Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 11/NOV/1977
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.


Recebemos de Gilberto de Camargo Barros, presidente da Associação Brasileira de Anunciantes, a cópia da carta por ele enviada ao presidente da Associação Brasileira de Agências de Propaganda, Oriovaldo Vargas Loeffler. A carta, que publicamos a seguir, diz respeito ao editorial sobre o III Congresso Brasileiro de Propaganda publicada no Boletim ABA de outubro. Mais abaixo, publicamos também um pronunciamento da ABA sobre o II Encontro Nacional de Anunciantes:
"Prezado Oriovaldo;
Havendo o Boletim ABA de outubro circulado alguns dias após nossos entendimentos diretos no sentido de realizarmos uma série de reuniões ABA/ABAP, para encontrarmos os denominadores comuns de problemas pendentes, acordo esse que já foram divulgados pela imprensa mais rápida, diária, ficaria parecendo extemporâneo o editorial sob o título "O III CBP na hora da verdade", nele publicado.
Em atenção à verdade e para evitar especulações indevidas, quero pedir sua atenção para o fato de que nosso boletim, por suas características sistema de impressão etc, não possui a necessidade agilidade jornalística, principalmente à vista de fatos que estão a suceder com rapidez. Inutilizar o número e fazer outro é impossível. Praticamente teríamos de assim agir todos os meses.
Creio que estes esclarecimentos bastam à sua inteligência e às especulações que já começaram a chegar até nós.
Cordialmente, Gilberto de Camargo Barros".
PRONUNCIAMENTO SOBRE ASSUNTOS DE INTERESSE DA PUBLICIDADE

A "Associação Brasileira de Anunciantes", em reunião plenária das Empresas Associadas realizada no dia 19 de outubro do corrente ano, referendando as decisões adotadas pela Comissão Plena Preparatória do II Encontro Nacional de Anunciantes, por sua vez realizada a 17 de outubro último, resolveu emitir o presente pronunciamento para conhecimento geral, pleno e amplo de todas as partes interessadas na solução dos problemas que afetam a indústria publicitária e consequentemente, a harmonização do relacionamento entre as partes, informando que:
  1. As Empresas Associadas, por seus Representantes e constituindo o pensamento das altas direções respectivas dos Anunciantes afiliados à ABA, manifestam integral e solidário apoio às posições adotadas por sua Diretoria Executiva e aos reiterados pronunciamentos do seu presidente com relação aos assuntos de interesse dos Anunciantes no contexto de seu relacionamento com Agências de Publicidade, Veículos de Divulgação, Fornecedores e Sindicatos, Associações e Grupos Profissionais.
  2. Reiteram seu apoio à realização do III Congresso Brasileiro de Propaganda como centro ideal para o exame de todas as questões que interessam à indústria da publicidade brasileira.
  3. Considerando, porém, que não se constroem sólidos edifícios sobre a instabilidade de areias movediças, a Associação Brasileira de Anunciantes deseja discutir e ver solucionados, pela forma que melhor convier às partes, problemas de grande importância, tais como:
    3.1 - Lei nº 4.680/65 e Decreto nº 57.690 que a regulamenta.
    3.2 - Custos de veiculação e bonificações.
    3.3 - Custo de produção de fonogramas e filmes publicitários.
    3.4 - Custos de produção em geral: fotografias, fotolitos, artes, clichês, composição e impressão em geral.
    3.5 - "House-agencies". A ABA posiciona-se em favor da legalidade destas agências, concebidas como entidades jurídicas, estruturadas para operar como prestadoras de serviços publicitários.
    3.6 - Custos de produção em geral, preços de fotografias, fotolitos, clichês, etc.
  4. Repudiam, portanto, pronunciamentos diversos que têm surgido, segundo os quais a ABA desejaria discutir no conclave "questões de menor importância", em oposição a outros setores que desejam fazer do III CBP um encontro exclusivamente de alto nível.
  5. Aceitam, por tudo isso, a posição conjunta assumida pelos presidentes da Associação Brasileira de Anunciantes e da Associação Brasileira de Agências de Propaganda, no sentido de que os assuntos propostos pela ABA sejam examinados em reuniões específicas a ser desenvolvidas, desde já, entre anunciantes, agências e demais partes envolvidas, observando com isso o encaminhamento de suas soluções. Independente do III Congresso Brasileiro de Propaganda.
  6. Reservam-se o direito de rever as posições ora assumidas, em função dos resultados obtidos nas reuniões mencionadas no item 5.
  7. Solidarizam-se com os profissionais da propaganda em seus movimentos em prol da melhoria da instrumentação do exercício de suas funções.
  8. Fixam, em principio, o dia 7 de dezembro próximo futuro, para a realização do II Encontro Nacional de Anunciantes, para posicionamento e referendo dos anunciantes a respeito dos entendimentos referidos neste documento.

Considera assim a Associação Brasileira de Anunciantes perfeitamente definidos os parâmetros que servirão de balizamento para os entendimentos entre as partes a curto prazo solucionando problemas crônicos e destarte, clarificando os horizontes dos dois importantes conclaves que se aproximam - o II Encontro Nacional de Anunciantes e o III Congresso Brasileiro de Propaganda.
São Paulo, 1º de novembro de 1977.
Associação Brasileira de Anunciantes
A DIRETORIA

RETOQUE

Agora é nanica + mídia!

Quem conhece esta coluna sabe que ela não é de distribuir elogios. Quando eles surgem, porém, o leitor pode se assegurara que não foram gratuitos ou levianos.
Lembramos isto para dizer que achamos que o Grupo de Mídia do Rio de Janeiro é hoje uma entidade de indiscutível importância. E não pensamos assim só pelo gabarito de seus integrantes (pois de associações de ilustres inoperantes o Brasil já está cheio), mas pelo que os temos visto procurando fazer por sua classe e pela propaganda brasileira.
E foi com a maior satisfação que vimos a GM se interessar pelo problema da Imprensa Nanica, abrindo-se ao debate na última terça-feira com o Pasquim e quais outros comparecessem, conforme anunciamos na coluna passada. Incoerentemente, os veículos da nanica da "linha do Pasquim" sequer apareceram. Dos jornais de bairro, ao menos O Patropi e o Ilha Notícias deram sua presença.
Mas o Grupo de Mídia ainda parece estar Interessado em conhecer melhor as publicações nanicas, E, numa realmente ótima notícia, resolveu incentivar a proposta que fizemos no Retoque de sexta-feira passada (podemos fornecer cópia a quem se interessar). Antônio Luiz Accioly, Supervisor de Mídia da SGB e membro ativo do GM, nos enviou a seguinte carta, que só não reproduzimos fielmente porque Accioly está com o estranho comportamento de escrever mídia com "e", igual àquela que se toma com pão e manteiga. Por coerência editorial tivemos que consertar aquela palavra três vezes:
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"Caro Márcio.
Li com grande interesse o lançamento da proposta que você e a Márcia fizeram em sua coluna de hoje, para a formação de uma "Central de Imprensa Nanica".
Considero a ideia excelente, e adianto que há pouco tempo propus a criação de algo semelhante em uma das reuniões realizadas com o Sr. Dario Paes, Diretor da ZN Jornal (Rua Dagmar da Fonseca, 37 sala 305 - Madureira) a quem envio cópia desta carta, e de sua coluna, que na ocasião se mostrou vivamente interessado em iniciar o processo.
Faço votos que o trabalho frutifique, pois contribuirá em muito não só para o trabalho do Mídia, como para o desenvolvimento dos próprios jornais. Conte com o SGB - e com o que eu puder fazer junto ao Grupo Mídia, para desenvolver e incentivar a criação da Central.
Um abraço,
SGB Publicidade e Promoções S/A, Antônio Luiz Accioly, Supervisor de Mídia"
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Pois o GM se reuniu na própria terça-feira e decidiu levar adiante a ideia. Os jornais da Nanica fiquem atentos que na próxima semana o GM convocará a todos para uma reunião quando a proposta será debatida com maior profundidade. Desta vez, as Nanicas não mais poderão reclamar que as agências de propaganda não se interessam por elas.
(ME)

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Gutemberg Guarabira foi contratado para atuar no departamento de criação da Zurana, deixando seus negócios em São Paulo para ficar no Rio.
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A diretoria da ABA está convocando suas Associadas para que procedam à inscrição de chapas para as eleições de janeiro de 1978. O prazo de inscrições termina 30 de novembro.
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Nêga Fulô, garrafa de Geraldo SimplícioAs peças produzidas pela Aroldo Araújo Propaganda para a aguardente Nêga Fulô estão com a sobriedade apropriada ao produto. E a garrafa criada pelo conhecido artista popular Geraldo Simplício -- o Nêgo --, e o selo do lacre estão tão bonitos que não tivemos coragem de abri-la. Aroldo está planejando levar todos que sentiram o mesmo problema para visitar a Fazenda Soledade e provar a Nêga Fulô diretamente do alambique.
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A Ibéria, conta da Unità comemora seus 50 anos e nos envia um lindíssimo álbum com gravuras do artista espanhol Juan Antônio Alda.
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E por falar em Lintas, será hoje, na Academia Brasileira de Letras a entrega do Prêmio Remington de Prosa e Poesia instituído em comemoração aos 70 anos da Sperry Remington no Brasil.
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A ABRP dará início ao ciclo de palestras "Atividades de Relações Públicas" no próximo dia 21, de 15:30h às 20:00h, com a colaboração especializada da agência Assessor. As inscrições devem ser feitas até o dia 17 na Av. Rio Branco. 120, sala 1101. Tel.: 222-0499.
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Revista Arte Hoje número 4, de 1977Chegando a seu n.°4, Arte Hoje, da Rio Gráfica continua firme divulgando a arte brasileira para um público de classe A. Sua tiragem atual é de 15.000 exemplares.
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Os Conselhos de Profissionais Regionais de Relações Públicas do Rio e São Paulo deverão sofrer mudanças radicais, nos próximos dois anos, já que as novas diretorias eleitas pertencem à oposição. Eugênio Mattoso (Rio) e Nemércio Nogueira (SP) encabeçam as chapas vencedoras.
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A Labor Publicidade comunica que seu cliente Sacipan, produtor das marcas de café Câmara e Sacipan está inaugurando mais uma fábrica em Campos e acaba de assumir o controle acionário do café Cairo de Goiânia.
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Ainda pela Labor, já está confirmado um agitado show com a cantora Maria Alcina na inauguração da primeira loja Brastel em Juiz de Fora.
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A Estrutural está se expandindo. A casa ao lado agora receberá as áreas de criação e planejamento.
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Ana Helena BerengerDepois dos seus trabalhos no premiado comercial do Fiat 147 e no do shampoo Cabelo e Pontas, e da atuação na novela "Sem lenço, sem documento" onde interpreta o personagem Berta, a modelo e atriz, Ana Helena Berenger estará lançando um novo modelo da bicicleta Calói em anúncios impressos. Interessante é que os comerciais feitos por Ana Helena voltaram a ser veiculados no horário daquela novela.
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Esta coluna fecha às quintas-feiras, ao meio-dia. Qualquer notícia pode ser enviada para a Rua Barão de Itambi, 7/605, Flamengo. Rio. Ou passada pelo telefone 286-4876.