Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Vamos começar a torcer: estão aí nossos finalistas no Clio.
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Cecilia Silveira, representante do Clio no Brasil, e Bill Evans, presidente internacional do concurso. |
A Janela Publicitária publica, em primeira mão, a lista dos finalistas brasileiros do Clio Awards. Todos os trabalhos citados adiante já garantiram, pelo menos, diplomas. Agora, o Clio entrará em sua fase final de julgamento, definindo as estatuetas. Segundo Cecília Silveira, representante do Clio no Brasil, este ano a competição bateu seu próprio recorde de inscrições, com 8.857 peças de 41 países.
Os finalistas das categorias técnicas ainda não foram totalmente tabulados em TV-cinema e rádio. Assim que o resultado for confirmado, a Janela o publicará, numa cortesia de Cecília Silveira.
Como o nome dos participantes foi inscrito em inglês, preferimos não traduzir quando pudesse existir dúvida sobre a forma original brasileira de apresentação.
Rádio
* Gang Publicidade
Utilid. Domésticas (Household Items)
- Rhodia Catch – “No more mosquitos” – Utilid. Domésticas – Rayovac – “No distances”.
* McCann Erickson
Automóveis – Chevrolet – “Feito para vocês”.
* Norton Publicidade
Serviços – Banespa – “Dia dos Pais”.
* Proeme
Prod. Embalados – Kids Milk Sweets “Spin Sweet tray spin”.
* Nossoestúdio Som e Imagem
Serviços – Banco Nacional – The air Banco Nacional.
Impressos
* Abaeté Propaganda
Farmacêuticos – Gerontabol Merck – “Chevrolet” – Marca – Roche – Vitamin Additives – “Pão”.
* Castelo Branco e Associados
Empresa – Mensagem de Natal da CBBA – “É sempre bom começar...”
Mobília – Fogões Semer – “Marieta stamped her foot”.
* L&M Propaganda
Imóveis – Land Plots – “Mandala”.
* MPM Propaganda
Imóveis – Barramares – “Feminine Gender”
Imóveis – Barramares – “Barramares Inc.”
Serviços – Serpro – “The Mayors”.
* Denison Propaganda
Empresas – Aniversário da Telesp – “Om this Holiday”
Empresas – Union Carbide – “Dia após dia”.
* Esquire Propaganda
Transportes – Lloyd Brasileiro – “Rio Verde from a new corp”.
* Bureau Técnico de Publicidade
Vestuário – Ciane – “Though I’ve caressed”
Vestuário – Ciane – “Amei sua avó...”
Vestuário – Ciane – “Nós sempre brincamos juntos...”
* DPZ Propaganda
Promoções – Itaú – “Copa de tênis Itaú”
Produtos Femininos – Johnson e Johnson – “All the things”.
Serviços Públicos – Conselho Nacional – “I want to live”
* Gang Publicidade
Serviços – Comind – “Take advantage”
Serviços – Comind – “Another treat”
Serviços – Comind – “After Knowing”
Utilid. Domésticas – Repelex – “Não deixe...”
* McCann Erickson
Utilid. Domésticas – Lãs Cisne – “Don’t you feel”.
Bebidas não alcoólicas – Coca-Cola – “Coca-Cola dá mais...”
* Proeme
Varejo – H. Stern – “There nothing wrong”
Varejo – H. Stern “Good newss”.
* Sell Promoções e Propaganda
Artigos pessoais/presentes – Secador de cabelos Sunbeam – “The New Dryer”
* ALMAP
Promoções – Brazilian Textile – “22º Fenit”
Serviços – CTBC Telephone – “The telefone is Always”
Acessórios – Lubrax Md300 – “The lecture”
Promoções – Sociedade Pestalozzi – “7º nacional”
Automóveis ´VW 1300 – “The longest”
Automóveis – VW – “Free the way”
* SSC&B: Lintas
Farmacêuticos – Fraldas Descartáveis Johnson – “Dry baby”
Produtos p/ mulher – Eleven – “Discretamente fascinante”
Transportes – Ibéria – “Foods”
* SGB Publicidade
Serviços – ICM – “The Whode town”
Imóveis – Socico – The best argument.
Imóveis – Socico – “Gente Grande”
Equipamento de escritório – Cobra – “Big computers”
Empresas – Cobra – Brasil has cobra”.
* Salles/Inter-Americana
Serviços Públicos – DNER – “Férias”
* Nexus/Usina
Equipamento Agrícola – HWB Galon Dresser – “Dorival Mengaalvio”
* Nova Prova
Empresas – Hoescht – “With a little”
Empresas – Hoescht – “Our Operator”
Empresas – Hoescht – “If Yan are”
* Publitec Propaganda
Industriais – Pirelli – “We are selling”
Industriais – Pirelli – “Humanity Took”
Artigos para o lar (Home Furnishings) – Carpet Sommer Multipiso – “we have”
* J.W. Thompson – “Como chegar a Thompson”
Marca – Kodak xereta II – “Merry Click to you”
Televisão/Cinema
* Novagencia de Propaganda
Cerveja – Brazilian Blend – “Three Honest Man”
* Abaeté Propaganda
Utilid. Domésticas – Fósforos Fiat Lux – “Ballet”
* DPZ Propaganda
Eletrodomésticos – Enceradeira Walita – “Truth”
Serviços Públicos – Conselho Nacional – “Pombos”
Empresa – Banco Itaú – “Sinos”
Alimentos – Peru temperado Sadia – “Ovo”
* SGB Publicidade
Varejo – Globex Utilidades – “Samba”
* SSC&B: Lintas
Prod. Farmacêuticos – Escova de dentes Johnson – “Namorado”
Confeitos – Snacks – Biscoitos Tostines – “Ópera”
* ALMAP
Serviços Públicos – Associação de Assistência – “First Steps in Life”
Produtos p/ o Homem – Gilette – “Don Juan had a close shave”
Art. Para o lar – Lençóis Tergal – “Nursery Strife”.
* Denison Propaganda
Eletrodomésticos – Telefunken Stereo – “Piano Player”
* Gang Publicidade
Brinquedos – Doll – “Little Miss Lazybones”
Brinquedos – Doll “Little Lap”
* McCann Erickson
Vestuário – Zippers Corrente – “Lady Undessing”
Laticínios – Sorvete Nestlé – “Versatile”
* Mendes Publicidade
Varejo – Óticas Belém – “Rodolfo Valentino”
* Norton Publicidade
Serviços – Banespa – “Clube de futebol”
* Nova Prova
Alcoólicos – Brazilian Blend Whiskey – “Three honest man”
* Cinegra
Serviços Públicos – ARP – “Bad trip”
* Produções Cinematográficas ABA
Serviços – Bamerindus – “Last Moments”
Empresa – Bamerindus – “Absolute Silence”
* Promo – Serviços de Promoções
Eletrodomésticos – TV Philips – “Aldemir Martins”
Eletrodomésticos – TV Philips – “Rebolo Gonzales”
Eletrodomésticos - TV Philips – “Noêmia Mourão”
* Salles/Inter-Americana
Serviços Públicos – DNER – “Luvas”
* Standard, Oglivy & Mather
Laticínios – Iogurte Vigor – “Teste”
Vestuário – Calçados Conga – “Volta à Escola”
* Última Filmes
Cosméticos – Colônia Alfazema – “A Carta”
Artigos para o lar – Sta. Marina Plates – “The Plate”
Vestuário – Zippers Corrente – “Lady Undressing”
Oriovaldo morreu. Viva Oriovaldo.
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Oriovaldo Vargas Loffler |
Com 217 votos contra os 197 conseguidos pela chapa “Integração”, Oriovaldo Vargas Loffler e toda a equipe da chapa “Prorrogação” foram reconduzidos à Diretoria da ABAP.
Segundo nossas informações, uma série de votos foram considerados “de caso duvidoso”, e permitiria que a chapa “Integração” prorrogasse a apurações através de apelações, que poderiam, inclusive, ser decididas na Justiça. Este procedimento, eventualmente, mas não seguramente, viria a favorecer a chapa de Castelo.
Reunindo-se, porém com seus companheiros, Renato Castelo Branco decidiu que a “Integração não deveria acirrar disputas na ABAP, e reconheceria a vitória de Oriovaldo”. Por outro lado, e numa atitude bastante digna e elogiável o atual e futuro presidente da ABAP convidou a chapa perdedora para que fosse realizada uma reunião conjunta entre todos os concorrentes, a fim de avaliar e discutir o plano de trabalho proposto pela “Integração”, e, sendo possível, anexá-la ao plano que deverá ser seguido na nova gestão da Diretoria. Para próxima semana, portanto já foi anunciado um jantar entre as duas chapas para efetivação desta proposta de Oriovaldo.
Desta eleição fica a mostra do que também para a Propaganda Brasileira, o processo democrático na escolha de líderes só vem a fortalecer e aperfeiçoar as estruturas. Se, durante o Congresso, Oriovaldo Vargas, chegou a declarar que não se canditaria novamente para possibilitar o surgimento de novos líderes, agora pode se despreocupar. Aquela estreita diferença de votos demonstra que Oriovaldo já pode contar com a presença de Renato Castelo Branco e seus membros de chapa entre as lideranças da nossa Propaganda.
O momento agora é de ninguém mais abrir mão de sua participação em qualquer das decisões políticas da Propaganda. Porque no final, é como declarou Renato Castelo Branco, depois de todas aquelas decisões:
- A guerra nas eleições da ABAP terminou em paz.
Se depender de Franzé, Sérgio Dourado não volta à “house”.
No início desta semana haviam surgido novos comentários de que a Sérgio Dourado Empreendimentos Imobiliários deixaria de ser atendida pela Premium Propaganda para constituir mais uma vez sua própria agência. Esta “house-agency”, por sua vez, seria dirigida por Francisco José da Cunha Martins, o Franzé, atual diretor adjunto de Novos Negócios da Premium, que levaria consigo vários elementos daquela agência.
Questionado a respeito, Franzé nos garantiu, no entanto, que em hipótese alguma viria a se desligar da Premium para dirigir uma “house”. Segundo ele, as “house-agencies” são um negócio que não tem condições de dar certo e, portanto, estão fora de suas cogitações.
Apesar disto, Franzé admitiu que não está afastada a hipótese de que uma agência nova possa ser criada, tendo a Sérgio Dourado como conta principal, a princípio, com a flexibilidade de já começar com os clientes menores e vir a conquistar outros futuramente.
Ainda assim, Franzé garante que, no momento, não há absolutamente nada definido a respeito. “Principalmente”, diz ele, “porque gosto muito de trabalhar aqui na Premium e qualquer decisão terá que ser ainda muito discutida e pensada”.
Os grupos profissionais pedem para ser ouvidos.
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Pedro Galvão, durante o Encontro Nacional de Criação, no Rio |
O Clube de Criação do Rio de Janeiro divulgou ontem uma extensa declaração sobre o III Congresso Brasileiro de Propaganda, avaliando a participação dos diversos grupos profissionais. É o seguinte, o texto da declaração:
“O III Congresso Brasileiro de Propaganda representou, numa medida muito ampla, uma vigorosa demonstração de convivência democrática, em que as pessoas puderam manifestar seu pensamento, trocar informações, participar politicamente de todo um esforço para a valorização da atividade publicitária e exercer o debate, inclusive sobre os mais graves problemas nacionais.
Essa é uma conquista cujo alcance todos os publicitários devem procurar avaliar, defender e desenvolver daqui para a frente.
Para a sua realização todos os setores colaboraram. Mas sem o empenho de Luiz Celso de Piratininga Figueiredo, que recebeu o apoio das associações estaduais dos clubes de criação e de outras entidades, é quase certo que ele não se teria concretizado.
A nosso ver, o fato mais promissor, senão o mais importante, do III Congresso, foi a participação intensa, organizada e produtiva dos Grupos Profissionais, inclusive na fase de planejamento e de organização do temário.
Os Clubes de Criação, o Grupo de Mídia, o Grupo de Atendimento prepararam-se autonomamente, praticamente sem intercâmbio de informações. E, apesar disso, levaram para o Congresso teses e posições que, no fundamental, convergem em torno dos mesmos princípios.
Essas teses defendem a ampliação do mercado interno, a desconcentração da renda nacional, a incorporação da imensas camadas sociais que estão fora da vida econômica brasileira, a desconcentração de verbas públicas, a valorização dos mercados regionais pela descentralização dos departamentos de criação, planejamento e atendimento, a regulamentação da profissão, a luta contra a censura e pela volta aos quadros constitucionais.
Nesse contexto também se inclui um acontecimento de grande importância e que pode beneficiar extremamente o mercado da propaganda: a união das pequenas e médias agências de todo o país em defesa dos seu interesses.
Tais posições constituem verdadeiras bandeiras de luta e devem ser defendidas e desenvolvidas, como parte valiosa do programa de trabalho de todas as associações.
A moção que apresentamos pela volta ao Estado de Direito, lida pelo presidente do Congresso, foi aclamada em plenário por quase 2 mil congressistas que a aplaudiram de pé. Esse caloroso pronunciamento deve ser compreendido em toda a sua extensão. Por um lado é o pronunciamento de um dos setores vitais de sustentação do sistema. E isto é, no mínimo sintomático. Por outro lado, devemos ter consciência de que, se chegamos a essa posição, é porque ela é fruto de uma aspiração nacional, para a qual têm colaborado amplos setores da opinião pública, que há muito vem se manifestado pela volta do País à plenitude do Estado de Direito.
O Código de Ética e de Auto-Regulamentação, cuja importância é de justiça reflete obviamente, em muitos aspectos, os interesses das instâncias mais poderosas do meio publicitário. Mas seu processo de elaboração foi democrático, em larga medida recebendo numerosas contribuições de várias entidades profissionais, entre elas o Clube de Criação do Rio de Janeiro.
O Código e o Congresso foram também importantíssimos por terem motivado os profissionais a realizarem uma reflexão coletiva sobre suas responsabilidades diante da profissão e da realidade social, econômica, política e cultural do País.
O 1º Encontro Nacional de Criação Publicitária e o trabalho preparatório do Grupo de Mídia foram etapas fecundadas desse processo de reflexão. Daí saíram algumas das linhas fundamentais que definiram as preocupações e os anseios dos publicitários no 3º Congresso.
Esta convergência sugere, daqui para a frente, uma colaboração organizada entre os grupos profissionais à sua união em torno de princípios e em termos de trabalho, através, por exemplo, de encontros regionais e Inter setoriais.
O 3º Congresso demonstrou que essa união é necessária para aumentarmos nossa influência nos mecanismos do sistema publicitários e para dar peso político à categoria profissional nos quadros da vida brasileira. Demonstrou que só conseguiremos aumentar essa influência e conquistar esse peso se soubermos defender e valorizar a nossa atividade e se soubermos pensar politicamente a nossa profissão.
A partir do 3º Congresso, qualquer decisão importante envolvendo o negócio da propaganda não deve ignorar a contribuição dos grupos profissionais.
Somos parte legítima e interessada nesse processo.
Clube de Criação do Rio de Janeiro.
Publicitários do Paraná fundam nova Associação de Propaganda.
Os publicitários do Estado do Paraná acabam de oficializar, em Curitiba, a Associação Paranaense dos Profissionais de Propaganda. A oficialização da entidade ocorreu durante reunião realizada na sede da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas do Paraná, tendo sido eleita a seguinte Diretoria Executiva: Presidente – Kaiser Braga Carneiro (Grupo Pão de Açúcar); Vice-presidente – Hiran de Souza (Exclam Propaganda); Primeiro Secretário João Carlos Benvenuti (Rádio Independência); Primeiro Tesoureiro – Roberto Peixoto de Souza (TV Paraná).
Desde 1962, os publicitários do Paraná vêm tentando criar um órgão que os representasse. Naquela época, foi fundada a Associação Paranaense de Propaganda, extinta depois por falta absoluta de união e objetivos mais concretos. Desde então, todas as iniciativas foram em vão, até que, no ano passado, criou-se o Clube de Criação do Paraná, mostrando em pouco tempo a necessidade de novas associações.
Em janeiro deste ano foi criado o Grupo de Mídia do Paraná, que vem desenvolvendo um trabalho intenso, tendo conseguido, inclusive, excelente participação no III Congresso, realizado mês passado.
A Associação Paranaense de Profissionais de Propaganda já tomou sua primeira providência importante, o pedido de ingresso no Conselho Nacional das Associações Estaduais de Propaganda. Este pedido já foi aceito pelo presidente do Conselho (Aps-Brasil), Luís Celso de Piratininga.
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
Francisco José Penedo (ex-SGB, Standard e Premium) é o mais novo Diretor de Arte de Redinger & JG.
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O relatório anual de 1977 da Norton destaca que “o crescimento da Agência, em termos de receita absoluta, foi 40% superior ao último ano, e o lucro cresceu aproximadamente quase três vezes em relação ao último ano, e o lucro cresceu aproximadamente quase três vezes em relação ao último exercício, ou seja, quase 3% do faturamento bruto”. E ressalva que para eles “apesar de não ser um resultado excepcional, e de estar muito aquém da concorrência, representa um estímulo”, principalmente, em face dos objetivos que almejaram e dos investimentos que realizaram.
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A GFM-Propeg está realizando, na nova sede de Recife, sua avaliação trimestral, com a presença dos diretores de todas as unidades estaduais. Do Rio, comparecem Viviano Caldas e Bjarke Rink.
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O Clube de criação do Rio faz 3 anos próximo dia 15, e está preparando uma festa para seus associados.
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É impressionante o bairrismo dos jornais brasileiros. O Correio Braziliense, em sua matéria sobre o Grupo Permanente de Defesa dos Interesses das Pequenas e Médias Empresas de Propaganda, surgido durante o III Congresso, afirma que a ideia nasceu de profissionais de Brasília. O Zero Hora, de Porto Alegre, já garante que surgiu de uma tese levada pela delegação gaúcha. Nem tanto ao mar, nem tanto a terra. Brasília e Rio Grande de Sul estavam lá, sim como mais uns quinze Estados. E o Grupo nasceu quase espontaneamente de anseios de vários empresários de vários Estados. Mas justiça seja feita, talvez o principal aglutinador dos interessados foi o paulista Celso Brandão, da Brandão & Brandão Associados.
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Especialistas americanos de renome em Publicidade, Marketing e Comunicação virão ao Brasil, este ano, por iniciativa e patrocínio da Salles/Inter-Americana para o ciclo de apresentações intituladas “Sales & Marketing”, apresentando a atualidade de seus respectivos campos de trabalho nos Estados Unidos. A primeira palestra será dia 15 de maio, às 20 horas, no auditório da CESP (à Av. Paulista 2.086), em São Paulo, com o tema “Televisão”, apresentado por John Lazarus, vice-presidente comercial de Esportes da ABC Television Network.
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Muito bonito o trabalho que a DPZ vem realizando para os impressos do Banco Itaú. Valorizando a cultura popular brasileira, as capas dos talões de cheques e o relatório anual daquele banco estão reproduzindo fotos de diversas peças artesanais produzidas pelos nossos caboclos e índios.
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Eluízio Godoy e Nélson Catto (ex-Lintas-SP) agora estão na Norton-SP
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Esta coluna é publicada todas as sextas-feiras. Comunicados para a Rua Barão de Itambi, 7-605 – Flamengo – CEP 20000 – Rio – RJ. Ou pelo tel. 286-4876.
Se este telefone não atender, rogue uma praga para a Telerj e para o Metrô, e, por favor, deixe seu recado no telefone 226-3725.
Com esta embalagem (ao lado) de ponto de venda, criada pela Redinger & JG para a Merrel, evidenciando os principais interesses do consumidor de Cepacol (56% mulheres de 18 a 24 anos, buscando aliviar a garganta irritada e perfumar o hálito), a venda do produto cresceu 190% em relação ao mês anterior de lançamento (junho de 1978), implicando em 22,4 por cento de crescimento no ano de 1977, resultado flagrantemente superior aos 6,8 por cento do ano anterior.
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