Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 04/AGO/1978
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.


Perdigoto ataca Sugismundo!
(e o Zé Ninguém é que sofre)

(A Janela abre hoje seu espaço para um depoimento livre de Bernardo Vilhena, redator da Salles-Rio. Este espaço não é novidade - está sendo oferecido a todos os publicitários desde o começo da Janela. E continua às ordens.)

SugismundoJá aprendemos a conviver com esse brasileirinho, enviado pelo Governo (Ministério da Saúde?) para nos livrar de todas as mazelas, que insistem em conviver entre nós, pobres mortais. Mas, como nós, profissionais de propaganda, estamos imunes -- devido, sobretudo, à alta qualidade de nossa vida -- podemos aproveitar este rasgo de sanidade e partir em defesa de algumas coisas.
Em primeiro lugar, já que somos profissionais, devemos cuidar da honestidade, da veracidade, da eficácia e das intenções daquilo que se convencionou chamar Propaganda Social.
O órgão responsável pela veiculação (não pela existência) do Sugismundo deveria esclarecer aonde pretende chegar. Que fins objetiva. As pessoas que conseguem acompanhar as desventuras do boneco sabem que é preciso tomar banho, sabem que é preciso escovar os dentes, sabem que é preciso usar sapatos, sabem que é preciso comer, sabem que é preciso se vacinar, sabem que é preciso seguir conselhos médicos e tomar somente os remédios por eles recomendados. O problema é que essas mesmas pessoas sabem disso tudo. Mas não podem ter isso tudo. A conclusão é simples: estão anunciando um produto (ou um serviço) que não está ao alcance de todos.
Se a intenção é proteger a saúde pública, que se crie um órgão responsável por esta proteção. Mas, pelo amor de Deus, que seja apenas e tão somente um (1) órgão. E o que é fundamental: que este órgão estabeleça um Programa -- honesto e realista -- para que seja divulgado, compreendido, seguido e digerido. Aí sim a população vai saber quais os verdadeiros cuidados necessários à própria saúde.
Além de todos os males demonstrados pelo Sugismundo, existe mais um que não está dito mas está implícito: a falta de informação. E quanto a isso, nós devemos fazer alguma coisa.
Além da decantada distribuição de renda -- que faz com que a verdadeira parcela da população a ser atingida não tenha tido o prazer de conhecer o Sugismundo -- acredito em um outro mal que poderíamos chamar de síndrome da modernidade. É o raio do computador que se sofistica a cada ano (a exemplo do automóvel y otras cositas mas) e faz com que toda a parafernália burocrática se adapte a estas modificações. Quem dança nesse é o povo -- que paga o computador, paga a parafernália, paga a comunicação da mudança, mas não entende nada. E tome fila e tome condução e tome despachante e tome propina e tome desinformação falta de tradição (hábito). Eu acho que é precisamente isso: falta de tradição -- o brasileiro hoje é incapaz de criar hábitos administrativos porque a burocracia muda à velocidade da luz e, por incrível que pareça, os computadores não têm memória, eles esquecem como era tudo e só querem saber do novo. E tome darj, e tome tru, e tome formulário e haja saco.
Acho que a propaganda brasileira é bastante original em termos de atuação dos profissionais. Por incrível que possa parecer, é uma classe com razoável nível de consciência. Não se trata de ser de esquerda, de direita, anarquista, ou qualquer coisa, trata-se de ser profissional -- e isso nós temos demonstrado ser. Vamos fiscalizar o poder na área que nos cabe, nas áreas que somos especialistas. Não acho que essa comunicação só possa ser desenvolvida por uma Agência de Propaganda. O dia em que os objetivos se tornarem claros, o próprio governo terá condições de criar uma Central de Comunicação para seus Programas.
O difícil de aturar é saber que o Sugismundo, além de todos os defeitos conhecidos, ainda tem mais um: ele é mentiroso.
(Bernardo Vilhena)
Rio 30-06-78.

Denúncia simbólica proibida no MASP

Uma quantidade razoável de estudantes e um número praticamente insignificante de publicitários marcaram a vernissage sem coquetel da exposição de outdoors no Museu de Arte Moderna de S. Paulo. O toque desagradável do evento -- que também não contou com a presença dos autores do cartaz vencedor -- esteve por conta dos seus organizadores, numa atitude censória e repressiva, impedindo que fosse feita a entrega de uma coroa de flores, enviada por um anônimo, que exibia uma faixa na qual se lia: "Michel Frank está na Suíça". Sem qualquer visão da importância daquela denúncia simbólica dentro da campanha antitóxico, os Srs. Aroldo Araújo e Henrique Bernardo Veltman, assessor de imprensa da Central de Outdoor, tentaram, inclusive, evitar que a imprensa ali presente tomasse conhecimento do fato.
Aliás, até agora, não foi veiculado nenhum anúncio em jornal da Suíça sobre Michel Frank e os tóxicos, como havia sido divulgado. E nem o será, pois, segundo Pedro Galvão, a diretoria do Clube de Criação do Rio resolveu não se envolver mais com qualquer assunto ligado a esta campanha antitóxico ou com o Concurso de Cartazes. Desta maneira, seria muito interessante a Central de Outdoor explicar, neste momento, para o meio publicitário, que fim será dado àqueles 40 mil cruzeiros, compostos dos 20 mil doados pela Associação Comercial do Rio, mais os 20 mil dos prêmios que a Lintas abriu mão, e que seriam utilizados com aquela finalidade. A Janela está aberta à explicação da Central.

Livros

Frederick E. Webster Jr., ASPECTOS SOCIAIS DO MARKETING, Editora Atlas, 151 páginas.

Webster Jr., Aspectos Sociais do MarketingEstá em moda, também no Brasil, criticar os homens de Marketing como maquiavélicos manipuladores das vontades dos inocentes consumidores. Esta crítica, na verdade, se deve ao costume dos próprios profissionais de marketing divulgarem apenas suas conquistas nas áreas técnicas, sem quaisquer envolvimentos deste "Aspectos Sociais do Marketing", na série "Fundamentos de Marketing", tanto para atuais como para futuros profissionais da área. O autor, professor do Departamento de Administração do Dartmouth College, tendo formação em filosofia, analisa o impacto das decisões de marketing sobre o meio ambiente social e físico, incluindo os problemas de comunicação fraudulenta, poluição do meio ambiente, participação desigual na renda social e influência sobre a mídia de massa, além da utilização do marketing em entidades sem fins lucrativos ou grupos políticos e governamentais.
Como se vê perfeitamente indicado para o leitor brasileiro.

DPZ comemorou dez anos com churrasco, farofa e palmas.

Marcio Ehrlich, Marcia Brito e Enio Mainardi
Estes colunistas estiveram no almoço de homenagem à DPZ, sentando ao lado do divertido Enio Mainardi.
DPZ 10 anos
Foi emocionante e cheio de simpatia o almoço que os publicitários paulistas ofereceram na última terça-feira, 1º de agosto, em homenagem aos 10 anos da DPZ. Com a presença dos mais importantes nomes da Propaganda brasileira, o almoço teve lances como o de, ao final de todos os discursos, Roberto Duailibi pedir que todos os que trabalhavam na DPZ se levantassem para aplaudir os outros colegas presentes, e todo mundo (de todas as outras agências) se levantar ao mesmo tempo para participar do grupo.
Além disso, durante a festa, piadas não faltaram. Aproveitando a presença de Enio Mainardi, prestes para assumir um posto de "vice-presidente" na Campbell, em Nova York, comentava-se que já surgira em São Paulo o slogan "Ênio go home!". E que os americanos estavam preocupados, porque primeiro eles tiveram a tumultuada chegada do Mayflower, e agora, do May...nardi.
Discursaram Oriovaldo Vargas, pela ABAP, Carlos Roberto Chueiri, pela ABA, José Cláudio Maluf, pelos Colunistas, Luís Celso Piratininga, pela APP, o Deputado Castelo Branco, pelas produtoras, e João Natale. A corajosa fala de Piratininga, que chegou a assustar alguns dos presentes, lembrou que "nas fases mais duras desta ditadura que estamos felizmente passando, a DPZ sempre teve a coragem de defender o que pensava".
Falar mais nesta coluna sobre tudo o que fez a DPZ nestes 10 anos seria impossível, em apenas uma página. Mas a revista Propaganda, que dedicou à agência 25 páginas de seu número de agosto, já conseguiu chegar bem mais perto que nós.

Uma seleção diferente: a dos piores anúncios...

.. Elle para Planalto: "Parece original..."
Mais uma vez, por motivos de força maior, fomos obrigados a transferir a Seleção da Janela e acumulá-Ia na próxima semana.
Mas, ainda assim, apresentamos uma Seleção da Janela diferente: a dos anúncios que deveriam ser repudiados por todo o meio publicitário, por sua imensa dose de mau gosto.
O primeiro deles, publicado no "Interview" de junho e assinado no canto inferior esquerdo por Ellus de Moda Indústria e Comércio Ltda.: “O Brasil é feito por nós"... Determinar o deprimente neste anunciou é fácil, sabendo-se o texto, que segue exatamente como publicado:
"dia dos namorados .
Que nada! Você sabia que crianças não planejadas nascem aos milhares a cada minuto? O caso é que é muito mais fácil fazer um bebê, do que você pensa; principalmente se você se arrasta. O cara geralmente espera que sua gatinha esteja tomando pílulas, ou naquela do "período não fértil". Ela se arrisca, se esperar que ele "tire" na hora, (o cara, às vezes promete "tirar" e não "tira") e mesmo que "tire", ela ainda pode engravidar. Se você é um cara legal, pelo menos tenha coragem de perguntar se ela esta tomando pílulas. Caso não esteja, use você, um preservativo, que pode ser comprado em farmácias, supermercados, etc. e tal. Se você é uma "mulher", nunca dependa dos cuidados do homem! Antes do sufoco pros dois, procure um amigo que saiba das coisas; ajude você mesmo, e aquelas cabecinhas que poderão pintar, sem saber por quê."
Outra peça deprimente é esta publicada pelo Jornal de Brasília (ô, Fernando Vasconcellos, como é que seu jornal publica uma coisa dessas?), dia 25 de junho, assinada pela agência ELLE, para a revendedora Ford Planalto, com o titulo ''Parece original...", e que mostra a foto de uma exótica figura, "feminina", com a legenda. (ao lado da foto) "Victor - Profissional do show business, haute coiffure e maquiador profissional", e com o texto começando da seguinte maneira: "Você pode economizar alguns cruzeiros, bem poucos por sinal, e ter uma grande desilusão"...
É triste ver que, em nome de uma "criatividade", cometem-se barbaridades como estas. É até cansativo ficar falando, mas já estava na hora do próprio pessoal de criação tomar atitudes contra essas brechas que se abrem contra toda a valorização profissional que os próprios Clubes de Criação vêm tentando impor.
Inclusive quanto ao pessoal de atendimento, que se diz tão cioso de um reconhecimento profissional, também poderia se antecipar ao início de funcionamento do Código de Auto-Regulamentação, e ajudar decisivamente a limpar a Propaganda brasileira de qualquer vestígio de grosseria e mau gosto que ainda tente aparecer.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

João Luís da Silva Faria, presidente da Leo Burnett, está assumindo um posto a nível internacional naquela agência, considerada a quinta maior do mundo. Ao contrário de Ênio Mainardi, João Luís deve continuar no Brasil.
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Ivo Mensch entra para a Direção de arte da McCann do Rio, no lugar de Antônio Maioral, que voltou para McCann de São Paulo.
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Foi apresentada em São Paulo uma proposta para que seja desencadeada uma campanha para levar Francisco Petit, da DPZ, como o representante brasileiro do próximo Festival Íbero-Americano de Propaganda, a se realizar em Barcelona. Como se sabe, o conhecido diretor da DPZ e natural da Espanha, mas se consagrou no Brasil.
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A Norton conquistou uma nova parte da conta da CCPL, correspondente às futuras campanhas do leite Longa Vida.
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Hareton Salvanini, criador de mais de dois mil trilhas para peças publicitárias, fundou, no Rio, com Franklin Mandin Pereira (também da Blow­up),a HF Produções Sonoras, já em plena atuação, tendo produzido três trilhas para os cigarros Hollywood, uma para os móveis Samurai e outra peça para o uísque Green & Gold da Seagram.
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Durante o almoço em homenagem à DPZ foi oficialmente lançada a candidatura de Luís Celso de Piratininga para a reeleição da APP.
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A Labor está atendendo as contas do Titânio Som, empresa fabricante de alto-falantes para carros e da Titânio Eletrônica.
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A CosCom Grant passou a atender a MAT-lncêndio, prestando assessoria nos negócios de exportação da empresa fabricante de tanques de aço e extintores.
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Heleno Getulio - Antonio Vaz, Wilson Loureiro e Antonio Carlos Caldas (1978)
Heleno Getulio, Antonio Vaz, Wilson Loureiro e Antonio Carlos Caldas
Antônio Carlos Caldas, ex-homem de planejamento da Aroldo Araújo Propaganda, assumiu a direção técnica da Casa do Desenho. A atual diretoria da CD é a seguinte: Wilson Loureiro, diretor de criação; Antônio Vaz, diretor de Studio e Heleno Getúlio diretor de Produção, além de Caldas.
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A Brascasa - Material de Construções, empresa do Grupo Brastel, deverá inaugurar dia 11 de agosto sua maior loja, no Rio.
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Peri Cota assume na área de atendimento da Caio, trabalhando para o Grupo Ultra e para Ipiranga, no lugar de Luís Salles que se desligou daquela agência.
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Jorge Cunha Lima, editor-chefe do Senhor Vogue é o convidado para a palestra do Grupo de Mídia, no próximo dia 8 de agosto, às 10 horas na ESPM.
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A ALMAP criou, para o lançamento do novo Claybon Cremoso, uma campanha cujo tema é: "O gostinho gostoso da fazenda". Baseada em dados de uma pesquisa realizada junto a consumidores, a agência comprovou que estes identificavam o produto com elementos naturais do campo. A criação foi de Rui Gutierres e Enido Michelini. E Renê Franulovic aprovou a campanha.
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A Redinger & JG aproveitou para seus quadros duas de suas estagiárias: Sandra A. Catharino, como auxiliar de Mídia e Shyrlei Guitério de Menezes, como trainee;
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O general João Batista Figueiredo deverá abrir o Encontro Nacional de Marketing, de 7 a 10 de setembro, em São Lourenço.
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A DPZ está veiculando sua primeira campanha para a Embraer - Empresa Brasileira de Aeronáutica. Não se trata de uma campanha de produto e sim de financiamento, cujo slogan, criado pela dupla Campioni/Marita é "0 dinheiro que você aplica num avião volta voando".
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A Pubblicità, empresa de Franzé & Sérgio Dourado, e que tem Carlos Pedrosa na direção de criação, com pouco mais de um mês de nascimento já esta com sete clientes e 28 funcionários.
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A Portal, agência de Campinas que faz parte do consórcio de agências lideradas pela DPZ, está completando este mês cinco anos.
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Quem for à III Fenavem, em São Paulo, deve dar uma passadinha na cantina italiana que a Editora Abril montou para promover a Casa Cláudia. O convite é por conta de Francisco Crestana, da Abril.
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No próximo dia 7 de agosto, a ESPM dará inicio aos cursos de Gerência de Marketing, Propaganda: Técnica e Prática, Merchandising e Promoção de vendas, Audiovisual: Técnica e prática, Planejamento e Criação de Campanhas de Propaganda, Introdução ao Marketing, Administração de Vendas.
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A CBBA-Rio está colocando à disposição de profissionais e estudantes cópias da palestra proferida por Hiran Castelo Branco, na ABM, sobre a estratégia do lançamento das sopas Campbell's no Brasil. Os interessados podem procurar D. Jane pelo telefone: 242-7476.
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"O Banco da Gente", slogan do Econômico, foi o tema das ilustrações inseridas no Relatório de Diretoria, elaborado pela GFM/Propeg para aquela empresa. As fotos mostram gente simples de diversas localidades do País e as legendas são versos de autores como Caetano, Chico Buarque, Vinicius entre outros, todos falando de "gente". O resultado desta combinação mostra um aspecto humano e bastante realista, condizente com a própria filosofia da campanha do Banco.
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Um dos mais gostosos comerciais que está sendo veiculado nos vídeos cariocas é, sem dúvida alguma, aquele que a McCann criou para o Conhaque Dreher, no qual João Nogueira aparece cantando um excelente samba de breque bem no estilo do cantor. Apesar disso, o fonograma foi feito pela dupla Tereza Souza e Walter Santos.
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Têm estado muito boas as colaborações do redator Paulo de Tarso (Denison-Rio) para a coluna de José Cláudio Maluf, nas Gazetas Esportivas das segundas-feiras.
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RECORTE E GUARDE: A Janela Publicitária é publicada todas as sextas-feiras, na TRIBUNA DA IMPRENSA do Rio. Mas seu fechamento é às quintas-feiras, ao meio-dia. Qualquer comunicado ou qualquer coisa que vocês queiram nos enviar deve ser feito apenas para a Rua Barão de Itambi, 7/605, RJ, CEP 20000. Ou pelo telefone: 286-4876.