Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Estudantes perguntam: RP é função de Marketing?
Como anunciamos semana passada, a partir desta coluna vamos responder a algumas perguntas que nos foram formuladas no Seminário de Relações Públicas e Publicidade que a Shell patrocinou nas Faculdades Integradas Estácio de Sá, e que, por questão de tempo, não puderam ser esclarecidas na ocasião.
Como primeira pergunta, o assunto que mais polemizou a palestra: "Por que vocês disseram que Relações Públicas é uma função de Marketing?".
Resposta: Vamos utilizar nesta resposta algumas colocações de autores desta área em livros já publicados no Brasil. Assim, quem estiver interessado numa pesquisa mais profunda, poderá fazê-lo.
José Maria Manzo e Walter Cunto (in Marketing para Executivos, 3ª Ed. Editora Zahar) já enumeram 11 funções de Marketing: Gerência de Marketing, Pesquisas de Marketing, Merchandising, Compra e Estocagem, Vendas, Serviços e Garantias, Distribuição Física e Canais, Propaganda, Promoção de Vendas, Relações Públicas e Controle Financeiro de Marketing. Quando citamos, na palestra, que compete ao Diretor de Marketing acompanhar todas estas funções, que vão, por exemplo, nos casos de produtos, desde antes da viabilidade de fornecimento da matéria-prima até a exposição do produto nos supermercados, não estávamos dizendo que ele, o diretor, saía na rua verificando tudo isto. Daí ter sido dispensável o gracejo da RP Vilma Vidal de que ele deveria ser um "super-homem". É óbvio, portanto, que não será o Diretor ou gerente de Marketing quem fará e executará o planejamento de Relações Públicas. Isto é trabalho do profissional de RP, que cuidará, porém, de seguir diretrizes comuns a todas as outras funções do Marketing da empresa, em benefício de toda uma estratégia de planejamento.
Manzo e Cunto admitem que "colocar RP com uma função do Marketing é um conceito relativamente novo. Mas lembram que "algumas atividades de RP influenciam profundamente o Marketing de um produto".
Afinal, eles lembram, RP "cuida das relações com os diferentes públicos que afetam os negócios de uma empresa".
A relutância a esta ideia se deve basicamente ao fato de a maioria dos RPs mais atuantes em atividades didáticas e associativas derivarem de instituições governamentais, completamente alheios a qualquer preocupação ou conhecimento mercadológico. Dai admitirem as Relações Públicas unicamente dentro do prisma filosófico da tão almejada "compreensão mútua" entre as instituições e seus públicos. Ora, atuando numa empresa de economia capitalista, o RP obviamente terá que atuar visando a meta realista de toda a empresa - propiciar maior lucro. Isto, também não significa que ele deva ser calhorda com seus públicos. Deve até influenciar o empresário dentro de um aperfeiçoamento humanitário que, beneficiando os públicos da empresa (inclusive empregados e consumidores) terminará por beneficiar a empresa em si. Como cita Roberto Simões (in Marketing Básico, Edição Saraiva) "os Objetivos de um programa de relacionamento com o público consumidor partem da política da empresa". Simões insere as RPs dentro dos sistemas de comunicação da empresa. E esclarece que "a comunicação, no âmbito de marketing, é todo e qualquer esforço realizado para persuadir as pessoas a comprarem determinado produto ou a utilizarem determinado serviço, E ainda, segundo se pode ler na definição de Eugene Kelly no "Codecrão", (Dicionário de Comunicação da Codecri, de Carlos Rabaça e Gustavo Barbosa) Marketing é o estudo sistemático das forças de formação da procura e da motivação do consumidor, das considerações temporárias especiais que influenciam as transações econômicas e dos esforços integrados e reações dos consumidores e compradores em um mercado".
Agora, pensem. As Relações Públicas não estão integradas neste processo?
Os colunistas estão chegando.
Para o registro das agências cariocas, aí está a lista dos jurados do PRÊMIO COLUNISTAS, que escolherão os melhores anúncios de 1978:
• Armando Ferrentini
Rua Major Quedinho, 28/6º - SP.
Diário Popular – Asteriscos – Domingo.
• Roberto Simões
Rua Major Quedinho, 28/6º - SP.
Diário Popular – Asteriscos – Domingo.
• Eloy Simões
Rua Major Quedinho, 28/6º - SP.
Popular da Tarde – Pop Propaganda – quarta feira.
• José Claudio Maluf
Rua da Consolação, 393/1º and. – SP.
Gazeta Esportiva – Propaganda, Venda e Mercado – segunda-feira.
• Francisco Alberto Madia de Souza
Rua Sabará, 533/ap.82 – SP.
Diário Popular – Marketing – Domingo.
• Jomar Pereira da Silva.
Rua Laranjeiras, 595/ap. 1001 – RJ.
Senhor Vogue - Jornal de Marketing - Mensal
• Marcio Ehrlich.
Rua Barão de Itambi, 7/ap. 605 – RJ.
Tribuna da Imprensa – Janela Publicitária – sexta-feira.
Diário Popular – Janela do Rio – Domingo.
• José Roberto Whitaker Penteado Filho.
Rua Irineu Marinho, 35 – RJ.
O Globo – Panorama Publicitário – Domingo.
• Carlos Alenquer.
Rua Eduardo Porto, 293 – Belo Horizonte – MG.
Diário do Comércio – Propaganda – terça-feira.
• Francisco Ribeiro.
Rua Professor Dias da Rocha, 584 – Fortaleza – CE.
O Povo – Lay-out – Domingo
• Silvia Dias de Souza.
Rua Piauí, 1722/ap. 208 – Curitiba – PR.
Correio de Notícias – Propaganda – Domingo.
• Fernando Vasconcelos.
SIG – Lote 585/645 – Brasília – DF.
Jornal de Brasília – Informe Publicitário – Domingo.
• Albuquerque Pereira.
Rua do Imperador, 346 – Recife – PE.
Jornal do Commercio – Posicionamento – Domingo.
• Carlos Alberto Sampaio.
Av. Ipiranga, 1075 – Porto Alegre – RS.
Zero Hora – Propaganda – Domingo.
• Carlos Verçosa.
Av. Magalhães Neto, s/nº - Salvador – BA.
A Tarde – Propaganda – Domingo.
Mais uma janela aberta para o mercado carioca.
A partir deste domingo, estes colunistas estarão desenvolvendo, dentro da coluna Asteriscos, do Diário Popular de São Paulo, a seção "Janela do Rio", com uma visão do mercado carioca para paulista ler.
Este projeto já estava sendo planejado há algum tempo. A ideia era trabalharmos junta e paralelamente com Ivan Curvelo, que há cerca de um ano escrevia a seção "Canto do Rio". O destino, porém, implacável como sempre, nos roubou a companhia de Ivan, obrigando-nos a antecipar e levar adiante sozinhos aqueles planos.
O surgimento da "Janela. do Rio” em nada afetará a atual linha editorial da "Janela Publicitária", nesta nossa TRIBUNA DA IMPRENSA. Enquanto no Diário Popular nos restringiremos apenas às agências, veículos, anunciantes e fornecedores cariocas, aqui continuaremos abordando o mercado brasileiro como um todo.
Só gostaríamos de lembrar, mais uma vez, que o fechamento das "Janelas" se manterá às quintas-feiras, ao meio-dia. E este prazo será absolutamente improrrogável, já que nossos editores, Hélio Fernandes Filho, Armando Ferrentini e Roberto Simões são fogo e não admitem atraso.
O endereço para quaisquer envios continua também o mesmo: R. Barão de Itambi, 7/605 - Flamengo - CEP 20.000 - Rio - RJ. E nossos telefones agora são dois: 286-4876 - 246-1817.
Seleção da Janela
A Seleção da Janela passou a incluir um representante dos anunciantes em seu júri, com o propósito de aumentar a integração entre elementos ligados à publicidade tanto da parte da agência como do cliente.
Desta forma, o júri que analisou os anúncios publicados na imprensa carioca de 9 a 15 de outubro, foi formado por Mara Ratenieks, (Gerente de Comunicações da Companhia Internacional de Seguros), Bjarke Rink (redator e Diretor de Criação da GFM/Propeg) e GiancarIo Marchesini (atendimento da Lintas), juntamente com estes colunistas.
Na opinião deste júri, apenas o anúncio "A turma da Telerj comunica que também vai para o camping no próximo fim de semana" pode ser considerado exemplar para a classe publicitária, recebendo três estrelas. Realizado pela Denison-Rio, a peça teve Paulo de Tarso e Aldyr Nunes como redatores, Eduardo Corrêa como diretor de arte, Fernando Tinoco no atendimento, e foi aprovada por Antônio Peixoto do Vale, da Telerj. O júri considerou esta peça como o caminho certo para a empresa seguir a fim de procurar um melhor entendimento com seu descontente usuário. Nela, a Telerj não só admite ter problemas - que está procurando resolver -, mas também não coloca afirmativas que irritam mais o leitor, como a de dizer que os defeitos duram pouco tempo, que não são muitos os telefones enguiçados. ou mesmo que o contador de impulsos não erra. Pela parte que coube só à agência, o texto e a direção de arte estão muito bem cuidados e solucionados.
(Clique no anúncio para ver em tamanho maior)
Mais uma parcial da Seleção.
Aproveitamos para informar a atual posição dos melhores colocados na Seleção. Lembramos que os três primeiros de cada categoria, no final do ano, serão homenageados.
AGÊNCIA: Salles (31 estrelas); DPZ (30 estrelas); Denison (19 estrelas); Caio e L&M (17 estrelas).
REDATOR: Washington Olivetto (22 estrelas), Bernardo Vilhena (14 estrelas), Nei D'Azambuja (11 estrelas), Fábio Siqueira e Paulo de Tarso (9 estrelas).
DIRETOR DE ARTE: Francisco Petit (22 estrelas), Delano D'Avila (17 estrelas), Carlos Eduardo Studart (15 estrelas), João Carlos Olivieri (10 estrelas), Jacques Lewkowicz e Joaquim Pêcego (8 estrelas).
ANUNCIANTE: Fenaseg (12 estrelas), O Globo e GM (10 estrelas), Sul América e Xerox (8 estrelas).
Cartas
De Oswaldo Mendes, diretor da Mendes Publicidade:
"Belém, 11 de outubro de 1978.
Meus caros Marcio & Márcia;
Li, na última coluna que me chegou às mãos, que a Cannes Propaganda, de Goiânia, ganhou a conta do ICM do Pará, por via de uma concorrência.
Eu gostaria de deixar bem claras, pelo menos, duas coisas:
Primeira, a Mendes não participou dessa concorrência;
Segunda, até onde estou informado, porque não houve qualquer comunicação oficial ou oficiosa a esse respeito, somente a Cannes disputou essa conta.
Para sua informação, anexo o Edital que foi publicado, dando partida à concorrência. Ele é exaustivamente claro, dispensando comentários.
Agradeço sua atenção a esta.
Um abraço, Oswaldo Mendes.
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De Osvaldo Assef, da Divisão de Relações Públicas da Gang S.A. Publicidade e Promoções pra Marcio Ehrlich (por telegrama):
"Talento e tenacidade são qualidades cujo reconhecimento sua escolha júri Prêmio Colunistas faz justiça pt nossos abraços". |
No próximo dia 4 de novembro, reúne-se, no Rio, o júri que escolherá os vencedores do 3º Concurso Nacional de Cartaz de Cinema: Estão confirmados: Jarbas José de Souza, Neil Ferreira, Pedro Galvão, José Monserrat, Alberto Shatowsky, Alcides Fidalgo, Ivânio Cunha, Hector Tortolano, Klaus Isnenghi, Pierre Rousselet, Sérgio Mercer, Ângela Santoro (pres. do CCMG), Armando Ferrentini, Marcio Ehrlich, Fernando Reis, e representantes dos Clubes de Criação do Pará, Rio Grande do Sul e Pernambuco.
E o filme Harlan Country exibido pela definitivamente última vez neste sábado, às 10 horas, no Cinema I, do Rio, no Cinema Liberty, de São Paulo. |
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
A partir desta 2ª feira a ABP não estará funcionando mais nas dependências da Denison, e sim nas instalações da Labor, à Rua do Acre, 77/12º andar. O telefone, portanto, passa a ser 223-1847.
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A Caio Domingues/Rio está se mudando. Nesta 2ª feira, a CD&A deixa as duas casas que ocupava em Laranjeiras e se instala em uma imensa casa na Rua Ministro Artur Ribeiro, 445, na entrada do túnel Rebouças, do lado da Lagoa Rodrigo de Freitas. Os telefones, por enquanto, são dois: 266-6529 e 286-5945.
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Novas contratações na Almap-Rio, uma agência que praticamente duplicou o número de seus funcionários após a conquista da conta do CBPE: o diretor de arte BiIly Gibbons (exMPM), para fazer dupla com Liber Matteucci; e o atendimento Joseph Esquenazi (ex-DPZ, onde atendia a Souza Cruz) para atender à Reynolds. Além disso, enquanto não contrata uma nova dupla, a Almap-Rio está contando com a presença, de 2ª a 6ª, do redator Eloy Simões e do Diretor de arte Hans Hausdenschild, ambos da Almap-SP.
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Com a saída de Esquenazi, a conta da Souza Cruz passa a ser atendida. na DPZ, por Fernando Luís dos Santos. E cobrindo a ausência de José Luís Costa Pereira, que assumiu a Direção Nacional de Relações Públicas da DPZ, sediando-se em SP, o setor carioca passa a ser coordenado por Luís Fernando Cardoso.
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O gaúcho Jesus Iglesias, conhecido líder da Associação Riograndense de Propaganda, está enviando um interessante portfólio comemorativo do 2º aniversário de sua agência, a AMPLA - Assessoria Mercadológica & Propaganda Ltda.
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Folheando o Anuário Brasileiro de Propaganda 73/74, achamos o seguinte texto, referente ao retrospecto de 78"... reacenderam as infindáveis discussões, em torno da poluição visual e de outras eventuais deficiências do outdoor. (...) Aliás, não é só na Via Anchieta que esse problema vem provocando dores de cabeça. No Rio, zelosas autoridades também entraram de rijo em cima do outdoor. ( ... ) Como explicar que o outdoor existe no mundo inteiro e que pode ser objeto de uma regulamentação?". Vejam só, isso foi em 1975, ou seja, há 5 anos. Então, como o pessoal do outdoor se queixa de que foi pego "de surpresa", na última (e final) investida do prefeito carioca Marcos Tamoio?
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A Abaeté organizou para os clientes nordestinos do Banorte, juntamente com a Rede Globo, a promoção "Vamos pintar o Natal", que distribuirá Cr$ 70 mil de prêmios em Cadernetas de Poupança Banorte.
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A Abdo & Associadas, de São Paulo, comunica que está atendendo parte da conta de merchandising da Sanbra - Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro S.A.
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A Petrobrás está patrocinando um concurso comemorativo de seus 25 anos, aberto a estudantes de Comunicação de todo o país. O tema é "A Criação da Petrobrás". As inscrições já estão abertas. Maiores informações na Assessoria de Imprensa da Petrobrás, Av. Chile, 65/20º andar. O 1º colocado receberá Cr$ 30 mil, e o 5º, Cr$ 3 mil. Os outros, quantias intermediárias.
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O Departamento de RTVC da Denison-Rio conta agora com Paulo Perez (ex-Salles, McCann, SGB e MPM) na sua chefia e com Enide (Bia) de Souza Braga no corpo da equipe. E desligou-se da Denison o atendimento Mário Lacerda.
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Roberto Lúcio (ex-Thompson) é o novo diretor da conta da Coca-Cola na McCann-Rio. Ele substitui George TeichhoIz (carioca, apesar do nome), que assumiu em Atlanta, USA, a coordenação da Coca para a América Latina.
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A MPM-Rio contratou Luís Saidenberg (ex-Denison-SP) para diretor de arte, e Rodolfo Meyer (ex-Plantel) para redator de merchandising,
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O disco de 19'78 da série "Cantores Brasileiros", que a Companhia Internacional de Seguros tradicionalmente distribui no Natal, terá o tema "Valsas Brasileiras". É bom ver que CIS decidiu realmente levar adiante um projeto tão útil para nossa cultura.
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A Thompson-Rio conquistou a conta institucional da Monsanto. Todas as outras divisões da Monsanto - excetuando-se a área agrícola, que coube à Salles-SP -, serão atendidas pela Thompson de São Paulo.
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Em concorrência que também envolveu Wanderley Viana, Norton e McCann, a Premium conquistou a conta de um enorme lançamento imobiliário da Gomes de Almeida, Fernandes na Zona Sul do Rio. E também é da Premium o cartazete que está sendo fixado em todas as lojas do Rio advertindo sobre a lei antifumo naqueles estabelecimentos. A Premium atende o Clube dos Diretores Lojistas do Rio. O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Munícipio do Rio de Janeiro, e a Federação do Comércio Varejista.
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Atenção mídias! A utilização de canais em UHF (ultra-high Frequency) para a melhor recepção em regiões como Santa Cruz, Campo Grande, Jacarepaguá, etc. (densamente populosas) já é uma prática adotada por quase todas as emissoras de TV cariocas. A Globo, em UHF, tem o canal 38, o da Tupi está desligado, a. Sílvio Santos o 56 e a Bandeirantes o canal 50. Isto abrirá, a curto prazo, novas perspectivas em pesquisas de audiência no Rio. E, provavelmente, novas tabelas de preço etc, etc.
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O infatigável colunicitário Hamilton Sbarra comunica que durante 50 dias, de 10 em 10 dias, será realizada uma Missa Messiânica em memória de lvan CurveIo. Hamilton é membro da Igreja Messiânica. A primeira missa será dia 21, sábado, às 18 horas, no templo da R. Roquete Pinto, 16, na Urca.
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O colunista Francisco Ribeiro assumiu a Superintendência de Comercialização do jornal O Povo, de Fortaleza. Neste cargo, exercerá o controle e acompanhamento das Gerências de Produção, de Circulação de Assinaturas e de Marketing. Também estará a seu encargo a orientação à Assessoria de Relações Públicas da empresa, que manterá, inclusive, uma redação apropriada ao cumprimento do novo esquema de divulgação do jornal.
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O jornalista e RP Edmundo Fonseca (um dos principais "culpados" pela entrada de Marcio Ehrlich no jornalismo), transferiu-se da agência de RP CapeI para a Artplan.
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A chamada "propaganda eleitoral gratuita" continua causando danos brutais às audiências das tevês e das emissoras de rádio, levando, obviamente a uma redução das veiculações pagas e do faturamento, no final de tudo. Quer dizer, propaganda "gratuita", nunca! A grande verdade é que ela está sendo patrocinada pelas tevês e pelas rádios, que são obrigadas a aguentar caladas, já que o sistema de ''propriedade" dos veículos eletrônicos ainda é por concessão governamental.
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Quem chegou a São Paulo nesta última segunda-feira presenciou o horrível espetáculo de centenas de outdoors (às vezes até em carreiras de mais de cinco), serem colocados com a foto oficial do general Figueiredo e o texto “Presidente, S. Paulo vai apoiá-lo porque o Brasil tem pressa". Calma, gente, calma...
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Provando que não é apenas uma "house·agency" do Sérgio Dourado, a Pubblicità (difícil é saber quantos bês e tês tem essa agência), agência dirigida por Franzé e Carlos Pedrosa, já está assinando e veiculando campanhas para seus outros clientes, como a locadora de automóveis Nobre.
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O Colégio São Vicente de Paulo, que dispõe de um curso de Publicidade, promoverá. de 26 a 28 de outubro, uma Feira de Trabalho Profissional Orientado - a Trapo -, que contará com stands, conferências e mesas redondas sobre o assunto.
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A Veplan-Residência está convidando para o retorno de Carlos Machado à noite carioca, dia 23 de outubro, às 19 horas, quando autografará seu livro "Rei da Noite", no Shopping Cassino Atlântico.
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Cesar Oliveira (ex-Aroldo Araújo) comunica que começou a dirigir a gerência de Promoção e Publicidade da Editora da Fundação Getúlio Vargas.
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A apresentação da peça Art Final, de Carlos Queiróz Teles, no dia 25 de outubro, às 21h30min, será em benefício do Clube de Criação do Rio. A peça fala das angústias de um publicitário, e tem Cecil Thiré na direção, e Gracindo Jr., Pepita Rodrigues e Carlos Kroeber no elenco. O teatro é o Glória, e os convites podem ser comprados com Mônica Aires, na Standard.
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O Grupo de Mídia está fazendo uma campanha dirigida aos diretores de agências, para que eles estimulem seus mídias a se associarem ao grupo. A repercussão desta campanha tem sido muito favorável.
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Sob a coordenação do jornalista especializado em automóveis Waldyr Figueiredo, a Revista do Domingo do Jornal do Brasil de 19 de novembro dedicará uma edição ao XI Salão do Automóvel, que se realizará de 17 a 26 de novembro em São Paulo. Antônio Luiz Accioly, Chefe de Publicidade da Revista (e que está demonstrando ser tão ou mais eficiente em veículo do que era como mídia de agência) comunica que o fechamento publicitário será dia 3 de novembro.
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A Pulga Produções firmou um convênio com a Brasília Empreendimentos para a realização de Assessoria de Imprensa da VI Rio Export Fair, uma das mais importantes feiras de amostras do país, e que se realizará de 27 de outubro a 5 de novembro no Riocentro.
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O colunista José Cláudio Maluf assumiu a Gerência de Promoções da Editora Referência, deixando a Secretária-Geral da Revista Propaganda. Em seu lugar assumiu Oswaldo Castillo (leia-se Castilho, jornalista, ex-mídia e administrador de empresas, que também assume a Direção Geral da Editora.
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A Cadeia Verde Amarela Representações conquistou as representações da TV Eldorado, canal 9, de Criciúma, Santa Catarina, e da Rádio e Televisão Paraná, Canal 6, de Curitiba.
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Após a compra da rede de supermercados Mar e Terra pelas Sendas, os VTs comerciais das duas firmas (que alias, têm sido muito interessantes) passaram a ser produzidos em conjunto. E como a propaganda do Mar e Terra utilizava regularmente a garota-propaganda Adelaide "serve-bem-ààà-bessa", e as Sendas o popular Carlos "duvidamos-que-alguém-venda-mais-barato" Henrique, a nova campanha já coloca o casal simultaneamente em cena, dizendo os nomes dos dois supermercados. Só que a dona-de-casa, que não foi avisada das transações comerciais, não deve estar entendendo nada.
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A Lintas está cuidando do lançamento de mais um produto da Gessy Lever (linha Elida Gibbs) - o creme para as mãos Balmy Balsam. Até o momento o lançamento restringiu-se aos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
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E para seu cliente Johnson & Johnson, a Lintas está promovendo um trabalho de esclarecimento junto às mães brasileiras de como usar corretamente, e a escolher, o tipo adequado das fraldas descartáveis. Ao que parece, a evolução das mães brasileiras ainda está longe do que o nosso marketing desejaria que estivesse.
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A revista Bolsa analisará, em seu número de novembro, a indústria nacional de bebidas. O folheto lembra que o Brasil é, atualmente, o primeiro no comércio mundial de suco de laranja, e que já em 1970, a produção de refrigerantes do país ocupava o primeiro lugar na indústria de bebidas - mais de 1 bilhão de litros anuais - seguida pela cerveja - 567,8 milhões - e aguardente de cana - 343,3 milhões. O fechamento publicitário será no próximo dia 23 de outubro.
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A revista Superhiper, da Associação Brasileira dos Supermercados, abriu uma sucursal no Rio. Melania Regina Iemine, há um ano correspondente da revista, tornou-se responsável pela cobertura da área Rio, e Silmar T. Lima, passa a Representante de Publicidade.
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Fábio Siqueira (que também é excelente redator na Salles-Rio) passará a assinar uma seção sobre este mercado na coluna de Eloy Simões Pop Propaganda - a partir da próxima semana. As correspondências poderão ser enviadas para a Rua da Passagem, 83/3º andar.
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E não se esqueçam, contatos de veículos: o almoço do dia da classe será no 24 de outubro próximo, às 12:30h, na Associação Comercial. Convites, pelo telefone 263-4746.
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Estudantes de Jornalismo e Relações Públicas que estiverem mais preocupados em aprender que só receber diploma de estágio, podem procurar estes colunistas, nos telefone indicados nesta coluna.
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A McCann vai apresentar, aqui no Rio, um importante estudo de segmentação do público jovem, estabelecendo distinções de comportamento, Ideias, preocupações pessoais e predisposições de consumo, nos diferentes grupos de idades, sexo e classe social, abrangendo, também, a exposição aos meios de comunicação e hábitos de lazer. Esse estudo faz parte de um projeto internacional, já realizado em 13 países.
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O CVV - Centro de Valorização da Vida, em fase de pré-instalação no Rio, já conta com mais de 50 voluntários plantonistas. O CVV está funcionando na Av. Rio Branco nº 156, sala 720. Telefone 221-7723.
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Será hoje, na Igreja do Carmo (Rua 1º de Março), às 10 horas, a missa de 7º dia de Ivan Curvelo.
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