Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Quase esgotados os convites para a festa dos melhores da Propaganda Brasileira!
Nós bem que estamos avisando há muito tempo, e tem gente deixando para o final. Mas os convites estão começando a se esgotar e é provável que quem não comprar o seu para a espetacular festa de entrega dos Prêmios Colunistas aos Melhores da Propaganda Brasileira em 1977, até o meio-dia de segunda-feira, não vá encontrar disponíveis na portaria do Le Buffet na hora do jantar.
Apesar de a festa ser beneficente à reconstrução da sede da ABP, a organização decidiu respeitar a lotação do local de maneira a que os participantes possam aproveitar confortavelmente o evento.
Além do show de Sérgio Rabello, a cerimônia começará com um coquetel e terminará com um jantar. O menu será o seguinte:
COQUETEL:
Drinques - Martini seco, Campari, Alexander, Suco de tomate, e Whisky.
Salgados frios - Arenque com pepinos pickles, Ovos com anchovas, Rocamboles de catupiry com ameixas, Peito de peru defumado e Aipo com roquefort.
Salgados quentes - Soufflé de cebola. Filet de badejo ao molho tártaro, Camarões a doré com molho especial, Coxinhas de frango, Canudinhos de queijo e Palitos de filet mignon com bacon.
JANTAR A FRANCESA:
Entrada - Filé de badejo Colbert. Prato principal. - Filé mignon a La Forestiére.
Sobremesa - Soufflé Glacê de amêndoas ao Grand Marnier.
A participação das agências do Rio nesta festa de homenagem à ABP
está sendo maravilhosa. Entre as que já efetivaram suas adesões estão a
Almap, Redinger & JG, Esquire, CBBA, Pubblicità, Jodaf, Premium, JMM, DPZ, SSC&B: Lintas, SGB, Standard, Franco Paulino, Thompson, Focus, Estrutural, Professa, Denison, Artplan, McCann sem contar com Editora Abril, Vogue, Jornal do Brasil, O Globo, TV Globo, Rádio e TV Bandeirantes, Jornal do Commercio, TRIBUNA DA IMPRENSA, Sima, e outros veículos. Algumas agências, inclusive, além dos convites, estão participando da homenagem à ABP, fazendo doações de até 10 mil cruzeiros para ser somadas à quantia destinada à reconstrução da Associação, outras agências participaram oferecendo serviços e produtos para a festa, aumentando a rentabilidade desta.
Para quem quiser chegar até o Le Buffet, publicamos o roteiro:
A partir da Zona Sul, no final do Túnel Rebouças, não suba o viaduto. Segundo pela pista à direita e fazendo o primeiro retorno à esquerda, você já está na Rua Santa Alexandrina. Vá até o nº 1122. Vindo da Zona Norte, siga pela Av. Paulo de Frontin, mas não entre no Túnel Rebouças. O primeiro desvio à direita, antes do Túnel, dá acesso à Rua Santa Alexandrina.
Um concurso internacional para quem sabe fazer rir.
O Centro Sportivo Riviera del Conero, em Ancona, Itália, está promovendo a Mostra Internacional de Desenho Humorístico Esportivo, a mais importante iniciativa no gênero no mundo. Aliás, o colunista Marcio Ehrlich na 3ª Mostra, em 1975, recebeu Diploma de Mérito por "L'Eleganza Grafica", com trabalhos publicados nesta TRIBUNA.
Este ano, a Mostra estará aberta a todos artistas gráficos, com trabalhos inclusive inéditos, que poderão ser inscritos em duas categorias: "Tema obrigatório" e "Prêmio Bienal 1979".
O "Tema Obrigatório" será Olimpíadas no tempo de Coubertin... Olimpíadas hoje. E para a "Bienal 1979", os trabalhos devem versar sobre Esportes de inverno, Atletismo Ligeiro, Ginástica e Pentatlo Moderno.
Os participantes podem apresentar um número ilimitado de obras para o "Tema Obrigatório", enquanto que para o "Bienal 79" deve-se enviar um para cada um daqueles esportes. As obras devem ser em originais realizados sob qualquer técnica. Seu formato deverá ser o de 50 X 35 em preparadas para ser penduradas, mas sem molduras.
Os envios e pedidos de informações devem ser feitos para "Centro Sportivo Riviera deI Conero" - Via Panorâmica nº 40 - 60100 - ANCONA - Itália. Os trabalhos devem ser postados até 31 de dezembro de 1978, acompanhados da taxa de inscrição de 5.000 liras. Atrás da obra deve constar nome e endereço do autor, e titulo do trabalho. Os envios dos nãoresidentes na Itália deverão conter, no anverso do envelope, a inscrição "Importazione Temporanea". Os artistas também devem enviar um breve perfil biográfico e sua fotografia. Caso os autores queiram os trabalhos de volta deverão incluir uma recomendação a respeito, deixando claro que a re-expedição será aceita como "porte a pagar" no endereço estipulado.
Cada categoria premiará 12 trabalhos, com quantias que vão de 1 milhão a 150 mil liras, além de troféus e outros prêmios. Todos os concorrentes receberão um certificado de participação.
A Mostra se realizará de 21/4/79 a 5/5/79. A entrega será com um jantar às 21 horas do dia 5 de maio.
Quem quiser consultar o folheto de instruções, pode nos telefonar, para 286-4876.
Atendendo a pedidos, adiamos o prazo de inscrições para o Concurso da Janela.
Lindos trabalhos chegaram a estes colunistas para o Concurso da Janela. A agência que um maior número de propostas enviou foi a Caio Domingues. Mas, por inúmeros pedidos, de profissionais cariocas e de outros estados, lamentando que, em virtude do feriado o desta semana e suas "emendas", foram obrigados a trabalhar dobrado em suas agências, não conseguindo preparar a tempo suas "janelas", decidimos adiar o prazo de encerramento das inscrições para o domingo da próxima semana, dia 17 de setembro. Assim, todos terão tempo de preparar suas ideias.
Como lembrança, repetiremos o regulamento básico do concurso:
1 - Será escolhida uma "janela" que servira de marca para a programação visual da coluna (jornal, papéis, envelopes, cartões) e para o Diploma da Seleção da Janela, sendo também transformada em peça de 3 dimensões, para o troféu anual da Seleção.
2 - A interpretação da "janela" é absolutamente livre. Elas poderão ser executadas em qualquer técnica que atenda às necessidades estipuladas acima. Pedimos aos participantes que incluam uma proposta de tipologia, seja através da palavra "Janela.", ou de cópia xerográfica do respectivo alfabeto.
3 - Os trabalhos devem ser enviados assinados para a Janela Publicitária, à Rua Barão de Itambi, 7/605, Flamengo, Rio - 20000 - RJ.
4 - O primeiro colocado receberá uma assinatura anual das revistas Art Direction e Propaganda, e da Janela Publicitária além de ter seu currículo publicado pela coluna e seus dados principais divulgados para os colunistas de todo o pais. O segundo e terceiro lugares também serão homenageados.
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
Nesta época de aberturas políticas, quem sabe um dia voltam aquelas saudáveis e maravilhas eleições diretas. Se voltarem, será importante os publicitários saberem preparar uma campanha política. Daí o Clube de Criação do Rio estar realizando, na próxima terça-feira, dia 12, às 21 horas, na ABI, um debate sobre Propaganda Política. Já confirmaram a presença na mesa: Celso Japiassu, José Monserrat, J.G. de Araújo Jorge, Audálio Dantas e Rafael de Almeida Magalhães. Segundo Pedro Galvão, também foi feito um convite à MPM, responsável pela campanha do Gen. Figueiredo.
• • •
Em telefonema à Janela, o presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro, Pedro Galvão, negou veementemente a notícia publicada ontem na coluna Zózimo, do Jornal do Brasil, de que o CCRJ teria conquistado a conta publicitária do Gen. Euler Bentes em sua campanha pela presidência. Nas palavras de Pedro Galvão, "isto seria uma insensatez, uma insanidade. O Clube não pode tomar jamais uma atitude como essa, concorrendo com agências de publicidade".
• • •
Dante Pozzi desligou-se da Gerência de Marketing da Companhia Internacional de Seguros.
• • •
O presidente da CBBA-Rio, Jomar Pereira da Silva fará uma palestra dia 11 de outubro para os alunos da Turma de Propaganda e Relações Públicas da Faculdade Estácio de Sá.
• • •
Os integrantes do júri do Prêmio Colunistas estarão reunidos dia 12, terça-feira, no Rio, em local secreto, para estabelecer as bases da maior láurea da Propaganda Brasileira em 1979. Esse Rio de Janeiro está ficando mesmo importante.
• • •
Filipe Zander foi nomeado Superintendente da Rio Gráfica e Editora. E Nilson Alves assumiu a Direção de Publicidade daquela casa.
• • •
A Almap de São Paulo contratou mais quatro profissionais. Da esquerda para a direita (na foto, não politicamente), Nélson Machado, redator (ex-Nexus, McCann, Salles), Zbigniew Campioni, redator (ex-Folha de São Paulo, Thompson e DPZ), Fernando Tadeu Caminha Portela, redator (ex-Norton, Lince, Hotshop, Almap e Standard), e Angelo Scavuzzo, diretor de arte (ex-Salles, MPM, Almap, e Standard).
• • •
Mais uma agência na praça. Carine Comunicação Limitada, que edita há dois anos o periódico Ilha Notícias, dirigido por Humberto Neves, passa a operar também como agência de propaganda. Queremos ver o pessoal da agência na festa dos Colunistas, segunda-feira.
• • •
A ESPM trará de volta o curso do professor Jayme Kahan sobre Liberação do Potencial Criativo. Kahan é o único instrutor brasileiro credenciado junto à Creative Education Foundation de Buffalo. Para profissionais, o curso será de 18 a 21 de setembro, de 14 às 21 horas na ESPM-Rio (Praia de Botafogo 110/119). E para casais, de 22 a 24 de setembro, em horário integral, na Cidade de Petrópolis, em hotel de primeira classe. Inscrições na ESPM-Rio. ou pelo telefone 266-0828.
• • •
A SGB-SP conquistou parte da conta dos Chocolates Suchard, referente ao produto Sugus. A linha Toblerone continua sendo atendida pela Tempo. Outra conquista recente da SGB é A Especialista, cuja campanha já começou no interior de São Paulo.
• • •
Miguel Rio Branco saiu da Denison e foi para o Departamento de RTVC da Caio.
• • •
O IVC participará, junto com outras entidades mundiais de verificação de circulação, do VIII Congresso da IF ABC - International Federation of Audit Bureaux of Circulations, que se realizará no Copacabana Palace, de 17 a 20 deste mês.
• • •
A nova campanha do Banco do Brasil, com temática ecológica foi realizada pela Premium com produção da Power. Participaram da criação Antonio Pacot e Walter Mariani; pela Premium, e Jorge Correia do Lago, pela Power.
• • •
A Siboney Publicidade, de São Paulo, contratou Luís Grottera (ex-Salles) para Diretor de Planejamento e Mídia. E Décio Ortiz (ex-Alimenta e Salles) para Diretor de Atendimento.
• • •
Alex Dias Ribeiro, um dos poucos pilotos brasileiros que já chegaram à Fórmula 1, está buscando patrocinador para a temporada 79 na Fórmula 2, que incluirá corridas na Europa, Buenos Aires e Rio. Havendo patrocínio, ele também corre o Grand Prix Fórmula 1 no Rio. O preço do patrocínio por corrida é de 250 mil cruzeiros. Toda a temporada, 6 milhões. Os interessados podem tratar com Hélio Kaltman (274-1141) ou escrever para 22 Stable Road, Bicester Oxon, England, tel: 086922671.
• • •
O Grupo de Mídia está empenhado numa campanha interna a fim de evitar promoções pessoais às custas do nome do Grupo. Temos certeza que todos os colunistas darão apoio à iniciativa do GM.
• • •
O colunicitário Hamilton Sbarra, e Zilda Sbarra, diretores da Imobiliária Familiar S.A. anunciam que se associaram à Consernave Ltda., para urbanizar uma área de um milhão de metros quadrados na RJ-095, próxima à Rio-Santos. O empreendimento ainda não conta com agência de publicidade.
• • •
Agência ou publicação que estiver precisando de uma revisora pode bater um fio para a Janela.
• • •
A agência de Wilson Loureiro e Antônio Caldas instalou um "Centro de Reprodução Fotográfica" que será dirigido por Heleno Getúlio, ex-Coordenador Técnico da Casa da Moeda.
• • •
Juca Chaves fará um programa diário de 3 minutos na Bandeirantes a partir deste mês. O programa se chamará "Nós na Cama". Juca não mostrará como se fazem nós na cama, e sim aparecerá cantando, comentando notícias e satirizando. // E o nosso excelente Sebastião Nery, junto com o não menos sensacional Joelmir Beting, estará no novo Jornal Bandeirantes, agora às 20h30min.
• • •
O que vai ter de colunista publicitário desesperado pela falta de assunto nesta curta semana de independência não vai ser brincadeira... Valeí-lhes, São Release!
|