Dutra (Supervisora de Contas da Standard, Ogilvy & Mather) e Marcio Ehrlich (Diretor da Dinâmica de Comunicação).

Aos 50 anos, Edeson Coelho está completando 35 como publicitário, já que começou aos 15 anos trabalhando como propagandista de um laboratório farmacêutico que pertencia ao tio do Magaldi ­ que por sinal também já carregou pasta cheia de amostras.
Em 1946, Edeson cursou o primeiro Curso de Propaganda realizado no Brasil pela APP - Associação Paulista de Propaganda. Ao primeiro aluno caberia um emprego na McCann Erickson. E lá foi o Edeson para a McCann em 1947, como Assistente do Ítalo Ébolii no Departamento de Redação.
Nestes 35 anos, Edeson trabalhou em praticamente todos os setores da propaganda. Em revistas, como Gerente de Promoções do Reader's Digest e Diretor da Revista Senhor. Em jornais, como Gerente Comercial do Jornal do Brasil e Superintendente do Correio da Manhã. Em televisão, como criador e produtor do programa "O Céu é o Limite", e Gerente Comercial da TV Globo.
Em anunciante, como Diretor de Comunicações da Ford, e em agência como Redator da McCann, Diretor-Gerente da Standard-São Paulo, Diretor Superintendente da LAB-Rio e Diretor da DPZ-Rio, cargo que ocupou nos últimos seis anos. Em janeiro deste ano, Edeson abriu sua própria firma de representação, tendo como primeiro cliente a Revista Time. Para completar sua experiência, Edeson trabalhou quatro anos em Nova York como Gerente de Relações Públicas do Escritório Comercial do Governo Brasileiro.
Na ABP, Edeson já participou durante oito anos de quatro diretorias: como Primeiro Secretário com Sylvio Behring, Segundo Vice-Presidente com Caio Domingues, Primeiro Vice-Presidente com Herculano Siqueira, e Procurador com Álvaro Gurjão. Durante este período, Edeson colaborou na criação do IVC - Instituto Verificador de Circulação, na implantação de cursos e seminários, no lançamento da Progap - a propaganda da propaganda, nos estudos para a regulamentação da publicidade, em cinemas e criação do Clube dos Diretores de Arte do Brasil.
Durante toda a sua atuação como Diretor da ABP, Edeson garante que sempre lutou pela valorização do profissional e a defesa da indústria da propaganda do Rio de Janeiro: Em 1959, foi eleito Publicitário do Ano, pela ABP. Além disso, de 1966 a 68 foi diretor da Editora Propaganda - Revista Propaganda, e em 71 chegou a atuar como colunista publicitário no O Jornal, do Rio. Em 1974, Edeson foi Vice-Presidente da ABM - Associação Brasileira de Marketing, na gestão Ruy Schneider. Recentemente, participou da elaboração do Código de Auto-Regulamentação.
Edeson é casado há 27 anos com a pintora Dulce Magno, e seu filho, Rodolfo, já andou até aparecendo em comerciais da DPZ.
Sobre sua plataforma de candidato, Edeson declarou que, embora tenha alguns pontos definidos, antes de anunciá-los pretende discuti-los amplamente com seus companheiros de chapa e ouvir sugestões da classe publicitária carioca.
No caso de sua candidatura se degenerar em chapa única, Edeson diz que só tem a lamentar, pois acha que uma eleição bem disputada só viria a fortalecer a ABP. Como ele mesmo brinca, quem o conhece bem sabe que ele não é de fugir de eleições.

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O Clube de Criação do Rio de Janeiro está convidando a chapa Edeson Coelho para um debate com os profissionais de todas as áreas da propaganda na terça-feira, 26 de junho, às 20,30 horas, no auditório do edifício onde funciona a sede do CCRJ.
Carlos Pedrosa, presidente do Clube, informa que o mesmo convite será feito a outras chapas, caso surjam.
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O Senador Orestes Quércia (MDB-SP) apresentou semana passada, em Brasília, um projeto para proibir a propaganda comercial nos cinejornais, argumentando que os tais jornais da tela, exibidos por determinação oficial, ao contrário de enriquecer o cinema, transformaram-se em meros anúncios publicitários.
Até certo ponto o senador tem razão, pois tirando a parte do futebol, pouco resta de realmente interessante naquelas projeções, claramente infiltradas de material pago. Por outro lado, os cinejornais são realizados por empresas privadas, que precisam contar com um faturamento publicitário para sobreviver. Ou seja, muito mais lógico que proibir radicalmente, não seria se restringir a propaganda comercial um período máximo proporcional à duração do jornal?

Fichário dos Anunciantes cariocas – 4

SUL AMÉRICA

Sul América Seguros
Sul América Capitalização
Sul América Imobiliária
Rua da Quitanda, 86 - cep 20091
Tel.: 231-2020
Presidente: Leonídio Ribeiro Filho
Diretor de Planejamento ­ Oswaldo Mário Azevedo
Superintendente de Marketing: José Luís Pereira dos Reis
Gerente de Publicidade e Relações Públicas: Reinaldo A. Bierrenbach.
No Grupo Sul América, a Gerência de Publicidade e Relações Públicas - GEPUP é ligada ao Departamento de Marketing, que por sua vez é ligado à Diretoria de Planejamento, que se reporta à Presidência.
A GEPUP cuida de toda a área de comunicação das três empresas do Grupo, realizando os trabalhos de promoções, assessoria de imprensa e relações públicas através de sua própria estrutura interna. Sua principais promoções são o Circuito Sul América de Música Erudita e o Circuito Sul América de Tênis. A GEPUP também edita um house­organ intitulado "Revista da Sul América".
A Sul América é membro da ABA - Associação Brasileira de Anunciantes. Sua versão aplicada, em 1978, na área de comunicação, foi de cerca de 40 milhões de cruzeiros. No setor de propaganda, a verba foi aproximadamente de 15 milhões.
Agência que atende a Sul América:
Toda a publicidade institucional e dos produtos das empresas do Grupo Sul América é realizada pela Salles Inter-Americana, no Rio de Janeiro.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Anúncio publicado pelo Sindicato dos Publicitários do Rio na página da Janela Publicitária, na edição impressa da Tribuna da Imprensa.

• Alguns profissionais de pesquisa estão deixando a Lintas para formar sua própria empresa, que vai atuar naquela área sob a denominação de "Feed Back". Por outro lado, o Departamento de Pesquisa da Lintas continuará operando, sob a direção de Eugênia S. Paesani, na assessoria e planejamento, juntamente com profissionais como Jaime Troiano e Helena Quadrado.
• Roberto Draco assume como contato na Lintas-Rio, vindo do setor de Marketing da Fleischmann & Royal.
• A CBBA-Rio contratou Kerma Toscano de Farias (ex-MPM) para dirigir seu departamento de mídia.
• A conta da Cargill, fabricante de alimentos para cães, foi entregue esta semana à Thompson, de São Paulo.
• Hoje, às 16 horas, no Palácio Guanabara, encerra-se o prazo para apresentação de propostas para a concorrência da conta publicitária do Governo do Estado do Rio. Como mais de 60 agências já retiraram no Palácio cópias do Edital de Convocação, espera-se a presença de um grande número de publicitários hoje naquele local.
• A Franco Paulino, Moraes está mudando de casa. A partir da próxima semana começa operar à Av. Paulo de Frontin, 735, na Tijuca com o telefones 273-3099
• Vale a pena os criadores brasileiros lerem o suplemento especial sobre criação que o número que acaba de sair nos EUA do Advertising Age traz. Sempre vale como reciclagem.
• Está confirmada para o dia 19 de junho, terça-feira, às 19:30hs, no Hotel Serra Azul, em Gramado (RS), a solenidade de abertura do Seminário de Propaganda 79 promovido pelas entidades gaúchas. Estaremos lá.
• De acordo com o último comunicado da Secretaria Executiva do Seminário de Gramado já se encontram inscritos mais de 300 publicitários e empresários em comunicação do Brasil e da América Latina: Para o 1º Salão de Artes Gráficas, mais de 400 peças foram enviadas, e para o Festival de Filmes Publicitários do Brasil mais de 200 filmes veiculados em 1978 foram, até o momento, inscritos por agências de todo o País.
• Já que o negócio é números, a comissão executiva do 1º CIBAM - Congresso de Publicidade das Nações Íbero-Americanas, que se realizará em São Paulo, no próximo mês de outubro, informa que se espera a presença de cerca de 2 mil estrangeiros, além de dois mil e quinhentos brasileiros, de todos os estados.
• E no FIAP/79 - Festival Íbero-Americano de Publicidade, que será realizado em conjunto com o 1º CIBAN, e com a FIBAM - Feira Íbero-Americana de Publicidade, Márcio Moreira, que assumiu sua coordenação, afirma que as previsões de inscrições são para nada menos que 500 filmes publicitários, 250 peças de rádio, além de aproximadamente 400 anúncios e 100 campanhas de mídia impressa. Ainda segundo Márcio Moreira, para a realização do FIAP/79 estão previstas despesas e receitas da ordem de 2.2 milhões de cruzeiros.
• José Yosan realmente conseguiu a liberação dos cartazes publicitários para serem afixados nas laterais dos ônibus cariocas. Ele nos informa porém, em carta, que está muito preocupado em tratar deste veículo (o cartaz ou o ônibus) com dignidade e seriedade profissional, evitando efeitos poluidores, Aliás, de poluição de ônibus basta a fumaça. Como a empresa de José Yosan é a que está cuidando da comercialização daqueles cartazetes, toda informação a respeito deve ser pedida a ele.
• Esta coluna é publicada todas as sextas-feiras. O endereço para correspondências é: Rua Barão de Itambi. 7/605 ­ CEP 22231 - Rio - RJ. E nossos telefones são: 226-0638 / 286-4876.