Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Pedro Galvão: criação também é responsável pela propaganda
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Roberto Duailibi (DPZ) e Pedro Galvão (JWT e CCRJ) |
Cerca de 300 personalidades do mundo da propaganda estiveram reunidas, ontem no salão nobre do Hotel Glória, para o coquetel de abertura do 1º Encontro Nacional de Criação Publicitária.
Representantes dos Clubes de Criação do Pará, São Paulo, Paraná, Minas, Ceará, Bahia, Rio Grande do Sul, da Associação de classe, veículos e anunciantes vieram ao Rio prestigiar o Clube de Criação do Rio de Janeiro, entidade anfitrião do 1º encontro, e dar todo apoio possível às propostas do encontro, que visam, entre outras coisas, a valorização do profissional de criação.
O texto que transcrevemos a seguir foi feito por Pedro Galvão, presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro e presidente do encontro:
“Esta é a primeira vez que nós, os criadores de propaganda deste país, nos reunimos num encontro nacional”. Está em nossas mãos fazer dele um acontecimento significativo, uma contribuição valiosa para a nossa profissão. Ou apenas mais uma reunião, vazia como um mau anúncio, em nossa rotina saturada de reuniões.
Como sempre, é o nosso talento que está em jogo. Talento para encararmos frente a frente as nossas responsabilidades e os graves compromissos que a profissão nos impõe. E talento para não nos conformarmos com a posição mais fácil, mais confortável e autocomplacente.
Nós, do Clube de Criação do Rio de Janeiro, estamos convencidos – e temos lutado incessantemente por essa convicção- de que os compromissos da propaganda não devem se esgotar apenas na venda de um produto, de u m serviço ou de uma ideia.
A propaganda tem todo o poder para alienar as pessoas, para desinformar, para anestesiar, esterilizar e imbecilizar em massa.
E isso impõe um compromisso a nossa consciência. O de não sermos instrumentos passivos desse poder devastador. Como diz a Declaração de Princípios do Profissional de Criação, nós nunca estamos apenas cumprindo ordens superiores. Somos corresponsáveis por tudo o que a propaganda fizer, de bom ou de ruim, ao nosso povo, a nossa cultura, ao nosso país.
A propaganda pode e deve ter um papel formador e não deformador.
A verdade continua a ser um compromisso fundamental. Mas a mentira não é o único inimigo a ser desmascarado.
Infelizmente, ainda existe o anúncio mau caráter. O Anuncio que aplica uma rasteira astuciosa no consumidor. O anuncio que explora as fraquezas humanas, as pequenas vaidades, os pequenos sentimentos, a inveja, o egoísmo, as frustrações ou a ignorância das pessoas. Esse anúncio é um golpe baixo da criatividade. Este anúncio empobrece o ser humano. E a propaganda tem o dever de enriquecê-lo e dignifica-lo.
Para isso nós dispomos de um campo muito mais fértil e estimulante: o da inteligência, da razão, da emoção, do humor, o vasto campo das faculdades superiores do espirito humano.
Essa atitude valoriza e dignifica as pessoas. Valoriza e dignifica a nossa profissão.
Os nossos compromissos nem de longe se esgotam ai. Mas esses talvez sejam um bom começo para os debates do I Encontro Nacional de Criação Publicitaria. E uma boa maneira de darmos boas vindas a você.
Bem vindas as boas ideias. Bem vinda a sua disposição pro debate. Bem vindas todas as sugestões capazes de transformar essas preocupações em propostas de ações concretas.
A seguir, o programa do 1º Encontro.
30 DE MARÇO, QUINTA-FEIRA.
8 horas – Salão Nobre
Sessão de abertura.
Coquetel. |
31 DE MARÇO, SEXTA-FEIRA.
MANHÃ:
9 horas – salão nobre
Sessão Plenária de abertura dos trabalhos.
Apresentação das delegações e formação de comissões
10 horas – Salão Nobre.
- palestra de Roberto Duailibi.
Tema: A raiz e a folhas
TARDE:
14 horas – Salas A, C e E
Apresentação de discussão de teses.
NOITE;
19 horas – Salão Nobre
Mesa redonda e debate.
Tema: o profissional de criação e a realidade brasileira |
1 DE ABRIL, SÁBADO
MANHÃ:
9 horas – Salão nobre
Mesa redonda e debate.
Tema: A criação publicitária e os problemas do mercado de trabalho nas diversas regiões do país.
TARDE:
14 horas – Salão Nobre
Palestra de Eduardo Asênsio (Rede Globo).
Tema: A televisão e a criação de comerciais.
NOITE:
19 horas – Salão Nobre
Projeção de comerciais de cinema e televisão
Mesa redonda e debates:
Tema: existe vida inteligente no comercial brasileiro de cinema e televisão... |
2 DE ABRIL, DOMINGO
MANHA:
Livre para os participantes e ouvintes
9 horas – Salas A e C
Reuniões das comissões do encontro.
TARDE:
15 horas – Salão Nobre
Palestra de José Monserrat Filho
Tema: responsabilidades do profissional de criação
17h30min – Salão Nobre
Sessão Plenária
Conclusões do encontro
Encerramento.
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Imagens do Coquetel de abertura do 1º Encontro Nacional de Criação Publicitária |
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Marcio Ehrlich, o deputador J.G.de Araújo Jorge e Rogerio Ehrlich |
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Ronaldo Conde, Lielzo Azambuja e Ramon Torquat |
Brito e Simão Gorender, da Abaeté, com Ricardo Galletti |
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Jomar Pereira da Silva CBBA) ao lado de Flávio Gomes de Mattos (Garden). O da ponta direita parece Emmanuel Publio Dias. |
Na direita, João Pecegueiro do Amaral, da JP&S. |
Jomar abandona colunismo e declara:
agora sou o concorrente e não abro
O jornalista e publicitário Jomar Pereira da Silva, que acaba de assumir a presidência da Castelo Branco e Associados no Rio de Janeiro, além da Direção de Expansão da agência em São Paulo, declarou, em entrevista a estes colunistas (e que também contou com a presença de nosso colega Roberto Simões) que deverá abandonar o colunismo publicitário. Segundo Jomar, esta decisão veio imediatamente junta à sua contratação pela CBBA. Na ocasião , ele explica, ficou acertado com O Globo, jornal no qual Jomar colabora há cerca de sete anos, que sua responsabilidade sobre a coluna “Panorama Publicitário” se estenderia apenas até a edição de 16 de abril, quando ele daria o resultado do prêmio Colunistas.
Jomar admitiu que seria incompatível com sua condição de Presidente de agência a atuação como colunista. “E no final”, ele completou, “a principal prejudicada seria nossa agência, e agora faço questão de estar no mercado concorrendo no mesmo nível de outros presidentes de agências”.
Quem ocupará a coluna do Globo ainda é uma incógnita mesmo para Jomar. Ele afirma que esta decisão caberá unicamente à direção do jornal. Até agora, porém, já se sabe que se apresentaram com propostas José Roberto Penteado (diretor superior de propaganda e marketing) e Milton Luz (redator da JP&S, e sugerido por João Pecegueiro do Amaral).
Quanto à sua participação no júri do Prêmio Colunistas, Jomar informou que ainda será mantida pelo menos esse ano, já que seu nome havia sido anunciado e o compromisso já estava assumido.
Jomar garante que a decisão de abandonar o colunismo pesou muito na analise das propostas para que deixasse a Denasa. Na verdade, a CBBA não foi a única a convidar Jomar para um cargo semelhante. A decisão, porém, ele garante, lhe foi muito gratificante, “pelo bom conceito que aquela agência tem no mercado nacional”.
No Rio, a CBBA está funcionando interinamente na mesma sala que Jomar vinha ocupando na Denasa. Dentro de alguns dias, porém, a agência deverá se mudar para um escritório no Centro, possivelmente o edifício De Paoli, e terá a estrutura de uma miniagência, com departamentos de criação, mídia, atendimento, estúdio e tudo o que for necessário para deixar a agência carioca independente da paulista. Segundo Jomar, apesar dele já ter recebido vária autossugestões, nenhum nome está definido para fazer parte do corpo da CBBA carioca. E dentro de sua preocupação (muito honesta e profissional, achamos) de entrar decidido no mercado, ele admite inclusive convidar profissionais de outras agências, mas que estejam dentro dos requisitos que ele julgar necessário para a CBBA.
Ronaldo Conde: O que é um bom anúncio?
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Ronaldo Conde |
Ronaldo Conde, diretor de criação da Grant e também professor de Publicidade e Propaganda, na faculdade de Comunicação Estácio de Sá, diz à Janela o que pensa ser um bom anúncio: “Em primeiro lugar um bom anuncio deve ter uma bela ideia, uma ideia que ainda não foi vista e que, geralmente, é muito simples”. Acho que devemos seguir a tese da famosa DDB, que diz que um bom anúncio deve ter uma verdade humana aceitável – e acho que ela tem razão, porque se olharmos os anúncios que ela cria, veremos sempre essa ideia colocada em pratica.
Mas, na verdade isso só não basta para termos um bom anúncio. É preciso muito mais. É preciso um layout limpo, uma escolha criteriosa, um título e um texto curtidos ao máximo, aquele texto que fazemos e refazemos, até que, quase que exaustos, podemos dizer: Essas são as palavras certas.
Mas, engano nosso se pensarmos que o bom anúncio, termina na criação. É na execução, que muitas ideias perdem a força – é quando o fotografo entra em ação, é quando entra a prova do fotolito, que o diretor de arte começa a puxar os cabelos. Então, nada termina na criação. Ou melhor, tudo começa depois do processo de criação. Se nós temos um modelo, a escolha é sumamente importante, a roupa que ele vai usar não pode ficar em segundo plano. Os objetos que vão aparecer na foto também tem que ser considerados.
Essas minúcias, que às vezes não aparecem aos olhos do consumidor, podem fazer um bom ou um mau anúncio. E, falando em consumidor, é claro que um bom anúncio tem que convencer o consumidor – a corrente só ficar completa se o consumidor realmente acreditar naquilo que está lendo ou vendo. Felizmente, se fizermos uma retrospectiva, veremos que os melhores anúncios – não necessariamente só aqueles que ganham prêmios – formam sucesso de vendas. Felizmente também desapareceu aquele mito de inspiração na hora de fazer um anuncio. Agora, todo mundo se preocupa em sentar e transpirar até chegar a uma ideia que realmente apareça no meio de tantos anúncios que existem por ai. “E o importante, sempre, é nunca ficar na primeira ideia – é procurar aquela ideia, porque só com ela poderemos ter um bom anuncio.”
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
A Cia. Força e Luz Cataguases – Leopoldina, cliente da Focus, obteve no exercício encerrado a 31 de dezembro de 1977, um lucro liquido de CR$ 62,900 milhões após o imposto de renda, e antes das apropriações legais estatutárias e dividendos superando em 32.3% sobre o exercício anterior. Com a inauguração esta semana, dos serviços de força e luz no município de Ervália, a companhia passa a fornecer energia a 119 localidades da Zona da Mata
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A Redinger encomendou ao Instituto de Pesquisa Paulista de Mercado uma pesquisa para o seu cliente Cofrelar. Resultado da pesquisa mostrou que das mil pessoas consultadas, 95% conhece aquela caderneta de poupança enquanto que apenas 5% não conhecem.
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Bruna Lombardi assinou contrato com a Valisère para participar de sua próxima campanha que começará a ser veiculada em abril. Essa semana ela esteve em visita a fabrica, em São Paulo.
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A Lintas acaba de adquirir uma nova conta: Tetra Pak, empresa sueca especializada em sistemas de embalagem que englobam um trabalho que vai desde a criação até o total processo de industrialização.
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Foi eleita no último dia 13 a nova diretoria da Associação Brasileira das Empresas Produtoras de Filmes Publicitários que agora passa a ter George Jonas, da Espiral, na presidência.
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Gustavo Barroso, ex ALMAP, vai assumir o cargo de assessor da Gerência de Propaganda da Brahma.
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Laurence Klinger já não fica mais solitário em sua criação. Manoel de Barros Pimentel deixa São Paulo e vem para o Rio fazer dupla com o Laurence, na DPZ.
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Dante de Lima Vianna atual presidente do conselho nacional da associação brasileira de relações públicas, informou que somente no próximo dia 21 de abril, depois de aprovado o novo estatuto da classe é que haverá a fusão das Regionais do Estado do Rio de Janeiro que ainda funcionam com sedes em Niterói e no antigo Estado da Guanabara.
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A Labor montou o stand da Mayflower na IV VAREXPO, que iniciou hoje e ficará até o dia 4 de abril, em São Paulo.
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A Central de Outdoor ainda não aprendeu que contra a força não há resistência. E está repetindo em Niterói e São Gonçalo, o mesmo erro que cometeu aqui no Rio, ou seja, enchendo a terra de Arariboia de cartazes sem pedir permissão à Prefeitura . O resultado que as empresas de outdoor vão conseguir será um código de cartazes, feito pela prefeitura de São Gonçalo, ao que parece mais rigoroso do que o feito pela prefeitura do Rio. Além disso, o prefeito de lá também já começou a mandar retirar cartazes.
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Os serviços de assessoria de imprensa no plano de lançamento das sopas Campbell’s, no Brasil, foram confiados a A.A. Comunicação. Esta empresa é também responsável pela elaboração e distribuição das noticias da Vasp, grupo Haublein, APP, entre outras.
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Um novo tipo de mensagem de OMO está sendo veiculada em 165 emissoras de rádio. Uma equipe da Lintas percorreu o Brasil entrevistando donas de casa partindo depois para uma seleção final que resultou nas entrevistas que estão sendo veiculadas, alternadamente, em 90 cidades brasileiras. É um exemplo pioneiro de propaganda testemunhal em rádio desse tipo de produto
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A DPZ ganhou a conta do Credicard, depois de acirrada concorrência.
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A SELEÇÃO DA JANELA voltará na próxima semana
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Esta coluna sai às sextas-feiras. Qualquer correspondência deve ser enviada para a Rua Barão de Itambi nº 7, apto, 605.
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Começou ontem, e vai até o dia 1º de abril, a Convenção Nacional de Vendas da revista Bolsa.
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