Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Anúncio de jornal: O patinho feio da criação.
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Luis Antônio Vieira |
"Se jornais veiculam notícias, os anúncios que nele forem publicados também terão que apresentar, tanto em conteúdo, quanto na sua forma, o impacto da uma notícia”.
Com esta afirmação, Luís Antônio Vieira, redator da Thompson, está procurando alertar os profissionais de criação para a baixa qualidade da média das peças veiculadas em jornais, no que diz respeito principalmente à parte gráfica e se estendendo à produção e redação. É ele quem diz:
- Quando participei da Seleção da Janela e me vi frente à missão específica de encontrar bons anúncios em diversos jornais do Rio, percebi que a maioria dos trabalhos não sobressaia dentro da página.
Segundo Luís Antônio, os jornais estão desenvolvendo bem a parte gráfica editorial, enquanto que a grande maioria dos anúncios não tem acompanhado este progresso e diversos motivos contribuem para isto. Um deles se deve ao fato de que estes não são anúncios feitos especialmente para jornal e sim adaptados de revistas ou de outros veículos. E, além disso, muitas vezes o anúncio não respeita a filosofia do veículo ou como o leitor lê jornal, e assim, não engloba o sentido de notícia e atualidade.
"É de se preocupar", ressalta Luís Antônio, "que mesmo ganhando menos que um diretor de arte, os diagramadores de jornais apresentem um trabalho que melhora dia-a-dia, chegando a alcançar, e por vezes superar, o realizado pela criação publicitária."
Jaques Lewkowicz, diretor de arte da Caio, concorda com a afirmação inicial de Luís Antônio, de que as peças veiculadas em jornais não vêm sendo muito trabalhadas. Apesar de admitir que exista um desnível entre a diagramação editorial e a de anúncios, Jaques acha que ainda são poucos os jornais no Brasil que se preocupam em desenvolver um novo tipo de diagramação, como faz o Jornal da Tarde de São Paulo, e o Jornal de Humor, do Paraná, sendo que este último apresenta uma enorme quebra de padrões de tudo que vem sendo feito no setor de diagramação:
- Acho que está havendo um pouco de relaxamento por parte do pessoal de criação - continua Jacques - e essa escassez de boas peças pode bem dever-se ao fato de que os profissionais da maioria das agências não são cobrados a apresentar bons trabalhos.
E este descuido, segundo Luís Antônio Vieira, também acontece com veículos como o rádio e o outdoor, devido ao fascínio gerado pelo desenvolvimento da televisão:
- Todo mundo ainda quer criar para a TV e, neste processo, outros veículos de grande importância foram sendo esquecidos e desprezados. Brevemente, porém, todos voltarão a ocupar o lugar que merecem, pois os clientes estão começando a perceber que nem só de televisão vive a propaganda.
Além disso, lembra Luís Antônio, hoje em dia, os aumentos dos custos também limitam as inserções em jornais e, logicamente, isto fará com que o cliente comece a exigir um trabalho limpo, bem colocado e que tenha resposta, enfim, que apareça na página. Jaques ressalta que a preocupação em elevar o nível dos trabalhos tanto em termos de inovação como do ponto de vista de qualidade, se mostra, cada vez mais presente.
- Quando o 3º anuário do Clube de Criarão de São Paulo for editado e as pessoas começarem a tomar conhecimento das inovações lançadas pelo Jornal de Humor sentirão que algo novo está sendo feito editorialmente. Com isso, haverá estimulo para a busca de novas soluções gráficas na propaganda.
A quem interessar possa.
Esta coluna está profundamente decepcionada com a atitude indigna do atual coordenador do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro, Sr. Albano Alves Filho, que, entre outras coisas, foi grosseiro com estes colunistas quando tentávamos solucionar o problema que levou a não se realizar reunião marcada para ontem do Grupo de Mídia com o presidente da ABP, Paulo Roberto Lavrille de Carvalho, e que havia sido motivada pela própria Janela.
Se o Sr. Albano Alves Filho não se sente capaz de controlar suas emoções, ou não sabe assumir uma posição de responsabilidade política e representativa, separando-a de suas posições pessoais, que então abra mão de seu cargo em favor de outro profissional que não venha a prejudicar o louvável esforço de valorização da imagem da classe, que seus companheiros mídias vêm procurando construir. E que deve merecer o respeito de todos, inclusive dos próprios mídias, que também sabem o quanto os profissionais cariocas precisam valorizar e defender a ABP, como sua entidade profissional.
Seleção da Janela
Cecilia Dutra, atendimento da Standard; Jaques Lewkowicz, diretor de arte de Caio Domingues; Luiz Fernando Favilla, redator da L&M e, como de costume, os responsáveis por esta coluna, formaram o júri da Seleção da Janela que examinou os anúncios veiculados nos jornais cariocas de 7 a 13 de agosto.
O júri selecionou três anúncios, todos eles, coincidentemente alusivos ao Dia dos Pais.
“Deixe seu pai com um nó na garganta...” foi o anúncio ganhador de três estrelas. Realizado pela DPZ para a Olivetti, esta peça foi criada pelo redator Washington Olivetto e pelo D. A. Francisco Petit, tendo sido aprovada por Giórgio Padovano. Na opinião do júri, trata-se de um anúncio redondo, com um texto conciso e simples, e um layout bem produzido. A utilização de um ator do elenco de uma recente novela de muito sucesso também foi fundamental.
Foi, novamente, a dupla Petit/Olivetto quem criou o anúncio ganhador de duas estrelas "O melhor presente ...". da DPZ para a General Motors, que teve Álvaro Fiocco no atendimento e foi aprovado por André Beer. Segundo o júri, esta peça foi criada com apurado senso de aproveitamento do veículo jornal, em que foi publicada. Apesar de extremamente simples, o layout está limpo e muito bem solucionado.
"Hoje é feriado emocional...", realizado pela McCann para a Nestlé ganhou uma estrela. Acha o júri que, apesar de não ser um grande anúncio em termos de criação, o foi em termos de tratamento. É um anúncio também emocional, que estabelece uma perfeita empatia com o leitor já que seu texto conduz muito bem a leitura. Na próxima coluna e daremos a ficha técnica deste anúncio.
Quanto à polêmica da qual falamos na última semana, esclarecemos que ela se deveu a um membro do júri ter verificado, no dia seguinte à votação, que uma das peças escolhidas havia sofrido uma grande influência de outra de origem estrangeira, e já premiada internacionalmente. Novamente procurados os membros do júri, votou-se por retirar aquele trabalho da Seleção. Por motivos éticos, deixamos de citar aqui a peça em questão. Desta maneira, naquela semana consideram-se selecionados apenas os anúncios "DPZ/Lendas e Mitos", da DPZ, e "Você vai falar..., da L&M.
(Clique nos anúncios para ver em tamanho maior)
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Cecilia Dutra, Jaques Lewkowicz e Luiz Favilla |
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Recorte e pregue na sua parede.
A JANELA PUBLICITÁRIA, da TRIBUNA do Rio, está procurando uma janela como símbolo. Conforme prometemos ai está o regulamento do concurso para ilustradores e diretores de arte de todo o Brasil:
1 - O concurso visa escolher uma "janela" que deverá ser utilizada como marca em toda a programação visual da coluna (no jornal, em envelopes, papéis e cartões timbrados), além de ser reproduzida no Diploma da Seleção da Janela, e poder ser transformada em peça de três dimensões (medalhão em relevo, clichê gravado ou similar) para o troféu da Seleção.
2 - O concurso terá como jurados os colunistas integrantes do Prêmio Colunistas e um representante Conselho Nacional de Clubes de Criação.
3 - As inscrições deverão ser feitas até o dia 7 de setembro enviando-se os trabalhos assinados para a Janela Publicitária, à Rua Barão de Itambi, 7-605, Flamengo, Rio - CEP 20000 - RJ.
4 - Poderão concorrer desenhos de "janelas" executados em preto e branco, e em qualquer técnica, desde que atendam às necessidades especificadas acima.
5 - Não se exige que os trabalhos sejam enviados em arte-final, mas que transmitam claramente a ideia do autor. Pedimos aos concorrentes que sugiram uma tipologia que combine com a arte apresentada. Esta indicação poderá ser feita através da composição da palavra "Janela" com o tipo escolhido, ou de uma cópia xerográfica do respectivo alfabeto.
6 - O artista vencedor, além de todas as badalações a que terá direito, com sua biografia, currículo e melhores trabalhos publicados pela Janela Publicitária, receberá uma assinatura anual das revistas Art Direction e Propaganda, além da assinatura da Janela Publicitária.
7 - O segundo e terceiro lugares também receberão homenagens da Janela.
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
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Todo mundo sabe que jornalista, na sua maioria, trabalha muito para ganhar tão pouco. Mas, puxa vida, a MPM -- agência do JB --, também não precisava ter feito anúncio disso...
Ou não é o que o titulo está querendo dizer? |
Já podem ser feitas as reservas dos convites para a festa de entrega do "Prêmio Colunistas" – Os melhores da Propaganda 1977, que se realizará dia 11 de setembro no Rio. Os convites terão número limitado e custam Cr$ 700,00. É bom que as agências façam suas reservas imediatamente, para não lamentar depois. No Rio, informações e adesões podem ser conseguidas através da ABP pelo telefone 253-1076 e da Pulga Produções no 286-4876. Em São Paulo, através da APP (210-7225) e da Revista Propaganda (256-4137). As agências de outros estados poderão reservar seus convites por qualquer um daqueles telefones.
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O diretor de criação da Denison Rio, Antônio Torres, teve seu romance "Um cão uivando pra lua" resenhado na World Literature Today - Spring-1978, o importante periódico internacional da Universidade de Oklahoma.
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Segundo uma pesquisa do IDEG e da ABIFARMA, publicada na revista da ABIFARMA de 15 de agosto último, as despesas de promoção da indústria farmacêutica, em relação ao volume de vendas, caíram de 7,1 % (em 1974) para 6,7% (em 1976). Os gastos com literatura médica e anúncios (2,3%), inclusive, são inferiores às despesas com propaganda de outros setores industriais (média de 5%). Será que para essa queda tem remédio?
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Mário Lacerda (ex-LBV&A) entrou para a Denison-Rio, na área de atendimento do grupo Brahma.
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Deve iniciar em setembro uma grande campanha institucional da Monsanto realizada pela J.W. Thompson-Rio.
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POR QUÊ? POR QUÊ? Por que ainda existem agências que não conseguem entender que a correspondência para esta coluna deve ser enviada para a Rua Barão de Itambi 7/605 - Flamengo, Rio 20000, RJ. Ou Pelo telefone 286-4876. E que esta correspondência deve chegar até quinta-feira, para ser publicada na sexta?!
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Estes colunistas estarão participando, juntamente com Kleber de Araújo Sá Rêgo, Marcelo Silva, José Roberto Penteado, Pedro Galvão, Nei Cantinho e outros profissionais do ramo, das mesas de debates, do 1º Seminário de Publicidade e Propaganda que o Liceu de Artes e Ofício realizará de 21 a 25 de agosto. Informações à Rua Frederico Silva, 86 - Praça. 11.
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Continua multo bem feitinho o Banorte Jornal - house-organ que a Abaeté Propaganda prepara para o Banorte. A Abaeté, na verdade, é uma das melhores realizadoras de houseorgans que conhecemos.
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A Bandeirantes-Rio deverá exibir brevemente nos vídeos cariocas "O Poderoso Chefão", que já está até comprado. A audiência promete...
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A partir do momento que a Mendes se associou à União Brasileira de Agências de Propaganda, foi desfeito o vinculo de representação que ela mantinha com a J.W. Thompson. O mesmo caso aconteceu com a ASA, de Belo Horizonte. Dentro de uma semana, porém, Augusto de Ângelo já deverá ter as novas agências que representarão a Thompson no Pará e em Minas Gerais.
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Que delícia de eufemismo na propaganda do absorvente Fling, quando, para fazer comparações de absorções, gotejam líquido azul nos absorventes...
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A Power - produtora de filmes comerciais - está distribuindo um folheto mostrando cinco novidades de seu atendimento. Os interessados em saber estas novidades podem pedir o folheto à própria Power.
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Pedro Meinrath, diretor do Grupo Visão foi convidado pelo IAA a fazer uma palestra na sessão de abertura dos trabalhos referentes à temporada 1978-79 daquela entidade em Nova York. A palestra "E o rumo da propaganda brasileira?", que em Inglês tem o nome de "Socio-economics factors affecting advertising to developing countries" (viram como em inglês é mais sério e explicado?) já foi apresentada no Brasil há dois anos, no II Encontro de Mídia.
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A L&M conquistou as contas dos relógios Mondaine, e das Linhas Aéreas Uruguaias - Pluma.
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O relações públicas da Norton, Ivan Curvelo, enviou-nos o portfólio de junho com os trabalhos daquela agência. Continuamos achando este portfólio um exemplo a ser imitado, já que regularmente informa aos clientes e colunistas o desenvolvimento criativo da agência.
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A CBBA acaba de editar o excelente folheto "Rastreamento de Problemas", com uma apresentação dos pontos que norteiam a definição de estratégia e criação de uma campanha de propaganda na CBBA. Os interessados podem procurar com D. Jane, pelo telefone 242-7476.
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A ESPM realizará um Inovador Curso Intensivo de Tráfego de Agência, dado pela conhecida Glória Kahan. As aulas irão de 18 a 22 de setembro, e as inscrições podem ser feitas na própria Escola.
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Falando em ESPM, em setembro começam seus cursos diurnos, atendendo a uma enorme demanda de universitários.
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A Mendes acaba de realizar, para o Banco do Estado do Pará, o relatório anual de 1977, em que a opção de um layout simples se deu para evidenciar o excelente desempenho (em números e gráficos) do banco.
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Em junho, o outdoor que maior recall conseguiu, segundo o IPPM, foi o de Cláudia Lessin Rodrigues, com 16,4%, no Rio e em São Paulo (no Rio teve outdoor?). O segundo mais lembrado foi o da Adidas, com 4,7% e o terceiro da Sharp, com 4,5%.
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Idi Amin Dada em breve estará usando Calças Cukier. É o que informa o RP Alvimar Britto, da Aroldo Araújo, que afirma que aquela confecção se expandirá para a África e outros países do terceiro mundo, logo após conquistar o mercado de Minas, para onde acaba de se dirigir.
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Nelson Jabur está se desligando da direção da Super-Publicidade (a house-agency da Supergasbrás). A Janela está à disposição das agências para qualquer contato.
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Novidades na Premium: Eugênio Cony é o novo contratado para a criação e Roberto Duarte para RTV. Novos clientes: Federação do Comércio Varejista no RJ e SESC. Mídia internacional: Ishibrás está anunciando na Europa e América Latina.
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Mais de 30 presidentes de Indústrias Farmacêuticas associadas à Abifarma escolheram a campanha da Roberto Menna Barreto Publicidade para atender aos interesses institucionais da Indústria Farmacêutica.
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A Casa do Desenho implantou a "Marketing House", com o objetivo de desenvolver serviços de marketing para outras empresas.
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O Informativo de Mídia da McCann está completando dois anos e seu editor Heitor Perez disse para a Janela que tem recebido vários pedidos de envio, inclusive de outras agências de propaganda.
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Kleber Sá Rego e Lourdes May foram os únicos profissionais de propaganda e marketing que participaram do Ciclo de extensão promovido pela Escola Superior de Guerra sobre "Problemas da Realidade Brasileira/Distribuição de Renda".
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Por falar em guerra, como se pode lutar pela boa propaganda quando, num país militarizado como o nosso, o Exército dá um exemplo de péssima propaganda como a que está sendo veiculada na televisão para a "exposição do Exército"?...
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A Faculdade Estácio de Sá, através do professor Marcos Evangelista, introduziu a leitura de colunas de publicidade, e entre elas a Janela, na cadeira de técnica e análise de publicidade e mídia. É uma imensa satisfação sabermos que estamos sendo lidos e analisados pelos futuros profissionais de propaganda e relações públicas.
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A Redinger & JG acaba de associar-se ao IVC - Instituto Verificador de Circulação.
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Os livretos "Transfer", lançados pela Abril, tiveram tal sucesso que apenas em São Paulo esgotou-se sua primeira produção. O sistema Transfer é uma espécie de "Letraset" educativo.
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Recebemos a revista do Centro do Comércio de Café do Rio de Janeiro. Segundo Lygia DornelIes, sua gerente-comercial, a publicação é dirigida a executivos exportadores, de bancos, agricultores e indústrias ligados à economia cafeeira.
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