Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Rififi no high-society.
John Pitt x Yves Martin
Esta semana, o meio publicitário carioca assistiu um duelo de cartas entre as agências Publinews e Estrutural, com cópias enviadas à ABP, ao Clube de Criação e aos colunistas publicitários, sobre uma possível semelhança entre as campanhas de lançamento da coleção Yves Martin, da Estrutural e do uísque John Pitt, da Publinews.
Como não nos metemos em brigas de branco, limitamo-nos a reproduzir as cartas trocadas, deixando aos leitores as conclusões.
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Rio de Janeiro, 20 de abril de 1979.
À Propaganda Estrutural Ltda.
Prezados Senhores
"Yves Martin" tem sido o assunto mais badalado em nossa agência nos últimos dias.
Depois de várias reuniões, inclusive com nosso cliente Indústrias de Bebidas Joaquim Thomas de Aquino Filho S/A., chegamos a um denominador comum: remeter uma carta à Estrutural, protestando contra a campanha de "Yves Martin". A criação desta Campanha, os apelos dos anúncios e até mesmo sua produção gráfica, tem uma semelhança incrível com a Campanha de pré-lançamento do Whisky John Pitt, realizado em dezembro de 1975. Semelhança, coincidência, "chupada", não importa.
O fato é que John Pitt veio antes e ultrapassou todas as previsões de venda. A divulgação do conceito de John Pitt exigiu uma verba superior a Cr$ 13 milhões. E, de repente; para surpresa geral, surge um "novo" John Pitt, quatro anos depois, veiculando "teasers" semelhantes - vá lá - aos de nosso cliente.
Acreditamos que a Propaganda brasileira atingiu um nível de profissionalização que não comporta tais fatos.
O Código de Auto-Regulamentação da Propaganda é uma radioscopia de todas as análises e anseios de uma classe. E na sua seção 12, artigos 41 e 42, esse tema de coincidência, semelhança e "chupada" é tratado com muita clareza. - Todos os publicitários de bom senso apoiam o código, procurando respeitar os seus preceitos.
Por tudo isso, consideramos oportuno solicitar a V.Sas. que suspendam a veiculação da campanha "Yves Martin", procurando criar novo tema.
Caso contrário, por força moral e profissional, seremos obrigados a tornar público, em jornais de grande circulação, a coincidência. Portanto, está nas mãos de V.Sas. a solução do problema.
Aguardamos um pronunciamento a respeito, firmamo-nos mui,
Atenciosamente,
EMPRESA DE PROPAGANDA PUBLINEWS LTDA.
Fernando Barcelos Mothé
Diretor Comercial
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Rio de Janeiro, 23 de abril de 1979
À
Empresa de Propaganda Pubinews Ltda.
Senhores:
Tomando conhecimento somente hoje da carta de V. Sas. entregue sexta-feira, 20/4/79, após o expediente, esta Diretoria tem a declarar o seguinte:
1 - Deploramos o tom grosseiro e impertinente com que caracterizaram a Vossa carta, o que nos parece injustificável sob qualquer pretexto.
2 - Lamentamos não encontrar em Vossa carta qualquer argumento sólido que pudesse nos levar a desenvolver um debate mais sério sobre o assunto. Isto é: não existem semelhanças gráficas (Yves Martin é Alltype, tipo Windsor, John Pitt é Fotographis, tipo Hawthorn); não existem semelhanças conceituais (Yves Martin são anúncios que se pretendem notas jornalísticas, John Pitt são obviamente anúncios); não há semelhanças no tratamento do copy (Yves Martin é uma sequência de anúncios onde há uma história: um francês colunável retorna ao Rio, renegando definitivamente a Europa e aqui trata de desenvolver sua vida de alta roda, enquanto John Pitt é campanha que não tem aquela preocupação exteriorizada, cada título funcionando de per si e a campanha por todos). O que há pura e simplesmente, é a utilização tanto de sua parte, como da nossa, do recurso de transformação – algo com que a comunicação há várias décadas vem municiando dezenas de profissionais de Criação publicitária no mudo inteiro.
3 – Se a intenção de V. Sas. é efetivamente estabelecer uma discussão em alto nível sobre o assunto acima citado, ou sobre qualquer outro que possa elevar ainda mais os padrões éticos e profissionais da Propaganda brasileira, estamos à disposição. Mas nunca a partir dos termos de sua carta – eles estão muito abaixo do padrão operacional que nós mesmos nos fixamos e dos quais não estamos dispostos a nos afastar.
Sem mais, subscrevemo-nos
atenciosamente,
Propaganda Estrutural S/A
Armando Strozenberg
Diretor Técnico
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Rio de Janeiro, 24 de abril de 1979.
A Propaganda Estrutural S/A.
Prezado Senhor:
Recebemos sua na carta ontem.
A Ética - que invocaste - funda-se na Moral.
Quando a ofende, a conduta do agente encontra, em primeiro lugar, a reprovação de sua própria consciência.
É secundária a censura de opinião pública.
Assim, não nos surpreendeu de todo a explicação que tentaram oferecer, fazendo por ignorar a imitação do lançamento da campanha de John Pitt (um escocês que teve sua chegada ao Rio precedida por teasers, do gênero coluna social) pelo lançamento de Yves Martin (um francês que teve sua chegada ao Rio precedida por teasers, do gênero coluna social).
Ridícula, porém, é a falsa postura de quem pretende se elevar, inovando os "padrões éticos e profissionais da Propaganda brasileira", sem pejo de usurpar a criação alheia.
Ao negarem a grosseira imitação, V. Sas., se utilizam de argumento do mesmo tom, simplesmente negando o óbvio, isto é, a campanha de John Pitt não teve exteriorizada a preocupação de tecer história de um estrangeiro colunável que chega ao Rio.
De uma só cajadada matam dois coelhos: desmerecem a campanha de John Pitt e enaltecem a sua cópia.
Logo, não tem sentido a discussão em alto nível, a que se dizem dispostos, pois V. Sas., se esquecem do pressuposto básico: na terreno da ética só frutificam os entendimentos nascidos da boa fé.
Não sendo este, evidentemente, o caso em questão, encerrada fica nossa gestão diretamente junto a essa agência.
Sem mais para o momento, subscrevemo-nos muito,
Atenciosamente,
EMPRESA DE PROPAGANDA PUBLINEWS LTDA,
FERNANDO BARCELOS MOTHÉ
Diretor Comercial.
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Aí estio mais resultados de finalistas do Clio, correspondentes às categorias de rádio e embalagens. Ainda faltam ser divulgados os finalistas de peças impressas,
RADIO
- DPZ
Institucional: Ibirapuera Shopping Center "Criança"
Artigos Pessoais: Olivetti "Natal".
Serviços: Itaú "Autobank".
- SGB
Varejo: Ponto Frio "Copa do Mundo".
Varejo: Ponto Frio "Big Bug".
EMBALAGENS
- Cavalcanti, Julianelli, Pimentel.
Produtos Masculinos: "Duplex/Dinamite".
- DIL
Alimentos: Paoletti "Ervilhas Pingo Doce".
Embalagem especial: Fiat Lux "Caixa de presente".
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Cartas
De um leitor:
Prezados Marcia e Márcio
É de fundamental validade a tradicional coluna publicada às sextas-feiras por vocês, num trabalho de evidência, empenho e dedicação no conceito de informar bem a todos, em especial aos estudantes de comunicação, para uma perfeita orientação no caminho que se convencionou optar.
Como sendo esta a primeira vez que mantenho um contato com vocês, gostaria de enaltecer um aniversário importante de uma agência que mantém os mais altos valores em seu clima cotidiano. Trata-se da cinquentenária J. W. Thompson, que a meu ver, destaca-se pela hegemonia com que utiliza a máxima seriedade naquilo que se convencionou fazer. É sem dúvida, uma agência do mais alto gabarito, e merece todos os elogios da aplicação que se faz notar em seu trabalho.
Carlos Lessa
PS: Parabéns por esta ótima coluna semanal; a única que propicia um aprofundamento para nós estudantes em inicio de formação. Sou estudante de Comunicação Social (Publicidade), cursando o 4º período na Universidade Gama Filho.
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Caio Domingues não joga mais no time da União
Assim como já noticiamos na Janela do Rio, em São Paulo, a Caio Domingues & Associados desligou-se da União de Agências. A nota de São Paulo teve o seguinte texto:
"Nunca vimos uma separação em propaganda que não fosse amigável e cheia de lamentos mútuos. Todos continuam se amando como numa música qualquer de Roberto Carlos.
Só que separados.
Não bastassem as separações entre agências e anunciantes (sempre de acordo mútuo e para o bem das duas), agora sabe-se que a Caio Domingues & Associado se desassocia e desune da União de Agências, após quase um ano de namoro e amarração séria, se bem que tranquila.
Segundo a versão oficial, a Caio Domingues se afastou da União por sua própria iniciativa, porque aqui no Rio seu trabalho como agência representante da União estaria se justapondo ao da CBBA, que está em franco crescimento nesta cidade. Como em São Paulo a Caio também atua, mas o domínio natural é da CBBA, a Caio preferiu abrir mão de sua participação acionária da União."
Porém, há os comentários de que a Caio estaria desgostosa e incompatibilizada com a companheira pelo fato da conta do cigarro Chanceller, atendido desde sua criação por ela, ter passado repentinamente para a jovem CBBA carioca, no comece deste ano.
Fora isso, nada muda na União, que continua firme e forte na determinação de conseguir seu "primeiro cliente próprio”. Obviamente, é mais uma agência a ler diariamente os jornais brasileiros à cata de licitações para contas federais.
E como todas as outras agências, e leitores, só encontrando notícias de pacotes.
A Volkswagen obteve o maior índice de recordação de propaganda impressa - IRPI - na pesquisa realizada pela Demanda - Instituto de Pesquisas e Estudos de Mercado Ltda., - referente a 2 anúncios publicados na revista 4 Rodas do mês de março/79.
O índice IRPI dá uma medida do valor global de recordação do anúncio. Seu campo de variação está compreendido entre zero (quando não houver recordação) e cem (quando houver recordação).
Os demais anúncios são os seguintes:
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AUTOMÓVEIS:
- Volkswagen: 30,9
- GM (Opala): 24,4
- Puma: 12,3
- Ford: 11,1
MOTOCICLETA;
- Yamaha: 25,8
- Honda: 24,5
CIGARROS:
- Chanceller: 22,
- LS: 21,5
- Luís XV: 19,7
LUBRIFICANTES:
- Castrol: 12,0
- Shell: 9,6
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EQUIPAMENTOS DE SOM PARA AUTOMÓVEIS:
- Basf: 21,9 (fitas)
- Novik: 12,5
- Arlen: 11,6
- Bravox: 9,6
- Plano: P-5:7,1
- Truffi: 4,1
- Ger-Som: 2,8
- Eletroparts: 2,5
- Lifon: 1,9
ACESSÓRIOS E PEÇAS:
- Blindex: 11,2
- Rodão: 3.6
- Philips: 2,5
CINEFOTO:
- Osran: 2,9 |
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
Sérgio do Rego Monteiro desligou-se do marketing da Veplan Residência, estando ainda com destino ignorado, pelo menos por nós.
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Dia 30 próximo a SGB aumenta seu capital social de 20 para 25 milhões, com a incorporação da reserva de correção monetária.
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Será hoje, às 16 horas, no Palácio do Planalto, em Brasília, a entrega do Prêmio Jeca Tatu, patrocinado pela CBBA e ganho pela Almap. O troféu será entregue por Said Farhat, Ministro da Comunicação do atual Governo.
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Jomar Pereira da Silva fará novamente sua coluna em O Globo. Mas só a do outro domingo, 6 de maio, quando cobrirá a ausência de José Roberto Penteado, atualmente em Caracas. Imaginem só a emoção de Jomar matando suas saudades...
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A Cleian conquistou a conta da Nautiplan, é o que informa Alberto Novo Cabaleiro Júnior, diretor da agência.
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A Cachaça Saborosa, da Bahia, que era atendida pela DM-9, passou a ser conta da Norton. Falando em Norton, a unidade do Rio realmente voltou a ter criação, já tendo sido contratados Augusto Ribeiro e Douglas Bartô para aquele setor.
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A MPM conquistou as contas do Café Moinho de Ouro e da Unitex, fabricante de Jeans.
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A revista Correio da UNESCO de maio tratará dos problemas da relação entre a criança e a televisão. Seu fechamento publicitário será dia 20/5 e os contatos devem ser feitos com César Oliveira pelo telefone 246-4180 ou pelo Bip 381-L.
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Reali Júnior, correspondente da Rádio Jovem Pan na Europa, será o único brasileiro a integrar a comitiva do Presidente Giscard d'Estaing em sua visita à União Soviética de 24 a 28 de abril.
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O próximo Concurso Nacional de Outdoor não premiará mais cartazes inéditos e comunitários, mas "o melhor trabalho veiculado durante o ano de 1978 pelas Agências de Propaganda". Ora, por que a Central de Outdoor não aproveita o Prêmio Colunistas, que escolhe anualmente o Melhor Outdoor criado no Brasil, e com uma tradição que já lhe garantiu respeitabilidade? Bastaria oferecer os prêmios àqueles escolhidos também pelo Prêmio Colunistas. E seria uma forma da Central demonstrar, também, que confia e apoia as decisões dos colunistas publicitários.
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O Dr. Antônio Henrique Cunha Bueno, Secretário da Cultura do Estado de São Paulo, será o orador do próximo almoço mensal da ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil- que se realizará no dia 8 de maio, às 12:30 horas no restaurante Mássimo, à Al. Santos, 1826.
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Mauricio Dinepi acaba com OUTDOOR. Depois de 3 anos com a coluna OUTDOOR, e 3 meses de recesso, Dinepi retorna ao colunismo publicitário, agora com a coluna REPRINTE, aos domingos, no Correio Brasiliense.
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A conta da Casa São João Batista Modas, do grupo Irmãos Szurnik, passou a ser atendida pela Labor.
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A revista JP (Instrumento em Foco) de São Paulo, que circula bimestralmente e é de distribuição dirigida, passou a sua representação comercial na praça do Estado do Rio de Janeiro, para as Representações Panamérica de Jornais e Revistas Ltda.
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Carlos Sarno, da Barreto de Araújo, é o novo presidente do Clube de Criação da Bahia, para a gestão 79/80.
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O Departamento de Serviços de Marketing da TV Globo está aceitando estagiários. Os interessados devem procurar Cristina Leal Pinho à rua Lopes Quintas, 303 sala 704.
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Correspondência para as Janelas: Rua Barão de Itambi, 7/605 - Cep 22231 - Rio - RJ. E nossos telefones são 228-0638 e 286-4876.
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