Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 20/ABR/1979
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Brasil coloca 41 comerciais como finalistas no Clio Awards.

Quarenta e um filmes brasileiros foram selecionados como finalistas no Clio Awards/79, nas categorias de TV e cinema. Das 16 empresas que tiveram trabalhos selecionados, duas são do Rio -- Premium e Rede Globo --, uma da Bahia -- DM9 --, e o restante de São Paulo. A agência com o maior número de trabalhos selecionados foi a DPZ, com 9 filmes.
A seguir publicamos a lista completa dos finalistas de TV e cinema, separados por sub-categorias:
AUTOMÓVEIS
AImap - VW Brasília - "Amor"
Almap - Fusca - "Padre e Sacristão"
Almap - Variant II - "Fazendeiro"
ELETRODOMÉSTICOS
Almap - Geladeira Consul - "Férias"
DPZ - Liquidificador Walita ­ "Macho"
Denison - Telefunken - "O Preguiçoso"
PRODUTOS MASCULINOS
Almap - Avanço Powder Dry - "Henrique"
Standard - Lâmina ultra platinum - "Barbeiros”
PRODUTOS FEMININOS
DPZ - O.B. - "Disco"
DPZ - Serena - "Mãos"
Interteam - Max Factor - "Atriz" (agência: DPZ)
Última - Baton Yardley - "Lábios", (agência - CBBA)
FARMACÊUTICOS
Almap - Pastilhas Vick - "Elevador"
INSTITUCIONAL
DM9 - Corrêa Ribeiro - "Bandeirão"
DM9 - Escola Alfred Nobel ­ "Mãe"
Norton - IBM - "Poema"
COMUNITÁRIO
DM9 - Economia de água - "Sinfonia noturna"
CCSP - Clube de Criação - "Crianças"
Novaprova - Caixa Econômica SP - "Carnaval Japonês"
Publitec - Secretaria de Agricultura - "Erosão"
PESSOAIS/PRESENTES
DPZ - Olivetti - "Natal"
CIGARROS
DPZ - Hollywood - "Isto é Hollywood"
VESTUÁRIO
Fathom - Argos Jeans - "Frenéticas"
Interteam - "Meias Cambuci"
J. Walter Thompson - Topper - "Cama Elástica"
Última - Tênis All Color - "Skate"
BEBIDAS ALCOÓLICAS
Fathom - Vodca Heublein - "Antes que vire moda"
REFRIGERANTES
McCann Erickson - Coca-Cola - "Dias de calor'
CAFÉ E CHÁ
Standard - Chá Lipton - "Reconciliação"
ARTIGOS DOMÉSTICOS
McCann Erickson - Linhas Drima Corrente - "Italiano"
Nova Prova - Sabão Alba - "Memórias"
VAREJO/VENDAS
Premium - Parque das Palmeiras - "Um novo jeito de viver"
VEICULOS
Rede Globo - "Carnaval 79"
SERVIÇOS
DPZ - Itaú Seguradora - "Estádio"
ALIMENTOS
Fathom - Biscoitos ? - "Sósia"
Petybon - Creme crackers - "Double"
CAMPANHAS
DPZ - Segurança do Trânsito ­ "Respeite a vida", 3 filmes
Salles - DNER - "Depois..."
Além destes, há os finalistas de rádio, de embalagens e anúncios impressos, cujos resultados ainda não foram completamente divulgados. Assim que os tivermos, porém, os reproduziremos imediatamente na Janela.

A Janela Publicitária agradece ao Presidente do Sindicato dos Publicitários do Rio de Janeiro, Murilo Coutinho, por, na nota da entidade publicada ontem na página 9 do O Globo, respondendo ao artigo “A greve que vem aí”, do Jornal do Commercio, ter-se referido indiretamente a esta coluna como sendo “de consagrados colunistas, que se tornaram importantes para a classe na medida em que as notícias que veiculam às sextas-feiras têm retratado fielmente o "momento da propaganda".
Sem demagogia, caro Murilo, acreditamos que retratar esses momentos sempre defendendo os interesses da classe, não é favor da imprensa especializada. É uma obrigação. Um compromisso que ela mantém com os princípios básicos de liberdade e justiça. Questão de consciência.

N.R. 2020: O texto de Murilo Coutinho, publicado em O Globo e citado pela Janela, está reproduzido aqui, com o grifo à referência indireta feita à Janela: 
O Globo - 19/04/2020 - "A Grave que vem Aí", por Murilo Coutinho, presidente do Sindicato dos Publicitários do Rio de Janeiro

Cartas

São Paulo, 9 de abril de 1979
Estimados Ehrlichs,
A propósito da nota sobre as eleições na ABAP, que vocês acham deveriam ser por aclamação em virtude de se tratar de chapa única, assim como deveriam ser todas as eleições nessas condições, informo que, ao redigir o último Estatuto da Associação Brasileira de Anunciantes (depois alterado apenas em questões imediatas), eu fiz incluir o artigo 59, que assim diz: "A votação será feita pelo sistema de voto secreto, prevalecendo a maioria simples, quando houver mais de uma chapa concorrente e por aclamação pura e simples em caso de chapa única."
Creio seja a ABA a única entidade a ter uma cláusula sob tais condições no Brasil, respondendo à observação feita por vocês,
Um abraço do
Eddie Augusto da Silva

Rio, 12-4-79
Prezados Márcia & Márcio,
Dois esclarecimentos sobre o depoimento que eu dei à Melo & Mensagem a respeito da campanha do Tamoyo e que vocês transcreveram na Janela da semana passada.
Um: eu não dei o depoimento na condição de diretor de criação da Standard Ogilvy & Mather, como alguém poderia pensar diante da citação do nome da agência. Mas sim em meu próprio nome, na condição de cidadão e publicitário. Ou, se preferirem, na condição de contribuinte.
Dois: pela maneira como a matéria foi diagramada, ficou a impressão de que eu a escrevi como artigo ou como carta. Na verdade, eu prestei aquele depoimento por telefone. O que eu disse foi gravado, transcrito e publicado pela revista Meio & Mensagem, junto com o depoimento de vários outros publicitários sobre o mesmo assunto. Aliás, na transcrição, a revista foi absolutamente fiel a tudo o que eu falei, não acrescentou e não censurou uma só palavra.
Um abraço do
Pedro Galvão

N.R.: Janela, também, reproduziu sem mudar uma palavra, tudo o que constava da matéria de M&M.

Seleção da Janela

 

A Seleção da Janela que publicamos hoje se refere aos anúncios publicados nos jornais cariocas de 26 de março a 1 de abril e de 2 a 8 de abril. O julgamento foi realizado com a coordenação de César Oliveira, que cuidou interinamente da Janela durante a viagem destes colunistas, e contou com a presença de Rodolpho Jannotti (diretor de arte - Aroldo Araújo), Vanderley Falkenberg (redator free­lancer), Ronaldo Marques (atendimento - J. W. Thompson) e Alfredo Binoti (produtor gráfico - Salles).
Na semana de 26 de março a 1º de abril, foi selecionado, com uma estrela, o anúncio "Todo Makro tem Cobra". realizado pela SGB para a Cobra, e criado pelo redator Álvaro de Almeida e pelo diretor de arte João Galhardo Jr., com produção de Gualter Ribeiro, atendimento de Cláudia Chaves e aprovação de Paulo César Faria, Roberto Couto e Jorge Ferreira.
Na segunda semana, de 2 a 8 de abril, dois anúncios foram selecionados: O primeiro deles, com uma estrela. A Jotaé/Kastrup emplacou "Três estreias e uma reapresentação...", realizado para a Aluferco. Os responsáveis foram Hermínio Naddeo, como redator, e Rachel Braga (como diretora de arte, tendo Elmano Pinheiro na produção, Juracy Matarazzo no atendimento e Agostinho Tacoli na aprovação.
O segundo, recebendo duas estrelas, é de realização da Almap para a VW e teve como titulo "Depois da chave de casa, esta é a chave que os brasileiros mais carregam no bolso". Nesta peça, a redação foi de Enio Rodrigues, e a direção de arte Joaquim de Oliveira, com a produção de Runivan Alves, fotografia de Luiz Assunção, atendimento de Milton Mastabi e a aprovação de Fábio de Luca.

(Clique nos anúncios para ver em tamanho maior)

SGB para Cobra: "Todo Makro tem Cobra"
Jotaé/Kastrup para Aluferco: "Três estreias e uma reapresentação"
Almap para Volkswagen: "Depois da chave de casa..."

 

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

A Walita entregou à Artplan parte de sua conta, correspondente ao lançamento de uma torradeira.
• • •
A Norton-Rio está reestruturando seu departamento de criação, conforme nos informa Nei Cantinho, diretor da agência. Há mais de dois anos a Norton não tem criação fixa no Rio. Esperamos sinceramente que esta informação de Nei Cantinho desta vez seja irreversível.
• • •
Nos EUA, a Colgate Palmolive vendeu a Helena Rubinstein para um grupo japonês por 75 milhões de dólares, quase a metade do preço que havia pago, na época da compra.
• • •
José Francisco Queirós (Thompson - SP) deverá ser o novo gerente de marketing da Bloch Editores, em substituição a Marlene Bergman, que está agora na Leo Burnett.
• • •
Termina hoje o prazo para inscrições de peças no 4º anuário do Clube de Criação de São Paulo. Todo concurso, quando sério, merece ser prestigiado. E como o concurso do CCSP não é como várias picaretagens que conhecemos, as agências cariocas podem tranquilamente participar.
• • •
Maurice Cohen (vice-presidente da Standard, Ogilvy & Mather) nos garante que a agência, no Brasil, continua atendendo, em plena paz, a conta dos caminhões Mercedes Benz. A separação entre a Mercedes e Ogilvy & Mather ocorreu apenas no setor de automóveis, afetando nada mais que os Estados Unidos.
• • •
A maior agência do país em faturamento e receita bruta passa a ser a Almap - Alcântara Machado, Periscinoto, segundo levantamento a ser publicado pela Meio & Mensagem. Em faturamento, o 2º lugar agora fica com a McCann, e o terceiro com a MPM. Em receita bruta, essas posições se invertem, e MPM fica em 2º, enquanto a McCann desce para 3º, pelo menos, a partir dos dados de 1978. Em 1979, começou um novo páreo. Com ou sem duplo sentido.
• • •
Para compensar, trocando a terra pelo ar, a O&M conquistou, para o mundo inteiro, a conta da TWA - Transworld Airlines.
• • •
Paulo Fernando Rodrigues, gerente de propaganda e marketing do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, comunica o lançamento, para breve, do livro "As Portas da Ásia", de Noênio Spínola, editado pela Ibmec.
• • •
A Jotaé/Kastrup mantém-se fiel à sua filosofia de só contratar casais de criação. No lugar de Regina Laginestra, a agência contratou Cristina Mattos (ex-Esquire).
• • •
Paulo Naddeo desligou-se da Aroldo Araújo, que fica novamente sem redator. Certa mesmo é a contratação de Victorino Braga (ex-Uni-Rio), no atendimento da agência da bússola.
• • •
O Clube de Criação pede aos sócios que não estejam recebendo notícias pelo correio, que atualizem seus endereços pelo telefone 227-2148, com Aurea Helena.
• • •
Finalmente foi aprovado o projeto 1040. Mas a luta ainda não acabou. Ainda é preciso proibir a importação dos comerciais, dos fonogramas, das capas de livros e discos, etc...
• • •
A Premium contratou João Luís Magalhães (ex-MPM), como redator, e também conquistou a conta da Golden Cross para todo o território nacional.
• • •
A Ultralar vai novamente promover seu concurso "A criança faz o anúncio", como já fez em 1971. A primeira vista, pode parecer errado a Ultralar botar crianças para fazerem seus anúncios. Por outro lado, não é nada mal incentivar as novas gerações a se interessarem pela propaganda.
• • •
A Divisão & Engenho, de Salvador, que contratou o compositor Capinam como Diretor de Criação acaba de abrir escritório em Recife, já atendendo o Grupo do Jornal do Commercio. Em Salvador, a Divisão está também com as Contas da Construtora Sisal da Imobiliária Canadá.
• • •
Clayr de Souza Cunha é o novo responsável pelo Departamento de Mídia da Focus.
• • •
Ronaldo Moreira (ex-JMM e Setembro, de Minas) é o novo Diretor de Criação da Propeg-Rio.
• • •
Hoje, às 25:30h, no Salão Elysée, no 2º andar do Hotel Meridien, a Kodak estará mostrando ao nosso empresariado um filme de 30 minutos com o tema "Filme é o melhor negócio", procurando demonstrar as vantagens e alternativas do filme empresarial. Para reforçar os argumentos da Kodak, o filme é estrelado por Bruna Lombardi.
• • •
A revista Advertising Age acaba de publicar um novo ranking das 50 maiores agências do mundo em 1978, e nenhuma delas é brasileira. A maior ainda é a Dentsu Inc., com um faturamento de 2.210 milhões de dólares, seguida pela Thompson com 1.462, a Young & Rubicam com 1.361, a McCann com 1.346 e a Ogilvy & Mather com 1.003 milhões. A quinquagésima, a Creamer Inc, com um faturamento de 87,3 milhões.
Agora é só fazer as contas e ver se alguma agência brasileira foi injustiçada.
• • •
Mara Ratenieks (ex-gerente de comunicação da Companhia Internacional de Seguros) está agora no Departamento de Comunicação Social da Prefeitura de Salvador.
• • •
Sergio Caminha, ex-Chancela, assumiu a Gerência de Marketing da Divisão de Produtos de Toucador da Revlon Cosméticos Brasil.
• • •
A Many Comunicações e a nova responsável pelas contas publicitárias da Editora Vozes, e da River Moda Masculina.
• • •
Franco Arata é o novo presidente da Gillette do Brasil, vindo da Gerência Geral da Gillette-Ibéria (Espanha e Portugal). Ele substitui Nélson Kem, que volta aos Estados Unidos para assumir funções no Grupo Latino-Americano da Gillette.
• • •
Sairá finalmente dia 26 próximo o jornal Daily Post, tendo agora como Superintendente Cláudio Salles, irmão de Mauro Salles. Com isto, Paulo César idem poderá voltar às suas atividades na agência. O Daily Post terá aos domingos uma edição encartada do Brazil Herald exclusivamente dedicada ao Brasil.
• • •
Aliás, aproveitamos para contar que Rogério Ehrlich, colunista social desta Tribuna, também estará, dominicalmente, no Post a partir logo da primeira semana.
• • •
Dia 24 próximo, às 19:00h, o Clube de Criação do Rio de Janeiro e a J. Walter Thompson exibirão, na Escola de Propaganda e Marketing, os filmes premiados ano passado pela SAWA, no Festival de Cannes.
• • •
A Cica está lançando no mercado brasileiro um molho de Maionese Rosé, elaborado com maionese, tomate e especiarias, posicionando-o junto a um público sofisticado, com preço adequado e pontos de vendas selecionados.
• • •
Artur Bernstein, vice-presidente da SGB, passará a acumular as funções de Diretor de Desenvolvimento da agência, sendo assistido por Heitor Reis (ex-Hotmen), recentemente contratado. Como Diretor de Desenvolvimento, Arthur cuidará de novos negócios e dos programas de treinamento do pessoal da SGB.
• • •
A DM-9, de Salvador, quer contratar um diretor de arte jovem na faixa de 50 mil por mês. Os interessados devem procurar Luís Antônio Vieira, na Thompson, pelo telefone 286-9422.
• • •
Trezentos e cinquenta "supermen" foram empregados para carregar um peso diário de 170 quilos de exemplares das Listas de Assinantes de 1979, que acabam de serem concluídas pela Editora de Guias LTB.
• • •
A Portal Publicidade, de Campinas, conquistou a conta da Divisão Internacional da Equipamentos Clark Ltda., do Rio de Janeiro, responsável pela comercialização de guindastes e pás-carregadeiras. Para isso, a Portal abriu mão da verba da Tema Terra Maquinária, que fabrica produtos conflitantes com a nova conta.
• • •
Esta coluna é publicada todas as sextas-feiras, e seu fechamento é às quintas, ao meio-dia. Qualquer comunicado pode ser passado para a Rua Barão de Itambi, 7/605 - Cep 22231 - Rio - RJ. Ou pelos telefones 226-0638 e 286-4876. Este endereço também é valido para a coluna Janela do Rio, publicada aos domingos no Diário Popular, em São Paulo.