Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 30/DEZ/1977
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.


Para terminar o ano, nada melhor que fazer alguns desejos para o ano seguinte. Portanto, lá vão as nossas pragas para 1978:

  • Que o III Congresso Brasileiro de Propaganda discuta temas realmente relevantes e práticos para o aprimoramento da nossa propaganda e o melhor relacionamento veículos-agências-clientes.
  • Que o Código de Ética Publicitária encontre sua forma definitiva e passe a ser seguido estritamente pelas agências.
  • Que o Consumidor seja sempre respeitado pela criação, e a Declaração de Princípios daqueles profissionais alcance algum resultado prático.
  • Que o Projeto de Nacionalização do Cartaz de Cinema seja rapidamente sancionado, e inspire a outras iniciativas semelhantes, nas áreas de comerciais, quadrinhos etc.
  • Que as Faculdades de Comunicação melhorem a formação prática de seus estudantes, para evitar que a Publicidade se torne mais uma profissão desgastada e cheia de formandos afastados.
  • Que a Central de Imprensa Nanica se torne uma realidade, apesar de todas as dificuldades de nível pessoal que ainda existem.
  • Que o respeito profissional por seus colaboradores seja uma constante em todos os empresários.
  • Que todos os nossos leitores tenham muita sorte e felicidade, desde que continuem nossos leitores.

Atenção agências: RANKING da Janela.

Prosseguindo com nossa determinação de que só receita bruta (faturamento) não mede a administração de uma agência, a "Janela" está organizando um RANKING das agências com base em dados de rentabilidade no ano civil de 1977.
Pedimos a todas as agências - grandes, mêdias e pequenas - que nos enviem (vejam o endereço no final do Brainstorming) as seguintes informações:

  • Crescimento da Receita Bruta (receita bruta do último exercício sobre a do anterior, em %, já descontada a inflação)
  • Rentabilidade do Patrimônio (lucro líquido sobre o patrimônio líquido, em %)
  • Rentabilidade da Receita Bruta (lucro líquido sobre a receita bruta, em %)

Para as agências médias e pequenas é uma ótima oportunidade de demonstrarem que podem faturar pouco mas sabem aproveitar este faturamento muito melhor que muita agência grande. Para as agências grandes é uma oportunidade melhor ainda para demonstrar que as agências médias reclamam à-toa, porque além de faturarem muito, as grandes também são as melhores em administração.
Pretendemos publicar este RANKING na última coluna de janeiro, dia 27. Portanto, os departamentos financeiros das agências podem nos enviar este material até o dia 20 daquele mês. Como sempre, contamos com a colaboração de todos.

RETOQUE

Cartola de Breque

Sem dúvida muito bom, o jingle da Caderneta de Poupança Unibanco, que tem como tema "A nota certa". É bom porque está procurando atingir o brasileiro com uma coisa que lhe é muito agradável - o samba de breque, e porque o jingle, em si, é bem feito e de fácil memorização.
Mas, apesar das pequenas modificações que nos pareceu escutar na letra, o rendimento do comercial acreditamos que ficou prejudicado pela escolha dos interpretes. Samba de breque é uma especialidade de um grupo pequeno de cantores brasileiros, no qual, como todo mundo sabe, que nem Cartola nem Adoniran fazem parte. Além disso, tanto Cartola quanto Adoniran são mais compositores que cantores, e de suas próprias músicas, compostas bem de acordo com suas reais possibilidades. Resultado: o samba, jingle que Morengueira domina, Cartola até canta mal, completamente sem a expressividade e a malandragem que o samba pede.
Nós estamos em fase de divulgar nossos valores. É bom que nossos intelectuais tenham agora esta preocupação. E melhor ainda que a publicidade também tenha entrado na jogada. Mais importante, agora, é que o pessoal de criação se preocupasse em não descaracterizar estes valores em nome apenas desta divulgação e "reconhecimento”. Principalmente quando tratamos com nossa cultura popular, e com pessoas menos sofisticadas.
Da mesma maneira que não se pediu a Noêmia Mourão ou a Aldemir Martins que assinassem quadros (no comercial de televisão) que não fossem de sua autoria, vamos evitar que nossos maiores compositores populares sejam levados a cantar canções, por melhores que elas sejam, mas de outros compositores.
(ME).

CARTAS

De Antônio Luiz Accioly Netto, do SGB:

Márcia,
Lendo a edição especial de Anúncio-Rio de Janeiro, senti-me muito honrado com a indicação feita pelos colunistas como um dos “Destaques do ano”.
Obrigado mas devo confessar que sem o apoio da SGB e sem o apoio do Grupo de Mídia, além da ABP e do IVC, isto não seria possível.
Um abraço, Accioly, Dez.77.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

A Dinâmica Propaganda, de Porto Alegre, preparou um pôster de Ano Novo apoiando e republicando o texto da declaração de princípios dos profissionais de criação.
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Deve estar sendo publicado hoje, em alguns jornais, um anúncio institucional da Mauro Magalhães, preparado pelo Caio, no qual a palavra “democracia” é repetida 26 vezes, numa mensagem de um 1978 melhor. / Falando em Caio, a agência está preparando para janeiro uma enorme campanha para a Rádio Ipanema.
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Também está para entrar no ar um novo comercial dos cigarros Continental com música de Jorge Ben.
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Muito interessante o primeiro número do jornal/revista mensal Interview, edição brasileira da publicação de Andy Warhol. A revista/jornal só está ainda com alguns grilos de past-up e impressão, mas isso deve ser resolvido fácil. Para o pessoal de publicidade, é indispensável a leitura da entrevista de José Zaragoza (DPZ), na qual, entre outras bombas, ele declara que a qualidade da nossa propaganda caiu pela auto-censura que acabou nos sendo imposta, e que dentro de dois ou três anos venderá sua parte na DPZ para entrar no mercado de arte de Nova Iorque e Paris.
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A JOTAÉ termina o ano com dois novos clientes: a Chartis Empreendimentos Imobiliários (primeira agência) e a Transportes Fink.
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Esta coluna já estava fechada quando recebi uns presentes tão maravilhosos e gentis que não poderia deixar de expressar os meus sinceros agradecimentos à Norton (pelos lindíssimos papéis personalizados); Lage, Stabel & Guerreiro (pelo "do it yourself"); Pessoa Publicidade, A.A. Comunicações, Aldeia Propaganda e ao Volf Spasky, da Artplan.
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A Editora Referência, com o apoio da APP e do Clube de Criação de São Paulo, realizará no período de 13 a 17 de fevereiro a "Semana Inglesa para Publicitários", com a presença de Barry Day (vice-presidente executivo e diretor-executivo de criação da McCann-Erickson na Europa); Peter Bostok (diretor de criação da J. Walter Thompson, inglesa); Maurice Drake (diretor da Lintas inglesa) e James Garret (presidente do The Garret Group, produtora de filmes na Europa). As palestras serão realizadas no horário das 20 horas. Diariamente, às 5 da tarde, será servido chá aos participantes.
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Muito útil e requintada a agenda-brinde da Salles/Interamericana. Também muito criativos os cartazes de boas festas da própria Salles, da Lintas (propondo os irmãos Villas-Boas para Noel da Paz), da Franco Paulino Moraes, da CBBeA e da Mendes. Também lindos os calendários de mesa da Caixa Econômica Federal e de Souza Cruz. Sem desmerecer as outras peças que nos foram enviadas.
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A Graficon esta ampliando seus serviços de assessoria gráfica para empresas de médio e pequeno porte, assim como agências que necessitem de se utilizar de uma gráfica que cuide de todo o seu trabalho de produção de folhetos e relatórios desde o lay-out até a Impressão.
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O Anuário Brasileiro de Propaganda – Edição Histórica de 10 anos já não sai mais pela Publinform, mas pela PI, que no fundo é a mesma coisa. Por mais necessária que tenha sido a mudança da razão social, vai ser duro falar PI (é peí ou pi?), nome muito menos eufônico que Publinform.
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Entra no ar dia 1º a campanha da Cofrelar preparada pela Redinger & JG.
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Apesar da enorme sucessão de lugares comuns (dos mesmos tipos que o próprio Duailibi criticou quando voltou do Festival Íbero-Americano de Publicidade), os novos comerciais do cigarro Luís XV, da DPZ estão realmente muito bonitos quanto às direções de cena e de arte. Todas as tomadas estão incrivelmente pictóricas.
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A Lintas informa que seu faturamento este ano foi de 290 milhões, e o do SELL 65 milhões, dando um total de 355. Para 1978, há uma previsão de Lintas 440 e Sell 90, com o total de 530 milhões. Como prometemos nesta coluna, estamos também muito interessados em dados como rentabilidade da agência, e já cobramos da Lintas estas informações. Brevemente as divulgaremos. Leiam hoje a nota "Atenção agências: RANKING da Janela".
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Do Informativo de Mídia da McCann:
• A Editora Miranda Corrêa vai lançar no mês de janeiro a revista Photo. O material da edição brasileira será similar das edições internacionais, apresentando os trabalhos dos maiores nomes do mundo da fotografia. Tiragem inicial 40.000 exemplares, e será vendida em bancas de todo o Brasil, com distribuição da Abril.
• Foi inaugurada na semana passada, a TV Globo - Votuporanga, canal 27, que passou a funcionar oficialmente, durante a transmissão do Jornal Nacional.
• A partir de Janeiro, Oswaldo de Almeida Filho, reassume o cargo de Diretor Central de Publicidade da Abril, que foi acumulado interinamente pelo Diretor do Rio, Sebastião Martins. Nesta função, Oswaldo será responsável pelo relacionamento - em nome da Editora Abril ­ junto às Diretorias das Agências de Publicidade no Brasil, além do atendimento centralizado às maiores empresas anunciantes do país e 'Seus respectivos grupos de agências. Este atendimento centralizado significa tratar com um só executivo de alto nível para ter acesso a todos os recursos de comunicação, criado e marketing da Abril.
• Por deliberação da sua última assembleia geral extraordinária, a Época S.A. teve alterada a sua diretoria administrativa, passando a ser a seguinte: A. Ruben Corrêa Moll (diretor­presidente); Dirceu Gay da Cunha Filho (diretor­vice-presidenre); Carlos Lamassa (diretor-executivo) e Oswaldo de Jesus Sarmento (diretor-executivo).
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A partir de janeiro, Oswaldo de Almeida Filho, reassume o cargo de Diretor Central de Publicidade da Abril, que foi acumulado interinamente pelo Diretor do Rio, Sebastião Martins. Nesta função, Oswaldo será responsável pelo relacionamento – em nome da Editora Abril – junto às Diretorias das Agências de Publicidade no Brasil, além do atendimento centralizado as maiores empresas anunciantes do país e seus respectivos grupos de agências. Este atendimento centralizado significa tratar com um só executivo de alto nível para ter acesso a todos os recursos de comunicação, criação e marketing da Abril.
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Por deliberação da sua última assembleia geral extraordinária, a Época S.A. teve alterada a sua diretoria administrativa, passando a ser a seguinte: A. Rubens Corrêa Moll (Diretor Presidente); Dirceu Gay da Cunha Filho (Diretor Vice-Presidente); Carlos Lamassa (Diretor Executivo); e Oswaldo de Jesus Sarmento (Diretor Executivo).
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A partir de janeiro - período das férias e escolares - a programação da TV Guanabara sofrerá alterações destinadas a atender ao público infantil. Haverá um remanejamento de horários nos períodos da tarde e da noite (até pouco antes do horário nobre), passando esse período a ser denominado "Verão Colorido".
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A Artplan conquistou a parte institucional da Divisão de Cosméticos da Rocha, com a linha Pantene e Everson.
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Está confirmada a festa de lançamento da Edição carioca da Revista Propaganda, no Country Club, dia 11 de janeiro. Adesões com Célia ou Solange, na Editore Referência, do Rio.
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Esta coluna sai todas às sextas-feiras e fecha às quintas, ao meio-dia. Qualquer informação pode ser enviada à Rua Barão de Itambi 7/605. Flamengo - Rio 20000 RJ. Ou pelo telefone 286-4876.
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Roberto Simões, Marcio Ehrlich e Marcia BritoCOLUNISMO SOCIAL
Na recepção que a Lintas ofereceu à imprensa especializada, em sua nova sede de São Paulo para apresentação de suas peças e instalações, estes colunistas entre Roberto Simões e senhora (lendo a Janela).