Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 26/JAN/1979
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

No psicodrama, a busca pelo melhor relacionamento cliente-agência.

A criação não é objetiva. Mas o cliente é muito quadrado. No final, não é nada disso, mas as acusações às vezes aparecem e tanto cliente quanto agência podem acabar perdendo a eficácia de sua comunicação.
Para procurar uma solução, será tentada em São Paulo, de 8 a 11 de março, uma experiência já bem sucedida em Cambridge, Inglaterra, na qual, durante 3 dias, gerentes de marketing farão o papel de criadores enquanto os diretores de criação se transformarão em hipotéticos clientes. Um verdadeiro psicodrama, sob o pomposo nome de "Role Reversal Seminar".
A ideia é estimulante, quando se imagina que ela possa render inestimáveis benefícios no relacionamento agência-cliente, cada um sentindo melhor os problemas do outro. Mas ela estará completa? Será que esta é a troca de papéis ideal?
A nosso ver, neste "laboratório de propaganda" está faltando um importante elemento no contato entre criação e gerente de marketing. É claro, todo mundo já sabe: o homem de atendimento. Ainda que em várias agências o diretor de criação já participe das reuniões de briefing com o cliente, tanto o envolvimento básico quanto o profundo são mediados pelo contato da conta.
E se é interessante para o homem de criação conhecer a atuação da gerência de marketing mais de perto, para se familiarizar com as várias necessidades do cliente, talvez fosse mais fundamental para o gerente de marketing nem tanto criar, mas conhecer melhor a importância da troca de informações que normalmente existe entre ele e a criação de sua agência.
Nós, aqui de trás da nossa Janela, olhando este fervilhante mercado, achamos que poderia acontecer uma mais proveitosa troca de papéis se os profissionais de atendimento também fossem incluídos no Role Reversal, adaptando para o Brasil e aperfeiçoando - quem sabe - o esquema original de Cambridge.
Nesta nossa proposta, o criador continuaria fazendo o papel de cliente como explicamos mais acima. Mas o gerente de marketing não viraria criador, e sim atendimento da conta. Com isto, ele vivenciaria o problema da criação, tendo que compreender suas propostas para levá-las ao "cliente", vivenciaria o papel do atendimento, que representa oficialmente a agência e muitas vezes sofre para conseguir do cliente informações objetivas e realmente importantes para que a agência possa trabalhar, e portanto enfrentaria seu próprio papel na vida real.
E o homem de atendimento - esse profissional que, se não entender perfeitamente as propostas da criação, jamais conseguirá levá-las convincentemente ao cliente -, então, se travestiria de criador. Vejam que neste caso, há uma vantagem adicional. Mas vejam com cuidado que uma troca dessas, a três, funde a cuca de qualquer um: como pode se perceber, neste "Role Reversal" modificado o homem de atendimento e o gerente de marketing continuam tendo contato direto, só que agora, respectivamente como criação e atendimento. Este novo relacionamento, trazendo uma nova espécie de diálogo, só pode trazer benefícios quando todos voltarem a seus papéis no dia-a-dia de seus negócios.
A sugestão esta aí, e o assunto ainda permitiria outras extrapolações. Se a sugestão for válida e exequível ainda neste primeiro "Role Reversal Seminar", seus organizadores estejam à vontade. De qualquer maneira esta nos pareceu uma boa oportunidade para se filosofar sobre o muitas vezes tranquilo mas algumas vezes conturbado relacionamento cliente-agência.

A nova estrutura da Thompson faz uma aposta no Rio do futuro.

A partir de 5 de fevereiro a J. W. Thompson colocará em ação a sua nova estrutura administrativa, remanejando cargos e nomenclaturas, seguindo o modelo americano de instituir vice-presidências.
Além de Pat Moran na presidência, e Augusto de Ângelo como "chairman", a diretoria da Thompson é agora composta da seguinte maneira:
Jarbas Milani, vice-presidente para administração e finanças; José Roberto Orsi, vice-presidente para grupos de clientes e programas de desenvolvimento; Arthur de Moraes César, vice-presidente para grupo de clientes e departamento de pesquisas de comunicação; Plínio Toni, vice-presidente para grupo de clientes e projetos especiais; Klaus Isnenghi, vice-presidente diretor nacional de criação, telecine e serviços afins;
João Luís de Faria, vice-presidente para Operação-Rio; e Raul de Aguiar, diretor nacional de mídia.
A comunicação da nova estrutura se deu nesta última terça-feira, em coquetel oferecido aos colunistas de propaganda do Rio, na sede da Thompson carioca, com a presença de Pat Moran, Augusto de Ângelo, José Roberto Orsi, João Luiz de Faria e Jarbas Milani.
Segundo informações daqueles diretores, a Thompson no Brasil faturou 620 milhões de cruzeiros em 78, dos quais o Rio participou com 35%. A receita bruta chegou a 175 milhões. Para 1979 está previsto um faturamento de 900 milhões de cruzeiros.
Respondendo aos boatos ocorridos nas últimas semanas, Pat Moran assegurou que "de jeito nenhum a Thompson no Rio será fechada". De acordo com ele e Augusto de Ângelo, o Rio é um mercado que agora está retomando a plenitude das épocas em que ainda era capital do país. Moran afirmou acreditar que em 5 anos o Rio estará mais florescente que o próprio Estado de São Paulo, principalmente se pensarmos nas empresas estabelecidas na periferia da cidade - o chamado Grande Rio.
Esta nova estrutura da agência visa, inclusive, integrar aa Thompson Rio e São Paulo num conceito global para enfrentar esse desenvolvimento do mercado. Substituindo a administração piramidal para uma mais horizontalizada, o apoio às unidades da JWT poderá se realizar de forma mais eficaz.
Ainda em relação à Thompson-Rio, brevemente um dos seus criadores assumirá o cargo de direção de criação daqui. Quanto a José Roberto Orsi, sua permanência no Rio se restringirá à fase inicial da implantação do novo esquema. Após isto, Orsi se sediará em São Paulo, assumindo suas funções a nível nacional.

Seleção da Janela

Comunicamos aos Srs. leitores, e demais interessados que, por motivo de viagem destes colunistas, a Seleção da Janela programada para esta semana ficará acomodada para a próxima.
Esperando contar com a compreensão de todos, garantimos, de antemão, que estamos envidando todo o esforço para que tão lamentável ocorrência não se repita. Obrigado.

Anúncios da GM e Ford foram os mais recordados na revista “Veja”.

A Demanda. - Instituto de Pesquisas e Estudos de Mercado Ltda. informa os resultados do Estudo IRPI - Índice de Recordação de Propaganda Impressa, referente a 15 anúncios publicados na revista Veja, 540, data de capa 10 de janeiro de 1979:

CATEGORIA - ANÚNCIOS ÍNDICE IRPI

Cigarros

 

- Albany

22,8

Bancos

 

- Bco. Mercantil de São Paulo

31,5

- Banco do Nordeste

9,4

Produtos para uso doméstico

 

- Araldite (adesivo)

22,1

- Celite

41,0

- Inseticida SBP

23,0

Automóveis

 

- GM (Chevete Jeans)

58,4

- Ford (Corcel II GT)

57,6

Institucionais

 

- Hitachi

13,5

- Vibro Dynape

3,0

- Usiminas

7,7

- Bandepe

4,3

- Telesp

7,5

Equipamentos industriais

 

- Humboldt Wedag

7,0

- Ficap

2,3

O índice IRPI dá uma medida do valor global de recordação do anúncio. Seu campo de variação está compreendido entre zero (quando não houve recordação) e cem (quando houve recordação global). O relatório detalhado de cada anúncio pesquisado está à disposição pelo telefone (011) 881-0303 e Telex (011) 23358 São Paulo, informa Sérgio P. de Q. Cotim - Gerente do Projeto IRPI-Demanda.

CARTAS

Rio, 20 de janeiro 1979.
Prezados redatores:
No dia de hoje, São Sebastião, no Jornal do Brasil havia um único anúncio institucional alusivo à data do padroeiro da cidade. Está na página 13; é do Banco Itaú e ressalta a "Homenagem do Banco Itaú ao 412º aniversário da cidade que nunca perde o ritmo". Como o Banco é paulista, é de se supor que a agência que fez o anúncio também o é, o que seria uma atenuante para o erro: a cidade do Rio de Janeiro não foi fundada em 20 de janeiro e sim a 1º de março. Mas isso também poucos cariocas sabem, de modo que, se fosse uma agência fluminense, era bem provável que o erro se repetisse. O fato do feriado municipal alusivo à cidade ser no dia do padroeiro, e no dia 1º de março ninguém se lembrar de comemorar a efeméride, explica essa situação.
Há, no centro da cidade, uma Rua 1º de Março, mas não é em homenagem à fundação da cidade, e sim à vitória na Guerra do Paraguai.
Para que o erro histórico não se cristalize, só programando anúncios institucionais alusivos à data de 1º de março. Fica a sugestão para anunciantes e agências.
Roldão Simas Filho.
N.R.: O leitor tem razão. Aliás, a DPZ (autora da peça) pode até aproveitar e programar novamente o anúncio na data certa.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

A notícia mais importante da coluna veio por release da DPZ: "No remanejamento de conta da Seagram, a DPZ ficou com mais uma marca de vinho e um novo produto de muito sucesso". Viram? Claro como o céu do Rio esta semana!!
• • •
Com essa noticia aí de cima a DPZ inaugura no Brasil o teaser-release.
• • •
Júlio Cosi (o que foi da Cosi, Jarbas, Sergino e outro enorme currículo) desligou-se da Publicitec, de São Paulo.
• • •
Ronaldo Marques (ex-Young & Rubicam) é o novo diretor da conta da Souza Cruz na Thompson-Rio.
• • •
A GFM/Propeg - Rio contratou o diretor de filmes Silvio Autuori para dirigir seu departamento de RTVC, no cargo em que atuava Chris Rodrigues, que está se desligando da agência. E, como assistente de mídia, a Propeg agora tem Samuel Quintanilha.
• • •
CORREÇAO: A conta conquistada pela Herald recentemente foi a Concal - Construtora Conde Caldas, e não a Consul, como saiu por erro de revisão semana passada.
• • •
A DuPont informa que a tendência da moda feminina, neste verão, é o retorno dos anos 50, voltando as alças cruzadas, decotes audaciosos e cavas prolongadas. Produtores de fotos e filme, olho aberto!
• • •
Sani Sirotsky acaba de voltar de Nova Iorque, onde manteve contato com sua associada Grey Advertising. Isso promete grandes novidades na SGB.
• • •
Hélio Paulo Gonçalves é o novo Superintendente de Comunicação Social do PTB. Wilson Pinho, agora, será consultor da Diretoria naquela empresa.
• • •
A CBBA acaba de contratar Ricardo Castorri para Supervisor de Atendimento no Rio. Castorri vem de uma gerencia de produtos de Johnson & Johnson.
• • •
A Abdo contratou, para diretor de arte, Aparecido Paes Alves (ex-Chancela), para fazer dupla com Silvio Pires (ex­McCann), agora na direção de Criação. E para o Atendimento foi contratado José Maria Monteiro (ex-Caim).
• • •
Já pode ser encontrada nas livrarias a publicação "Textos & Documentos", de periodicidade mensal, que visa divulgar, na integra, importantes documentos e estudos nacionais e internacionais, os quais ou não são conhecidos, ou o são apenas parcialmente. Para adquiri-la, deve-se procurar no seguinte endereço: Rua Hilário de Gouveia, 66, Sala 507 - Copacabana - Rio/RJ, CEP 22040.
• • •
José Roberto Penteado Jr. foi convidado para participar da formatura do curso secundário do colégio Carlos Werneck, em Petrópolis, onde proferiu um discurso no qual narrou a sua experiência desde há vinte anos, quando concluiu o mesmo curso neste próprio educandário, até os dias atuais.
• • •
A Rádio Globo de São Paulo iniciou 79 inovando a sua programação com três lançamentos: o programa "Pé na estrada", de variedades, em que busca atingir o chamado caminhoneiro, prestando serviço e entretenimento; o Jornal de S. Paulo, uma realização de grande envergadura congregando mais de 120 jornalistas; e o primeiro rádio­direto para o Rio e São Paulo, que foi o Programa Haroldo de Andrade, estreando a 8 de janeiro uma importante transmissão ao vivo do mais penetrante meio de comunicação, o rádio, que restituiu com esse evento o seu enorme público, que andava sumido pelas contingências da recém-passada conjuntura.
• • •
A Associação dos Profissionais de Relações Públicas está solicitando ao Ministério do Trabalho o seu enquadramento sindical em nível superior liberal. A diretoria desta Associação é composta pelos seguintes profissionais: Anna TeIma Wainstok, Avio Arouca Brasil, Aulio Nazareno, Jorge Augusto Vidal, Wilson Gavinho Vianna, Antomar Marins e Silva, Vânio Coelho, Décio Richard Franco Ferreira e Aluízio Moura e Silva. A sede fica à Rua do Senado, 65 gr. 603 CEP 20.231, Rio-RJ. Informações pelo telefone 252-8251 (Wilson Vianna).
• • •
A Technos Relógios S.A. encerrará em abril o seu exercício corrente faturando 520 milhões, O lucro líquido, ao final do exercício, deverá ser superior a 36 milhões de cruzeiros.
• • •
O Sistema de Ficha Nacional de Registro de Hóspede será implantado no próximo mês em São Paulo, e 40 milhões de fichas modelo padrão já estão sendo confeccionadas pela AGI - Indústrias Gráficas S/A, uma empresa do Grupo LTB, por encomenda da EMBRATUR.
• • •
A Volkswagen do Brasil está remetendo a 50 países, e distribuindo 500 mil exemplares para todos os seus revendedores espalhados pelo país, seu calendário 79 intitulado "Selos Brasileiros". A produção foi da Almap com texto pelo especialista em filatelia, Ângelo Zioni, assessorado por Ruy Augusto Gutieres, da Almap. A criação foi de Ênio/Portela, dirigido pelo Enido, as fotos foram do Dalóia numa produção - Runivan, impressão da Gráfica Abril, atendimento de Milton Mastabi e aprovação de K. Von Schinninichen e Fábio de Luca.
• • •
Uma fábrica de cinescópio para TVs em cores será instalada ou em José dos Campos (SP), ou no sul de Minas, com a participação da GTE­Silvânia (80% do capital), ficando a Sharp e o grupo Toshiba com os 20% restantes. O investimento calculado é de 53 milhões de dólares.
• • •
A Brastemp lançou a primeira lava-louças brasileira, que além de lavar e secar 12 conjuntos (mais de 40 peças) pode ainda ser usada como guarda-louça.
• • •
Repercutiu bastante bem o Ato Público de Amor, em que Toni Lourenço declarou que ama Gisele. Compareceu uma grande platéia em frente à loja de classificados do conhecido jornal carioca.
• • •
Marcelo Martinez Ramos, o vencedor do 3º Concurso de Cartaz de Cinema, desligou-se da Lintas.
• • •
Hélio Timbira entrou para a direção de arte da CosCom Grant, ocupando a vaga de Maria Célia Salgado, que atua agora na Professa.
• • •
Novas colunas de propaganda: a de Luís Sérgio Sanato, aos sábados, na Tribuna do Ceará, e a de Octaviano Machado Neto, "Comunicação e Negócios", no Correio Popular de Campinas.
• • •
São da DPZ três dos cincos únicos diretor de arte brasileiros que tiveram seus trabalhos premiados na edição de 1978 do famoso "Creativity": Francisco Petit, José Zaragoza e Paulo Hamilton.
• • •
Como Informação ao mercado e aos amigos o redator Toninho Lima pede que publiquemos que ele está na Oliveira, Murgel, juntamente com o diretor de arte Marcos Guedes e Márcio Ortman no atendimento. Todos ex-L&M.
• • •
Correspondência para as Janelas: Rua Barão de Itambi, 7/605 - Flamengo - CEP 22231 - Rio-RJ. Ou deixe o recado pelo telefone: 286-4876.