Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Não entendemos a atitude do Clube de Criação do Rio de Janeiro em passar entre os publicitários cariocas um "Livro de Ouro", arrecadando donativos para a Instalação de sua sede.
Não que sejamos contra a instalação da sede. Muito pelo contrário, sempre a apoiamos, e achamos que ela precisa estar bem instalada para incentivar a presença de seus associados.
Mas, até onde nos lembremos. o Clube nunca precisou desses artifícios fáceis de "Livros de Ouro". Sua sobrevivência vinha se processando graças a iniciativas de que a classe poderia se orgulhar, como os vários cursos de aperfeiçoamento ou formação profissional, o 1º Encontro Nacional de Criação, organização de concursos de valorização do criador brasileiro, entre outras com a mesma importância.
E mesmo com todas as dificuldades de realização daqueles eventos, o Clube conseguiu tornar seu nome conhecido e respeitado até fora deste minúsculo meio da Propaganda.
Sinceramente, não compreendemos o que leva um Clube que recém-acaba de aumentar suas mensalidades, e que tem todo um potencial de levantar fundos com atividades dignificantes, a escolher por conseguir verba correndo atrás de caridade, como se fora um bloco carnavalesco, um timeco de futebol de rua ou lixeiros em véspera de Natal.
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Governo de Chagas já tem agências.
Começou a funcionar desde ontem o consórcio de agências que atenderá a conta publicitária do Governo do Estado do Rio Janeiro, nesta gestão do Governador Chagas Freitas.
Oficialmente, o consórcio recebeu o nome de Coperj - Consórcio de Publicidade do Estado do Rio de Janeiro, e está realmente formado por quatro agências cariocas Premium, Artplan, Esquire e MPM.
A administração da Coperj ficou a cargo de José de Mingo, que para tanto se desligou de suas funções na Premium Propaganda. Na Coperj, o planejamento e a criação das campanhas ficarão a cargo das quatro associadas, enquanto a mídia será responsabilidade de departamento de mídia da Premium, chefiado por Alzira Affonso de Oliveira, uma profissional que tem 26 anos naquela área, sendo 16 na McCann Erickson, 2 na Agência Nacional e os seis últimos na própria Premium.
Que é estranho, é...
No dia 7 de março último, foi veiculado um anúncio da TV-Tupi, sem assinatura de agência, sobre a reapresentação da entrevista que Sargentelli havia feito com o prefeito Marcos Tamoyo.
Até ai, nada. Só que o anúncio foi veiculado no jornal O Globo, que tradicionalmente não veicula chamadas para programas da Tupi.
Não vamos afirmar nada. Mas não deixa uma pulga atrás da orelha ver o programa ser reprisado, justamente quando sabemos que o prefeito estava em plena campanha de propaganda, e a entrevista havia sido toda favorável a ele? Quem não está acostumado com isso...
Seleção da Janela
Nova queda no nível dos anúncios publicados na Imprensa carioca nas semanas de 28/2 a 4/3 e 5/3 a 11/3. O júri da Seleção, formado por Carlos Estevão (Diretor de Arte e de Criação da Standard), Rui Rodrigues (redator da MPM) e José Amigo (atendimento da ITP), além destes colunistas, não selecionou uma peça sequer. Lamentavelmente para todos.
Aproveitamos o espaço, então, para ressalvar que, por uma falha na informação, os créditos do anúncio "Não deixe seu bloco se acabar na quarta-feira" saíram incompletos. O texto é de Fábio Siqueira, enquanto Fred Coutinho foi o responsável pelo título.
Aproveitamos também para lembrar que o Prêmio Janela Publicitária, semanalmente escolhido nesta Seleção da Janela, conquistou, após o resultado da premiação de O Globo, e do Prêmio Colunistas, sua consagração como termômetro da boa propaganda brasileira. A agência que recebeu a Janela de Ouro acabou sendo também a Agência do Ano. O único anúncio comercial que recebeu 5 estrelas acabou Anúncio do Ano, e como estes são vários os exemplos. Como em todas as seleções temos diferentes profissionais de criação e atendimento carioca, e sempre uma maioria em relação a estes colunistas, e o resultado tem sido homogêneo e significativo, nos convencemos definitivamente da legitimidade de prosseguirmos com este nosso processo democrático da valorização de nossa propaganda.
Fraga quer que publicitários cariocas se mobilizem.
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Da esquerda para a direita: Murilo Coutinho, presidente do Sindicato dos Publicitários do Rio, Marcio Ehrlich e Marcia Brito, da Janela Publicitária, ?, Luis Celso de Piratininga Figueiredo, presidente da APP-Associação Paulsta de Propaganda e Paulo Roberto Lavrille de Carvalho, presidente da ABP-Associação Brasileira de Propaganda. |
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Luiz Fernando Tinoco, da Denison, recebe de Marcio Ehrlich o seu diploma de Destaque do Ano de Profissional de Atendimento de Agência |
Transcorreu tranquila e bastante cordial a festa de entrega dos Destaques do Ano da ABP, na última segunda-feira, no Clube Caiçaras. Na ocasião, o vice-presidente da Esquire, Clementino Fraga Neto, agradecendo o prêmio de Agência do Ano, proferiu discurso do qual separamos trechos, que valem a pena ser lidos com atenção pelos publicitários cariocas, e pensados a respeito:
"Srs., Sras., meus companheiros.
(...) temos certeza que esse prêmio implicará compromisso com o presente, e responsabilidades com o futuro - compromisso de seguir lutando para ratificar e consolidar a posição das agências cariocas no mercado brasileiro e responsabilidade na formulação de planos objetivos e intensos para unir e fortalecer a publicidade no Estado do Rio de Janeiro, compatibilizando-a com um mercado que cresceu pelo terceiro ano consecutivo 1,5% acima da média brasileira e que representa, hoje, o segundo polo de desenvolvimento nacional.
Mercado que, encarado apenas em relação a sua área metropolitana, detém cerca de 15% da renda total do pais.
Mercado que hoje conta com cerca de 700 novos projetos industriais, envolvendo investimentos da ordem de 6 bilhões de dólares.
E convenhamos Srs., há muito por fazer pela atividade publicitária no Rio de Janeiro para ajustá-la a essa realidade.
É preciso, aqui e agora, começarmos tomar consciência de que pertence somente a nós a obrigação de fortalecer nossas associações como a própria Associação Brasileira de Propaganda, o Clube de Criação, e Clube de Mídia e de Atendimento, através de uma presença mais atuante de cada um e mais associativa de todos, nos órgãos de nossa classe.
É preciso, paralelamente, prepararmos os futuros profissionais, estimulando sua formação técnica, não através da proliferação de novas escolas ou faculdades de comunicação, mas da melhoria qualitativa do ensino técnico, a ser complementado pelas agências, na execução de programas conjuntos ou convênios com as faculdades funcionando desta forma como verdadeiros laboratórios profissionais.
É fundamental o apoio de todos, as lideranças, que se proponham a agir para o fortalecimento, a dignidade e a importância da profissão em nosso Estado e em nosso pais.
Lideranças capazes de entender que os interesses pessoais ou promoções corporativas não devem e não podem se sobrepor ao esforço para solidificar o mercado como um todo.
Em momento algum, na historia da publicidade brasileira e em nosso Estado, foi tão necessária uma ofensiva do mercado publicitário e de suas lideranças. Porque estamos vivendo um tempo em que a propaganda é criticada ideologicamente por uns, que a querem transformar no bode expiatório do capitalismo, e sofrendo tentativas de limitação, na prática, por outros, que através de leis e regulamentos, elaborados sem uma perspectiva global, vêem a árvore sem a visão da floresta.
É precisamente neste momento, que não só as lideranças, como todos os publicitários, têm uma contribuição a dar, em sua área de influência, para observar, difundir e aplicar o Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária, legislação, esta sim, fruto do consenso e do bom-senso.
Por tudo isso, é hora de prestigiar os que acreditam e defendem a propaganda não apenas como um instrumento do processo econômico, mas também como poderoso agente social, capaz de gerar informações fértil, de favorecer a circulação de riquezas no mercado interno, sobretudo, de ser um fator ativo para a incorporação de mais consumidores ao processo de desenvolvimento.
É hora e momento de reafirmar que a propaganda não só pode como deve ser exercida através de um sério compromisso com a verdade, e que nossas obrigações não podem se encerrar no limite das próprias empresas, pois devem se refletir no nossos anúncios, na luta pela dignidade crescente da profissão e, principalmente, no sentido do bem-estar social".
Cases premiados com Top de Marketing vêm ao Rio.
Os cariocas finalmente poderão assistir os audiovisuais dos 14 case-histories premiados com o Top de Marketing da ADVB, o mais importante prêmio brasileiro de marketing.
A apresentação será realizada no auditório do jornal O Globo, dia 27 de março próximo, terça-feira, às 19 horas, com a presença do atual presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil, Armando Ferrentini.
A entrada será franca, se bem que os interessados já podem reservar seus convites com a Pulga Produções. pelo telefone 226-0638.
São os seguintes os cases que serão apresentados:
- Artex (Toalha Dobrafeita Santista), Bandeirante de Seguros, Banorte no Vestibular, Caloi Ceci, Centro de Valorização da Vida, Fiat 147, Ford Corcel II, McCann Erickson, Rádio América, Rede Brasil Sul, Rhodianyl Tapetes e Forrações, Sopas Campbell's, Tarefa Marketing Direto e Unicheque do Unibanco.
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
A Caio Domingues venceu a concorrência da Castrol do Brasil.
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A Lintas, que há muito tempo não aparecia, chega com novidades: abriu mão da conta da Seagram, de quem atendia Macieira, Vodka Nicolai e alguns projetos, por ter ganho a concorrência da conta de Bacardi, até então atendida pela Leo Burnett. Além disso, a Lintas também conquistou a conta das pilhas Microlite, contratou Wilson Nunes para Supervisor Geral de Atendimento e Paulo Penteado (ex-JPS) para sua Supervisão de Mídia, substituindo a Julieta Lima, que se desliga da agência.
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A Premium está abrindo uma sucursal em Brasília, tendo Luís Carlos Laureano como Gerente. E no Rio, Alberto Lopes assumiu a área administrativa e financeira da agência, em substituição a José de Mingo, que agora está na Coperj.
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Marco Antônio Rocha é o novo Diretor de Criação da Artplan.
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Depois de dois meses, que devem ter sido de estágio, na Revista Time, Edeson Coelho afinal é empossado oficialmente da representação no Brasil da revista, em coquetel que se realizará dia 20 próximo, às 19 horas, no Country CIub.
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Oscar Santiago Lima, vice-presidente nacional da ABA, deixou a Gerência de Mídia da Souza Cruz, para cuidar de uma Gerência de Produtos na mesma empresa. Naquele cargo assume Júlio Pinto.
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Guilherme Castelo Branco desligou-se do setor de marketing do Banco Nacional para entrar no atendimento da Caixa Econômica, na MPM.
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O CCRJ está inaugurando a sua sede na próxima segunda-feira. 19 de março, às 20 horas, na Av. Ataulfo de Paiva 135 conj. 1405 Leblon. A secretaria do Clube nos pediu para comunicar aos sócios que todos estão convidados à inauguração, apesar de não ter sido possível enviar convites a todos, por problemas de atualização de cadastro.
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A Professa está com a conta da Importadora Guanabara, além de ter contratado Maria Célia Salgado como Diretora de Arte e Armando Monteiro da Cruz no Atendimento.
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Anderson Campos (ex-Abaeté) é o novo Relações Públicas da Esquire, no lugar de Orion Neves, que não está mais na agência.
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O redator Carlos Chagas, a partir de hoje, estará atuando na Artplan, fazendo dupla com Vitor Lemos. Carlos Chagas era da Thompson.
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Pelas informações que temos recebido, a Thompson e a Artplan estão precisando de duplas de criação, enquanto a Norton, ITP e Jotaé precisam de redatores.
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César Oliveira é o novo correspondente da revista Meio & Mensagem no Rio de Janeiro.
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Correspondências para as Janelas devem ser enviadas à Rua Barão de ltambi 7/605 CEP 22231 Rio.
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Seja - Serviço de Entrega de Jornais, de Aurea Helena Ramos, está se propondo a entregar todos os jornais cariocas às nossas agências antes das oito da manhã, apenas pelo custo de um salário mínimo. O Seja já trabalha para 10 agências cariocas. Maiores informações, pelo telefone 286-8234.
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Elizabeth Gonçalves é a nova aquisição da mídia da Standard-Rio, tendo vindo da unidade paulista da agência.
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O Diretor de Pesquisa de Marketing da International Publishing Corporation IPC Magazines Ltd., Hubert Alan Smith, fará palestras dias 26 e 27 de março, no Rio, sobre "A força da propaganda em revistas, numa promoção da Bloch Editores. As palestras terão tradução simultânea e serão seguidas de debates com a plateia, sendo realizadas no Teatro Adolpho Bloch, à Rua do Russel, 804
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O anúncio ao lado, criado pela Premium para a ESPM, foi publicado na versão impressa da Janela, como colaboração do jornal.
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