Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 27/JAN/1978
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.


Ranking da Janela adiado para março

Havíamos prometido para hoje a publicação de um RANKING de agências baseado em rentabilidade. Verificamos, porém, que a publicação deste RANKING, nesta data, poderia causar um resultado pouco preciso. Já que a maioria das agências fecha seu balanço anual entre fevereiro e março, as indicações que fariam parte do RANKING não seriam definitivas, o que não nos interessaria. Da mesma maneira, percebemos que não conviria criar um clima de competição para dados desta seriedade. Assim sendo, achamos recomendável passar a chamar este trabalho de LEVANTAMENTO DA RENTABILIDADE DO MERCADO, e adiamos sua publicação para a primeira Janela de abril, dia 7. Portanto, o prazo de entrega dos índices definitivos das agências, (cuja credibilidade, então, não poderão mais ser questionada) fica transferido para 31 de março, o que acreditamos seja suficiente para qualquer agência deste País.
Temos recebido muitas manifestações de apoio a esta iniciativa, assim como uma série de sugestões para seu aperfeiçoamento. Este interesse das agências demonstra a preocupação geral com a usual utilização do "faturamento" como critério para a elaboração de avaliações de mercado. Como nos escreveu Ivan S. Pinto, da Proeme, junto com os dados de sua agência, "no jargão do administrador de agência, "receita bruta" ou "receita" é a remuneração da agência, a soma das comissões, "fees", juros de aplicações, descontos recebidos por pagamentos à vista etc. É o que aparece nos balanços da agência como resultado das operações, já que o "faturamento" não é uma coisa contábil, é apenas a quantidade de verba de anunciantes que a agência administrou. Existem, aliás, vários critérios para calcular esse "faturamento", e eu sempre achei que, por isso, ele devia ser abandonado como parâmetro para avaliação de tamanho de agência, em favor da receita".
Outros publicitários nos transmitiram sua preocupação em que as chamadas "grandes agências" evitassem nos enviar seus dados, para se eximirem do confronto. Quanto a isso, podemos adiantar que estamos mais esperançosos, já que tivemos pessoalmente a promessa de participação por parte de diretores de agências como a Lintas, McCann Erickson, ALMAP, Denison e outras. Além disso, aquelas cujos nomes e índices não constarem do LEVANTAMENTO DA RENTABILIDADE DO MERCADO de 7 de abril serão facilmente identificadas, e restará aos publicitários, gerentes de marketing, anunciantes etc., leitores desta Janela, as conjecturas pelas justificativas destas ausências.
Segundo as sugestões, para uniformizar as informações, passamos a pedir, às agências, que nos enviem, então, os seguintes dados:

1) Faturamento 1977
2) Receita 1977
3) Lucro líquido 1977
4) Patrimônio líquido
5) Lucro/Faturamento, em %
6) Lucro/Receita, em %
7) Lucro/Patrimônio líquido} em %
8) Faturamento 1976
9) Crescimento 1977/1976, em %
10) Crescimento deflacionado (inflação oficial, a 38,7 %).

Continuamos contando com a colaboração de todos, e lembramos que só apoiar a ideia não adianta. É obviamente necessário enviar os índices.

Carta do C.C. à APP

O Clube de Criação do Rio de Janeiro está enviando uma carta aberta à APP que achamos oportuno reproduzir:

Rio, 24 de janeiro de 1978
Ilmo. Sr. Luiz Celso Piratininga Figueiredo, Presidente da Associação Paulista de Propaganda - São Paulo - SP.
Prezado companheiro:
Já manifestamos publicamente, por diversas vezes, o apoio do Clube de Criação do Rio de Janeiro ao 3º Congresso Brasileiro de Propaganda.
Nós o reiteramos agora. E queremos fazê-la de maneira produtiva e participante, contribuindo objetivamente, com trabalho e ideias, para a realização dos objetivos do 3º Congresso.
Ele é um reflexo de um momento histórico, em que a nossa propaganda sentiu a necessidade e se impôs à tarefa de realizar uma reflexão sobre os rumos que vai tomar, sobre os seus compromissos, as suas responsabilidades, o seu papel diante da realidade brasileira e dos interesses nacionais.
Esses interesses, de ordem econômica e de ordem cultural, precisam ser defendidos. E neste sentido o III Congresso é uma oportunidade para o debate de ideias e para a defesa do nosso mercado de trabalho do talento e dos valores da cultura brasileira.
Conte com a gente,
(Ass.) Pedro Galvão - Presidente.

EMBRATUR explica seu edital

Finalmente nesta última segunda-feira, 23, a Embratur reuniu as empresas de propaganda e relações públicas para prestar maiores explicações sobre seu edital.
Segundo os esclarecimentos, só se exigirá que as agências selecionadas contem com atendimento direto no Rio e em São Paulo. Nos outros Estados bastará um acordo com agências locais, e que tenham sido realizados desde 1º de janeiro deste ano.
A grande novidade é que todas as agências que atenderem os pré-requisitos estipulados pela Embratur serão consideradas qualificadas. Num primeiro estágio serão escolhidas as que prestarão serviços para "Turismo Interno", "Turismo externo", "Incentivo fiscal" e "Preservação da natureza e valores culturais". Estes serviços tanto poderão ser entregues um a cada agência como todos para apenas uma e assim por diante. O importante é que as agências selecionadas não poderão se considerar mais "donas" da verba da Embratur. As outras qualificadas serão consideradas "suplentes", e poderão ser chamadas para atender a outros produtos que surjam para a Embratur.
Quanto ao critério de faturamento, a empresa exigiu que fosse seguido o proposto pela ABAP.
Estiveram presentes nesta reunião cerca de 30 representantes de agências de propaganda e relações públicas, como MPM, Salles, Denison, L&M, DPZ, Santos & Santos, Castelo Branco (que segundo opiniões dos presentes está excluída da concorrência por não contar com sucursal no Rio), Capel e Abat. Como não poderia faltar, a piada do momento era dizer que ali mesmo se poderia fazer uma reunião da ABP, já que pela primeira vez se conseguiria quórum. Para terminar, faltou luz no edifício da Embratur, e todos tiveram que fazer turismo pelo prédio, descendo os 17 andares de escada.

Seleção Da Janela

A partir desta semana, a Janela Publicitária estará observando toda a imprensa carioca para escolher sua "Seleção de Janela", com os anúncios que mais se destacaram de sexta-feira da semana anterior à quinta-feira do fechamento da coluna que publicar os resultados. Na última coluna de cada mês, também pretendemos indicar a "Seleção do Mês com as mais destacadas peças de out-doors e comerciais de televisão.
E seguindo com nossa convicção das possibilidades de uma democracia absoluta, aceitaremos e esperaremos quaisquer indicações de nossos conceituados leitores, para computá-las na hora da seleção. Estas indicações, para simplificar, poderão ser feitas tanto por carta como por telefone.
Esta semana as peças selecionadas foram "Segure-se", da Salles para a Fenaseg; "Faça como a Brahma ...", da Denison para a Embratur"; "Universitários MCB ...", da Estrutural para o MCB; e "Muita gente vai se divertir ...", da MPM para a Prefeitura de Niterói. Curiosamente, nenhum anúncio de produto.

Denison - Embratur - Façaa como a Brahma, a Skol e a Antarctica...

Estrutural - Universitários MCB, boa viagem

Prefeitura de Niteroi - Muita gente vai se divertir com o dinheiro do seu imposto

Salles - Fenaseg - Segure-se

Cartazistas têm novo concurso

A FURNARTE e o Governo do Estado do Pará instituíram um Concurso de Cartazes de âmbito nacional, Para selecionar os trabalhos que melhor expressaram o I Centenário do Teatro da Paz, uma das mais importantes, famosas e artísticas casas de espetáculos do Brasil.
A premiação para este concurso será de 80 mil cruzeiros, distribuídos em três prêmios - cinquenta mil para o primeiro colocado, vinte mil para o segundo e dez mil para o terceiro.
Segundo o regulamento, o cartaz também terá o objetivo de servir de peça de promoção turística do Estado do Pará. As inscrições poderão ser feitas até o dia 28 de fevereiro na Sede da Secretaria do Estado de Cultura, Desportos e Turismo do Pará, ou nas Agências da Transbrasil em qualquer parte do território nacional. Os trabalhos poderão ter o formato de 48 x 66 cm, e deverão ser apresentados já em arte-final, permitindo até quatro cores. Cada concorrente poderá inscrever, no máximo, três trabalhos.
Maiores informações podem ser conseguidas, no Rio, com o Clube de Criação, ou escrevendo para a sede da Secretaria de Estado de Cultura, Desportos e Turismo do Pará - Avenida Governador José Malcher nº 295 (Palacete Bolonha) CEP 66000 - Belém - Pará.

Retoque

Ledo engano

Este anúncio, publicado em 20/1, quase foi escolhido para ficar na Seleção da Janela. Bom layout, bom texto, bom senso de oportunidade, mas cometeu um erro grave. Farmacêutico não aplica injeções. Normalmente quem faz isto, nas farmácias, são os balconistas, ou os práticos de enfermagem. O farmacêutico é um profissional de nível superior, igual a médico, engenheiro, advogado ou publicitário, e é responsável, sim, pela preparação de medicamentos e trabalhando em laboratórios como o próprio Merck. E confundir farmacêutico com aplicador de injeções prejudica qualquer homenagem, não?

Merck Dia do Farmacêutico

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Morreu Cícero Silveira, um dos pioneiros do colunismo publicitário, Segundo informações, Cicero morreu na última quinta-feira de malária, adquirida de uma transfusão de sangue contaminado, por ocasião de uma intervenção cirúrgica.
• • •
Mario Ernesto Humberg é o novo Assessor da Presidência da Basf Brasileira, com a função de coordenar todos os trabalhos de comunicação da empresa no Brasil.
• • •
A Locadora Belauto, Nortubo-Fábrica de Tubos de Aço, e Belauto-Revenda Volkswagen são os novos clientes da Mendes, de Belém.
• • •
Paulo Renato Lopes Simões, o ex-estagiário e novo contratado da Labor, forma-se dia 28 pela SUSE, numa turma que homenageia todo mundo, desde Geisel a Mauro Sales, passando por Paulo Roberto Lavrille e Marcos Tamoyo.
• • •
Recebemos novas informações sobre os catálogos de ilustradores e fotógrafos que o Clube de Criação de São Paulo está organizando, e descobrimos, com surpresa que apenas o currículo será publicado inteiramente grátis. Para a publicação de trabalhos a tabela de espaço, tanto para fotos quanto para desenhos, em preto e branco, é de CR$ 3.000,00 para página inteira (desenho: 2 trabalhos, e foto: 1 trabalho e 1 retrato do autor); CR$ 5.000,00 para página dupla (desenho: 3 trabalhos e foto: 2 trabalhos e 1 retrato em 2x2); e CR$ 1.700,00 para meia página (desenho ou foto: 1 trabalho). As inscrições encerram-se dia 30, e os interessados devem se dirigir ao CCSP: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1348, 2º andar, cj. 21.SP.
• • •
Reynolds está ampliando a participação de seus cigarros na área de promoções. Após o apoio do Vila Rica aos 50 anos da Mangueira, é a vez do Chanceler com os 117 anos de Araruama, num trabalho preparado pela Caio para atuar junto à Prefeitura daquela cidade, atingindo obviamente, toda a região dos lagos nesta época de verão e férias.
• • •
A Lintas esta distribuindo a clientes, prospectos e colunistas, uma interessante peça sobre seu departamento de mídia, na qual são reproduzidas as fotos de todo o seu pessoal em montagem nas capas de 16 revistas brasileiras.
• • •
O Clube de Cinema passa a realizar toda última quinta-feira do mês, à meia-noite, no cinema Pax, a “Sessão do Clube do Cinema”.
• • •
Pode ser coincidência, mas parece que uma das últimas modas das agências cariocas é terminar o número de seus telefones em “22”. Vejam só: Esquire (286-0222), MPM (286-1422), SGB (286-4922), Redinger & JG (246-9622), Salles (266-3322), Norton (286-6422 e 286-7322), Thompson (286-9422), Lintas (286-1222), Standard (286-6022 e 286-5322), Abat (263-5322), Ápice (253-8622), Denasa (244-5022), Fontoura (223-1222), Publinews (263-0522). Para os apostadores supersticiosos, “22” na dezena é “cabra”.
• • •
Momo do Brasil e a Editora Abril realizaram ontem um agitadíssimo coquetel em homenagem aos pilotos de Fórmula 1, na beira da piscina do Hotel Sheraton.
• • •
A Rede Bandeirantes entregou à NPA Propaganda toda a sua conta publicitária incluindo assessoria total, compreendendo promoção, programação etc.
• • •
Insistentes comentários nesta praça, de que Mário Textor, o conceituado diretor de filmes publicitários, pediu demissão da J. W. Thompson. Na agência, ninguém confirma nada. Mas também não desmente.
• • •
As novas reuniões das Centrais de Imprensa Nanica serão hoje às 17h e 30min., na CosCom Grant (Rua do Ouvidor, 130/10º) entre os diretores de jornais do bairro, e dia 30, às 18h30min, na MPM, com a presença também do Grupo de Mídia.
• • •
O desenhista Humberto A. Reis – mão para toda obra – está pretendendo se transferir de seu estúdio em Friburgo para o Rio, e está aceitando ofertas das agências cariocas. As interessadas podem se dirigir à Rua Prof. Freze, 35/302 – Friburgo – Tel. p. f. 2297.
• • •
Quentíssima ainda a concorrência da Pepsi. Passada a fase de preenchimento do questionário, chegou a vez das agências pré-qualificadas solucionarem três “deveres de casa” propostos pela empresa, e que deverão ser apresentados de volta durante a próxima semana.
• • •
Quanto ao outro comentário da praça de que Viviano Caldas estaria em entendimentos com a ALMAP, tivemos confirmação de que tal fato, apesar de não ser indesejável por nenhuma das partes, não esta em cogitações.
• • •
Esta coluna é publicada às sextas-feiras e fecha às quintas, ao meio-dia. Qualquer comunicado pode ser passado para Rua Barão de Itambi, 7/605 – Flamengo – Rio – CEP 20000. Ou pelo telefone 286-4876.
• • •
ESTUDANTES DE COMUNICAÇÃO - Alunos do 4º período das Faculdades de Comunicação, que pretendem seguir a área de Jornalismo, e estejam interessados em estágio, podem nos procurar pelo telefone desta coluna, todo dia, pela manhã,