Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 14/OUT/1977
Marcia Bê

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
"Marcia Bê" era o pseudônimo da jornalista Marcia Brito. A coluna era editada por Marcio Ehrlich.


O coleguinha Guilherme A. de Vasconcellos, que assina a coluna "Propaganda" na Ultima Hora, escreveu no dia 10 passado que esta colunista cometeu "dois pequenos deslizes" a seu respeito, O primeiro, por eu ter informado aos leitores da Janela que ele substituiu nosso amigo Guilherme de Freitas na coluna que este escrevia naquele jornal. O segundo, por tê-lo chamado de colunista. Confesso que fiquei surpresa com as correções feitas, pois não apenas eu, mas também outros colunistas, corno o Jomar em sua coluna do O Globo do dia 10 de julho, o Cauby em Anúncio nº 51 de agosto registraram a substituição ocorrida e como substituição mesmo. A verdade é que quem escrevia a coluna de propaganda na Última Hora era o Guilherme de Freitas que, infelizmente, logo após as primeiras publicações da "Carta do Mídia" (este era o nome da coluna dele) foi acometido por problemas de saúde que o deixaram impossibilitado de continuar aquele trabalho. Sabemos que outros fatos interferiram nesta interrupção, mas Isto a História do Colunismo Publicitário registrará.
Ora, "substituir", para o mestre Aurélio Buarque de Holanda, é: 1 - Colocar (pessoa ou coisa) em lugar de; trocar. 2 - Tomar o lugar de; ir para o lugar de. 3 - Por ou ser posto em lugar de outra pessoa.
Portanto, não sei onde o colega Vasconcellos viu um possível “deslize" no termo empregado por mim.
Quanto a tê-lo chamado de colunista, convém lembrar que aquele que mantém coluna em jornal acerca de propaganda é um colunista de propaganda. Isto me faz lembrar o personagem "Antônio Alfacinha. o inventor português” de Chico Anísio que dizia: “sou inbentor, pois quem inbenta é inbentor”.
Além das correções citadas, o confrade Guilherme de Vasconcellos registra também sua perspectiva sobre o assunto propaganda afirmando que esta se opõe, diametralmente com aquela que diz ser a tônica dos colunistas especializados, "qual seja, noticiário sobre o que ocorre nas agências e anunciantes, a movimentação de pessoal em uns e outros e as análises de campanhas de propaganda, institucionais ou de interesse público".
Convém lembrar ao colega Vasconcellos que, aqui mesmo na Janela do dia 16 de setembro o colunista Marcio Ehrlich e eu comentamos na seção Retoque que "colunismo publicitário é, antes de mais nada, jornalismo. E como jornalismo tem um compromisso inalienável com a responsabilidade de informação. Ao colunista de publicidade não compete apenas reproduzir relações enviadas pelas agências, frequentar coquetéis e se regozijar por ser dono de um espaço no jornal. Ele tem que ser também alguém de opinião, que retribua ao leitor a confiança que este lhe deposita, exatamente por aquelas prerrogativas de que dispõe. E que é indesculpável ao jornalista se utilizar de sua situação privilegiada para se promover ou à empresa em que trabalha".
Para nossa felicidade, leitores, ainda temos colunistas como um Roberto Simões, um Ferrentini, um Cauby, um Jomar, um Eloy, um Genilson, um Alenquer, um Maluf, um Madia, um Fernando Vasconcellos e muitos outros que, apesar das muitas limitações impostas, ainda conseguem levantar problemas e assumir as conseqüências.

RETOQUE

Já está bastante consagrada a importância das promoções de vendas no marketing de supermercados. Inclusive, o maior volume da publicidade destes estabelecimentos parece situar-se exatamente na divulgação de suas "ofertas semanais".
Como empresas de atendimento direto ao público, servindo de intermediários entre o produtor e o consumidor, os supermercados não se constituem apenas em meros depósitos de "gêneros para o lar", mas inferem em todo um relacionamento social e afetivo do consumidor para com suas compras. Facilmente pode acontecer de um produto ser mais vendido em determinada rede que em outra, não só por sua exposição ou preço, mas por interferência da atitude do pessoal do estabelecimento em relação a ele e ao cliente.
Daí ser fundamental uma boa filosofia de relações públicas em empresas daquele tipo, preparando seu pessoal para complementar todo o esforço e verba despendidos em campanhas, peças publicitárias e promoções de vendas.
Esta semana, por exemplo, passamos por uma triste experiência no Peg-Pag Marquês de Abrantes, já afamado no bairro por seu mau atendimento, desde o açougueiro a os supervisores, passando pelas caixas.
Uma promoção dos Caldos Maggi, reunindo numa embalagem quase opaca (plástico amarelo barato) os caldos de carne e de galinha, marcava um preço superior ao da soma dos preços dos caldos separados, colocados na mesma gôndola (!). Informado um supervisor, foi descoberto o erro. Na verdade, os preços dos produtos separados não haviam sido majorados por esquecimento pelos funcionários do supermercado, o que dava a diferença (e será que foram majorados por causa da promoção). Mas se os caldos com o novo preço custavam o mesmo que na oferta, em que o consumidor levaria vantagem? O supervisor abriu a embalagem amarela para descobrir (atitude que não seria permitida a qualquer dona de casa, por conta própria), e encontramos um folheto com receitas e – surpresa --, um estranho furador de latas de óleo. Aliou-se o despreparo da equipe na equipe o supermercado à má bolação da promoção de vendas por parte da Maggi.
Para concluir, quando informamos ao tal supervisor, cuja função ali, além de receber cheques dos fregueses é também ouvir suas reclamações e auxiliá-los, que falaríamos deste caso nesta colunas, recebemos o seguinte comentário, que derruba qualquer imagem que qualquer agência (no caso a Salles-InterAmericana) procure criar para aquele cliente:
- É até bom mesmo que fale! Outro dia uma dona já publicou uma reclamação daqui no Jornal do Brasil. A casa não costuma fazer anúncio e desse jeito, vocês estão é fazendo propaganda do Peg-Pag de graça.
Marcio Ehrlich

A Novela Que Durou 30 Anos.

SSC&B:Lintas A mudançaUma das peças mais expressivas que recebi é o folheto da Lintas comunicando seu novo endereço de São Paulo. "A Novela Que Durou 30 Anos Ou A Mudança Da Lintas" é o título do folheto em forma de literatura de cordel que conta em versos uma história de cantador. A mensagem cantada pela Lintas vai através da "Janela" e é mais ou menos a seguinte: A Lintas de São Paulo está num prédio "porreta" de onze andares, na Rua Bela Cintra 643.
Uma outra peça feita com o mesmo objetivo é o cartaz mostrando antigos reclames e anúncios atuais, ressaltando os endereços das duas épocas.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

A Redinger conquistou a conta do restaurante Casamarela, uma casa especializada em comida típica brasileira e algumas internacionais. * Ainda da Redinger, Leonardo Carneiro (ex-Bloch) é o novo fotógrafo daquela agência. * E o Marcos Coutinho (ex-JMM, ex-Publinews, ex-Asserp, ex-Máxima, ex-Sitral) é o novo redator.
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A Salles/Inter-Americana foi selecionada, entre oito Agências de propaganda, para dar continuidade à Campanha Permanente de Segurança nas Estradas do DNER. A Campanha Permanente foi lançada em setembro de 1973 a partir de proposta da Salles/Inter-Americana que, desde então, vem desenvolvendo um trabalho de comunicação que já rendeu diversos prêmios internacionais, inclusive um Clio disputado com peças de serviço público de vários países da Europa e América. Os resultados da concorrência dão o primeiro lugar a Salles/Inter-Americana, com nota 9.3, o segundo a Denison, com nota 8.8, seguidas da MPM, com 8.5, Norton com 8.4, LM e Artplan, com 8.2, SGB, com 8 e Santos e Santos com 7.4. A dotação para a Campanha Permanente de segurança nas Estradas é de 25 milhões a ser aplicados nos próximos 12 meses em todo o território nacional.
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O CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola está fazendo 13 anos. Esta novidade vem aperfeiçoando o sistema de integração empresa-escola-governo-comunidade com sentido de adequar a formação de recursos humanos à realidade brasileira.
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Foi inaugurada oficialmente no dia 6 de outubro a Central de Out-Door de São Paulo, A Central conta com a participação das empresas L&C. Espaço, Local, Pintex, Klimes, Karvas, Exibição, Alvo, Colagem, Época e Publix, e está funcionando, provisoriamente, no escritório da Local, na Rua Alvarenga, 2171 - telefone 210-5669. Para facilitar os sistemas de comunicação e administração da nova entidade, foi nomeada uma comissão formada por Carlos Alberto Nanô (Espaço) na função administrativa; Álvaro Almeida (L&C) na de relações publicas; e o setor financeiro está a cargo de Eurico Cirillo (Local). A Central terá como objetivos, além de unir a classe, estimular e centralizar o diálogo com os mídias e obter a solução unificada dos problemas legais com os poderes públicos. Visando alcançar estes objetivos, a Central de Out-Door de SP, promoverá campanha institucional atuando junto às Faculdades, às autoridades, aos publicitários, mídias e ao público em geral. A implantação da Central consta do programa de realizações do Grupo de Mídia. Para sua efetivação contou com o trabalho do coordenador da comissão técnica de "out-Door", Márcio Raso, do setor de mídia da Salles/Inter-Americana. Seguindo orientação da comissão de trabalho do Grupo de Mídia, já foram entregues pela Central as relações de locais e roteiros de colagem de todas as empresas, com divisão padronizada dos bairros. A Ideia das empresas de out-door se reunirem através de uma Central está se espalhando por todos os Estados e, brevemente será a vez da Bahia se organizar.
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A revista Machina informou que já está para sair o seu número 2. O primeiro número daquela revista ainda está nas bancas e tem um bom artigo sobre a história do motociclismo no Brasil. Vale a pena dar uma olhada, pois o assunto (moto) tem um público especifico que cada vez aumenta mais.
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A Associação Brasileira de Propaganda comunica: Quem não receber até o próximo dia 14 de outubro a Circular expedida pela ABP convocando todos os seus associados a indicarem as personalidades que serão homenageadas no Grande Coquetel Jantar e show de Fim de Ano no Clube Caiçaras do dia 5 de dezembro, deverá solicitá-lo com urgência a D. Suely pelo telefone 253-1076, já que muitos mudam de empresa sem comunicação do novo endereço à ABP. As indicações serão para o Publicitário do Ano, Agência do Ano, Destaque em Mídia, Destaque em Criação, em Produção Audiovisual, em Produção Impressa, em Contato de Agência e Contato de Veículo.
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O Grupo de Mídia do Rio, em convênio com a ABP, iniciará nos próximos dias as inscrições para o "Curso de Mídia", aberto a todos os profissionais e estudantes de comunicação. São poucas as vagas, e as reservas podem ser feitas com D. Suely, pelo telefone 253-1076. O interesse é a formação de novos profissionais, ou o desenvolvimento técnico dos já em atividade, no checking, em nível de assinantes ou até a quem já exerce funções específicas em planejamento, pesquisa etc. / Ainda do GM, será promovida uma reunião no dia 25 de outubro quando será apresentado por Janette Dente um novo critério de pesquisa desenvolvida em conjunto pela Revista Seleções e o Marplan, com José Lopes.
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Na última reunião do I.V.C. (Instituto Verificador de Circulação) realizada dia 6 passado, além da aprovação dos novos estatutos, foram eleitos mais três membros para a atual junta diretora: agência (Maria Alice Langoni, MPM); veículo (J. Madruga Duarte, Zero Hora), ABA (Luiz H. S. Furquim de Campos, Banco Nacional).
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O 28º Curso Básico de Propaganda, promovido pela ABP, terá início no próximo dia 24 de outubro, com aulas às 2ªs., 4ªs. e 6ªs. feiras. As reservas e informações podem ser obtidas desde já com D. Suely pelo telefone 253-1076.
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A página 9 das sextas-feiras da TRIBUNA DE IMPRENSA está sendo editada por Marcio Ehrlich.
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A Pereira de Souza acaba de anexar novas representações: a Rádio Aparado da Serra, de Bom Jesus (RS); Rádio Taquara, de Taquara (RS); Jornal Correio Vacariense, de Vacaria (RS) e a Rádio Alvorada, de Brasília, a principal emissora do Brasil Central, e que antes era representada pela Cadeia Verde Amarela. E os jornais O Popular e Jornal de Brasília, sairão dia 23 de outubro com um suplemento a cores comemorativo dos 44 anos de Goiânia. O fechamento publicitário está por um fio.
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Nemércio Nogueira, diretor-executivo da Salles/Inter-Americana está encabeçando a chapa para sua candidatura à Presidência do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas de São Paulo, nas eleições do próximo dia 7 de novembro. Segundo ele, a chapa por ele encabeçada tem a grande vantagem de somar a experiência dos mais velhos à vibração e entusiasmo dos mais jovens, com o objetivo comum de ajudar a colocar a profissão de RP no lugar que merece, na vida administrativa nacional.
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Esta coluna fecha as quintas-feiras, ao meio-dia. Qualquer correspondência pode ser enviada para a rua Barão de Itambi, 7/605. Flamengo. Ou pelo telefone 286-4876.
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Esta colunista está radiante de felicidade. Na hora do fechamento da Janela, recebi carta da Editora Referencia informando que fui escolhida para integrar o grande júri "OS COBRÕES" para a seleção dos Prêmios Colunistas, juntamente com José Cláudio Maluf, Armando Ferrentini, Carlos Alencar, Carlos Cauby Silveira, Eloy Simões Fernando Vasconcellos, Francisco Alberto Madia de Souza, Francisco Ribeiro, Ivan Curvello, Jomar Pereira da Silva, Nemésio Prado, Roberto Simões e Silvia Dias de Souza.
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A Labor está desenvolvendo um importante trabalho de pesquisa para avaliação das principais deficiências do estudante de comunicação que ingressa em uma empresa para estagiar. Transcrevemos o texto I, relações públicas da Labor, que é o homem que encabeça o projeto - CIP - Coordenação de lntercâmbio profissional:
"Terminados em agosto os trabalhos de informação profissional à primeira turma experimental de estagiários, analisamos tudo, corrigimos as imperfeições, reformulamos os critérios de seleção, avaliação e remuneração, reestruturamos o programa e treinamos o pessoal interno para receber e orientar eficientemente os estudantes.
O programa Inicial foi tão modificado no transcurso desta aplicação que resolvemos transformar a primeira turma em pré-teste do projeto.
Apesar disto os resultados do ponto de vista da formação profissional básica apresentou saldo bastante positivo: Dos seis estagiários, dois foram admitidos nos setores de Informações e controles da Labor e um foi aproveitado pela Artplan.
O teste mesmo, estamos iniciando agora, com a segunda turma, composta de seis estudantes cujas fichas te remeto em anexo em xerox.
Os resultados a ser colhidos com esta turma terão todos os seus elementos registrados para análise em fevereiro e checagem na terceira turma experimental prevista para inicio em março próximo.
Até junho de 78 devemos ter conclusões a oferecer, discutir, intercambiar ... e utilizar no futuro PROGRAMA DE ESTÁGIO LABOR.
O prazo até que não é longo se considerarmos que também estamos aprendendo.
A diferença entre nós, profissionais de agência e muitos professores de comunicação é que os profissionais têm que aprender a ensinar e estes professores ainda precisam aprender o que ensinam.
Quem vai aprender primeiro?
Ademâ, de leve, que cavalo não escreve".