Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 19/JAN/1979
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Bons comerciais para TV.
Vale seguir receita?

Cauby Silveira publicou em sua coluna DP Publicidade do dia 28 de dezembro, no Diário do Paraná, uma interessante matéria que reproduzimos, sobre "Como vender mais pela televisão", por acharmos que os conceitos ali emitidos, ainda que alguns possam ser questionados hoje, continuam válidos. Relembrando as aulas nos idos de 55 do mestre Edmur Castro Cotti, na então Escola de Propaganda de S. Paulo, atual Escola Superior de Propaganda e Marketing, ele descreve nove conselhos condensados e traduzidos do lente da cadeira de televisão Irving Steel, do Pacce Colege de N. York.
1 - Demonstre sempre que possível: A demonstração é a alma da propaganda pela televisão. Não se contente em dizer por que um produto é melhor. Prove como e porque ele é melhor.
2 - Relacione o áudio com o vídeo: Um apelo simultâneo através dos olhos e do ouvido causa dupla impressão. Vender só com imagens é para surdos; vender só com palavras é positivamente vender para cegos.
3 - Faça uma mensagem simples: é necessário que ela seja entendida com facilidade e imediatamente. Não complique o que tem a dizer: diga pouca coisa, para que esta pouca coisa seja lembrada depois.
4 - Evite efeitos visuais: Há sempre uma tendência, entre produtores de televisão, para usar e abusar dos efeitos visuais considerados diferentes, imprevistos, originais. O telespectador se surpreende e se espanta, mas no final ele guarda uma impressão confusa da mensagem, totalmente prejudicada.
5 - Escolha o elemento certo: A compatibilidade com o produto deve ser a característica essencial do elemento encarregado de apresentar a mensagem de vendas. A sinceridade na exposição deve ser a nota dominante. Não pode haver sinceridade numa moça vendendo um óleo lubrificante ou num homem recomendando um perfume.
6 - Use testemunhos apropriados: É necessário selecionar elementos que realmente possam apresentar testemunhos. É falso e insuficiente mostrar uma artista fascinante fazendo o papel de uma dona-de-casa. Para representar gente comum, escolha de fato gente comum.
7 - Evite apresentações que distraíam a atenção: Figuras femininas bonitas demais ou vestidas de maneira provocante, distraem, obviamente, a atenção do produto que está sendo vendido.
8 - Use cenários simples e autênticos: Donas-de-casa devem estar na copa ou na cozinha. Homens de negócio no escritório. Todo o cenário deve contribuir para a verdade e para a sinceridade da mensagem de vendas.
9 - Venda a vantagem do produto mais do que o produto: Principalmente quando se trata de produtos alimentícios, mostre-os de maneira que eles sejam de fato atraentes e apetitosos. Em vez de insistir em mostrar uma farinha de trigo, prefira mostrar o bolo saboroso que foi feito com a farinha. Não se contente em mostrar a lata do produto ou em abri-la. Apresente o prato delicioso que foi possível fazer com o produto que veio da lata.

Seleção da Janela

 

Denison para Fundo Comunitário
Premium para ESPM
Fazer a Seleção da Janela esta semana não foi difícil pelo número de anúncios. O grande problema foi a dificuldade de transporte de quem foi pego desprevenido pela greve dos ônibus. Como o espetáculo não pode parar, a Seleção dos anúncios publicados na imprensa carioca de 8 a 14 de janeiro esteve sob a responsabilidade do redator Nei Azambuja (SGB) e destes colunistas, que saíram com a plena convicção de não ter deixado a peteca cair.
Apenas um anúncio foi selecionado: "O Fundo Comunitário", realizado pela Denison para o Fundo Comunitário, e que recebeu do júri 3 estrelas. A peça, com um texto primoroso e cheio de coragem, teve Paulo de Tarso como redator, e Eduardo Correa na direção de arte.
Além deste trabalho, o júri decidiu elogiar mais dois, se bem que não os incluísse na Seleção. Um deles, dentro do classificados de empregos, da União de Revendedores, com o título "Junta-te aos bons e serás um deles". Numa produção digna de primeiro caderno, este classificado é um exemplo modesto do que todo o caderno de empregos poderia ser, se fosse melhor trabalhado pelas agências responsáveis pelos seus anúncios. O outro, o da Premium para a Escola de Propaganda e Marketing, anunciando o curso de modelos publicitários, dando já um grande passo para a ESPM sair da mesmice de seus anúncios. Exemplo, aliás, que pode ser seguido por uma infinidade de cursos existentes por aí.

(Clique nos anúncios para ver em tamanho maior)

 

Ah, como é difícil a mídia do amor...

O redator Toni Lourenço, da Premium Propaganda, tentou veicular, nos classificados de um jornal carioca, o seguinte anuncinho declarando seu amor: “Declaro à praça que amo Gisele demais da conta. Não troco, não vendo e não alugo”. Só que agência do jornal, na Rio Branco com 7 de setembro, não aceitou a colocação, alegando que esta poderia ser uma mensagem “com implicações outras”, enviada em código. Toni tentou novamente através de uma mídia da Premium, que também nada conseguiu. Em protesto, Toni Lourenço decidiu realizar, hoje às 18 horas, na frente daquela agência de classificados, o que ele chamou de “ato público do amor”, no qual vai distribuir aos transeuntes 3 mil reprints de seu classificado, a despeito das insistentes negativas das mal-amadas balconistas da agência do jornal.

Cartas

De Pedro Galvão, presidente do CCRJ:
Rio, 15 de janeiro de 1979
Ilmos. amigos Marcio Ehrlich e Márcia Brito
Janela Publicitária / Tribuna da Imprensa / RJ

Queridos amigos
No último dia do nosso mandato à frente do Clube, queremos agradecer todo o apoio que vocês e a Tribuna nos deram através da Janela Publicitária.
E, por ser mais do que justo, queremos fazer um segundo agradecimento, um agradecimento muito especial, pela contribuição fundamental que vocês deram ao Clube, através da Pulga Produções, ajudando a promover o 1º Encontro Nacional de Criação Publicitária.
Vocês são testemunhas de cada iniciativa, de cada trabalho, de cada realização do Clube, este ano. O relatório de atividades, em anexo, conta um pouco dessa história que vocês tão bem conhecem.
Por trás de tudo isso estava sempre uma bruta vontade de ajudar a defender, dignificar e fazer prosperar a nossa profissão e a atividade publicitária no país.
E, num ano tão pródigo em fatos políticos, esperamos ter contribuído, com um pequeno passo, para organizar politicamente a nossa categoria profissional.
Continuem contando com a gente.
Pedro Galvão, presidente.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Carlos Roberto Chueiri, após finalizar sua gestão na Presidência da ABA - Associação Brasileira de Anunciantes, também deixa a Gerência de Marketing do Banco Real, para assumir, agora na área de veículo, a Direção Comercial da Rede Capital, de São Paulo.
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O colunista Carlos Verçosa desligou-se da criação da Norton, na Bahia. As correspondências para sua coluna dominical no jornal A Tarde podem ser enviadas ao próprio jornal.
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Roberto Simões assumiu a Coordenação Editorial da revista Propaganda, função que já exercia também na revista Marketing.
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Há mais de um mês sabíamos da mudança de João Luís de Faria da Esquire para a Thompson. E no Rio, a Thompson negava peremptoriamente, e pedia sigilo nos comentários. De repente, alguém da agência em São Paulo abre o jogo, e Asteriscos confirma a notícia, antes das colunas cariocas. Quer dizer, noticia sigilosa de sucursal é que nem final de novela da Globo. Todos os jornais concorrentes divulgam antes do próprio O Globo.
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Arthur McCormack é o novo diretor de planejamento da McCann - RJ. E Renato Loes desligou-se da Thompson - RJ para integrar o departamento de atendimento da McCann, onde passará a atender a conta da Esso.
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Antônio Tadeu Brandão está se desligando da JVS e assume, em fevereiro, novamente na mídia da Standard - R.J.
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Conta nova na Thompson - RJ: Promega S. A. - Planejamentos Imobiliários.
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Anacleto Machado (ex-Standard ­ RJ) assumindo na mídia da Oliveira, Murgel.
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A CBBA mudou-se para o conjunto 716, no mesmo prédio da Av. Nilo Peçanha, 50. Seus dois novos telefones são 232-2771 e 221-501
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O departamento de relações públicas das Casas Sendas está abrindo inscrições para estágio remunerado, destinado apenas a estudantes da área cursando o último período da faculdade. Maiores informações no próprio departamento, à Rodovia Presidente Dutra 4301, ou pelos telefones 756-3120 e 751-2120.
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A SGB passou a atender a conta da Vodca Orloff, até então confiada a DPZ. A Artplan, a Lintas, a DPZ e a SGB integram o grupo de agências selecionadas pela Seagram Continental de Bebidas para o atendimento de seus produtos.
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A Redinger & JG conquistou as contas de Verde Lar (comércio de vasos e plantas), Geomap e Tecnosub (engenharia e serviços submarinos).
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A Herald conquistou a conta da Cônsul, Construtora Conde Caldas Ltda., empresa de engenharia especializada na construção de prédios de alto luxo no Rio de Janeiro.
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"Nascer de novo" é o título do bonito poema de Carlos Drummond de Andrade que a Mendes Publicidade está presenteando aos amigos neste Natal, que "poreja a cada instante, em cada gesto meu semelhante a um gesto alheio aberto em rosa".
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Melhoraram muito as primeiras páginas de classificados dos jornais cariocas, normalmente compradas pela Sérgio Dourado. A Pubblicità, agência da SD encomendou às programadoras visuais Rosa da Matta e Maria Célia Salgado uma nova paginação na qual retomam as medidas de coluna de 4,5cm utilizadas no corpo dos jornais ao contrário das colunas usuais de classificados, de 3,5cm. As vinhetas que passam a ilustrar os pequenos classificados da página foram entregues a Waldyr Freitas, diretor de arte da agência. Isso é muito importante -- procurar saídas para melhorar, na área publicitária, o aspecto visual dos jornais brasileiros.
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Bastante original o anúncio em que a ABA está homenageando os seis anos do Jornal de Brasília com 125 frases assinadas pelos anunciantes seus associados, parodiando slogans de suas conhecidas campanhas publicitárias, como estas: "Leia o Jornal de Brasília e deixe-o se for capaz" - Gillette do Brasil Ltda.: "9 entre 10 pessoas de decisão lêem o Jornal de Brasília" ­ Indústria Gessy-Lever S. A.; "Satisfação garantida ou seu exemplar de volta" - Sears Roebuk S. A. "Jornal de Brasília, isso é que é" - Coca-Cola indústrias Ltda.,
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Trechos de poemas de Manuel Bandeira, Vinicius de Moraes, Drummond, entre outros grandes nomes de nossa literatura, ilustram o calendário "A Poesia da Gente", uma verdadeira obra de arte que o Banco Econômico (que tem como slogan "o Banco da Gente") está distribuindo a seus clientes neste ano novo. O interessante, e até inovador em se tratando de calendários, é que ele explora e destaca o texto que, em harmonia com as fotos de ninfetas (algumas de David Hamilton), consegue um sensível equilíbrio visual. A peça foi criada pela GFM/PROPEG da Bahia e produzida pelas PROPEGs RJ-SP, tendo como idealizadores Rodrigo Sá Menezes e Carlos Alberto Ferraz.
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O artista José Zaragoza, o Z da DPZ vai expor, novamente, algumas de suas obras gráficas, desta vez no Jequitimar, no Guarujá, a partir do dia 26.
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Muito boa a edição do Almanaque Abril 79 que já está sendo vendida nas bancas. São 784 páginas com informações atualizadas até novembro do ano passado.
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Jacob Cajaíba, Mário Mello, ?, Marcio Ehrlich e Marcia Brito, na Lintas
A convite da Lintas, estiveram reunidos na sede da Bela Cintra, em São Paulo, dia 19/01, os colunistas Armando Ferrentini, Carlos Verçosa, Fernando Vasconcelos, Francisco Ribeiro, J. C. Maluf, Albuquerque Pereira, Silvia Dias de Souza, José Roberto Penteado, Francisco Madia de Souza, Jomar Pereira da Silva, Maurício Coutinho, Marcio Ehrlich e Márcia Brito, numa agradável troca de informações que se estendeu até a madrugada do dia seguinte.
Na foto, Jacob Cajaíba, Mário Mello, ?, Marcio Ehrlich e Marcia Brito.
Em 13 de Janeiro de 1979 foi promulgada a "Carta da Prainha", declaração de princípios da Scala Publicidade, ao término do primeiro grande debate Scala, onde a referida casa posicionou-se como uma agência tipicamente nordestina, pretendendo defender uma linguagem mais regional, sempre que for preciso. A Scala, que há 13 anos evoluiu com reservas, almeja adequar-se às vicissitudes do mercado local.
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Está formada a AP-Bahia - Associação de Propaganda da Bahia que cuidará, entre outras tarefas, da realização do IV Congresso Brasileiro de Propaganda em 1980, cujo tema provavelmente será a "Regulamentação da Profissão". Arthur Couro, de A Tarde, é o presidente, tendo como vice Rodrigo Sá Meneses, da GFM/Propeg. José Jorge Randam, da Randam, é o secretário, sendo o tesoureiro Giacomo Mastroianni, da Norton, e José Roberto Berni, da Divisão-Engenho como secretário de divulgação. O restante da diretoria é composto pelos coordenadores profissionais de Mídia, de Atendimento, de Atendimento de Veículo, Clubes de Criação e Abap-seção Bahia.
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Eduardo Gaspariam, diretor comercial do Grupo Gaspariam, entregou as contas dos Lanifícios Interamericano­Liasa e Alto da Boa Vista, do Rio, à JVS. Outra conta nova que está na JVS é a da P-E-W-E-C-E, de Petrópolis, fabricante de malhas e maiôs. A Relações Públicas Sheila Pimentel assumiu a chefia do departamento de novos lançamentos da JVS, nas áreas de moda, arte e decoração.
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Carlos Alberto Jesus (ex-Publivendas e ex-Planus) é o novo diretor de criação da GFM-Propeg/BA.
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No próximo dia 23, os contatos de veículos do Rio vão se reunir no Clube Internacional de Regatas, para tratarem da composição dos grupos de trabalho, da votação que dará andamento ao projeto da nova sede, e de outros assuntos de interesse da classe. Alberto Nardy (da Sima), coordenador da comissão de trabalhos, solicita a presença de todos os membros do Grupo.
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A curiosa experiência do "Role Revisar Seminar", desenvolvida durante os últimos 10 anos pela Universidade de Cambridge, Inglaterra, será praticada, pela primeira vez no Brasil, por alguns diretores de criação e gerente de marketing de importantes empresas. O Seminário, que tem como base a "troca de papéis", será realizado de 8 a 11 de março, no Hotel Eldorado, em Atibaia - SP, sob a supervisão do Clube de Criação de São Paulo, ADVB e ABA. O objetivo do Seminário é buscar um melhor entrosamento entre aquelas duas áreas profissionais.
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A recém-criada Associação de Propaganda da Bahia vai promover, em novembro, o Encontro Norte-Nordeste de Propaganda, reunindo as principais agências daquelas regiões para discutirem seus problemas e elaborarem as diretrizes que serão levadas ao IV Congresso Brasileiro de Propaganda.
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Nosso colega José Roberto Whitaker Penteado não consegue esconder seu contentamento. Neste mês, as inscrições para os cursos da E.S.P M. superaram as expectativas. Segundo Penteado, parte deste sucesso é devido aos anúncios que a Lintas e a Premium fizeram em colaboração com a Escola.
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Para quem não sabe, Cecília Silveira prolongou as inscrições do CLIO para até o dia 22. Informações com Odilon Abrantes, da Pulga Produções. Te!. 226-0638, no Rio.
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Correspondências para esta coluna e para a Janela do Rio, do Diário Popular (SP) : Rua Barão de Itambi, 7/605. Flamengo. RJ. Tel. 286-4876.

As inscrições para o XII Prêmio Colunistas continuam abertas até dia 24 de fevereiro. No Rio, as informações sobre como se inscrever podem ser conseguidas com a Pulga. Produções, pelo telefone 226-0638. Enquanto isso, serão realizados os Prêmio Colunistas regionais: dia 27/1, em Salvador e Brasília; 3/2, em Fortaleza e Goiânia; 10/2, em Recife, e Curitiba; e 17/2, em Belo Horizonte e Porto Alegre. Representando a Janela Publicitária e a TRIBUNA DA IMPRENSA, o colunista Marcio Ehrlich participará das regionais de Brasília, Curitiba e Belo Horizonte, além do julgamento nacional.