| 
                                             
                                              .png)  
                                               Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa. 
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet. 
                                             Pedro Galvão: criação também  é responsável pela propaganda 
                                             
                                              
                                               
                                                   | 
                                                
                                               
                                                 | Roberto Duailibi (DPZ) e Pedro Galvão (JWT e CCRJ) | 
                                                
                                                 
                                             Cerca de 300 personalidades  do mundo da propaganda estiveram reunidas, ontem no salão nobre do Hotel  Glória, para o coquetel de abertura do 1º Encontro Nacional de Criação  Publicitária. 
                                               Representantes dos Clubes de  Criação do Pará, São Paulo, Paraná, Minas, Ceará, Bahia, Rio Grande do Sul, da  Associação de classe, veículos e anunciantes vieram ao Rio prestigiar o Clube  de Criação do Rio de Janeiro, entidade anfitrião do 1º encontro, e dar todo apoio  possível às propostas do encontro, que visam, entre outras coisas, a  valorização do profissional de criação. 
                                               O texto que transcrevemos a  seguir foi feito por Pedro Galvão, presidente do Clube de Criação do Rio de  Janeiro e presidente do encontro: 
                                               “Esta é a primeira vez que  nós, os criadores de propaganda deste país, nos reunimos num encontro  nacional”. Está em nossas mãos fazer dele um acontecimento significativo, uma  contribuição valiosa para a nossa profissão. Ou apenas mais uma reunião, vazia  como um mau anúncio, em nossa rotina saturada de reuniões. 
                                               Como sempre, é o nosso  talento que está em jogo. Talento para encararmos frente a frente as nossas  responsabilidades e os graves compromissos que a profissão nos impõe. E talento  para não nos conformarmos com a posição mais fácil, mais confortável e autocomplacente. 
                                               Nós, do Clube de Criação do  Rio de Janeiro, estamos convencidos – e temos lutado incessantemente por essa  convicção- de que os compromissos da propaganda não devem se esgotar apenas na  venda de um produto, de u m serviço ou de uma ideia. 
                                               A propaganda tem todo o  poder para alienar as pessoas, para desinformar, para anestesiar, esterilizar e  imbecilizar em massa. 
                                               E isso impõe um compromisso  a nossa consciência. O de não sermos instrumentos passivos desse poder devastador.  Como diz a Declaração de Princípios do Profissional de Criação, nós nunca  estamos apenas cumprindo ordens superiores. Somos corresponsáveis por tudo o  que a propaganda fizer, de bom ou de ruim, ao nosso povo, a nossa cultura, ao  nosso país. 
                                               A propaganda pode e deve ter  um papel formador e não deformador. 
                                               A verdade continua a ser um  compromisso fundamental. Mas a mentira não é o único inimigo a ser desmascarado. 
                                               Infelizmente, ainda existe o  anúncio mau caráter. O Anuncio que aplica uma rasteira astuciosa no consumidor.  O anuncio que explora as fraquezas humanas, as pequenas vaidades, os pequenos  sentimentos, a inveja, o egoísmo, as frustrações ou a ignorância das pessoas. Esse  anúncio é um golpe baixo da criatividade. Este anúncio empobrece o ser humano.  E a propaganda tem o dever de enriquecê-lo e dignifica-lo. 
                                               Para isso nós dispomos de um  campo muito mais fértil e estimulante: o da inteligência, da razão, da emoção,  do humor, o vasto campo das faculdades superiores do espirito humano. 
                                               Essa atitude valoriza e  dignifica as pessoas. Valoriza e dignifica a nossa profissão. 
                                               Os nossos compromissos nem  de longe se esgotam ai. Mas esses talvez sejam um bom começo para os debates do  I Encontro Nacional de Criação Publicitaria. E uma boa maneira de darmos boas  vindas a você. 
                                               Bem vindas as boas ideias.  Bem vinda a sua disposição pro debate. Bem vindas todas as sugestões capazes de  transformar essas preocupações em propostas de ações concretas. 
                                               A seguir, o programa do 1º  Encontro. 
                                                 
                                                 
                                                   30 DE MARÇO, QUINTA-FEIRA. 
                                               8 horas – Salão Nobre  
                                               Sessão de abertura. 
                                               Coquetel. | 
                                                                                        31 DE MARÇO, SEXTA-FEIRA. 
                                               MANHÃ: 
                                               9 horas – salão nobre 
                                               Sessão Plenária de abertura  dos trabalhos. 
                                               Apresentação das delegações  e formação de comissões 
                                               10 horas – Salão Nobre. 
                                               - palestra de Roberto  Duailibi. 
                                               Tema: A raiz e a folhas 
                                               TARDE: 
                                               14 horas – Salas A, C e E 
                                               Apresentação de discussão de  teses. 
                                               NOITE; 
                                               19 horas – Salão Nobre 
                                               Mesa redonda e debate. 
                                               Tema: o profissional de  criação e a realidade brasileira | 
                                                    
                                                 
                                                   1 DE ABRIL, SÁBADO 
MANHÃ: 
9 horas – Salão nobre 
Mesa redonda e debate. 
Tema: A criação publicitária  e os problemas do mercado de trabalho nas diversas regiões do país. 
TARDE: 
14 horas – Salão Nobre 
Palestra de Eduardo Asênsio  (Rede Globo).  
Tema: A televisão e a  criação de comerciais. 
NOITE:  
19 horas – Salão Nobre 
Projeção de comerciais de  cinema e televisão 
Mesa redonda e debates: 
Tema: existe vida  inteligente no comercial brasileiro de cinema e televisão... | 
                                                   2 DE ABRIL, DOMINGO 
                                                       MANHA: 
                                                       Livre para os participantes  e ouvintes 
                                                       9 horas – Salas A e C 
                                                       Reuniões das comissões do  encontro. 
                                                       TARDE:  
                                                       15 horas – Salão Nobre 
                                                       Palestra de José Monserrat  Filho 
                                                       Tema: responsabilidades do  profissional de criação 
                                                       17h30min – Salão Nobre 
                                                       Sessão Plenária 
                                                       Conclusões do encontro 
                                                       Encerramento. 
                                                     | 
                                                    
                                                  
                                             
                                               
                                                 | Imagens do Coquetel de abertura do 1º Encontro Nacional de Criação Publicitária | 
                                                   | 
                                                
                                               
                                                 | Marcio Ehrlich, o deputador J.G.de Araújo Jorge e Rogerio Ehrlich | 
                                                
                                               
                                                   | 
                                                   | 
                                                
                                               
                                                 | Ronaldo Conde, Lielzo Azambuja e Ramon Torquat | 
                                                 Brito e Simão Gorender, da Abaeté, com Ricardo Galletti | 
                                                
                                               
                                               
                                                   | 
                                                   | 
                                                
                                               
                                                 | Jomar Pereira da Silva CBBA) ao lado de Flávio Gomes de Mattos (Garden). O da ponta direita parece Emmanuel Publio Dias. | 
                                                 Na direita, João Pecegueiro do Amaral, da JP&S. | 
                                                
                                              
                                             
                                               
                                             Jomar abandona colunismo e  declara: 
agora sou o concorrente e não abro 
                                             O jornalista e publicitário  Jomar Pereira da Silva, que acaba de assumir a presidência  da Castelo Branco  e Associados no Rio de Janeiro, além da Direção de Expansão da agência em São  Paulo, declarou, em entrevista a estes colunistas (e que também contou com a  presença de nosso colega Roberto Simões) que deverá abandonar o colunismo  publicitário. Segundo Jomar, esta decisão veio imediatamente junta à sua  contratação pela CBBA. Na ocasião , ele explica, ficou acertado com O Globo,  jornal no qual Jomar colabora há cerca de sete anos, que sua responsabilidade  sobre a coluna “Panorama Publicitário” se estenderia apenas até a edição de 16  de abril, quando ele daria o resultado do prêmio Colunistas. 
                                               Jomar admitiu que seria  incompatível com sua condição de Presidente de agência a atuação como  colunista. “E no final”, ele completou, “a principal prejudicada seria nossa  agência, e agora faço questão de estar no mercado concorrendo no mesmo nível de  outros presidentes de agências”. 
                                               Quem ocupará a coluna do  Globo ainda é uma incógnita mesmo para Jomar. Ele afirma que esta decisão caberá  unicamente à direção do jornal. Até agora, porém, já se sabe que se  apresentaram com propostas José Roberto Penteado (diretor superior de propaganda  e marketing) e Milton Luz (redator da JP&S, e sugerido por João Pecegueiro  do Amaral). 
                                               Quanto à sua participação no  júri do Prêmio Colunistas, Jomar informou que ainda será mantida pelo menos  esse ano, já que seu nome havia sido anunciado e o compromisso já estava  assumido. 
                                               Jomar garante que a decisão  de abandonar o colunismo pesou muito na analise das propostas para que deixasse  a Denasa. Na verdade, a CBBA não foi a única a convidar Jomar para um cargo  semelhante. A decisão, porém, ele garante, lhe foi muito gratificante, “pelo  bom conceito que aquela agência tem no mercado nacional”. 
                                               No Rio, a CBBA está  funcionando interinamente na mesma sala que Jomar vinha ocupando na Denasa.  Dentro de alguns dias, porém, a agência deverá se mudar para um escritório no  Centro, possivelmente o edifício De Paoli, e terá a estrutura de uma miniagência,  com departamentos de criação, mídia, atendimento, estúdio e tudo o que for  necessário para deixar a agência carioca independente da paulista. Segundo  Jomar, apesar dele já ter recebido vária autossugestões, nenhum nome está  definido para fazer parte do corpo da CBBA carioca. E dentro de sua preocupação  (muito honesta e profissional, achamos) de entrar decidido no mercado, ele  admite inclusive convidar profissionais de outras agências, mas que estejam  dentro dos requisitos que ele julgar necessário para a CBBA. 
                                             Ronaldo Conde: O que é um  bom anúncio? 
                                             
                                              
  
    .jpg)  | 
   
  
    | Ronaldo Conde | 
   
 
                                             Ronaldo Conde, diretor de  criação da Grant e também professor de Publicidade e Propaganda, na faculdade  de Comunicação Estácio de Sá, diz à Janela o que pensa ser um bom anúncio: “Em  primeiro lugar um bom anuncio deve ter uma bela ideia, uma ideia que ainda não  foi vista e que, geralmente, é muito simples”. Acho que devemos seguir a tese  da famosa DDB, que diz que um bom anúncio deve ter uma verdade humana aceitável  – e acho que ela tem razão, porque se olharmos os anúncios que ela cria,  veremos sempre essa ideia colocada em pratica. 
                                               Mas, na verdade isso só não  basta para termos um bom anúncio. É preciso muito mais. É preciso um layout  limpo, uma escolha criteriosa, um título e um texto curtidos ao máximo, aquele  texto que fazemos e refazemos, até que, quase que exaustos, podemos dizer:  Essas são as palavras certas. 
                                               Mas, engano nosso se  pensarmos que o bom anúncio, termina na criação. É na execução, que muitas  ideias perdem a força – é quando o fotografo entra em ação, é quando entra a  prova do fotolito, que o diretor de arte começa a puxar os cabelos. Então, nada  termina na criação. Ou melhor, tudo começa depois do processo de criação. Se  nós temos um modelo, a escolha é sumamente importante, a roupa que ele vai usar  não pode ficar em segundo plano. Os objetos que vão aparecer na foto também tem  que ser considerados. 
                                               Essas minúcias, que às vezes  não aparecem aos olhos do consumidor, podem fazer um bom ou um mau anúncio. E,  falando em consumidor, é claro que um bom anúncio tem que convencer o  consumidor – a corrente só ficar completa se o consumidor realmente acreditar  naquilo que está lendo ou vendo. Felizmente, se fizermos uma retrospectiva,  veremos que os melhores anúncios – não necessariamente só aqueles que ganham  prêmios – formam sucesso de vendas. Felizmente também desapareceu aquele mito  de inspiração na hora de fazer um anuncio. Agora, todo mundo se preocupa em  sentar e transpirar até chegar a uma ideia que realmente apareça no meio de  tantos anúncios que existem por ai. “E o importante, sempre, é nunca ficar na  primeira ideia – é procurar aquela ideia, porque só com ela poderemos ter um  bom anuncio.”
                                             
                                             Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming 
                                             A Cia. Força e Luz  Cataguases – Leopoldina, cliente da Focus,  obteve no exercício encerrado a 31 de dezembro de 1977, um lucro liquido de CR$  62,900 milhões após o imposto de renda, e antes das apropriações legais  estatutárias e dividendos superando em 32.3% sobre o exercício anterior. Com a  inauguração esta semana, dos serviços de força e luz no município de Ervália, a  companhia passa a fornecer energia a 119 localidades da Zona da Mata 
                                             • • • 
                                               A Redinger encomendou ao  Instituto de Pesquisa Paulista de Mercado uma pesquisa para o seu cliente  Cofrelar. Resultado da pesquisa mostrou que das mil pessoas consultadas, 95%  conhece aquela caderneta de poupança enquanto que apenas 5% não conhecem. 
                                             • • • 
                                               Bruna Lombardi assinou  contrato com a Valisère para participar de sua próxima campanha que começará a  ser veiculada em abril. Essa semana ela esteve em visita a fabrica, em São  Paulo. 
                                             • • • 
                                               A Lintas acaba de adquirir  uma nova conta: Tetra Pak, empresa sueca especializada em sistemas de embalagem  que englobam um trabalho que vai desde a criação até o total processo de  industrialização. 
                                             • • • 
                                               Foi eleita no último dia 13 a  nova diretoria da Associação Brasileira das Empresas Produtoras de Filmes  Publicitários que agora passa a ter George Jonas, da Espiral, na presidência. 
                                             • • • 
                                               Gustavo Barroso, ex ALMAP,  vai assumir o cargo de assessor da Gerência de Propaganda da Brahma. 
                                             • • • 
                                               Laurence Klinger já não fica  mais solitário em sua criação. Manoel de Barros Pimentel deixa São Paulo e vem  para o Rio fazer dupla com o Laurence, na DPZ. 
                                             • • • 
                                               Dante de Lima Vianna atual  presidente do conselho nacional da associação brasileira de relações públicas,  informou que somente no próximo dia 21 de abril, depois de aprovado o novo  estatuto da classe é que haverá a fusão das Regionais do Estado do Rio de  Janeiro que ainda funcionam com sedes em Niterói e no antigo Estado da Guanabara. 
                                             • • • 
                                               A Labor montou o stand da  Mayflower na IV VAREXPO, que iniciou hoje e ficará até o dia 4 de abril, em São  Paulo. 
                                             • • • 
                                               A Central de Outdoor ainda  não aprendeu que contra a força não há resistência. E está repetindo em Niterói  e São Gonçalo, o mesmo erro que cometeu aqui no Rio, ou seja, enchendo a terra  de Arariboia de cartazes sem pedir permissão à Prefeitura . O resultado que as  empresas de outdoor vão conseguir será um código de cartazes, feito pela  prefeitura de São Gonçalo, ao que parece mais rigoroso do que o feito pela  prefeitura do Rio. Além disso, o prefeito de lá também já começou a mandar  retirar cartazes. 
                                             • • • 
                                               Os serviços de assessoria de  imprensa no plano de lançamento das sopas Campbell’s, no Brasil, foram  confiados a A.A. Comunicação. Esta empresa é também responsável pela elaboração  e distribuição das noticias da Vasp, grupo Haublein, APP, entre outras. 
                                             • • • 
                                               Um novo tipo de mensagem de  OMO está sendo veiculada em 165 emissoras de rádio. Uma equipe da Lintas  percorreu o Brasil entrevistando donas de casa partindo depois para uma seleção  final que resultou nas entrevistas que estão sendo veiculadas, alternadamente,  em 90 cidades brasileiras. É um exemplo pioneiro de propaganda testemunhal em  rádio desse tipo de produto 
                                             • • • 
                                               A DPZ ganhou a conta do  Credicard, depois de acirrada concorrência. 
                                             • • • 
                                               A SELEÇÃO DA JANELA voltará  na próxima semana 
                                             • • • 
                                               Esta coluna sai às  sextas-feiras. Qualquer correspondência deve ser enviada para a Rua Barão de  Itambi nº 7, apto, 605. 
                                             • • • 
                                               Começou ontem, e vai até o  dia 1º de abril, a Convenção Nacional de Vendas da revista Bolsa.                                              
                                              |