Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 02/FEV/1979
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Tire agora suas dúvidas sobre as inscrições do XII Prêmio Colunistas.

Temos recebido diariamente telefonemas de agências pedindo informações mais detalhadas sobre as possibilidades de inscrição de peças no XII Prêmio Colunistas. Vamos tentar tirar agora algumas das dúvidas principais. Leiam com atenção como conseguir mandar o maior número de trabalhos possíveis para concorrer à mais importante premiação brasileira da Propaganda.
Segundo o regulamento, cada empresa só poderá inscrever uma peça ou campanha em cada categoria. Mas as inscrições são facultadas não só a agências, como também a anunciantes. Portanto, se a agência considerar que tem mais de uma peça ou campanha excelente em determinada categoria, ela pode inscrever uma delas e solicitar aos clientes que façam a inscrição de seus respectivos trabalhos.
O Prêmio Colunistas tem como objetivo contribuir para o aprimoramento da Propaganda em todo o país. Assim, o júri tem a maior boa vontade de avaliar, dentro das campanhas inscritas, quais peças podem ser remanejadas para concorrer às categorias de peças isoladas. Se, por exemplo, um filme incluído no rolo do "Conjunto de comerciais para TV” , ou dentro de qualquer campanha, for considerado superior ao inscrito pela própria empresa na categoria "Filme publicitário", o júri não deixará de fazer justiça. Desta maneira, vale muito inscrever, nas categorias de campanhas ou de conjuntos, todas as peças que delas puderem fazer parte: anúncios, filmes, cartazetes, out-doors, fonogramas, peças promocionais etc.
Se a agência tiver dúvidas sobre a categoria em que deverá inscrever algum de seus trabalhos, explique esta situação na Carta de Solicitação que deverá acompanhar o pedido de inscrição. Apesar disso, esperamos que esta matéria consiga tirar este tipo de dúvida.
A Carta de Solicitação é uma peça importantíssima no processo de inscrição. Anexa a ela, as empresas deverão mandar, EM DUAS VIAS, uma lista completa dos títulos dos trabalhos enviados, e a que categorias se destinam. Nos casos de campanhas, é fundamental que estejam discriminadas todas as peças que delas façam parte.
Também, se a empresa quiser concorrer com qualquer das peças da campanha em categorias isoladas (filme, out-door, material de ponto de venda, fonograma etc) poderá fazê-lo enviando outra cópia, acompanhada da respectiva ficha de inscrição.
O Prêmio Colunistas compreende 28 categorias, sendo que em apenas 22 as inscrições são abertas. Agência do Ano, Publicitário do Ano, Fato e Destaques do Ano, Campanha do Ano e Melhor Campanha dos Prêmios Regionais não admitem inscrição, sendo apontadas por decisão do júri. A Campanha do Ano, por exemplo, costuma ser escolhida entre as melhores campanhas inscritas e premiadas nas várias categorias.
Para complementar o orientação das empresas cariocas, tentaremos explicar os principais detalhes de cada categoria em que a inscrição é aberta:

• Conjunto de comerciais para TV, inscrição de agências:
Aqui, as agências deverão enviar um rolo montado em 16 mm, com até 20 de seus comerciais, realizados com quaisquer produtoras. A duração de cada filme não tem importância, e só há medalha de ouro nesta categoria.
• Conjunto de comerciais para TV, inscrição de produtoras:
Neste caso, só produtoras poderão inscrever até 20 de seus comerciais, realizados para quaisquer agências, e montados em rolo de 16 mm. A duração de cada filme também não tem importância. E também só há medalha de ouro nesta categoria.
• Filme Publicitário:
Esta categoria se divide em 3 grupos: Filme de até 15 seg.; Filme de 16 a 30 seg; e Filme de acima de 30 seg. Para ela podem enviar trabalhos agências, anunciantes ou produtores, sendo que cada um só poderá inscrever uma peça para cada grupo. Cada um destes grupos será julgado separadamente, merecendo medalhas de ouro, prata e bronze.
• Conjunto de Fonogramas:
Inscrição exclusiva das produtoras, que deverão enviar até 20 fonogramas em fita cassete. Também prêmio único, com medalha de ouro.
FICHA DE INSCRIÇÃO PARA O XII PRÊMIO COLUNISTAS

 

Agência:

Cliente:

Título:

Criação:

Produção:

Direção:

Produtora:

Fotografia:

Categoria:

• Fonograma:
Aberta a agências, produtoras e anunciantes. Cada fonograma inscrito deverá estar gravado em fita cassete. Neste caso, a ficha de inscrição poderá ser transcrita no rótulo da embalagem do cassete. Nesta categoria serão concedidas as 3 medalhas. Em fonogramas concorrem juntamente jingles e spots. Trilhas retiradas de filmes correm por conta e risco dos concorrentes.
• Conjunto de anúncios impressos:
Nesta categoria podem ser inscritas peças retiradas de quaisquer campanhas. É uma categoria que, por sua própria estrutura, só permite inscrição de agências. Aqui, são muito valorizados os trabalhos de arte e produção, além, obviamente, das ideias das peças, inclusive, entre os anúncios incluídos nesta categoria, pode sair o Anúncio do Ano. Não há limite mínimo ou máximo para os trabalhos inscritos de cada agência. Recomenda-se, porém, que cada anúncio venha acompanhado de sua ficha técnica. Nesta categoria havia apenas medalha de ouro.
• Mensagem de Natal:
Valem cartões, brindes, anúncios, posters, ou qualquer outro tipo de mensagem alusiva ao Natal (ou Ano Novo, também). Podem concorrer agências, produtoras, veículos ou clientes que tenham enviado as tais mensagem. Os premiados receberão medalhas de ouro, prata e bronze.
• Campanha institucional:
Também recebem as 3 medalhas. Por definição, campanha institucional é aquela em que os objetivos imediatos não são as vendas, e sim a promoção de uma imagem favorável em relação à entidade anunciante. Aqui, agência e cliente podem se inscrever.
• Campanha Promocional:
Mais uma categoria a conceder as 3 medalhas. Neste caso, são julgadas as campanhas de produtos ou serviços já existentes no mercado (que não estejam sendo lançados ou relançados). Cabe a inscrição de agências e de clientes.
• Campanha Comunitária:
Qualquer campanha desferida por empresa, que vise o benefício da comunidade. Esta empresa pode ser uma agência, um anunciante, um veículo, uma associação etc, que poderão solicitar as inscrições. Os vencedores receberão medalhas de ouro, prata e bronze.
• Campanha de Varejo.
Não é campanha de produto de varejo, e sim de empresas e lojas de varejo, vendam elas o que for - eletrodomésticos, roupas, alimentos, carros, discos, discos­voadores, remédios etc. Tanto agências como clientes (da agência, e não da loja) podem inscrever suas campanhas, que receberão, se premiadas, as 3 medalhas.
• Campanha de lançamento:
Como o próprio nome diz, são campanhas que anunciem o surgimento de um novo produto ou serviço. Ou o relançamento de um produto conhecido em nova linha, nova embalagem, novo sabor, novo formato, tudo novo, novo, novo. As campanhas imobiliárias se enquadram nesta categoria, que também dá 3 medalhas. As inscrições podem ser feitas pela agência ou pelo cliente.
• Campanha Industrial:
São campanhas dirigidas não ao consumidor individual, mas às empresas que utilizarão os produtos ou serviços anunciados. São, por exemplo, campanhas de caminhões, de instalações hidráulicas, de equipamento pesado, de assistência técnica a empresas, de firmas construtoras, de projetistas etc. Também recebem as 3 medalhas, e aceitam inscrições de anunciantes e agências.
• Campanha de menos de 60 cm:
Campanhas de quaisquer tipos de produtos ou serviços, e que tenham sido veiculadas em jornal, tendo todas as suas peças com o máximo de 60 cm (2 col. x 30 cm; 3 col. x 20 cm; 4 col. x 15 cm, etc.). Recebem as 3 medalhas.
• Anúncio do Ano:
É prêmio único (apenas medalha de ouro), sendo escolhido ou entre os anúncios incluídos nas outras categorias, ou entre os inscritos especialmente. Como sugestão de observadores, são fortes concorrentes a esta categoria os anúncios institucionais, comunitários e os de oportunidade. Anunciantes e agências podem inscrever peças nesta categoria.
• Anúncio de agência:
Atenção neste caso! Esta categoria é de anúncios que falem da agência, e não são considerados os anúncios comunitários ou de oportunidade que a agência assine. Aqui também 3 peças recebem medalhas.
• Anúncio publicado na Revista Propaganda:
O título se explica. E também 3 anúncios são selecionados.
• Outdoor (sem hífen)
Também não oferece complicações. Mas nesta categoria, as inscrições podem ser feitas pela agência, pelo anunciante ou pela empresa exibidora. Desta forma, cada agência pode concorrer com mais de um outdoor. É recomendável enviar uma prova reduzida do outdoor, e não uma foto do mesmo colado no painel. Três trabalhos receberão medalhas.
• Material de Ponto de Venda:
Cartazetes, displays, etc concorrem nesta categoria, que também premia 3 trabalhos. No caso de displays, convém enviar a própria peça, e não foto.
• Peça promocional:
Abrange folhetos, broadsides, brindes, discos, livros, agendas, e outros brinquedos. É muito valorizada a adequação da peça à empresa que a utilizou. Novamente a inscrição é aberta a anunciantes e agências, recebendo, os vencedores, as medalhas de ouro, prata e bronze.
• Calendário:
Sem explicações. Também agências e clientes podem inscrever, recebendo as 3 medalhas.
• Relatório de Diretoria.
Outro sem complicações. Qualquer relatório anual pode concorrer às 3 medalhas.

Como viram, é bastante simples. Lembramos apenas que as peças impressas deverão estar montadas em cartão, com margem de 6 cm. E toda e qualquer peça inscrita deverá vir acompanhada da Ficha de inscrição (colada no verso da peça, ou anexada), seguindo rigorosamente o modelo que publicamos nesta página. Para facilitar, os concorrentes podem tirar várias cópias Xerox ou Nashua do modelo que apresentamos, e utilizá-las devidamente. Não há nenhum problema se, por qualquer motivo, algum item da ficha não puder ser preenchido.
No Rio, as inscrições para o XII Prêmio Colunistas deverão ser feitas com a Pulga Produções, à Praia de Botafogo, 340, 2º andar, grupo 210 (telefone 226-0638), onde também podem ser prestadas maiores informações .
Não se esqueçam, porém, que as inscrições só serão aceitas se as peças vierem acompanhadas da Ficha de Inscrição, da Carta de Solicitação (única e simples, apenas solicitando a inscrição da empresa) e de duas vias da relação dos títulos das peças enviadas e a que categoria se destinam.
Ah, as inscrições se encerram impreterivelmente no próximo dia 24 de fevereiro, e é muito importante que todas as principais agências, produtoras e anunciantes do Rio participem.
Boa sorte, para todos.

Thompson e Souza Cruz, e Lintas e Pepsi Cola se separam amigavelmente.

As diretorias da Souza Cruz e da J.W. Thompson reunidas para rever seus pontos de vista e posições referentes à marca Minister, concluíram que seria mais conveniente para as duas partes o encerramento dos serviços que a agência vem prestando ao cliente.
A Thompson continuará atendendo as contas de Minister, Pall Mall e Charm até quando for da conveniência da Souza Cruz.
A decisão agora tomada encerra uma associação que data de 1967, quando a Thompson, assumindo a responsabilidade da propaganda de Continental, tornou-se a primeira agência a participar das contas dos cigarros Souza Cruz, até então concentradas na Grant da época.
Ao Continental seguiu-se o lançamento de Hilton, cabendo também à Thompson, posteriormente, O relançamento de Consul, a responsabilidade da propaganda de Minister e Carlton, e o lançamento de Albany.
Quanto ao futuro daquelas contas, especula-se que não serão distribuídas entre as agências que já atendem a Souza Cruz (DPZ, Salles, Standard, mas sim, entregues a uma nova agência que, apesar de grande, não atende a cigarros no momento).
A separação entre Pepsi Cola Brasil e SSC&B Lintas Brasil também aconteceu esta semana. Segundo informações da agência, que atendia a parte dos produtos Teem e Mirinda, a decisão originou-se no escritório central da Pepsi Cola, em Purchase, nos Estados Unidos. No Brasil, o refrigerante Pepsi ainda é atendido pela MPM.

Cartas

Rio, 30 de janeiro de 1979
Prezados Márcia e Márcio:
A Coca-Cola não se contenta em produzir Coca-Cola. Ela ambiciona muito mais. Ela quer também "importar filmes de publicidade e exibi-los ou revendê-los". E parece que já conseguiu, No Boletim da Junta Comercial publicado junto com o Monitor Mercantil de 10 e 11 de dezembro último a gente lê claramente que novos objetivos foram acrescidos ao estatuto da Coca-Cola Indústrias Ltda. É na página 5, bem em baixo à esquerda. Lá esta legalmente estabelecida a nova atividade da Coca-Cola: "importar filmes de publicidade e exibi-los ou revendê-los". Isto logo me faz lembrar a campanha do Clube de Criação do Rio de Janeiro, apoiada por todos os outros Clubes de Criação e pela Associação dos Produtores de Filmes Publicitários, condenando a importação de comerciais e solicitando às autoridades que ponham termo a esta prática prejudicial ao nosso mercado. O ministro das Comunicações, Sr. Quantd de Oliveira, falando num encontro de publicitários em Gramado, em 76, igualmente se manifestou contrário à importação de comerciais. Nosso Clube levou a questão para o III Congresso de Propaganda e conseguiu que a reivindicação fosse incluída no texto final do Código de Auto-Regulamentação da Propaganda, aprovado, como se sabe, por aclamação. Examinem o artigo 7. Ele não deixa dúvidas: “... Este Código recomenda que os anúncios sejam criados e produzidos por agências e profissionais sediados no país - salvo impossibilidade devidamente comprovada ...” É óbvio que a decisão da Coca-Cola de "importar filmes de publicidade e exibi-los ou revendê-los" fere frontalmente o Código de Auto-Regulamentação dos publicitários brasileiros. E pode ser um dos primeiros problemas a ser apreciado pela Comissão Nacional de Auto-Regulamentação - CONAR. Este problema relaciona-se diretamente com a necessidade de por ordem na casa, defender os legítimos interesses de agências, produtoras e demais empresas que sempre operaram neste campo e, em geral, proteger o mercado de trabalho para o profissional brasileiro ou aqui sediado há muitos anos. É uma questão de justiça. Se a propaganda brasileira não se defender destas intromissões indébitas e injustificadas, vai terminar sendo apenas uma simples e despersonalizada subsidiária das multinacionais. Acho que os profissionais da propaganda - de criação, mídia atendimento, pesquisa, marketing - não devem ceder neste ponto de honra: propaganda tem que ser feita aqui, com profissionais daqui. O resto é exceção e em todos os momentos precisa ser vista como tal, sendo admitida exclusivamente em caso de "impossibilidade devidamente comprovada". Que a lei proteja em primeiro lugar os da terra. Não é querer demais. É querer o mínimo.
Um abraço pra vocês
José Monserrat Filho

Seleção da Janela

Um júri composto de Sérgio Lima, diretor de criação da McCann Rio, Norma Peixoto, do atendimento da GFM/Propeg, e estes colunistas analisaram os anúncios publicados na imprensa carioca de 15/01 a 21/01 e 22/01 a 28/01, para selecionar os que estarão concorrendo ao Prêmio Janela Publicitária/79.
Na primeira semana, 3 trabalhos foram destacados, enquanto na segunda semana, o júri decidiu não selecionar nenhum. Estas foram as peças premiadas de 15/01 a 21/01:
Com 3 estrelas, ficou o anúncio "Ele queria levar a família para um lugar bem tranquilo nestas férias", realizado pela Salles para o DNER. Esta é sem dúvida uma peça polêmica, por atingir profundamente o emocional do leitor, assim como atingiu o júri. A repulsa que ela gera, porém, é a sua própria essência, mostrando sem eufemismos até que ponto pode ser perigoso o excesso de velocidade nas estradas. Este anúncio teve Raul Cruz Lima e Othoniel Pereira na redação, Spencer Chingotte na direção de arte, fotos do Studio F.A. e atendimento de Carlos Areias, sendo aprovada por Moacir Berman.
Também recebeu 3 estrelas "Ponha um tigre na sua declaração de renda", realizada pela DPZ para o Banco Itaú. Esta também é uma peça corajosa, não só por utilizar com humor uma paródia ao conhecido slogan do Tigre da Esso, como por apelar para a lembrança maliciosa da presença do tigre no popular jogo­do-bicho. "Ponha um tigre ..." teve como redator Washington Olivetto, como Diretor de Arte Francisco Petit, no atendimento Alberico Cilento e foi aprovaria por Conrado Venturini e Alfredo Luís dos Santos.

Salles para DNER: "Ele queria levar a família..."
DPZ para Itaú: "Ponha um tigre na sua declaração de renda"


A campanha de teasers do Fundo 157 do Bradesco, realizada pela Salles, foi selecionada com uma estrela. Nas pequenas chamadas do "264, o número da moça", atuaram o redator Raul Cruz Lima, o diretor de arte Rolando Mayer, o Estúdio F.A. nas fotos, o atendimento de Fernando Toulois, e a aprovação de José Munhoz Moya, e Waldemar Pinkovai.
(para entender os teasers, veja o anúncio ao lado)

Salles para Bradesco: "É só olhar para a moça..."
Salles para Bradesco: Teasers 264

 

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

A empresa Tarefa Marketing e Serviços Ltda., de São Paulo, passou a funcionar também como Agência de Propaganda.
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Mário Vinhal (ex-DPZ) acaba de ser contratado pela Norton-Rio.
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Silaeno Tinassi Lima, que fazia parte da Central de Mídia da Souza Cruz está agora na Seara ­ Serviços Associados de Rádio.
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Assumindo a direção comercial da Tele-Cine Penta Produtores Cinematográficos Reunidos S.A., (ex-Penta Filmes) o ex-diretor comercial da TV-Bandeirantes no Rio, Irapuan Dias de Albuquerque.
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A McCann de Porto Alegre conquistou as contas de Móveis Pozza e Brozauto (concessionário Chevrolet), e também contratou para sua direção de criação Marco Antônio Valério (ex-Norton), para o atendimento Nélson Rodrigues (ex-Norton, Standard e Mercur) e para o estúdio Joice Vier, (ex-MPM), e Ramon Sanches, (ex-Standard e Marca).
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A Siboney Publicidade, de São Paulo, conquistou a conta da Suzano Kimberly, fábrica de lenços de papel, guardanapos e papel higiênico.
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Demosthenes da Silveira Lobo, abriu a D.S. Lobo & Associados, Auditoria de Marketing, que oferece estes novos serviços à praça do Rio: Auditoria de Marketing. Lançamento de Novos Produtos e/ou Serviços e Assessoria à Diretoria. Informações pelo telefone 227-7202, à Rua Almirante Pereira Guimarães, 72, S/311 - CEP: 22440.
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A revista Conjuntura Econômica de fevereiro/79, vai analisar o comportamento da economia brasileira em 78. Fechamento publicitário em 15/2. (Tel.: 286-3344 e 266-1512, R-351).
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Nas duas regionais do Prêmio Colunistas realizadas até agora, a GFM/Propeg foi a Agência do Ano na Bahia, e a Know-How a Agência do Ano de Brasília.
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A Premium esta fazendo o lançamento do Leite em Pó desnatado instantâneo Estrela Branca, da CCPL. A Premium foi a responsável pela embalagem e o cartazete "A Favor do Regime" que nesta primeira fase da campanha será colocado em pontos de vendas no Rio de Janeiro e em São Paulo. A criação foi de Antônio Pacot e o atendimento de Paulo Carvalheira, sendo a campanha aprovada por Pedro Augusto Bastos, Diretor Comercial da CCPL.
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Mudanças na Abril-Tec: Antônio Sabino de Souza assume a supervisão de Publicidade São Paulo, no lugar de Orlando Marques, que passa à Gerência Comercial São Paulo. Renato Rocha assume a Gerência Comercial da abril-Tec Rio, e em seu lugar, na supervisão de Publicidade, assume Márcio H. Martins. E Aldano Alves foi contratado pela editora, saindo da Visão.
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Correspondências para as Janelas: Rua Barão de Itambi, 7/605 - CEP: 22231 - Rio. RJ. Ou recados pelo telefone 286-4876.