Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 18/MAI/1979
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

A busca dos profissionais de estúdio pela valorização profissional (I)

Foi realizado nesta última segunda e terça-feira o 1º Encontro de Profissionais de Estúdio e Produção Gráfica, na sede do Clube de Criação do Rio. Um encontro muito sério, que merece mais do que uma abordagem rápida. Hoje, publicamos, na integra, uma declaração daqueles profissionais, estabelecida em cima dos dois dias de discussão:
1 - A NECESSIDADE DA REGULAMENTAÇÃO DAS HORAS EXTRAS E SERÕES.
Cabe às agências, através de entidades como a ABAP, a ABP e outras, estabelecerem e divulgarem uma regulamentação, um regimento ou estatuto comum, em consonância com as leis trabalhistas, assegurando o pagamento de horas extras e serões de estúdio e produção gráfica, sempre que essas horas e serões não sejam causados por atraso dos próprios profissionais.
O alto índice de insalubridade oriundo das noites não dormidas, da toxicidade das tintas e benzinas, e da própria pressão do trabalho precisa ser reduzido, evitado ou na pior das hipóteses, compensada financeiramente.
2 - A RESPONSABILIDADE DOS DIRETORES DE CRIAÇÃO.
Uma vez que, geralmente, nas empresas, os diretores de criação estão em posição hierárquica superior às dos profissionais de estúdio e produção aos quais supervisionam, cabe chamar a atenção dos primeiros para a co-responsabilidade em casos de serões inúteis, horas extras não remuneradas; atrasos ou refações advindos da falta de planejamento ou coordenação. Estúdio, produção: gráfica e criação se interdependem, mas o fato de os diretores de arte, estarem naturalmente, mais próximos da Administração da empresa, os torna agentes ou avalistas de todas as incumbências, inclusive as que sejam injustas, inócuas, irregulares.
3 - A PRESERVACÃO DO PRESTÍGIO DOS PROFISSIONAIS LOCAIS.
Em vista do elevado nível qualitativo e quantitativo dos profissionais do Rio de Janeiro, interessa esclarecer a todos os publicitários para o fato de que, na oferta de trabalho, é sempre possível encontrar no mercado carioca o profissional certo para o salário adequado. Salvo raras exceções, trazer profissionais de outros Estados é inútil e nada racional.
E é contraproducente, na medida em que se desprestigia todo um mercado e, em última análise, os recursos intelectuais e técnicos existentes no local.
O mesmo tipo de raciocínio - aplicado à escolha de uma agência – levaria todos os Clientes a entregarem suas contas a centros economicamente mais desenvolvidos.
4 - A ESPECIALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO ESTÚDIO.
É necessário dar ênfase ao fato de que aquele que trabalha em estúdio quase sempre domina muitas técnicas. Independentemente disso, o profissional deve ser considerado um especialista. Não pode ser obrigado, nem deve se deixar estimular a desempenhar mais do que as suas próprias atividades.
"Saber fazer" não implica em "ter que fazer". Os administradores, diretores, e os profissionais de estúdio devem habituar-se a valorizar a especialização, seja ela de letrista, arte-finalista, montador, chefe de estúdio, assistente, produtor gráfico.
As empresas devem estimular seus profissionais de estúdio e produção a um aperfeiçoamento unidirecional, inclusive facilitando horários e recursos financeiros para que eles frequentem cursos, palestras, congressos, à maneira do que tem sido feito com grande aproveitamento em relação a redatores, diretores de arte, pessoal de média e atendimento.
5 - O RECONHECIMENTO DE QUE A UNIDADE PRECISA SER MANTIDA.
Consideram os profissionais de estúdio e produção que o I Encontro deixou bastante claro que só através da união em tomo dos princípios gerais, se conseguirá atingir objetivos, reparar injustiças, melhorar condições de trabalho, desenvolver a capacidade técnica.
Todos os presentes ao I Encontro comprometeram-se a continuar organizando debates, por conta própria e comparecendo a palestra, encaminhando suas reivindicações técnicas através do Clube de Criação e suas reivindicações trabalhistas através do sindicato da classe.
O I Encontro marcou um primeiro passo em muitos anos, um passo que não pode ser apagado e que precisa ter imediata continuidade.
(ASS.): OS PARTICIPANTES DO I ENCONTRO DE ESTÚDIO E PRODUÇÃO
GRAFICA.
O teor desse documento foi aprovado por unanimidade pelo plenário. Em seguida, apresentaram-se dez dos presentes, colocando-se a disposição para organizar novos encontros. Depois disso, o Clube de Criação anunciou a criação de sua Secretaria de Estúdio, especialmente delegada para representar o setor nas reuniões semanais.

Começa a corrida pela conta do Governo

Saiu afinal o Edital de Licitação para a seleção das agências que atenderão a conta do Governo do Estado do Rio de Janeiro, com um aviso publicado na página 6 do 2º caderno do Jornal da Commercio de 16 de maio último.
Segundo o comunicado, as agências interessadas deverão procurar o Edital afixado na Coordenadoria de Comunicação Social da Secretaria do Governo da Governadoria do Estado, no Palácio Guanabara. O aviso também prevê que a entrega da documentação destinada à habilitação e seleção dos candidatos deverá ser feita até às 16 horas do dia 1º de junho próximo, e que os contratos serão firmados entre Estado, representado pela Secretaria de Governo, de um lado, e a agências selecionadas, de outro.
Como se vê, a sorte está solta. E, pelos comentários que flutuaram até nossos ouvidos, dependerá da Comissão de Licitação, que estaria formada por Marcial Dias Pequeno, Geraldo Augusto de Faria Batista e Tassilo Mitke.

Cartas

Ônibus polêmico
Rio, 16 de maio de 1979

À JANELA PUBLICITARIA, de Marcia Brito & Marcio Ehrlich
Caros colegas,
A propósito de minha exposição no Grupo de Mídia sobre ônibus como veículo publicitário e a censura que o restabelecimento desse meio por vocês mereceu:
- Nenhum meio pode ser culpado por más mensagens.
- O alcance é inegável. Caberá aos nossos profissionais de criação, que acabam de conquistar o direito de fazer os cartazes de cinema, aproveitá-lo e dignificar as mensagens.
- Não é função dos ônibus "decorar" a cidade, que não será poluída visualmente por cartazes, que podem e deverão ser muito atraentes. Que tal um debate sobre poluição visual urbana?
- Outras municipalidades, como Londres, N. York, etc., não acham que a propaganda em ônibus polua.
- Se há um veiculo de alcance universal, mas eficaz para cada classe e nada elitista, esse veiculo é o ônibus.
Vocês ouviram minha exposição ou receberam uma sinopse? Vou preparar uma súmula para vocês. Qualquer profissional poderá pedi-la através da Caixa Postal 14.500 - Rio ­ RJ - 20000.
Como bons publicitários e bons democratas devemos admitir que os ônibus tenham uma função básica utilitária, um preço para o usuário, um custo operacional elevado e o mesmo direito de jornais, revistas, televisões, rádios, cinemas de obter uma renda marginal, derivada de propaganda. Considero o ônibus um veículo complementar de primeira.
Rio de Janeiro, 16 de maio de 1979.
Está é a minha postura. Qual a do leitor? Opiniões para vocês, ou para a mesma Caixa Postal 14.500.
Um abraço cordial de
José Yosan dos Santos Fonseca.

Rio de Janeiro, 16 de maio de 1979.
À
Janela Publicitaria
At.: Sr. Marcio Ehrlich
Caro Marcio,
Lendo a Janela da última sexta-feira reparei no comentário que vocês fizeram sobre a publicidade nos ônibus. Concordo com vocês especialmente quando falam em poluição visual. E, digo mais, trata-se, a meu ver, de uma forma de violentar o inconsciente coletivo. É como um grotesco merchandising ambulante que persegue as pessoas na rua. Acho que a cidade só tem a perder, e a publicidade, muito pouco a ganhar.
Até onde sei, a liberação ocorreu em função das greves de motoristas como uma manobra política do governo para viabilizar o aumento de salários, sem aumentar os custos das empresas de transportes. Segundo o Sr. Yosan, na palestra do Grupo de Mídia, à qual assisti, ele não tem ainda nenhum contrato efetivamente firmado para exploração deste meio de comunicação. Como mídia e também como ex-companheiro de música, onde a sensibilidade é tão importante quanto a que todos os profissionais de mídia devem ter, é que venho pedir que o assunto seja mais discutido agora, antes que seja tarde, não é?
Sendo o que tínhamos para o momento, subscrevemo-nos,
Atenciosamente,
Luís Fernando Novaes
Dpto. de Mídia

Seleção da Janela

DPZ para Levi's: A Levi's homenageia as mulheres que vivem segurando a barra dos filhos.

"A Levi's homenageia as mulheres que vivem segurando a barra dos filhos" recebeu 2 estrelas na Seleção da Janela que analisou os anúncios publicados na imprensa diária carioca (Tribuna Da Imprensa, O Globo, Jornal do Brasil, Jornal dos Esportes e Jornal do Commercio) na semana de 7 a 13 de maio último.
O júri, formado por Inocêncio Pérez (diretor de arte - Standard), Marcos Camargo (redator - Artplan) e Sebastião Plácido dos Santos (produtor gráfico - Esquire), além destes colunistas, destacou este anúncio da DPZ para a Levi's por ter inserido bem seu senso de oportunidade ao restante da campanha (estar com os jovens em todos os seus movimentos), num trabalho limpo e bem produzido. Vale notar o detalhe em manuscrito indicando "Mãe também" para o slogan da Levi's "Qualidade nunca sai de moda".
Esta peça teve Washington Olivetto como redator e Nelo Pimentel como diretor de arte. O produtor gráfico Abraham Lincoln. No atendimento atuaram José Carlos Piedade e Ricardo Palmieri, e a aprovação foi de Isaac Stuttman.

Diminuiu a conta do telefone

Telerj acaba de comunicar à Denison que passará a dividir sua conta publicitaria: Norton e Artplan. Como a Telerj é conta carioca, e era atendida integralmente pela Denison do Rio, fomos perguntar a Nei Cantinho, diretor da Norton-Rio como seria o procedimento de sua agência neste caso. De acordo com ele, na parte que couber à Norton, a priori, à Telerj terá suas peças criadas, produzidas e veiculadas através da unidade carioca. No caso da Artplan, por ser uma agência já completamente estruturada no Rio há muito tempo, o procedimento deverá ser o mesmo.

Cica divide conta

A Cica entregou parte de sua conta para a MPM, correspondente ao purê de tomate Puropurê e aos novos produtos. Além disso, a Corporação Bonfiglioli, detentora da Cica, também entregou à conta do Banco Auxiliar de São Paulo. Estas não são as primeiras contas que a MPM tem com a Bonfiglioli, pois a agência já atendia, dentro do setor imobiliário, a Incremento.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• Grandes mudanças na criação da Esquire: Hector Sapia, que havia se desligado da DPZ-Rio, assume a Diretoria de Criação daquela agência, e com isso, Fernando Barbosa Lima passa a acumular, além da Presidência, a Supervisão de Criação. Enquanto isso, Carlos Eduardo Studart, o diretor de arte, deixa a agência para retornar à Salles, de onde saíra ano passado.
• Para a Salles também foi Márcio Pegado, que atendia a CCPL na Norton-Rio. Essa conta, porém, continua sendo atendida por José Paulo Teixeira de Mattos.
• A Lintas-Rio, provando que continua ativa, comunica que acaba de conquistar a conta da Hiborn do Brasil - fabricante dos produtos infantis Lillo.
• Jarbas José de Souza é o novo diretor nacional de criação da SGB, deixando, portanto, a DPZ-SP. Jarbas, apesar de continuar morando em São Paulo, atuará tempos no Rio e tempos em SP. É a primeira vez que a SGB funcionará com um diretor nacional de criação.
• Propeg pegou as contas dos postes Cavan e da Ornato.
• Nelson Mendes (ex-L&M e Lintas) assumiu a Direção Geral da Communicatum Est Propaganda. Além disso, Henrique Medeiros Filho passa a redator da agência, compondo a dupla de criação com Paulo de Oliveira Brandão, a mídia fica com Maurício Lopes e o atendimento com Lenora de Morais.
• O Presidente da ABAP ­ Associação Brasileira de Agências de Propaganda, Petrônio Correa, será o orador do almoço que a ADVB realiza hoje às 12:30h no restaurante Mássimo (Al. Santos, 1826 – SP). Petrônio falará sobre "A Distribuição da Publicidade Legal do Governo através da Agência Nacional".

• Ziraldo Alves Pinto foi o único brasileiro a ter trabalho reproduzido no Graphis Poster 79, que chegou recentemente ao Brasil. Isto entre cerca de 700 trabalhos publicado pelo anuário suíço, vindo de 40 países.
O Brasil precisa participar mais de coletâneas como esta. Afinal, se aqui se briga para a nacionalização do cartaz do cinema. (uma das categorias do Graphis Poster) e se consegue provar que há capacidade profissional para assumir totalmente este trabalho, não tem cabimento apenas um artista brasileiro ser incluído numa importante publicação como esta.
Este Graphis Poster 79, como todos os outros, manteve sua atualidade gráfica excelente. Em 221 páginas, inclui posters publicitários divididos em malas diretas, moda, alimentos, indústrias, empresas, editorial, bebidas e turismo; posters culturais, com trabalhos sobre galerias de arte, exposições, filmes, peças teatrais e eventos culturais; posters sociais, nas áreas de educação, política, e comunitários; a sim como posters para decoração.
José Carlos Nascimento, que nos fornece todos os livros de publicidade importados que precisamos, nos informa que para o Brasil inteiro, o Graphis Posters pode ser conseguido pelos telefones 252-3149 e 222-8666, ao preço de Cr$ 1.600,00, com entrega imediata. Fora do Rio, é claro, os pedidos podem também ser feitos através da Caixa Postal, 7073 - RJ, por reembolso postal, sem custos adicionais.

• Os novos catálogos telefônicos de Niterói já estão sendo distribuídos pela LTB, atingindo aquela cidade, São Gonçalo, Rio Bonito, Cabo Frio e mais sete cidades vizinhas da região dos Lagos.
• A Oliveira Murgel conquistou as contas das etiquetas Lanvin e Lacoste do Brasil.
• Janine Miranda Fortes (ex-MPM e ex-Supervisora de Pesquisas, Mídia e Mercado da SGB) acaba de se desligar da Nashua Copiadoras, e está disponível no mercado. Contatos, através da Janela.
• Semana passada elogiamos um comercial da Bamba, e perguntamos sobre a agência. Descobrimos. Foi a Thompson de São Paulo, e o filme foi criado por Klaus Isnenghi, e produzido por Ronaldo Moreira, com a Última Filmes, usando trilha de Jorge Miller. O cliente e a aprovação por Décio Nappi, foi a São Paulo Alpargatas, atendidos por José Márcio Monteiro. Mereceu, a gente credita.
• Outra agência cheia de novidades: A JMM. Nela, Alexandre Cavalcanti foi efetivado como atendimento do Shopping Iguatemi Campinas, Couromoda Feiras e da Elma - Linhas Marítimas Argentinas. Além disso, Cid Pacheco, diretor técnico da agência, fará palestra sobre "A influência da Comunicação no Comportamento do Consumidor", no Seminário sobre Marketing de Seguros realizado pela Atlântica Boavista. Tem mais: a JMM conquistou a Pró-Alérgico Ltda., empresa médica.
• A Coca lembrou-se que existia ainda a Fanta Laranja e está desencadeando uma nova campanha para este produto. E, com isso, voltando também à propaganda de Fanta Limão, da McCann.
• Hernon Viana, diretor da Publinews, fará hoje uma palestra sobre "Vivência e Sobrevivência" aos alunos de Relações Públicas e Publicidade da Faculdade de Filosofia de Campos.
• Marcos Accioly deixou ontem o cargo de Superintendente Comercial do Sistema Radiobrás, para exercer a Chefia do Gabinete da Superintendência do Rio da Rádio Nacional. Marcos, porém, está disposto a estudar propostas profissionais que o permitam retornar à atividade publicitária, onde realmente está sua experiência. Os interessados podem procurá-lo na própria Rádio Nacional.
• O diretor de arte da Standard, Inocêncio Pérez Mato, está convidando para o vernissage de sua exposição de "Lâminas Botânicas", dia 28 de maio às 19:30h, no 1º andar do Restaurante Natural, (Rua 19 de Fevereiro, 118, em Botafogo).
• Segundo a Artplan, em seus 20 anos de pesquisa de mídia no Brasil, a Jovem Pan foi a primeira emissora de São Paulo a se utilizar de seu banco de dados, agora que a Pan encomendou um processamento especial sobre o hábito de ouvir rádio na Grande São Paulo.
• Falando em Rádio, a Globo/Nacional de São Paulo perdeu o programa "Os Dramas da Cidade" de Gil Gomes, que voltou à Record. Esse programa, que tem uma audiência enorme, só consegue ser ouvido mesmo por paulista. Não dá nem para explicar o que seja...
• A Know-How estará recebendo hoje à noite, em Brasília, o titulo de Agência do Ano daquele mercado.
• A partir de 1° de maio, a Central Globo de Comercialização vai incorporar o Departamento Comercial das Rádios Globo e Excelsior de São Paulo, e Globo, de Brasília. No Rio, a direção comercial daquelas rádios estará com Klibson José da Silva.
• Encerram-se dia 30 as inscrições para o 1º Salão de Arte Publicitária Latino-Americana e o 1º Festival de Filmes Publicitário do Brasil, que se realizarão em Gramado (RS), de 19 a 22 de junho. Informações adicionais podem ser conseguidas com a ABAP-RS, à Rua Cristóvão Colombo, 222. Porto Alegre - RS, ou pelo fone 21-7602, daquela cidade.
• As agências que quiserem informações sobre o II Concurso Nacional de Outdoor devem procurar o Sr. Aroldo Araújo, à Rua Miguel Couto, 35/2.° andar. Telefone 222-2805.
• O Clube de Criação do Rio de Janeiro optou por ser mais humilde e assumiu fazer um boletim informativo (muito bem feito, até), no lugar do cobiçado jornal. Os interessados podem pedir cópias à D. Celita, secretária do CCRJ, na sede do Clube, à Av. Ataulfo de Paiva, 135/1405.
• Herbson Freitas, que havia interrompido sua coluna publicitária no Monitor Campista, retornou à atividade, todos os domingos.
• Oswaldo Miranda, o Miran ou Mirandinha, de Curitiba, saiu da PAZ, onde atuava como diretor de arte, e está assumindo na Umuarama, a house-agency do Bamerindus.
• A Tribuna da Bahia entregou sua representação comercial para Rio e São Paulo, à Contato Representação de Veículos. É na Tribuna da Bahia que sai a coluna "Negócio Publicitário", de Francisco Bruno e José Carlos.
• A Janela sai todas as sextas-feiras, no Rio, e aos domingos, com novas informações, no Diário Popular, de São Paulo. O fechamento é às quintas-feiras, e o endereço de correspondência Rua de Itambi, 7/805 – CEP 22231 - Rio - RJ. Nossos telefones são 226-0638 e 286-4876.