Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 01/SET/1978
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.


Comes e bebes com muito humor
na festa dos melhores de 77!

O humorista Sérgio Rabello fará o show da sensacional entrega do Prêmio Colunistas aos Melhores da Propaganda Brasileira de 1977, que se realizará no Rio de Janeiro, no próximo dia 11 de setembro, segunda-feira.
Sérgio Rabello está sendo considerado a revelação do humor brasileiro em 1978. Vindo da publicidade, Sérgio esteve recentemente na área de atendimento da Lintas-Rio, cargo que só deixou para se dedicar totalmente ao humor num show que há oito meses é sucesso no Teatro Senac do Rio. A repercussão do trabalho de Sérgio Rabello pode ser medida a partir de que, apenas no primeiro mês do show, a TV Globo o chamou para integrar a equipe dos super-selecionados redatores do programa "O Planeta dos Homens", onde Sérgio está até hoje.
Para a entrega do Prêmio Colunistas, cujos convites estão começando a rarear, na perspectiva de que a próxima semana acaba na quarta-feira, Sérgio Rabello está prometendo uma série de novas piadas criadas especialmente para o meio publicitário que ele tanto conhece.
Como lembram os organizadores do evento, na festa do Prêmio Colunistas você não só estará ajudando a ABP como se divertirá um bocado.

Brasil terá dois representantes no Íbero-Americano de Publicidade.

Já estão decididas as normas que regerão o FIAP/78, o conhecido "Festival Íbero-Americano de Publicidade". E dentro dos projetos brasileiros para o Festival, Luís Celso de Piratininga, o presidente da APP, fez uma carta a Jesus Ulled, Diretor do Festival, recomendando os nomes de Francisco Petit e de Orígenes Lessa para ser os jurados que representarão o Brasil respectivamente na parte eletrônica e na área gráfica.
Na APP, uma pequena comissão formada por Márcio Moreira, Cláudio Meyer, Magy Imoberdorf, Emmanuel Publio Dias e João Luís de Faria tratará de cuidar de uma maior velocidade na participação brasileira no FIAP/78.
Segundo a APP, é importante o resultado da presença brasileira este ano em Barcelona, como preparação para o FIAP /79 que será realizado no Brasil, juntamente com o Congresso Íbero­Americano de Propaganda - um evento que, sem dúvida, só beneficiará a classe publicitária.
Para o FIAP /78, as inscrições estão abertas até 25 de setembro, nas APs estaduais (no Rio, a ABP). A participação como delegado custará Cr$ 1.900,00 e dará direito a assistir também a cerimônia de encerramento. Sem esta cerimônia, o delegado pagará apenas Cr$ 800,00. As inscrições de filmes custarão Cr$ 1.900,00, de campanha Cr$ 2.600,00 (até 3 peças), e de anúncios avulsos Cr$ 1.100,00.
A inauguração solene do FIAP 1/78 terá lugar dia 18 de outubro, às 13:00 horas. A cerimônia de encerramento, com projeções dos filmes ganhadores e entrega dos prêmios, será feita dia 20 de outubro, nas Reais Atarazanas de Barcelona, edifício gótico de grande beleza destinado ao Museu Marítimo.

Esquire se associa com a agência de Piratininga.

Altas reformulações na agência de Clementino Fraga Filho, Fernando Barbosa Lima e Jorge de Funes. Antes de mais nada, João Luís de Faria, ex-presidente da Leo Burnett-SP, abriu mão do cargo internacional que ocuparia naquela agência, para assumir a direção de Operações da Esquire com base no Rio, tendo inclusive, participação acionária.
Jorge de Funes, então, passa a atuar mais diretamente na área internacional da agência, dentro dos projetos que a Esquire está desenvolvendo na América Latina (mais imediatamente no Paraguai e na Venezuela).
Nonato, ex-diretor comercial da TV Globo-SP, já entra como Diretor de Desenvolvimento da Esquire São Paulo na operação "Esquire/AdAg".
Ainda segundo os diretores da Esquire, a previsão de faturamento da agência para 1978 confirma­-se em 190 milhões de cruzeiros, o que garante sua posição entre as 20 maiores agências brasileiras.

Seleção da Janela

Um júri composto destes colunistas e de Carlos Chagas (redator da J.W.Thompson), Ivo Mensch (diretor de arte da McCann Erickson) e Eduardo Quentel (atendimento da Esquire) analisou os jornais cariocas na semana de 21 a 27 de agosto, e destacou dois anúncios como exemplares para o meio publicitário.
Recebeu 3 estrelas a peça "Entrega-se louco a domicilio", realizado pela MPM-Casabranca, de São Paulo, para a Rede Bandeirantes de televisão. Este anúncio delicioso, cuja ficha técnica ainda não conseguimos completar, só foi prejudicado pelo pequeno corpo usado no texto que, apesar de não dificultar a leitura, está em desacordo com a proporção do anúncio. Apesar de o júri ter levantado a dúvida que ele tivesse sido criado para as 4 colunas utilizadas na veiculação carioca, preferiu-se não levar em conta esse tipo de suposições, ainda que elas fossem secundárias não a problemas de criação, mas de planejamento de mídia. De qualquer maneira, um anúncio muito bom.
O novo trabalho da Salles-Rio para a campanha da Fenaseg, "Na casa São Luiz...", ganhou duas estrelas do júri. Criada pelos redatores Fábio Siqueira e Bernardo Vilhena e pelos diretores de arte Carlos Studart e Delano D'Ávila, esta peça teve Carlos Eduardo Nunes no atendimento e foi aprovada por Carlos Motta. Como lembrou o júri, este anúncio, assim como toda a campanha, consegue tornar muito simpática a instituição do seguro, e toda a sua filosofia.
Quanto à Seleção da Janela da semana passada, temos que registrar que, por informação truncada da própria Caio Domingues, o anúncio daquela agência, "Tente dar um mergulho" foi registrado na Janela como tendo contado com Pery Cota no atendimento. Na verdade, quem conseguiu que o cliente aprovasse o anúncio foi Luís Sales, que atualmente está em outra agência.

(Clique nos anúncios para ver em tamanho maior)
MPM para Bandeirantes: Entrega-se louco a domicílio
Salles para Fenaseg: Na Casa São Luiz...

Atenção ilustradores e diretores de arte: esta é sua última chance!!

Esta é a última semana para os ilustradores e diretores de arte enviarem seus trabalhos para o sensacional concurso da escolha da marca para a Janela Publicitária.
O concurso, que está contando com o apoio dos principais criadores brasileiros, escolherá uma "janela" que servirá de símbolo para todos os trabalhos da Janela, assim como do diploma da Seleção da Janela que será entregue a todos os redatores, diretores de arte, agências e anunciantes que já tiveram seus trabalhos destacados pela coluna, e do troféu que caberá aos vencedores anuais.
Para orientar os criadores sobre o concurso, reproduzimos agora o regulamento:
1 - Será escolhida uma "janela" que deverá ser utilizada como marca em toda a programação visual da coluna (no jornal, em envelope, papéis e cartões timbrados), além de ser reproduzida no Diploma da Seleção da Janela, e poder ser transformada em peça de três dimensões (medalhão em relevo, clichê gravado ou similar) para o troféu da Seleção.
2 - O concurso terá como jurados os colunistas integrantes do Prêmio Colunistas e um representante do Conselho Nacional de Clubes de Criação.
3 - As inscrições deverão ser feitas até o dia 1 de setembro enviando­se os trabalhos para a Janela Publicitária, à Rua Barão de Itambi, 7/605, Flamengo, Rio, CEP 20000 - RJ.
4 - Poderão concorrer desenhos de "janelas" executados em preto e branco, e em qualquer técnica, desde que atendam às necessidades especificadas acima.
5 - Não se exige que os trabalhos sejam enviados em arte final, mas que transmitam claramente a ideia do autor. Pedimos aos concorrentes que surgiram uma tipologia que combine com a arte apresentada. Esta indicação poderá ser feita através da composição da palavra "janela" com o tipo escolhido, ou de uma cópia xerográfica do alfabeto respectivo.
6 - O artista vencedor, além de todas as badalações a que terá direito, com sua biografia, currículo e melhores trabalhos publicados pela Janela Publicitária, receberá uma assinatura anual das revistas Art Direction e Propaganda, além da assinatura da Janela Publicitária.
7 - O segundo e terceiro lugar também receberão homenagens.

Cartas

De Jorge Maranhão, diretor da Propaganda Professa, sobre uma nota publicada na coluna Plantão, da TRIBUNA DA IMPRENSA de 24 de agosto último, comentando que o assunto "sinopse do Francelino" havia entrado definitivamente para a História, e citando o anúncio da Professa "Leia a Sinopse de Nosso Presidente", realizado para a Caderneta de Poupança Letra:

"Rio de Janeiro, 31 de agosto de 1978.
Prezado Marcio: (...) Aproveito para enriquecer mais tecnicamente o assunto. Como você poderá depreender não se trata apenas de um anúncio oportuno, mas acima de tudo na Iniciativa que o gerou: o indicador de poupança da Letra. Que não trata apenas do mercado de poupança daquela empresa, mas, sobretudo de abastecer de orientação e informações sobre um papel financeiro que, embora consagrado, vem sofrendo modificações (caderneta programada, novos critérios de cálculo de rentabilidade etc.) a ponto de tornar mais exigente a sua fácil e pronta aceitação.
Como você pode depreender não se trata apenas de um anúncio, mas de uma campanha que em breve se estenderá inclusive para a televisão (aguarde) e cuja peça fundamental é o boletim que lhe envio em anexo. Nós também somos da opinião de que não pode existir peça publicitária - por mais criativa e oportuna que seja ­ sem que haja um plano que organize todas as demandas de informações e comunicações do cliente, não só nos veículos de massa, como e acima de tudo no ponto de venda (a combinação de técnicas de criação publicitária e iniciativas de merchandising e promoção).
Pra você ver: se o Compositor não canta mais não é porque a gente não gostava de fazê-lo cantar. Achamos que medimos a criação pelo fato de ela servir bem mais a dada conjuntura em mercado.
Pela equipe, um abraço, Jorge Maranhão."

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Sergino de Souza (ex­Cosi, Jarbas, Sergino) desligou-se da Standard-SP e assumiu a Direção de Criação da Proeme.
• • •
A Caio acaba de conquistar duas novas contas: ETASA - Empreendimentos Turísticos Angra S/A, proprietário dos Hotéis do Frade e da Praia e das Pousadas do Retiro e de Paraty; e Grupo Palheta, fabricante dos produtos PaIheta e D'Orvilliers. Além disso, Regina Lúcia Gurgel do Amaral Ribas foi contratada para atender a área de Relações Públicas da agência.
• • •
Rodolfo Neder (ex-JMM) assume o cargo de Coordenador Geral do Departamento de RTV da ALMAP-SP. Enquanto isso, Aristides Molina passa a Diretor do Departamento.
• • •
O redator Antonino (Tony) Lourenço deixou a Aroldo Araújo Propaganda e começa hoje na equipe de criação da Premium. O redator César Augusto Oliveira também se desligou da Aroldo Araújo.
• • •
Lourdes May (ex-Aroldo Araújo e Artplan) comunica que sua firma "Central de RP" fez acordo com a FOCO-Exposições para trabalhos de assessoria no Salão Náutico.
• • •
Antônio Carlos Caldas (ex-Aroldo Araújo) informa que sua recém-criada Marketing House realizou um estudo para o Grupo INCAF, considerado o maior exportador do País, que resultou no slogan criado pela Casa do Desenho: "Há mais tempo exportando bem".
• • •
A Revista Bolsa está distribuindo seu novo "perfil", com dados relativos a levantamentos realizados em maio de 1978.
• • •
Paulo Roberto Lavrille de Carvalho viajou para a Europa por duas semanas. Neste interim, a presidência da ABP será exercida por Evandro Barreto, seu vice-presidente.
• • •
RP bem colocada está pensando em mudar de ares. Empresas interessadas podem contatar a Janela.
• • •
Maxime A.Castelnau, Paulo Pinheiro de Andrade e Orlando Aromatis formaram a Audi Market Ltda., dedicada a pesquisas de mercado.
• • •
Nei Cantinho, gerente da Norton-Rio, casa hoje sua filha.
• • •
A Redinger & JG conquistou a conta da Pfaff do Brasil, a única fabricante de máquinas de costuras industriais do país.
• • •
Falando em Redinger, a excelente revista Embalagem Vende, em seu último número, registra um estudo sobre o display que a agência criou para o produto Cepacol, da Richardson-Merrel-Moura Brasil.
• • •
A Junta Diretora do IVC aprovou a proposta do JB para que a Revista de Domingo passe a figurar nos relatórios do IVC daquele jornal (informação jurada do Editor e Relatório Auditorial).
• • •
A nova diretoria do Sindicato dos Publicitários do Rio de Janeiro tomará posse num almoço no Clube Naval do Rio, dia 20 de setembro, às 13 horas.
• • •
A Shell vai patrocinar um grande encontro cultural que as Faculdades Integradas Estácio de Sá irão promover em outubro. Estes colunistas agradecem, desde já, o convite que nos foi feito para falarmos sobre Publicidade aos alunos de Comunicação da Estácio.
• • •
O IARPEX está promovendo um seminário cujo tema central é a Industrialização no Brasil. As palestras serão sempre às terças e quintas-feiras, às 18:00h, no Clube Comercial. Sérgio Costa e Silva, seu organizador, presenteou a Janela com 5 bolsas, a ser devidamente oferecidas aos empresários que se interessarem em participar ainda das palestras sobre mercado financeiro, imobiliário e de capitais, administração pública e provada, seguros e comércio exterior. Os interessados podem solicitar suas bolsas para a Janela.
• • •
O jornal Indústria e Comércio, de Curitiba, está publicando às terças-feiras a coluna "Propaganda e Negócios", assinada por Ivano Casagrande. As notas podem ser encaminhadas à Sitral.
• • •
E a Sitral conquistou a representação da Rádio Capibaribe de Recife.
• • •
Carlos Martins, diretor de arte da Caio, esteve no dia 29 na UFRJ fazendo uma palestra sobre Criatividade em Propaganda.
• • •
O jornal Ilha Noticias está agora em novo endereço: Rua Cambaúba, n.1631 - Ilha do Governador - RJ - CEP 21940 - Tel.: 396-9239.