Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 17/NOV/1978
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.


Surge Oliveira, Murgel. Mas a L&M não acaba.

Ao contrário dos boatos que correram na última semana pelos ''meios publicitários", a L&M Propaganda não vai acabar. É o que afirma Mozart dos Santos Mello, um de seus diretores, que detém 50 % das ações da agência, juntamente com Lindoval de Oliveira, detentor dos outros 50 por cento.
O que está ocorrendo, é que um dos diretores da agência, Márcio del Vecchio Murgel, está se desligando da L&M para fundar uma nova agência. E, nessa empreitada, Lindoval de Oliveira também participará com 50% das ações, sem, porém, abrir mão de sua participação na L&M.
Segundo Márcio Murgel, a nova agência deverá se chamar Oliveira, Murgel Comunicação Ltda., e terá como perspectiva atuar basicamente no setor privado. O início das atividades se dará a 2 de janeiro, impreterivelmente, "ainda que sobre andaimes ou tijolos". Até o momento, nenhuma informação foi liberada pelos diretores da L&M sobre que funcionários e contas acompanharão a nova agência. Na opinião de Santos Mello, não haverá nenhuma cisão que prejudique ou altere o bom andamento dos trabalhos da L&M, em nenhum dos setores. Um prejuízo, obviamente, ou uma queda de produção não interessariam ao próprio Lindoval de Oliveira, por sua participação nesta agência.

Exposição dos cartazes inaugura segunda-feira.

Será nesta segunda-feira, dia 20/11, às 21 horas, a cerimônia de entrega dos prêmios e a inauguração da exposição referentes ao 3º Concurso Brasileiro de Cartaz de Cinema. A solenidade terá lugar no Teatro Centro Cultural Candido Mendes, ao lado do Cinema Pax, na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.
Na ocasião, será entregue a Marcelo Martinez Ramos o Prêmio Jayme Cortez, valor de Cr$ 40 mil, oferecidos pela Rede Globo, por seu cartaz premiado em 1º lugar. E estes colunistas estarão entregando o Prêmio JANELA PUBLICITÁRIA/TRIBUNA DA IMPRENSA (uma assinatura, por dois anos da revista Art Direction) a Maurício Veneza, por seu trabalho incluído entre os dez melhores do Concurso.

Cartas

De Eddie Augusto da Silva, Diretor Administrativo da ABA
Márcia & Marcio, recebo, hoje, a "Janela" de 3.11.78. Parabéns pela colocação rigorosamente correta, sem qualquer distorção, da questão sucessória na ABA.
Nesta data, perdura a situação. A tendência é mesmo Gilberto. Rio de Janeiro, com os nomes citados.
Um abraço, Eddie.

Voz das Estrelas muda de nome.

O Clube de Criação de São Paulo resolveu incentivar definitivamente a comercialização de suas publicações, e entregou suas operações de vendas de espaços para todo o território nacional à Promovep – Promoções de Veículos de Publicidade Ltda., empresa de Luiz Antônio Nazareth, ex-Diretor Comercial das revistas Propaganda e Marketing.
E para dar uma nova fase ao Jornal do Clube, sua diretoria decidiu acabar com o nome "Voz das Estrelas" e instituir um Concurso para a escolha de um novo titulo e logotipo, que “procure identificar, personificar e posicionar o jornal". Difícil vai ser acabar com o pitoresco estrelismo dos leitores.
Mas, de acordo com o Regulamento, o Concurso será aberto a qualquer pessoa, que poderá concorrer com quantas peças quiser, apresentando arte final ou layout, a cores ou preto-e-branco, em cartolina branca medindo 50 cm x 60 cm, e assinado com pseudônimo. Em envelope à parte e lacrado, colado no verso da peça inscrita, o candidato deverá colocar seu nome completo, endereço, telefone, pseudônimo usado, CIC e identidade.
Os trabalhos deverão ser entregues na sede do Clube de Criação de São Paulo (à Av. Faria Lima, 1.384, 2º andar, cj. 21, CEP 01452 - SP), até o dia 27 de novembro de 1978, aos cuidados de Lia. O julgamento será dia 28 de novembro, e os prêmios serão:
1º lugar: Prêmio Rede Globo (CR$ 50 mil).
2º lugar: Prêmio Vasp (passagem ida-e-volta São Paulo-Fortaleza).
3º lugar: Prêmio Vasp (ida-e-volta São Paulo-Porto Alegre).
4º e 5º lugares: Prêmios CCSP (menções honrosas).
Os criadores cariocas, tradicionais ganhadores de concursos publicitários, não podem perder, de forma alguma, esta oportunidade.

Seleção da Janela

Mais uma vez, em virtude do feriado de 15 de novembro, e da agitação do período eleitoral, a Seleção da Janela fica acumulada para a próxima semana. Continuamos esperando que os criadores se esforcem ao máximo na sua criatividade neste fim de ano, para tornar cada vez mais difícil a disputa da Seleção.

Quais serão os Destaques do Ano no mercado carioca?

Na próxima terça-feira, dia 21 de novembro, serão ratificados, em reunião de diretoria da ABP, os Destaques do Ano do mercado carioca, nas categorias de Agência, Publicitário, Criação, Mídia, Contato de Agência, Contato de Veículos, Produtor Audio-Visual e Produtor Gráfico.
Mas até o dia 20, segunda-feira, os publicitários cariocas podem devolver à ABP os formulários com suas indicações. Paulo Roberto Lavrille, presidente da ABP, lembra aos sócios que não receberam os formulários que este problema pode ter sido causado pela perda dos arquivos da associação no incêndio de sua sede, ano passado. Quem for sócio da ABP, porém, poderá substituir o formulário por uma carta contendo as indicações e a identificação do sócio. Esta carta também deverá ser entregue, aos cuidados de D. Leila, à Rua do Acre, 77-12º (Labor Propaganda), onde está funcionando a ABP.
Esta é mais uma oportunidade de todo mundo votar. Aliás, lembre-se que esta consulta foi sugestão do Clube de Criação do Rio há dois anos, para que os votos refletissem realmente o panorama do mercado carioca. Como a ideia foi boa, Paulo Roberto Lavrille a adotou também este ano.
Até o momento, já que estamos todos em fase de apurações, as agências mais votadas têm sido (em ordem alfabética): Almap, Artplan, Esquire, Estrutural, MPM e Salles. E para Publicitário do Ano, os nomes mais lembrados, também em ordem alfabética, são: Antônio Carlos Gonçalves, Celso Japiassu e José Alberto da Fonseca. Nas demais categorias, ainda não houve maiores definições.
A entrega dos prêmios, este ano, não será através do tradicional jantar (o que será uma pena...), mas a diretoria da ABP já está estudando uma nova forma de realizar a cerimônia.

CCRJ procura urgente uma nova Diretoria.

Pedro Galvão, presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro, está enviando aos sócios do Clube uma carta exortando os sócios a formarem chapas para a próxima eleição do Clube. A carta é a seguinte, na íntegra:
Prezado colega:
Este país está farto de continuísmo. Farto de chapas únicas. Farto de candidatos únicos.
A atual diretoria do Clube de Criação do Rio de Janeiro foi eleita assim: por aclamação, numa eleição de chapa única, sem concorrentes. Porque ninguém mais se dispôs a exercer o direito de ser votado, de formar outra chapa, de concorrer, de participar.
Essa falta de opções, numa eleição, é profundamente anti-democrática. Tanto quanto a falta de disposição para participar. Nós não merecemos uma coisa dessas.
Agora, dia 15 de dezembro, vamos ter eleições para renovar a diretoria do clube. E essas eleições podem ser um fecundo exercício democrático.
Nós achamos fundamental que os colegas participem ativamente destas eleições. Não apenas como eleitores, mas principalmente como candidatos. Isso é bom para o Clube e bom para cada um dos seus sócios.
A experiência de dirigir o Clube, de trabalhar em defesa dos interesses de todos, é extremamente enriquecedora. Toma tempo, cansa, desgasta, mas vale a pena.
A atual diretoria procurou legitimar e merecer o seu mandato através do trabalho. Deu duro do principio ao fim. Não deixou a peteca cair. Temos certeza de que o Clube saiu fortalecido e engrandecido nas lutas deste ano
E no ano que vem como vai ser?
É preciso renovar. Novas lideranças precisam se apresentar, articular suas candidaturas, preparar programas de trabalho e dar a sua contribuição, para não deixar a peteca cair.
Nós, que sempre defendemos a abertura democrática, precisamos dar o exemplo. Este é o momento.
Pedro Galvão. Presidente.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

A Almap conquistou a conta da NEC do Brasil Eletrônica e Comunicações Ltda., empresa de telecomunicações, computação, componentes eletrônicos, aparelhos elétricos de consumo, pesquisa e desenvolvimento de tecnologia.
• • •
O Clube de Criação do Rio deverá lançar seu jornal em dezembro, com o título de "Criação", em formato tablóide e com pelo menos 16 páginas.
• • •
Mário Mello, atual diretor da SSC&B: Lintas/Rio, nos confirma que a compra da Lintas internacional pelo Grupo Interpublic (do qual já fazem parte no Brasil a McCann Erickson e a Proeme) não interferirá na política operacional das agências brasileiras. Elas permanecerão independentes, não havendo sequer alguma indicação de que pudesse haver qualquer mudança em suas razões sociais.
• • •
Waldo Mello está expandindo seu studio, em Botafogo.
• • •
Carlos Pedrosa, diretor de Criação da Pubblicità, está fazendo a apresentação da exposição de pinturas de Domingos Duarte, na Galeria Espaço-Dança, e que irá até dia 20.
• • •
 A Companhia Nacional de Tecido Nova América está distribuindo um lindo folheto sobre as atividades da empresa, realizado pela Denison, no qual revela que ela conta com 7.500 funcionários, um capital de Cr$ 500 milhões, e produz anualmente mais de 70 milhões de metros de tecidos, entre outros produtos.
• • •
O Correio distribuiu aos cariocas um folheto indicando o CEP de cada um e explicando seu uso. Pra comprovar o despreparo da empresa, o folheto diz "Não separe os algarismos do CEP", e na indicação do nosso, o funcionário que o distribuiu escreveu bem lá: 22.231 (com o ponto separando). Depois a EBCT ameaça que quem não escrever direitinho pagará mais pelo envio, sofrerá demoras no processamento etc. Tem pai que é cego...
• • •
Muito boa também a revista "Brazilian Performance", que o Unibanco editou em inglês, sobre seus 10 anos de desempenho no Brasil.
• • •
O Rio Iguaçu em cinco anos pode sair do mapa. É o que avisa a campanha que a Pessoa de Melo & Associados criou para o Correio de Notícias, de Curitiba, Paraná. Em três anúncios o jornal denuncia e pede providência de todos para evitar que o Rio Iguaçu morra de vez de poluição.
• • •
A DPZ resolveu homenagear seus contatos no jornal do Clube de Criação de São Paulo, com o anúncio "Os homens de vida fácil". O anúncio diz que é "com sua colaboração, briefings, palpites, torcida, sofrimento, etc, que os nossos diretores de arte e redatores conseguem ganhar prêmios."
• • •
Quem estiver em Porto Alegre de 22 a 25 de novembro poderá participar do Curso de Planejamento de Marketing aplicado à Propaganda, que a Associação Riograndense de Propaganda está promovendo. O curso contará, entre outras, com palestras de Júlio Ribeiro (MPM- Casabranca), Gil Ribeiro (MPM-Casabranca), Gilberto de Camargo Barros (General Motors) e José Carlos Stabel (Lage, Stabel & Guerreiro), e terá o apoio da ADVB de Porto Alegre. Informações em Porto Alegre pelo telefone 25-0696.
• • •
E quem estiver no Rio, não pode perder o Seminário de Marketing Plan, que a ESPM realizará nos próximos três sábados. O curso promete ser muito bom (nós estaremos lá firme) e as inscrições podem ser feitas na ESPM.
• • •
Recebemos o livro que Roy Carlson está publicando sob o titulo "Comerciais em TV - Sistema de Operações". O livro é "um guia operacional contendo informações detalhadas sobre orçamentos, cronogramas, sistemas de filmes e VT, qualidade de imagem e de som, filmes a cores para televisão a cores, compatibilidade em preto e branco, avaliação técnica". Nos dias 5/12, no Hotel Hilton de São Paulo, e 7/12, no Hotel Sheraton do Rio de Janeiro, Roy Carlson estará apresentando o seminário "Comerciais em TV - Sistemas de Operações" para os profissionais de marketing e propaganda sobre a produção de comerciais em Filme e Vídeo Tape. A taxa de inscrição é de Cr$ 4.000,00. Cada participante receberá uma cópia do livro "Comerciais em TV" (os participantes que já tenham adquirido o livro pagarão Cr$ 2.000,00). O número de inscrições é reduzido e os interessados deverão ligar para (021)294-2375.
• • •
A Jovem Pan FM terá sua potência dobrada para 100.000 watts, com o recebimento de um moderníssimo transmissor previsto para os próximos dias. Será a primeira emissora nacional de frequência modulada a operar com tal potência.
• • •
A divisão Van den Bergh, da Gessy Lever, que ainda da parte de produtos alimentícios da empresa, pretende lançar nos próximos meses alimentos pré-preparados nas seguintes áreas: sopas desidratadas, sopas instantâneas, pratos pré-temperados, legumes desidratados, hamburguers, sucos, bebidas desidratadas, salgadinhos, chocolates, e legumes enlatados. Parte substancial do investimento de 200 milhões de dólares no Brasil previsto pela Gessy para os próximos cinco anos será canalizado para o setor alimentício.
• • •
A Volkswagen do Brasil deverá associar-se à empresa austríaca Steyer Daimler Push para produzir ciclomotores em uma fábrica que poderá entrar em operações no final de 1979, produzindo inicialmente 60 mil unidades. A fábrica será instalada em Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro, e as previsões são de um investimento inicial de Cr$ 300 milhões.
• • •
Trabalhando em produtos diferentes, a Almap (para a VW) e a Abaeté (para a Gross) acabaram chegando a conceitos próximos. Neste caso, recusamos a acreditar em "chupadas". Mas que a coisa ficou estranha, não há dúvida. Quase que a foto foi a mesma...
• • •
A Premium Propaganda absorveu a agência Supervenda, que atendia a conta da rede de supermercados Mar e Terra. E a Brahma confiou à Premium a criação de seu cartão de "boas festas" deste ano. Além disso, a Premium passou a cuidar da cobertura publicitária do primeiro consórcio de caminhões Scania a se instalar no Rio, numa realização do consórcio Sateplan em convênio com a RODEPE - Rodoviário Equipamentos Pesados.
• • •
Na próxima terça-feira, dia 21, estes colunistas estarão dando uma palestra para os alunos de comunicação da Gama Filho.
• • •
O programa "Abertura", que Fernando Barbosa Lima estará produzindo nacionalmente para a Tupi, através de sua empresa Teorema, deverá ter sua estréia em janeiro. O patrocínio já está garantido pelo CBPE, e estréia só depende de chegarem os equipamentos que a Tupi está importando. A produtora Teorema, segundo Barbosa Lima, pretende também trabalhar para outras agências de propaganda, criando programas de nível que sejam patrocinados pelos diversos clientes.
• • •
A Atlantic, em virtude dos resultados obtidos com a campanha de lançamento do lubrificante Arco Graphite, realizada pela Norton, decidiu autorizar uma nova campanha, a ser veiculada já em dezembro deste ano.
• • •
O Grupo Nora Lage, que inclui a Indústria Anhembi (do Sal Ita, detergente Biolar etc) está transferindo seu centro de decisões de marketing de São Paulo para o Rio de Janeiro.
• • •
A Standard publicou seu Listening Post nº 11 uma pesquisa bimestral realizada por telefone em que são entrevistadas cerca de 300 donas-de-casa, residentes em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e Recife. Os resultados mostraram que "o problema da inflação é, no momento, a mais constante preocupação da classe média”. Em São Paulo, cidade em que o tema mereceu até uma expressão pública de insatisfação (MCV), 74% das donas-de-casa afirmam ser a inflação o maior problema brasileiro. A política econômica adotada pelo governo é, na opinião geral, a principal responsável pelo processo inflacionário. O alto preço do petróleo, que se tornou mais presente no dia-a-dia do consumidor com o último aumento da gasolina, ocorrido em agosto/78, aparece como a segunda causa determinante do aumento do custo de vida. A inflação afeta o padrão de vida dos brasileiros: 84 % das donas-de-casa se sentem atingidas. Apesar de toda a movimentação política pré-eleitoral, quase 50% acham que o sistema político vai permanecer como está. Este ponto de vista implica uma visão pessimista da evolução das condições sócio-econômicas do pais para o último trimestre do ano".
• • •
Na noite do dia 24 de dezembro, a Rede Tupi vai exibir TV de Vanguarda-Especial, uma peça natalina com a participação de todos os artistas associados.
• • •
A agência DM-9, o jornal A Tarde, a Eucatex, a Bahiatursa, a Tribuna da Bahia e o Instituto Cultural Brasil-Alemanha (ICBA) estão patrocinando o Salão de Humor que está sendo realizado de 7 a 24 de novembro na EUCATEX (BA).
• • •
Esta coluna fecha às quintas-feiras ao meio-dia. Qualquer envio deve ser feito para a Rua Barão de Itambi, 7/605. Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22231. Os comunicados urgentes podem ser feitos pelos telefones 286-4876 e 246-1817 a qualquer hora do dia.