Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Porque a ALMAP ganhou a concorrência do CBPE?
- “As agências que participaram da concorrência parece que não valorizaram suficientemente o que eu havia avisado várias vezes. O maior problema do CBPE estava na mídia e nos critérios de seu controle no interior do Brasil”.
Assim se expressou Luís Lobo, o conhecido homem de comunicações do CBPE, exclusivamente para esta JANELA, reportando-se ao problema de que aquele anunciante perdia “praticamente 20% de sua verba” enfrentando a inevitável veiculação de suas campanhas por todo o País.
Curiosamente, algumas horas antes, a JANELA também havia realizado uma entrevista exclusiva com Alex Periscinoto, vice-presidente da ALMAP – Alcântara Machado, Periscinoto Propaganda, agência vencedora da verdadeira “Concorrência da Década”, na qual Alex nos explicou que, uma das coisas apresentadas pela ALMAP ao CBPE, e que provavelmente os teriam levado a vencer a concorrência, teria sido a maneira de a agência trabalhar quanto à fiscalização de mídia nas áreas periféricas do País. Segundo Alex, a ALMAP “apresentou um panorama real da mídia do Brasil hoje, e propôs soluções concretas”.
Talvez esta tenha sido a razão que levou o CBPE, a despeito da opinião inicial de Luís Lobo, a escolher novamente apenas uma agência e não um pool. Conforme Lobo afirmou, “são muitas as agências que dispõem de excelentes departamentos de criação, ou de eficientes profissionais de atendimento e planejamento”. Mas a atual situação da maioria das empresas controladoras de veiculação obriga a que a própria agência disponha de um eficiente sistema que permita a ela agir independentemente protegendo a si mesma e ao anunciante.
Esta vitória, inclusive, segundo Alex, vem demonstrar que “uma série de inovações que vem sendo testadas na ALMAP nos últimos dois anos podem ser consideradas aprovadas”. Os detalhes dessas inovações, Alex preferiu não informar, “por uma questão natural de concorrência de mercado”, mas nos garantiu que são “comportamentos assumidos nas áreas de pesquisa, de criação e de planejamento”.
- Fora da ética, garante Alex, nada foi oferecido, em termos comerciais. E tudo o que se afirmava dispor, o CBPE ia checar. Se alguém dizia que tinha computador, eles iam lá e conversavam com o operador do computador para saber o que ele estava fazendo naquele momento. Eles fizeram as coisas com muita lisura, mas com um rigoroso pente-fino.
Por estas razões, Alex considera que “todas as agências que participaram da concorrência saem prestigiadas”.
A repercussão primeira da conquista desta conta para a ALMAP será o fortalecimento da sucursal carioca, que vinha funcionado praticamente em nível de escritório, sob a correta direção Antônio Carlos Rosa Gonçalves. Segundo Alex, o Rio passará a ter um arsenal de ferramentas no mesmo nível profissional que São Paulo. Já está decidido que mais um andar será alugado no prédio onde a agência funciona, e novos profissionais serão contratados, principalmente nas áreas de mídia, atendimento, produção de RTV e criação, que utilizará, na opinião de Antônio Carlos, duas duplas. A princípio, e mais pela questão de urgência, alguns destes profissionais virão de São Paulo, mas, ressalvam Alex e Antônio Carlos, “simultaneamente a ALMAP estará contratando publicitários cariocas”.
Esta conquista, sem dúvida poderá trazer alguns benefícios ao mercado desta cidade. A melhor estruturação desta sucursal pode mesmo permitir que as várias contas cariocas da ALMAP passem a ter suas campanhas criadas e produzidas pela equipe local. Além disso, a conquista de novas contas fica facilitada, refletindo diretamente no mercado de trabalho.
Nesta próxima semana, Alex Periscinoto vem ao Rio ultimar alguns detalhes desta conquista. Sabe-se que a conta não será transferida da atual agência, a SGB – considerada por Alex como realizadora de um bom trabalho – bruscamente para a ALMAP. Inclusive, já está programado um “seminário” do CBPE com a nova agência para inteirá-la das totais necessidades da conta, e visando evitar uma solução de continuidade na linha seguida pela campanha.
Em termos de posicionamento dentro do mercado nacional, a conquista do CBPE pela ALMAP sozinha teve uma consequência surpreendente. A partir deste ano a ALMAP destrona irremediavelmente a MPM da colocação como “Maior Agência do País”, e com base nos critérios de faturamento defendidos pela própria agência de Macedo, Petrôneo e Mafuz. Em termos cariocas, então, quando a ALMAP já se encontrava, mesmo dispondo apenas de um escritório, entre os maiores faturamentos, esta nova colocação será inquestionável.
Quem for sócio da ABP, dê um passo à frente.
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Paulo Roberto Lavrille, presidente da ABP. |
Dentro de 30 dias, a ABP – Associação Brasileira de Propaganda deverá estar comprando sua nova sede, resolvendo um dos graves problemas causados pelo incêndio que destruiu a antiga sede, no ano passado.
A falta de sede, porém, não é um dos mais sérios entraves que a atual administração de Paulo Roberto Lavrille está enfrentando. Como todos sabem, o incêndio destruiu totalmente os registros da Associação que hoje não tem mais qualquer ideia de quem são todos os seus associados. Segundo Paulo Roberto, dos 1800 inscritos na ABP, apenas 700 tem seu endereço ainda cadastrado, o que dificulta qualquer iniciativa de cunho associativo.
Querendo sanar estas dificuldades, a ABP, por seu presidente Paulo Roberto Lavrille, nos procurou para, através da JANELA, se iniciar uma campanha intensiva de convocação de novos sócios, e de recadastramento dos antigos. Como disse Paulo Roberto, “a ABP está precisando de gente que acredite nela, e tenha um pouco de paciência e ajudar agora para colher depois”.
Para os sócios antigos, esta é uma grande oportunidade. Afinal, a ABP está disposta a perdoar e esquecer todas as dívidas anteriores de quem se apresentar e recomeçar a pagar regularmente.
E, para quem estiver em dúvida se vale ou não a pena se associar, ou participar, lembramos que qualquer associação é um reflexo direto da participação de seus membros. Associações paternalistas não existem. Antes de perguntar “o que uma associação pode fazer por você?”, a pergunta certa a se fazer primeiro é: “o que eu devo fazer, para que a associação possa fazer por mim?”.
Se você é sócio da ABP, dê um passo à frente se apresentando, e dê o passo à frente de marcar sua participação. Procure a Dona Leila, na sede provisória da ABP, à Rua Teófilo Otoni, 63/58, ou pelo telefone 253-0882 ramais 38 ou 66.
Mais um festival à vista!
Encerram-se no dia 2 de junho, as inscrições para o 9º “Awards Show”, promovido pela revista Art Direction. A exposição “Criativity/78” é considerada uma das maiores do gênero, sendo levada, todos os anos, às maiores cidades americanas. Além disso, as peças aprovadas serão reproduzidas em um anuário editado pela própria Art Direction, e que atinge um grande número de eleitores.
Poderão concorrer trabalhos de todo o mundo veiculados de junho de 77 a junho de 78. Estes trabalhos não devem ser mandados montados. Cada peça deverá ser identificada por seu título ou descrição. Deve-se preferir o envio de cópias e não de originais, pois estes não serão devolvidos. Para trabalhos de maiores dimensões aconselha-se que sejam remetidas em cópias 16 mm ou vídeo-tapes ¾”.
As peças poderão ser inscritas nas seguintes modalidades:
I) IMPRESSOS
Produtos: peça única e campanha; b) Marca: peça única e campanha; c) Posters; d) Relatórios Anuais; e) Brochuras/Catálogos; f) Capas de revistas – livros – discos; g) Embalagens; h) Editoriais peça única e várias peças; i) Marcas Registradas e Logotipo; j) Painel Timbrado; k) Peças promocionais e diversos; l) Selos; m) Utilidade Pública; peça única e campanha; n) Política peça única e campanha.
II) CINEMA/TV
p) Produto: peça única e campanha; q) Empresa: peça única e campanha; s) Serviços públicos peça única e campanha; t) Política peça única e campanha; u) Aberturas.
As taxas de inscrição terão os seguintes valores:
IMPRESSOS
Peças únicas (US$ 4,00), campanha (US$ 8,50), três ou mais páginas (US$ 8,50).
TV&C:
Peça única (US$ 9,50); campanha (US$ 18,00); filme com mais de um minuto (US$ 20,00).
Os trabalhos deverão ser acompanhados dos formulários publicados na edição de fevereiro de 78 da Art Direction. Quem não tiver acesso a esta publicação comunique-se com a JANELA que nós teremos o maior prazer me providenciar imediatamente uma cópia de formulário.
Os interessados em remeter os seus trabalhos ou colher maiores informações deverão se dirigir a Maurie Ensworth/Creativity 78 – 19 West 44st Rm 802, New York. NY 100036 USA. Tel.: (212) 986-4930.
Seleção da Janela
A semana de 16 a 23 de maio, ao contrário da anterior, deixou muito a desejar quanto à qualidade dos anúncios veiculados nos jornais cariocas. Esta foi a opinião do júri desta Seleção da Janela, composto por Gustavo Waehneld (Redator e Diretor de Criação da Esquire), Mauro Matos (Redator e Diretor de Criação da L&M), Wilson Loureiro (Diretor e Diretor de Arte da Casa do Desenho) e estes colunistas.
O júri decidiu apenas dar “Destaques” (que não entram na contagem anual de pontos da Seleção) a dois anúncios: “A Nashua propõe...” e “Venha papar um filet mignon de dois quartos e sala em Niterói.” realizados pela SGB para a Nashua e para a Consultan Imóveis, respectivamente.
Apesar de bem produzido e resolvido com bastante senso de oportunidade, na opinião do júri o anúncio da Nashua não conseguiu manter o bom nível dos anteriores feitos pela SGB para aquela empresa. E o “Venha papar...” mereceu Destaque graças ao recurso de ilustração utilizado, que o destacava na paisagem publicitária e editorial dos jornais. Ainda assim, o júri questionou a eficácia e a validade do recurso.
(Clique nos anúncios para ver em tamanho maior)
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Destaques |
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
Mesmo confirmado o (triste) desaparecimento da agência Cosi, Jarbas, Sergino, de São Paulo, não tem o menor fundamento a noticia de que Jarbas José de Souza viria para a criação da MPM-Rio. Quem nos garante é Sérgio Toni, diretor de criação da citada agência.
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Quem vai para a MPM-Rio é o redator Ney Azambuja, vencedor do I Concurso Nacional de Outdoor. Ney, até esta semana, estava na L&M.
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E a L&M nos envia um belo portfólio de seus trabalhos mais recentes. Realmente, a criação desta agência cresceu muito com o trabalho de Mauro Matos na direção de Criação.
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Esta coluna lamenta profundamente o fechamento da revista Repórter Três anunciada esta semana e justificada por falta de apoio publicitário. Repórter Três nos parecia uma das melhores iniciativas editoriais brasileiras dos últimos tempos.
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O ex-Mídia Antônio Luiz Accioly, agora na chefia de Publicidade da Revista de Domingo do Jornal do Brasil foi o diretor de criação, redator, diretor de arte e mídia de uma série de pequenos anúncios da revista que vêm sendo publicados no corpo do JB.
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Cecília Silveira, representante do Clio no Brasil, está colocando à disposição das agências de publicidade e anunciantes de todo o Brasil todos os rolos de filmes do Clio referentes aos anos de 72 a 77. Os interessados em obter a “memória” do Clio devem entrar em contato com Cecília Silveira (tels: 262-6599 e 262-3962), em São Paulo.
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A Lintas acaba de ganhar a concorrência para atender os novos produtos da Cica. Este fato não abalará o atendimento da Proeme aos antigos produtos da mesma.
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A revista Mundo Mecânico dedicará uma edição especial à XII Feira de Mecânica Nacional. No período de 30 de junho a 9 de julho, serão colocados em circulação 10.000 exemplares da dita revista no Pavilhão de Parque Anhembi, em São Paulo, onde a Feira estará sendo realizada.
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A volta do Programa Flávio Cavalcanti domingo no Rio de Janeiro provocou um considerável aumento na audiência da TV Tupi. No domingo anterior à volta do programa, dia 3 de abril, a Tupi apresentou um índice de audiência de 7.0 em São Paulo e de 6.4 no Rio de Janeiro. Já no domingo seguinte este índice de audiência elevou-se, respectivamente para 15.2 e 16.1.
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O telespectador brasileiro já não vem sendo tão fiel às novelas com antes. Pelos últimos dados fornecidos pela Audi-TV, e publicados no Informativo de Mídia da McCann, verificamos que as novelas mais recentes estão decaindo em relação às anteriores. Com exceção de “O Astro”, que consegue atingir índices irregulares superiores a 50 por cento no Rio de Janeiro e em São Paulo, mesmo as outras novelas do horário nobre estão sofrendo uma queda em sua audiência.
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Um dos pontos mais importantes da tese apresentada por Hiran Castelo Branco no III Congresso Brasileiro de Propaganda é aquele que lembra que, na verdade, o uso da linguagem local e o de instrumentais internacionais não só podem coexistir como são até uma forma de se obter a maior eficácia da propaganda. Concordamos em gênero e grau, a despeito de alguns radicais da criação.
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O presidente da CBBA-Rio, Jomar Pereira da Silva recebeu ontem para uma lauta feijoada comemorativa conjunta de seu aniversário, o de sua mulher Jamile e do casamento dos dois, publicitários e colunistas desta praça. Entre eles, Marcelo Silva, Luís Lobo, Bjarke Rink, Ivan Curvello, e estes redatores, é claro.
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A entrega dos prêmios do Concurso de Outdoor, dia 30 próximo, terá a presença do Ministro do Trabalho, Arnaldo Prieto. Sinceramente continuamos sem entender a finalidade deste concurso. Pra que a presença do Ministro do Trabalho numa campanha contra o tóxico? Não deveria ser o Ministro da Justiça? Ou é só pra criar assunto em jornais? Além disso, a notícia de que o outdoor vencedor será veiculado na mais importante publicação da Suíça está nos parecendo piada. Será que é para o Egon e o Michel Frank lerem? E se for piada, é de mau gosto, porque prova que nem a Central de Outdoor acredita em seu veículo. Se não, por que este trabalho criado por Ney Azambuja e Ernani Gouvêa para utilização em outdoors será veiculado, na Suíça, em outro veículo? Ou na Suíça o outdoor não tem importância? Mais uma vez a Europa se curva perante o Brasil!!!...
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Dentro da estratégia de fazer o público entrar e frequentar as agências da Caderneta de Poupança Cofrelar, a Redinger & JG iniciou, desde o último domingo, uma nova campanha para este cliente na qual o público pode receber pilhas Ray-O-Vac de brinde, tendo como motivação a irradiação dos jogos do Mundial 78. O porta-voz da campanha está sendo João Saldanha com todo o seu jeito de boa gente, e que fez já no dia seguinte o público formar filas nas portas da Cofrelar para ganhar suas pilhas, mesmo sem depositar ou abrir conta.
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O compositor jinglista Reginaldo Bessa se apresentará de 30 de maio a 4 de junho no Teatro Ipanema.
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Esta coluna sai às sextas-feiras e fecha às quintas-feiras ao meio dia. Comunicados para Rua Barão de Itambi 7/605, Flamengo, Rio. Ou pelo telefone 286-4876.
Anúncio publicado na edição impressa da Janela, com 8 colunas de largura.
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