Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Aqui estão com detalhes os premiados cariocas no XII Colunistas.
Foi absolutamente espetacular o desempenho do Rio de Janeiro no último Prêmio Colunistas. Tanto por parte das agências nascidas aqui, como pelas que imigraram, e já estão hoje completamente integradas a este mercado.
Das 28 categorias, o Rio se destacou em 12, com 4 medalhas de ouro, 3 de prata e 4 de bronze, além dos Destaques ao 1º Encontro Nacional de Criação Publicitária, promovido pelo Clube de Criação do Rio de Janeiro, e aos esforços promocionais em favor da cultura brasileira, representados no Rio pela Companhia Internacional de Seguros. E tudo conseguido por 7 agências, uma produtora, um veículo, uma associação e vários anunciantes. Das empresas cariocas, este foi o resultado:
Anúncio do Ano - Medalha de Ouro:
- Brasil de A a Z, da Salles para a Sul América Seguros. Redator: Bernardo Vilhena; Diretor de Arte: Delano D'Avila; ilustrador: Luís Eduardo Resende; Diretor de Criação: Nélson Salles; Atendimento: Carlos Areias; e Aprovação: Reinaldo Bierrenbach.
Melhor conjunto de Comerciais para TV, destinado a Produtoras - Medalha de Ouro:
- Jodaf, com filmes produzidos para Standard, SGB, DPZ, McCann entre outras.
Peça Promocional - Medalha de Ouro:
- Dicionário de Artes Gráficas para Publicitários, de Manoel Rodriguez Garcia (Manolo) para a Revista Bolsa e o Clube de Criação do Rio de Janeiro.
Campanha de Lançamento - Medalha de Ouro:
- Fanta Limão, da Mc-Cann-Rio para a Coca-Cola. O redator foi Sérgio Lima, o diretor de arte Antônio Maioral, o RTV Ricardo Guinsburg, as fotos de Luís Garrido, o atendimento de Santiago Inojosa e George Teichholz e a aprovação de Leonardo Meizelles, Hamilton Teixeira e Jorge Gigante.
Campanha de Lançamento - Medalha de Prata:
- Enseada de Itaipu, da Artplan para a Veplan Residência, tendo na criação Cláudio Sendin, no RTV Oswaldo Sargentelli Jr. e Evandro Barreto, Ayres Vinagre e Cláudio Maurice Capovilla, as fotos de Francisco Cunha, fonograma da Zurana, produção da PPP, atendimento de Mário Nascimento e aprovação de Sérgio Rego Monteiro e Francisco Peres.
Campanha Industrial - Medalha de Prata:
- Worthington, realizada pela ITP, com Cléber Neves de Araújo na redação, Cláudio Sendin na direção de arte. Mário Textor e Fernando Bergamaschí nas fotos, Diler Trindade e José Amigo no atendimento, com Rubens Penteado na aprovação.
Material de Ponto de Venda - Medalha de Prata:
- "Tem que ser agora", da Denison-Rio para a Brahma. Redator, Paulo de Tarso ; Diretor de Arte, Eduardo Corrêa; Fotógrafo, Federico Spitale; Atendimento, Milton Bonano; Aprovação, Olavo Werneck.
Campanha de menos de 60 cm - Medalha de Bronze:
- O Grande Amor de Nossas Vidas, da Estrutural para o Grupo de Teatro Gama. A redatora foi Marina Colassantí, o diretor de arte Rogerio Steinberg, o atendimento Laura Schoen e a aprovação de Moyses Ayeaenblat, O anúncio final desta campanha, quando de sua veiculação, teve censurada e retirada da arte-final uma dedicatória a "Dom Paulo Evaristo Arns e todos aqueles que não foram atacados pela lepra da indiferença".
Campanha Institucional - Medalha de Bronze:
- "Ser útil à Sociedade...", da Salles-Rio para a Fenaseg, com textos de Bernardo Vilhena e Fábio Siqueira, arte de Delano D'Avila e Carlos Studart, fotos de Federico Spitale, atendimento de Wilson Nunes e Carlos Eduardo Nunes, e aprovação de Carlos Motta, presidente da Fenaseg.
Campanha de Varejo - Medalha de Bronze:
- Ponto Frio Bonzão, da SGB para a Globex Utilidades. Aqui, o redator foi Isac Chapira, o diretor de arte Zianno Grigoli, o RTV Harrison Porto. o ilustrador Oliveira Monte, o fotógrafo Paulo Himamura, om atendimento Rosália Amendoeira, e a aprovação foi dada por Guilherme A. de Vasconcelos.
Outdoor – Medalha de Bronze.
-“Eversun”, pela Artplan, Marco Antônio Rocha foi o redator, Vitor Lemos o diretor de arte, Paulo Rolf o atendimento de Michael Bhering, da Roche aprovou.
De maneira geral, o julgamento foi duríssimo, pela qualidade e quantidade das peças inscritas. Durante dois dias e meio os 14 colunistas viram, reviram, analisaram e julgaram quase 10 mil peças publicitárias vindas de todo o Brasil. Somente os comerciais de TV foram vistos em mais de seis horas de projeção contínua.
No final ai estão os resultados nacionais:
1. Agência do Ano: DPZ
2. Publicitário do Ano: Carlito Maia
3. Fato do Ano: A aprovação do Código de Auto-Regulamentação Publicitária.
4. Melhor Conjunto de Comerciais para TV - agências: DPZ
5. Melhor Conjunto de Comerciais para TV - Produtoras: Jodaf (RJ)
6. Melhor Conjunto de Fonogramas: Nosso estúdio (SP)
7. Melhor Conjunto de Anúncios Impressos: DPZ
8. Mensagem de Natal:
Ouro: Lintas
Prata: Carlito Maia (poster com último discurso do Grande Ditador, de Chaplin)
Bronze: Filme "Travessia", da GFM/Propeg para Consic Imobiliária. (BA)
9. Melhor Campanha do Ano: BomBril (Filmes com o garoto desajeitado, da DPZ)
10. Campanha lnstitucional:
Ouro: Conjunto de filmes e promoções da IBM, pela Norton.
Prata: Anúncios de oportunidade e filme anti-poluição, da GM pela DPZ.
Bronze: Fenaseg, pela. Salles.
11. Campanha Promocional:
Ouro: Campanha interna para revendedores VW, Almap.
Prata: Sminorff, pela Proeme
Bronze: Merchandising da Staroup pela Gang.
l2. Campanha Comunitária:
Ouro: Filmes "Respeite a Vida", da DPZ para a Prefeitura de São Paulo, e depois para a ARP.
Prata: "Poupe água, apague a luz", da Múltipla para a Copel (PR).
Bronze: Sanatorinhos, pela Gang (SP)
13· Campanha de Varejo:
Ouro: Bandeirão, da DM-9 para o Tio Correia (BA) .
Prata.: "Chic", da DPZ para o Shopping Ibirapuera.
Bronze: Conjunto de anúncios da SGB para o Ponto Frio.
14. Campanha de Lançamento:
Ouro: Fanta Limão, pela McCann-Rio.
Prata: Enseada de Itaipu, da Artplan para a Veplan.
Bronze: Linguiça Enroladinha, da DPB para a Sadia.
15. Campanha Industrial:
Ouro: GM Terex, pela L&F (MG)
Prata: Worthington, pela ITP (RJ)
Bronze: Mercedes Benz, pela Standard.
16. Campanhas das Regionais:
Ouro: 30 anos de Rádio Iracema, pela Anastácio de Souza (CE)
Prata: Colégio Pitágoras, pela Setembro (MG).
Bronze: Fundação de Serviço Social, pela GBP (Brasília)
17. Campanha de menos de 60 cm:
Ouro: Rádio Excelsior, pela Publivendas (BA).
Prata: Produtos Itambé na Copa do Mundo, pela L&F (MG).
Bronze: O Grande amor.... pela Estrutural.
18. Melhor Anúncio do Ano:
Brasil de A a Z, da Salles, para a Sul América.
19· Anúncio de Agência:
Ouro: Poucas e Boas que a GFM/Propeg aprendeu em 13 anos de estrada. (BA)
Prata: A DPZ Rio é tão boa quanto a DPZ São Paulo.
Bronze: Vox Populi, de São Paulo.
20· Filme Publicitário:
a) Até 15 segundos:
Ouro: Rede Zacharias, pela Novagência.
Prata: "Mãos", da Novaprova para os Alcoólicos Anônimos.
Bronze: Papai Noel (desenho animado) da Newton para o Carrefour.
b) De 16 a 30 segundos:
Ouro: Natal, da Olivetti, pela DPZ.
Prata: "José de Assis", da Norton para o Banespa.
Bronze: Lãs Pingouin, pela Lage, Stabel & Guerreiro.
c) Acima de 30 segundos:
Ouro: Bota Militar/Natal da Setembro para a Sapataria Elmo.
Prata: João amava... da Almap para a VW
Bronze: "Bonecos de areia"/Erosão da Publitec para o Governo de São Paulo.
21. Anúncio publicado na Revista Propaganda:
Ouro: "Adivinhe quantos Topas de Marketing..." da Denison.
Prata: "Patinho Feio" da McCann.
Bronze: "Com propaganda não se brinca", da Johnson & Johnson.
22. Fonograma:
Ouro: Xaxado, da Campanha de Segurança do Trabalho, da Oficina para a Encol (Brasília).
Prata: Baião "'Meu irmão seringueiro", da Lion ara a Sudhevea (PA).
Bronze: Blues da Thompson para a UsTop.
23. Material de Ponto de Venda:
Ouro: "Não esqueça, Fotografe". da Thompson para a Kodak.
Prata: "Tem que ser agora", da Denison para a Brahma.
Bronze: "E o Recreio do seu filho", da Lintas para a Tostines.
24. Outdoor:
Ouro: Valorize o seu patrimônio, Lage, Stabel & Guerreiro para a Lycra.
Prata: Beba Laranja, da Santos e Santos.
Bronze: Eversun pela Artplan.
25. Peça Promocional:
Ouro: Dicionário de Artes Gráficas, de Manoel Rodriguez Garcia (Manolo), para a Revista Bolsa e Clube de Criação do Rio de Janeiro.
Prata: Cartazes de motivação dos funcionários durante a Copa, da Almap para a VW.
Bronze: Diamante Negro no Vestibular, da Setembro para o Colégio Pitágoras.
26. Calendário:
Ouro: VW. pela Almap.
Prata: Ford, pela Sales.
Bronze: Phillips, pela Promo.
27. Melhor Relatório de Diretoria:
Unibanco, pela Denison.
28. Destaques do Ano:
- Realização do 3º Congresso Brasileiro de Propaganda.
- Fim da censura prévia de publicidade nos veículos eletrônicos.
- Realização do 1º Encontro Nacional de Criação Publicitária.
- Melhoria da qualidade de locução nos comerciais.
- Esforços promocionais em defesa da cultura brasileira, representados pela CIS, pela MPM e pela Tv Globo.
- Instituição do Prêmio Jeca Tatu.
- Exportação de know-kow publicitário pela Almap.
Almap e VW ganham o prêmio Jeca Tatu
A Almap ganhou o Prêmio Jeca Tatu com seu filme para a VW "O padre e o sacristão". Para quem não se lembra, é o comercial no qual um padre e um sacristão atravessam uma estrada praticamente inexistente dirigindo um Fusca para fazer um casamento num vilarejo do interior.
Com este trabalho, a equipe responsável da AImap receberá, além do troféu de prêmio, ao importância de 50 mil cruzeiros. Também foram conferidas cinco Menções Honrosas, para os seguintes trabalhos:
- Disco Cantares Brasileiros nº 2, da CIS.
- Anúncio "Poucas e boas que a GFM Propeg aprendeu em 13 anos de estrada.".
- O conjunto de 3 anúncios assinados pela Pessoa de Mello para o Correio de Noticias, denunciando a poluição no Rio Iguaçu.
- Filmes da Denison para a Caderneta de Poupança Unibanco.
- Campanha do Bandeirão Da Copa do Mundo, da DM-9 para o Tio Correa.
O júri do Prêmio Jeca Tatu esteve reunido nesta última semana na sede da Associação Brasileira de Letras, e contou com a presença de Austregésilo de Athayde, pela ABL; Fernando Sigismundo, pela ABI; Otto Scherb, pela ESPM; Pedro Galvão, pelo CCRJ; e Elóy Simões, pelo Colunistas Publicitários.
Seleção da Janela
A Seleção da Janela das semanas de 12 a 18, e 19 a 25 de fevereiro, que estavam acumuladas, foi realizada nesta última quarta-feira, com a presença no júri de Paulo de Tarso (redator da Denison), João Carlos Matano (diretor de arte da Salles) e Juan Vicente (gerente da DPZRio), além destes colunistas, como sempre. Os resultados, afinal, foram animadores.
Na primeira semana, foram destacados dois anúncios: Com 3 estrelas,"Para quantas cidades do mundo a gente pode fazer uma declaração dessas?", realizado pela Denison para o prefeito Marco Tamoyo.
Este anúncio foi motivo de muito debate pelo júri, mas foi destacado quando assumimos que o errado nele é o prefeito, por patrocinar campanhas auto-elogiosas com o dinheiro da municipalidade. Mas o anúncio em si não leva a práticas condenáveis, além de ter um texto e uma arte excelentes.
Também na primeira semana, e com uma estrela, foi selecionado "Viu como esta vida é cheia de surpresas?...", da SGB para a Consultan, unindo a criatividade da criação à da mídia. Seu redator foi Ney Azambuja, o diretor de arte Ernani Gouvêa, o atendimento Hélio Kaltman e a aprovação de Henrique Stambowski.
A segunda semana foi mais pródiga, com 3 anúncios. Com outras 3 estrelas ficou "Cuide do seu bom humor senão daqui a pouco a gente está morando em outra cidade", também da Denison para Marcos Tamoyo. A equipe dos dois anúncios foi a mesma: redator Paulo de Tarso, diretor de arte Eduardo Corrêa, fotógrafos Federico Spitale, atendimento Sérgio Ferreira e aprovação do próprio Marcos Tamoyo.
Duas estrelas recebeu o anúncio da DPZ "Se você gastar todo o seu dinheiro com estas máquinas, pegue mais numa destas", para a caixa Itauchek no Carnaval. Este anúncio teve Washington Olivetto como redator e Manoel (Nelo) Pimentel como diretor de arte.
Finalmente, com uma estrela, foi selecionado o anúncio "Não deixe seu bloco se acabar na quarta-feira", da campanha do DNER feita pela Salles. Nesta peça, o redator foi Fred. Coutinho, o diretor de arte João Carlos Matano, o atendimento Carlos Areias e a aprovação de Moacir Berman.
|
|
|
|
|
|
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
|
Anúncio publicado na edição impressa da Janela, com apoio do jornal. |
Laerte Martins, da Martins & Andrade, de Porto Alegre, acaba de ser convidado a participar como representante da América Latina no júri do próximo Sawa - Festival do Filme Publicitário que se realizará em Cannes, de 25 a 30 de junho próximo.
• • •
A Norton informa que conquistou, em fevereiro, as contas da Agena, Indústria Eletrônica Ltda., fabricante de fones de ouvido; dos Lenços Chuá (aqueles que a gente ganha nos aviões); e Lemos Brentar & Cia Ltda., representantes exclusivos da Puma Veículos no Rio.
• • •
O conhecido mídia Gualter Leão se aposentará da J. W. Thompson, a partir de maio próximo, quando então viajará de férias para Paris. Gualter tem 31 anos de Thompson e 37 de Propaganda. Ao voltar da Europa, Gualter também pretende retomar ao mercado.
• • •
O diretor de arte Ernani Gouvêa, que fazia dupla com Ney Azambuja, desligou-se da SGB e assumiu na MPM, passando a trabalhar com Renata Giese.
• • •
Também foi para a MPM o redator Márcio Torfman, fazendo dupla com Edimilson Vieira.
• • •
|
Anúncio publicado na edição impressa da Janela, com apoio do jornal. Criação da Premium |
A Editora Primor está procurando trabalhos de artistas gráficos para as futuras capas de seus cadernos. Vale foto, ilustração, colagem, montagem etc. Os interessados podem falar com o Sr. Allen Josias, na Editora Primor, a Rua do Bispo, 71, na Tijuca.
• • •
Já está sendo distribuído no Brasil o 57th Art Directors Annual, o afamado anuário da The Art Directors Club, com o melhor da propaganda americana, em 1978.
O anuário deste ano está um pouco mais completo do que no ano anterior, e conta com texto e fotogramas de 192 filmes. No total são 1.240 trabalhos publicados nas categorias de Anúncios de jornais e de revistas, editoriais de jornais e de revistas, promoções e artes gráficas, posters, livros e capas, arte e ilustração, fotografia e filmes de televisão. Além disso, o Anuário apresenta uma homenagem a Thomas Cleland, Lou Dorfsman, Allen Hurlburt e George Lois, artistas publicitários incluídos no hall da Fama do Art Directors Club.
No Rio, o Anuário pode ser conseguido com J. C. Nascimento, através dos telefones 252-3149 e 222-8666, ao preço de Cr$ 1.240,00, com entrega imediata. Para outros Estados, a compra pode ser feita por reembolso sem maiores despesas, através de pedido à Caixa Postal 7073 - Rio de Janeiro.
• • •
Segundo informações que recebemos, o autor do roteiro do filme apresentado pela Rede Globo, no Salute to Brazil, e creditado apenas à Blimp Filmes, foi Rui Agnelli, da DPZ.
• • •
A ABM fará, na próxima quarta-feira, dia 14, às 19 horas, no Terrasse Club, a primeira "Happy Hour" do ano: "O uso do computador no áudio visual", numa conferência de Luís Antônio Vieira.
• • •
A ESPM começa novos cursos em março: Gerência de Marketing e Introdução ao Marketing, começando dia 12. Propaganda Técnica e Prática, e Produção de Rádio e TV, dia 13 próximo. E curso para Tráfego de agência, intensivo, começando dia 26. As informações podem ser conseguidas à Praia de Botafogo, 210/11º andar, ou pelo telefone 266-0828 e 286-7397.
• • •
É uma pena que a maioria das campanhas criadas pela Mendes não cheguem ao Rio, para que os publicitários cariocas pudessem tomar conhecimento de qualidade da criação daquela agência paraense. Sabendo desses problemas, a Mendes já edita um utilíssimo Boletim Mensal (que colecionamos) - a Carta Informativa da Mendes -. com uma sinopse da atuação e dos anúncios da agência. Nós a recebemos como colunistas, mas temos certeza que qualquer publicitário ou professor interessado na propaganda nortista pode escrever para a agência de Oswaldo Mendes, que ela passaria a mandar sua "Carta Informativa". O endereço da Mendes é Rua Benjamim Constant nº 1673 - Belém - Pará.
• • •
A Pepsi-Cola está patrocinando uma equipe de Vôo Livre no Rio de Janeiro, patrocinado, por sua vez, pela Riotur (a que bagunçou o carnaval carioca) e a Prefeitura Municipal (a que bagunçou o resto). Mas o campeonato, e a equipe Pepsi estão sendo um sucesso.
• • •
Bons, os anúncios imobiliários que a Thompson Rio têm feito para a Wrobel, a respeito das construções dos novos teatros cariocas. Ontem saiu o "Carta ao Vila", sobre a inauguração do Teatro da Fenart, e segunda-feira, sairá em homenagem ao Teatro João Caetano. As duas obras são da Wrobel.
|