Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Olha aí, Senador! Vamos dar cartaz pro Brasil.
O júri contou com Sérgio Mercer, José Monserrat, Fernando Reis, Klaus Isnenghi, Pedro Galvão, Ângela Santoro, Marcio Ehrlich, Alcides Fidalgo, Ivânio Cunha e Alberto Shatowsky, além de Pierre Rousselet, que não aparece na foto.
O 3º Concurso Brasileiro de Cartaz de Cinema foi mais uma comprovação aos Senadores da República de que o artista brasileiro tem plena condição de criar os cartazes para os filmes estrangeiros que são exibidos no Brasil, da mesma maneira como em outros países os respectivos artistas criam novos "affiches" até mesmo para os filmes brasileiros.
Cerca de 90 trabalhos de 84 concorrentes participaram do 3º Concurso. Considerando o curto prazo dado para as inscrições (menos de um mês) o número de candidatos foi considerado bom por Pedro Galvão, presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro, entidade que patrocinou o Concurso.
E, durante mais de 4 horas, os onze membros do júri viram e reviram os layouts apresentados, discutiram e votaram inúmeras vezes, até que se conseguiu chegar aos 10 finalistas e os quatro que receberiam os primeiros prêmios. E assim ficou decidido:
1º lugar - Prêmio Jayme Cortez (Cr$ 40 mil, oferecido pela Rede Globo): Marcelo Martinez Ramos, diretor de arte da Lintas/Rio, com um cartaz que teve Milton Sobreiro como ilustrador.
2º lugar - (Cr$ 20 mil, oferecidos pela Alltype): Wilson Loureiro, diretor de arte da Casa do Desenho, do Rio.
3º lugar - (Cr$ 10 mil, oferecidos pelos Cinemas 1 e 2, de Belém do Pará): João Lauro Murta e Omar Rocha e Santos.
4º lugar - (Cr$ 7 mil, oferecido pela Art Filmes do Brasil): Oswaldo Miranda, da PAZ, de Curitiba, Paraná.
Os seis outros prêmios, sem ordem de colocação, foram:
Prêmio Janela Publicitária/Tribuna da Imprensa (uma assinatura, por 2 anos, da revista Art Direction): Maurício Veneza da Silva, diretor de arte da Bezarello Projetos Gráficos e ilustrador do jornal Repórter.
Prêmio Diário Popular (uma viagem de 3 dias, com direito a acompanhante a Buenos Aires): José Guaraci Fraga e Luís Fernando Farias, da MPM de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Prêmio Meio & Mensagem (viagem de três dias, com direito a acompanhante, a Guarapari): Maria de Fátima de Oliveira, Paulo César Gomes da Silva e Ricardo de Souza Leite, do Rio.
Prêmio Clube de Criação do Rio de Janeiro (Obras Completas de Drummond, Giuseppe Romanelli, do Rio: Giuseppe Romanelli, do Rio.
Prêmio Clube de Criação de São Paulo (Pleasure Beach, livro de fotos): Ari Tadeu Fidélis da Silva, da MPM de Porto Alegre.
Prêmio Paulo Gorodeth (4 anuários de publicidade): Roque Sponholz, de Ponta Grossa, Paraná.
Além destes foram selecionados 16 cartazes para ser incluídos na exposição que se realizará na ocasião da entrega oficial dos prêmios. A cerimônia coincidirá com a estreia do filme no Rio, no próximo dia 20 de novembro, no Cinema, em sessão especial às 22 horas.
Os 16 trabalhos que também estarão na exposição foram criados por: Vítor Manuel Sarmento de Gouveia Lemos, Domingos José Novo de Oliveira Monte, Wilson Loureiro, Cláudia Zarvos, Sérgio Malta, José Carlos Pirralho e Maria de Fátima de Oliveira, Paulo César da Silva e Ricardo de Souza Leite, do Rio de Janeiro; Frank Urban e João Carlos Monteiro Carvalho, de São Paulo; Teodoro Busch e Joaquim Gomes, e Udo Enio Lauffer, de Porto Alegre; José Luís Vaias, Luís Carlos Lee Swain, e Djalma Alves Cordeiro, de Curitiba; Romílson da Silva Lopes, de Salvador.
O cartaz vencedor do 1º Lugar, de Marcelo Martinez Ramos, com ilustração de Milton Sobreiro. |
2º Lugar |
3º Lugar |
4º Lugar
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Prêmio Janela Publicitária |
Rebu no mercado.
Uma grande bomba acaba de estourar no mercado internacional da propaganda:
A Interpublic, grupo internacional que engloba a McCann Erickson, e no Brasil também a Proeme, comprou 100% da SSC&B Inc, ficando, com isso, com 49% da SSC&B:Lintas.
Segundo nossos informantes internacionais, esta medida não afetará diretamente as agências que fazem parte do grupo no Brasil. Elas continuarão agindo independentemente, tanto em termos administrativo como em atuações no mercado.
Livros e mais livros.
Os publicitários de todo o país terão, a partir do próximo mês, mais uma fonte de esclarecimento - talvez a única nacional no gênero - dos exclusivíssimos verbetes usados pelos profissionais de artes gráficas.
Manoel Rodrigues "Manolo" Garcia, autor da publicação, e gerente de promoções da Revista Bolsa, vai lançar no dia 12 de dezembro, às 19 horas, no Pregão da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (Praça XV de Novembro, 20), seu Dicionário de Artes Gráficas para Publicitários.
A ideia de fazer este trabalho surgiu quando Manolo estava preparando o curso de artes gráficas para a Escola Superior de Propaganda e Marketing e, por sugestão de Pedro Galvão, presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro, aceitou fazer um pequeno livreto de verbetes de artes gráficas para ser dado como brinde de fim de ano aos associados do Clube. Mas a concretização da ideia de fazer um Dicionário especializado só foi possível graças ao interesse que a própria Revista Bolsa teve em editar a publicação.
Manolo trabalhou durante os últimos quatro meses sem parar. Ligou o botãozinho de sua memória, onde estavam guardados 250 verbetes acumulados através de sua ampla experiência, e botou quase tudo no papel. "Algumas centenas de verbetes deixaram de ser incluídos, e os que foram embarcados, meio na marra, não ficaram lá grandes coisas", explica Manolo no prefácio "Aviso aos Navegantes". no qual ele justifica que a finalidade da publicação é apenas tampar alguns buracos na canoa da informação gráfica, ainda que de forma incompleta, desconexa e com enormes lacunas". Além do texto, Manolo fez também a capa e a programação visual do livro.
O Dicionário de Artes Gráficas para Publicitários foi revisado pelo excelente profissional Inocêncio Perez por indicação do Clube de Criação, e terá esta primeira tiragem limitada a 3 mil exemplares que serão distribuídos como brindes de fim de ano pela Revista Bolsa e pelo Clube de Criação do Rio de Janeiro.
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A Zahar Editores está lançando a 2ª edição da obra "Marketing Básico - Uma Visão Gerencial", de Jerome McCarthy dividido em 2 volumes, num total de 1302 páginas, "Marketing Básico" se destina não apenas a profissionais, mas também para estudantes de Administração, Marketing e mesmo Propaganda. Ao final de cada capitulo, o autor inclui uma série de perguntas e problemas sobre o assunto abordado.
Segundo a Editora, "Marketing Básico" difere de outros livros do gênero "por realizar uma abordagem integral e analítica - por vezes crítica - de micro e macromarketing". Inicialmente, dedica-se ao micromarketing, isto é, o marketing sob o ponto de vista do administrador, passando ao planejamento da estratégia, inclusive à elaboração de um marketing-mix, ou seja, à combinação de fatores que influenciam o marketing de um produto ou serviço, e, ao explicar como funciona o sistema de macromarketing, destaca o papel importante deste sistema no funcionamento da empresa. Descreve as características e hábitos de consumo dos consumidores-alvo e, nos próprios objetivos da firma, desenvolve um marketing-mix com quatro elementos denominados "os quatro Ps": Produto, Ponto (canais e instituições), Promoção e Preço.
O trabalho teve a coordenação de tradução e Supervisão Geral de José Maria Manzo, que, em determinados momentos, acrescenta dados e tabelas pertinentes ao mercado brasileiro.
Seleção da Janela.
A proximidade das eleições deve ter afastado o surgimento de novos anúncios nos jornais cariocas. E entre os raros veiculados pela primeira vez nas semanas de 23 a 29 de outubro, e 30 de outubro a 5 de novembro, o júri da Seleção da Janela, formado desta vez por Antônio Jaime (redator da Abaeté), Carlos Martins (diretor de arte da Caio) e Márcio Ortman (atendimento da L&M), além destes colunistas, não conseguiu destacar nem um que pudesse ser considerado exemplo para o meio publicitário. Quem já participou da Seleção da Janela e passou por situação semelhante, sabe como é frustrante se folhear centenas páginas de jornais, e não encontrar anúncios com algum brilho. É preciso caprichar, gente...
Cartas
De Alvimar Brito, RP da Aroldo Araújo Propaganda:
Rio, 3 de novembro de 1978.
Quando vocês disseram na "Janela Publicitária" que o ldi Amim ia usar as calças Cukier, muitos pensaram que era uma gozação. Eu achei um "barato" e disse que iria tirar proveito do noticiário. Estão lembrados?
Pois bem. Agora vejam a reportagem publicada na revista "Nações Amigas" que envio em anexo. Seu texto em inglês e português, diz no titulo: "Jeans do Brasil vestirão a África".
E sabem por que os editores se interessaram?
Porque vocês deram o recado através da coluna.
Por tudo isso, deixo aqui o meu muito obrigado.
Abraço, Alvimar. |
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
Silvio de Campos Silva, ex-DPZ e ex-Caio (onde atuava exclusivamente para os comerciais da R.J. Reynolds), acaba de se associar à produtora Power, se tornando exclusivo da mesma. O pessoal da Power lembra que Silvinho foi o diretor de RTV da DPZ na época áurea dos grandes filmes premiados da agência.
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Robert Landau, presidente da Robert Landau Associates Inc. e diretor da Kenyon & Eckhardt Advertising fará uma palestra, no auditório do IBAM (Humaitá), dia 24 de novembro, às 19 horas, sobre o tema, "Merchandising". Este encontro (que terá tradução simultânea e debates) faz parte do ciclo "Salles & Marketing", que a Salles/Inter-Americana está desenvolvendo nos últimos meses. E no dia 23, o ciclo apresenta Henry Marks, diretor Internacional da revista "Playboy".
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A Siboney Publicidade, de São Paulo, contratou Ho Wal Man (ex-Thompson) para a Chefia de Pesquisa de Mercado e Mídia.
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No próximo dia 14 de novembro, às 19 horas, na sede da APP, à Rua Hungria, 664, 12º andar, o Grupo de Atendimento de Veículos realizará sua primeira Assembleia Geral após a eleição da Comissão de Coordenação de setembro último. Na ocasião, Altino João de Barros, diretor nacional de mídia da McCann, fará palestra aberta a debates.
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No ultimo, International Film Festival, de Nova York, a Power recebeu duas medalhas: de prata, pelo filme "Avant Première", da L&M para a Casa Tavares, com direção de Mário Textor, e de bronze, pelo comercial ”Shaft", da UEB para a Ducal, tendo como diretor Silvio de Campos Silva.
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Hector Brenner, diretor-executivo da Denison, será o único publicitário a proferir uma palestra na "Primeira Conferência Empresária de Anunciantes", que se realizará na Argentina, dias 29 e 30 de novembro. Brenner falará sobre "Campanha institucional da livre empresa. O maior desafio de empresários e publicitários". O evento é uma realização da Câmara Argentina de Anunciantes, formada por presidentes de grandes empresas.
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A Labor voltou a atender a conta do Café Câmara, que faz parte do Grupo Sacipan.
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A Sell, agência do grupo SS&B: Lintas Brasil foi escolhida para atender no Brasil a conta da Cartier, que está se instalando neste país a partir de dezembro. A conta compreende também a parte de Relações Públicas.
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Gustavo Henrique Nunes (ex-Cyan) é o novo elemento na mídia da MPM-Rio. Gustavo entrou no lugar de Meneghetti, que vai para a MPM de Porto Alegre.
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Novas contratações na DPZ de SP: Vicente Cruz Escorza veio diretamente da Thompson de Barcelona onde era diretor de arte dos produtos Camy e Findus (alimentos supergelados) da Nestlé. Vicente vai trabalhar com a conta da Nestlé, juntamente com Petit, Olivetto e Marita. E Eugênio de Figueiredo, ex-Proeme e ex-SGB, é o novo supervisor das contas da Cacique, Carbonell e Rhodia.
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A MPM-Casabranca passou a atender a conta de propaganda da Kodak referente à linha de fotografia profissional. A conta de fotografia amadora continua com a Thompson.
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A ESPM do Rio programou para o próximo dia 18, o Seminário de Marketing Plan. As atuais serão dadas somente aos sábados no horário de 10 às 18 horas. Maiores informações pelos telefones 266-0826 e 286-7397.
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A "Janela Publicitária" fecha às quintas-feiras, ao meio-dia. As correspondências devem ser enviadas para a Rua Barão de Itambi, 7/605. CEP 22231. Rio de Janeiro. RJ. Qualquer comunicado pode ser feito pelos telefones 286-4876 e 246-1817. Avisamos que temos uma secretária de plantão durante as 24 horas de qualquer dia. Estas informações são válidas também para a coluna "Janela do Rio", que é publicada aos domingos no caderno de propaganda "Asteriscos" do Diário Popular de São Paulo.
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"Estratégias de Produto no Mercado em Transformação" será o tema da palestra que o Sr. Roland Berger fará na sede social da Associação Brasileira de Anunciantes, no próximo dia 14 de novembro, às 9 horas da manhã. A palestra abordará vários desdobramentos, tais como: antecipação das futuras tendências do mercado, cálculo do mercado potencial e descoberta das mudanças qualitativas ocorridas na demanda, descoberta de sistemas permanentes de controle para a execução das estratégias de mercado.
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Regina Laginestra (ex-Artplan) é a nova redatora da Jotaé, fazendo dupla com Ney Perez.
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Já saiu o Graphis Annual 78/79, incluindo uma boa participação de nomes brasileiros. Nós tivemos a paciência de selecioná-los um por um: como Artistas e Designers, Sandra Abdalla, Alfredo Aquino, Vilma Gomes, Oswaldo Miranda, Zélio Alves Pinto e Dimas Soares; como Diretores de Arte, além de Alfredo Aquino, Vilma Gomes e Oswaldo Miranda já citados acima, foram também incluídos os nomes de Licínio de Melo, Jaques Lewkowicz e Fernando Lion; a S. J. De Mello Propaganda, a Caio Domingues & Associados, a P.A.Z. Criação, Comunicação e Thomas Sheler Stúdios estão presentes como Agências e Estúdios; os nomes brasileiros de Editora foram: Bloch, Círculo do Livro, Diário do Paraná, Revista de Domingo e Status; e de anunciantes: Indústria de Café Carvalho Maracanã, Movimento Democrático Brasileiro-Sorocaba, (isso mesmo, o MDB), Museu de Arte de São Paulo e Sociedade Educacional Positivo.
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Saiu a Revista Cukier nº 1 sob a coordenação Editorial da Aroldo Araújo Propaganda. A ideia é ótima. Só falta aperfeiçoar a área redacional.
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A DEMANDA - Instituto de Pesquisas e Estudos de Mercado Ltda., criou o IRPI - Índice de Recordação de Propaganda Impressa que será de grande utilidade para anunciantes e agências. O IRPI é uma medida do grau de recordação de anúncios e de seu significado psicológico junto aos leitores de revistas selecionadas. É obtido através de três níveis de recordação de anúncios: recordação espontânea, recordação com estímulo verbal e recordação com estimulo visual. O significado psicológico do anúncio é obtido a partir de: expressões e comentários sobre o anúncio; avaliação sobre mudanças de atitude ou opiniões sobre o produto anunciado, além da avaliação do anúncio em relação ao seu interesse, compreensão, credibilidade, etc. O IRPI será apurado regularmente usando anúncios publicados nas revistas Veja, Manchete, Desfile, Playboy, Quatro Rodas e Exame, podendo ser incluídas outras revistas, no futuro. É apresentado num relatório, contendo duas partes: a parte geral, onde são analisados todos os anúncios pesquisados na mesma revista e a parte específica, onde é analisado o anúncio desejado e sua comparação com anúncios de produtos ou serviços concorrentes. O estudo será realizado sob a responsabilidade de Sérgio P. de Q. Cotrim, pesquisador experiente e professor de Marketing e pesquisa.
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Foram apresentados esta semana os resultados da segunda pesquisa sobre a penetração e Leitura da Revista de Domingo, encomendada pelo Jornal do Brasil ao Instituto Gallup de Opinião Pública. A pesquisa confirmou os resultados obtidos em 1976, demonstrando, inclusive, melhoria na qualificação dos seus leitores: tendeu a equilibrar-se em 50% a distribuição por sexo, com ligeira ascensão de leitura do público feminino; aumentou a participação dos leitores de nível de instrução superior, de 29% para 36%: e os leitores da classe A-B passaram a representar 84% do total de leitores, contra os 79% dos dados encontrados em 1976.
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Lembramos novamente aos criadores cariocas que se encerram dia 21/11 as inscrições para o Concurso de Capas que a Revista Bolsa está promovendo para sua edição especial sobre "A Economia de Minas Gerais". O regulamento está à disposição dos interessados na sede carioca da revista, à Praça XV de Novembro, 29, 9º andar, ou na Sucursal mineira, à Rua dos Carijós, 126 - S. 1 - Belo Horizonte - Minas Gerais.
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Moacyr Franco será o "garoto propaganda" do comercial de Natal da Brastel, que entrará no ar este domingo. O jingle do filme é de autoria de Chico Feitosa.
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A partir de amanhã, e todos os sábados, aqui na TRIBUNA DA IMPRENSA, o jornalista e fotógrafo Rogério Ehrlich estará desenvolvendo uma coluna sobre os jovens da sociedade brasileira, assunto sobre o qual Rogério já escreve na revista Vogue e no jornal Interview. O endereço para correspondências de Rogério Ehrlich será: Rua Marquês de Abrantes, 191/1002 Flamengo - CEP 22230 - Rio - RJ.
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Os contatos de veículos do Rio continuam se reunindo todas as terças-feiras no Clube Internacional de Regatas. É muito importante a participação de todos, para fortalecer os projetos da Associação. Para dezembro, a ACV-RJ já está programando um novo ciclo de estudos.
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Continua sendo lamentável a despreocupação que a maioria dos criadores cariocas tem em participar e fortalecer seu Clube. Reclamar só não adianta. Para exigir é preciso participar. Agora, em dezembro, o CCRJ realizará suas eleições. Por que até agora não surgiram pessoas se propondo a criar uma chapa para concorrer?
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O Brasil foi escolhido pelo Comitê Executivo da IAA, reunido em Londres, para sede do XXVIII Congresso Mundial de Propaganda, a realizar-se em 1982. O Congresso será no Rio de Janeiro e receberá a adesão de mais de oitenta países.
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A Rádio Difusora de Juiz de Fora, dirigida por Glauco Fassheber, obteve concessão para implantar a Rádio Manchester que, brevemente, será primeira FM-Stereo da cidade.
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