Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
O que pensam os publicitários?
Para comemorar o primeiro aniversário da Janela, estes colunistas enviaram a cerca de 300 dos mais representativos profissionais da propaganda carioca, e alguns da nacional, um questionário procurando avaliar, através de uma amostragem, o que pensam os publicitários sobre o colunismo e, particularmente, sobre o nosso trabalho neste primeiro ano.
Publicamos, a seguir, algumas das conclusões encontradas nesta pesquisa, assim como depoimentos sobre a Janela. Obviamente, suprimimos, não só aquelas que se constituíssem em “pulos do gato”, como, numa preocupação ética, os depoimentos que envolvessem comparações com os trabalhos de outros colunistas (principalmente os comentários favoráveis a nós). Apesar disso, todos os questionários devolvidos e os resultados tabulados encontram-se à disposição de quem os necessitar, para qualquer comprovação ou consulta.
Perguntamos o que os entrevistados achavam do colunismo. No resultado geral, 82% responderam que o consideravam “útil e indispensável”; 14%, que o colunismo é “apenas válido”, e 3% que ele é “um mal necessário”. Já a criação e os diretores de agências de agências são mais radicais. Para nada mais que 78% deles o colunismo é útil e indispensável, enquanto que 21% o considera “apenas válido”.
Apesar daquelas opiniões, cerca de 92% dos entrevistados leem regularmente colunas de publicidade, sendo que, entre os mídias, este número chegou a 100%. Perguntamos também quais as colunas lidas normalmente, sem ordem de preferência. Os resultados foram curiosos. Publicaremos aqui apenas as colunas que alcançam nível de leitura superior a 50% do mercado. No geral, quatro colunas (em ordem alfabética...) estão com aqueles índices: Asterisco, de Armando Ferrentini; Janela Publicitária, destes colunistas; Mercado, de Genilson Gonzaga; e Panorama Publicitário, de José Roberto Whitaker Penteado.
Já entre os diretores de agências e os homens de criação, apenas Asterisco, Janela e Panorama são lidos por mais de 50%. Por outro lado, entre os homens de atendimento, as colunas mais lidas têm sido a Janela, Mercado, e o Panorama. Enquanto isso, os mídias e os relações públicas informam que leem praticamente todas as colunas publicadas nos jornais.
Ficamos muito satisfeitos em verificar que apenas 13% dos entrevistados acharam que uma boa coluna deve apenas noticiar. No geral, 88% acham que deve noticiar e comentar, sendo que 63% também “alertar contra fatos que prejudiquem o mercado”, e 64% também “levantar questões”. E, se o item “denunciar a má propaganda chegou a 49% no geral, entre os profissionais de criação alcançou o significativo índice de 75%, o que dá para se tirar várias conclusões.
Quanto à discutida Seleção da Janela, 65% dos publicitários acham que ela deve continuar e apenas 4% consideraram que ela costuma ser injusta. Já sobre a formação de seu júri, as opiniões foram mais apaixonadas: no geral, 39% dos entrevistados foram de opinião de que o júri deveria ter a presença do colunista e de profissionais de outras áreas da propaganda, além da criação. 37% defenderam a inclusão de consumidores e estudantes, enquanto apenas 18% prefeririam continuar só com os colunistas e profissionais de criação.
Como primeiro resultado prático desta pesquisa, passamos a incluir no júri da Seleção, já nesta semana, um profissional de atendimento, por considerá-lo, dentro da agência, o que mais implicação teria, além dos criadores, na defesa da qualidade dos anúncios. Além disso, desde a semana passada, começamos a indicar os homens de atendimento responsáveis pelas contas dos trabalhos selecionados, assim como o nome do responsável pela aprovação do anúncio, pela parte do cliente.
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De Mauro Salles: Recebam um abraço de parabéns pelo primeiro aniversário da Janela Publicitária. Vocês estão fazendo um belo trabalho: sério e construtivo. Espero que vocês continuem brilhando ainda mais no segundo ano. Um abraço do Mauro.
De Cecília Dutra, atendimento da Standard: Márcia e Marcio, vocês são muito importantes para o nosso “mundo” profissional. A abordagem da Janela dá uma visão muito ampla do mercado, e a sua credibilidade é incontestável. Sente-se que existe muito esforço e um trabalho realmente sério em tudo o que vocês vêm apresentando.
De Nei Cantinho, diretor da Norton: Gosto muito do trabalho dessa dupla de jornalistas. O único comentário que teria a fazer seria de solicitar que continuem o trabalho que eu considero perfeito.
De José Delano D’Ávila, criador da Salles: Embora existam outras colunas, o fato de a Janela ser uma coluna que premia somente a criação de peças veiculadas em jornais cariocas, é realmente um estímulo que faltava.
De Maurice Cohen, diretor da Standard: Uma contribuição refrescante num mercado cansado e blasé.
De Paulo Roberto Lavrille, presidente da ABP: A Janela é (...) dentro daquilo que entendemos ser o colunismo publicitário, uma página que procura enfocar os problemas da indústria da propaganda de maneira séria e profissional, sem compromissos com grupos ou setores da nossa atividade.
De Clementino Fraga Filho, diretor da Esquire: Sem a menos dúvida, acredito que a Janela Publicitária é a coluna mais abrangente e audaciosa quanto aos objetivos de informar e comentar com honestidade de propósitos o mercado publicitário no qual e pelo qual todos os trabalhamos.
De José Roberto Orsi, diretor da Thompson: A Janela consolidou-se em muito pouco tempo. Difícil essa área de colunismo, onde as pressões são muitas, mas os jovens que fazem a Janela souberam conquistar seu próprio espaço. Nossos calorosos aplausos.
De Marcos Evangelista, RP da Telerj: O caráter profissional, honesto e construtivo faz dela a coluna de maior credibilidade no campo. Não significa que eu concorde com todos os pareceres da Janela Publicitária. Parabéns.
De Celso Eduardo Brandão, diretor da Brandão & Associados: Acho que vocês estão fazendo um esforço notável para dar, no Rio de Janeiro, uma feição impressionante ao colunismo publicitário, mais no conteúdo do que na forma – é o que importa. A Janela tem conhecimento, informação, profundidade e análise crítica. Até uma certa ironia. Tomara que continue assim por muito tempo.
De Carlos Cauby Silveira, planejamento da Labor: É um dos melhores trabalhados realizados na área do jornalismo publicitário. Agressiva, às vezes, tomando partido, mas acima de tudo honesta e coerente.
De Toninho Lima, criador da L&M: Continuem se comunicado conosco. Nós, profissionais de criação, vemos em vocês a nossa “linha de frente” nas lutas, nas reivindicações, nos anseios. Vocês são a nossa voz, o nosso autofalante. Precisamos de vocês. Muito mesmo.
De Paulo Antônio Magoulas, da CIS: A Janela é uma coluna aberta e franca, onde são analisados, comentados e noticiados todos os fatos de relevância pertinentes ao mercado, através de um jornalismo limpo, responsável e útil que tem por meta fazer cumprir os reais objetivos da comunicação. A Janela merece o maior respeito e deve permanecer escancarada como uma tribuna ativa na defesa dos interesses da classe.
De Jomar Pereira da Silva, diretor da CBBA: Acho a Janela ótima. Muito informativa, bastante atual. Se vocês conseguirem incluir na coluna uma participação efetiva de consumidores seria ótimo.
De Alcina Machado coordenadora do Grupo Mídia: Marcio e Márcia: Qualquer felicitação seria insuficiente para expressar o contentamento do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro pelo primeiro aniversário da nossa Janela Publicitária. Por tudo que vocês têm feito em favor da propaganda carioca, em particular aos mídias, aceitem nossos agradecimentos e sigam em frente fazendo uma coluna imparcial e honesta.
De Carlos Martins, criador da Caio: Tava indo muito bem, mas agora que começou com pesquisa, marketing e etc. tá arriscando a ir pro buraco.
De Milton Bonano, atendimento da Denison: Janela Publicitária é, na minha opinião, uma das duas melhores colunas publicitárias do Rio de Janeiro. Certos artigos badalativos não me agradam, porque, em geral, a coluna está acima deles, e poderá prescindir inteiramente deles para continuar sendo uma boa coluna.
De Otto Pajunk, mídia da McCann: Acho que a continuação da Janela é muito importante, pelo fato de atualmente ser, sem dúvida, uma das mais completas colunas especializadas em propaganda do mercado.
De Mauro Matos, criação da L&M: Márcia e Marcio: Considero a Janela o acontecimento do ano em colunismo publicitário, da maior importância para o profissional carioca e para o nosso mercado, uma coluna jovem, dinâmica, vigorosa, que – a meu ver – está corporificando nesta pesquisa o que vem buscando há 360 dias: o diálogo e a sua forma definitiva. Só dou quatro estrelas pra vocês porque estou certo que vocês vão ficar melhores ainda e conseguir cinco neste próximo ano.
De Bill Norman, diretor da Caio: Acho que é um belíssimo exemplo pra muita gente grande que anda por aí.
De Renato Castelo Branco, diretor da CBBA: Quero cumprimentar os companheiros pelo grande esforço que têm feito para manter uma coluna inteligente e honesta, posição de que esta pesquisa é um exemplo louvável.
De Sérvulo Tavares, chefe de gabinete da EMBRATUR: Em meu nome e seus amigos da EMBRATUR, nosso abraço e felicitações pelo aniversário da Janela Publicitária.
Da Jotaé: Toda equipe da Jotaé está muito feliz com o trabalho que vocês vêm realizando e nos congratulamos com o primeiro aniversário da Janela Publicitária.
De Nei Leandro de Castro, criador da Caio: Jogando confete em cima de quem merece: Vocês estão fazendo um colunismo dinâmico, inteligente, criativo, imparcial, independente, honesto, sério, novo, sem frescuras, sem empolgação, sem cagar regras. É isso aí.
De Ayres Vinagre, criador da Artplan: Tem sido um trabalho sério e certamente é a coluna mais aberta à participação dos profissionais de todos os setores.
Seleção da Janela
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Carlos Studard (Salles) e Valdir Siqueira (J.W.Thompson) |
Bons ventos parecem não ter soprado prodigamente para os lados da criação publicitária na semana de 10 a 16 de julho. Tanto assim é que o Júri da Seleção da Janela, composto nesta última terça-feira por Nei Leandro de Castro, redator da Caio; Valdir Siqueira, homem de atendimento da J.W. Thompson; Carlos Studart, D.A. da Salles Interamericana e estes colunistas, selecionou apenas um anúncio dando-lhe três estrelas, destacando, porém outro.
“Vamos ao teste da Janela” foi o anúncio ganhador das três estrelas. Realizado pela Denison como anúncio de agência, teve como trio de criação Giancarlo Mecarelli, na direção de arte e Paulo de Tarso e Antônio Torres como redatores, sendo aprovado por Celso Japiassu.
O júri que, no momento da votação desse anúncio, por motivos mais do que óbvios, não contou com a presença dos colunistas da Janela (que, inclusive, entregaram a redação deste texto ao repórter Humberto Martins, presente à Seleção), considerou-o um verdadeiro achado, por ter a Denison aproveitado, no momento certo, a mídia exata pra fazer um anúncio de si mesma. Na opinião de Nei Leandro e Valdir Siqueira, o anúncio está dotado de um inquestionável senso de oportunidade e coragem (já que veiculado em um jornal reconhecido, mas involuntariamente marginalizado) além de ser inteligente e bem-humorado, perseguindo, aliás, uma recomendação da atual criação publicitária brasileira, pelo menos no eixo Rio-São Paulo. Além do que na opinião do Júri, “Vamos ao teste da Janela” foi inteligentemente elaborado com todos os elementos imediatamente reconhecíveis pelo seu público alvo, os publicitários, desde o título – referindo-se a uma conhecida campanha – até o conteúdo do texto.
Entretanto, esta votação teve a contraindicação do jurado Carlos Studart que fez questão de deixar bem claro a sua posição, por ter achado o anúncio, apesar de uma ideia muito boa, prejudicado por uma má execução gráfica.
O júri decidiu dar um Destaque ao anúncio “O melhor lugar...” criado pela Almap para a Vasp, por sua correção. Apesar disso, considerou-se que esta peça, com a força do produto anunciado, poderia ter sido mais ousadamente explorada, em termos criativos.
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
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Anúncio do CCRJ publicado na edição impressa da Janela. |
Sérgio Pavan desligou-se da SGB. No momento, Sérgio está de férias e só pretende estudar novas propostas após retornar. • • •
O Grupo de Mídia está convocando todos os profissionais do setor para sua próxima reunião, no dia 25 de julho, às 9 horas na Escola Superior de Propaganda e Marketing. • • •
Atenção diretores de Arte. A CosCom-Grant está procurando um excelente D.A. para seu departamento de criação. Os interessados deverão procurar dona Ângela, ou telefonar para marcar uma entrevista. • • •
Cláudia Brutt desligou-se da Thompson e foi para a Pubblicità trabalhar ao lado de Carlos Pedrosa. • • •
A Lage, Stabel & Guerreiro teve 22 peças mencionadas no III Anuário do Clube de Criação de São Paulo. Esta informação e muitas outras sobre as premiações da agência são fornecidas através do ótimo folheto que a LS&G está enviando aos colunistas e clientes. • • •
Pedro Sanches, profissional de atendimento, se afastou da Lintas-RJ. Em seu lugar assume Anita Sotto Maior, atendendo, entre outras, as contas da CIS e da Pepsi. • • •
Começam a circular nos próximos dias as primeiras peças publicitárias preparadas pela CosCom-Grant para seu cliente Sorvete Italiano Hébom, que introduziu uma nova fórmula para comercialização de sorvetes, em postos de gasolina. • • •
Emanoel Sader, ex-diretor do CBPE, viajará para Caracas, onde assumirá a Presidência do Banco InterAmericano de Poupança e Empréstimo, para o qual foi eleito com mandato de 3 anos.
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O Grupo Egoli que opera no mercado interno e externo através das empresas Companhia Brasileira de Espumas S.A.; Nilquímicas Indústria e Comércio de Produtos Químicos, Engecoat, e Exportadora e Importadora Brasil York entregou sua conta publicitária e de relações públicas a Aroldo Araújo. • • •
O DCI passará a editar o suplemento Tendências Econômicas 78 trimestralmente. O próximo suplemento sairá em agosto, trazendo depoimentos, análises e gráficos que se constituirão em valiosos subsídios para orientação dos dirigentes de empresas. • • •
Colaboram com esta coluna os repórteres Humberto Martins, Laís Frota, Vítor Felzenszwalb e Marlene Barcelos. • • •
Como de costume, esta coluna fecha às quintas-feiras ao meio-dia e é publicada às sextas-feiras. Qualquer comunicado deve ser feito para a Rua Barão de Itambi, 7/605. CEP: 20000. RJ. Ou pelo telefone: 286-4876. • • •
A Norton prestou homenagem a Oriovaldo Vargas, presidente da Associação Brasileira de Agências de Propaganda, e recém-eleito presidente da Denison. • • •
A BELFAN, fabricante dos produtos Wella, entregou uma parte de seus produtos para ser atendidos pela Lintas: Koleston, Coloucharm, Wellaspray e Wellaflex. Mas a Lintas continua fazendo todo o planejamento de mídia daquela empresa. • • •
No próximo dia 26 de julho, às 20:30h na livraria Francisco Alves (Rua Farme de Amoedo, 57) será realizado o coquetel de lançamento dos livros vencedores do Prêmio Remington de Prosa e Poesia. • • •
Antônio Luiz Accioly comunica aos seus amigos mídias que a revista do Domingo do Jornal do Brasil publicará na edição de 27 de agosto uma matéria especial cobrindo toda a Feira Internacional da Alimentação que se realizará na semana de 28 de agosto a 3 de setembro do Rio Center. Fechamentos: Autorização – fração de página dia 10 de agosto. Material – arte final dia 16/8 e fotolito 18/8. • • •
As calças Cukier e a produtora WEA vão promover no próximo dia 24, um exótico concurso de discotecários na discotéque Papagaios. Na ocasião serão apresentados também os novos modelos de calças jeans Cukier. • • •
O Clube de Criação do Rio de Janeiro deverá realizar até o final deste mês um debate que terá como tema o mercado da fotografia publicitária no Rio, onde serão discutidas qualidade e produção fotográfica. A diretoria do Clube está organizando também um Seminário de Reciclagem Profissional que abordará, mensalmente, assuntos interessantes como o rádio, cinema e TV, produção gráfica e ilustração. • • •
A Empresa Paulista de Propaganda está em novo endereço: Rua Bento Freitas, 178 – 1º andar – Vila Buarque. CEP 01220. • • •
Na próxima semana a Janela Publicitária voltará à sua linha jornalística normal, mas melhorada. Aguardem os novos, sensacionais e polêmicos depoimentos.
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