Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 23/SET/1977
Marcia Bê

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
"Marcia Bê" era o pseudônimo da jornalista Marcia Brito. A coluna era editada por Marcio Ehrlich.


Há três semanas, nossa "Janela" sugeriu à Central de Out-Door que mantivesse um diálogo especial com os mídias. Na semana seguinte publicamos a carta do publicitário Hélio Ramos, diretor de planejamento da Labor, levantando novas questões sobre a mídia “outdoor”. E, semana passada, reproduzimos a resposta da Central de Out-Door. Algumas dúvidas ficaram e o publicitário Hélio Ramos nos comunicou que pretende esclarece-las, junto com os mídias Alcina Machado, Abílio Castanheira e o relações públicas François (todos da Labor) no encontro que a Central de Out-Door terá com o Grupo de Mídia do Rio, no próximo dia 4 de outubro na Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Esta colunista está deslumbrada de felicidade em ver que nossa "JANELA", com apenas 10 semanas de publicação, está conseguindo seus objetivos. Estamos provocando reações, ativando o diálogo, informando e esclarecendo estudantes de comunicação e empresários. E isto não é ótimo? Nosso comentário de hoje é um agradecimento a vocês. Continuem conosco.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

A Crush é oficialmente cliente da JP&S que, inclusive já começou a veicular anúncios daqueles refrigerantes * Ainda da JP&S, ela ganhou as contas da indústria petroquímica SIMAB AGRÍCOLA e da BADIA (papel de parede), que voltou para a agência. * John Dale que iria ficar apenas 10 dias na Europa cuidando dos assuntos da empresa, continua por lá acertando os negócios para o 1º Offshore – Exposição Latino-Americana de Petróleo.
• • •
A SGB está entrando na era cibernética. Como a COBRA COMPUTADORES é sua cliente, as duas empresas firmaram um contrato que possibilitará à agência utilizar o computador COBRA em seus estudos de mídia e pesquisa. Antônio Luiz Accioly e Jeanine de Miranda Fortes, mídias da SGB, já estão se preparando para fazer um curso de programação e processamento de dados.
• • •
Foi Inaugurada ontem no Clube de Aeronáutica, a exposição dos trabalhos premiados no Concurso de capas "Bolsa de Valores, Cem Anos de Pregão". A exposição permanecerá aberta ao público até sábado, das 11,30 às 21,00 horas. E, em homenagem ao artista paranaense, representado por Oswaldo Miranda - ganhador do concurso, os Clubes de Criação do Rio, São Paulo e Paraná estão assinando um anúncio que será publicado pelos jornais paranaenses, com o título de “Gol do Mirandinha".
• • •
Monserrat volta da Europa nesta segunda-feira e reassume a presidência do Clube de Criação do Rio dando um descanso para Pedro Galvão que segurou brilhantemente o cargo.
• • •
Chanceler foi lançado em São Paulo com a mesma campanha "O fino que satisfaz". O resultado foi surpreendentemente superior ao esperado pela Caio Domingues. Parece que paulista tem mais atração por finuras que o carioca.
• • •
A Denison ganhou a concorrência da campanha de Segurança de ônibus promovida pelo DNER, com 599 pontos. A Mauro Salles ficou em segundo, com 592 pontos. As seguintes foram Artplan (568), DPZ (549), MPM (536), L&M (516 e Norton (496)).
• • •
Alfredo Souto de Almeida, diretor da Focus, está na Europa se atualizando com as novas técnicas publicitárias. Ainda da Focus, a SARSA (Silva Araújo Roussel) está promovendo o prêmio "Jean Claude Roussel" para trabalhos sobre osteoporose. O 1º prêmio para médicos será de Cr$ 25.000,00 e para estudantes, Cr$ 15.000,00. E o diretor de pesquisa farmacêutica do grupo na França, Jacques Boissier está vindo ao Brasil para lançar o ansiolítico Clobazan.
• • •
A Denison vai se empanturrar de chocolates. Ela pegou a conta dos deliciosos bombons "Garoto", de Vitória.
• • •
Eric This, vice-presidente da Parfums Rochas (conta da DPZ) chega ao Brasil no próximo dia 26. Ele vem fazer um estudo da posição daquela empresa no mercado brasileiro nestes últimos anos.
• • •
O rolo com os 100 melhores filmes publicitários brasileiros exibidos ontem no Seminário de Mídia está à disposição das faculdades. As que se interessam devem contatar o Mauricio Coutinho no Diário popular de São Paulo, à Rua Major Quedinho, 28/6º andar.
• • •
Foi organizada em São Paulo a Associação dos Criadores de Fonogramas, ficando como 1º presidente José Luís Zelão, e como vice Caetano Zama. Fonogramas parecem estar na ordem do dia, pois Roberto Simões já está organizando uma coletânea dos 100 melhores realizados nos últimos dez anos. E a Editora Referência e a Rede Globo estão montando um especial sobre jingles, para breve.
• • •
ESTAGIOS! ESTAGIOS! - No próximo dia 3 de outubro, a Labor Publicidade receberá a nova turma de estudantes de comunicação para estágio de três meses remunerado. O relações-públicas François nos contou que o Projeto CIP - Coordenação de Intercâmbio Profissional - criado por aquela agência, está dando excelentes resultados. Quem também está oferecendo estágio remunerado para estudantes de comunicação é o jornal Patropi. Os interessados podem falar com o Roberto pelo telefone 394-4450.
• • •
O house-organ da Publisian está muito bem feito e bastante informativo das campanhas da agência. É um release para ser colecionado.
• • •
A Franco Paulino, Moraes pegou a conta do Grupo APM (Aposentadoria dos Militares). E já na última quarta-feira promoveu a inauguração do setor de Empreendimentos Imobiliários daquele grupo.
• • •
Será realizado nos dias 2, 3 e 4 de dezembro em Porto Alegre, o encontro de todos os diretores dos Clubes de Criação do Brasil. Na ocasião, que reunirá os Estado do RGS, PR, BA, MG, SP e RJ, se tentará estabelecer uma linha de ação conjunta para os Clubes, evitar do que somente ocorra dos Clubes do RJ e SP começarem as campanhas e os outros apenas seguirem. Falando nisso, o Clube de Criação RJ está preparando um Encontro Nacional de Criação, a ser realizado em março no Rio. Entre outras preocupações do Clube, no momento, estão as de conseguir uma sede, e organizar uma ampla exposição nacional de ilustradores, da qual sairia um catálogo para orientar agências, editoras e distribuidoras de filmes dos estilos e potencialidades dos desenhistas brasileiros. Muitíssimo bem pensado!
• • •
A Thompson inaugura sua nova sede, à Rua São Clemente 379 (antiga embaixada da China). dia 28 de setembro com um belo coquetel. O convite está muito bonito, principalmente a ilustração de Nilton Ramalho.
• • •
Está para ser criado o Clube de Criação do Pará. Rosenildo Franco, Vicente Cecim e Emanoel Nassar já estão tratando de sua legislação. Falando no Pará, lembra-se de Mendes. E avisa-se que o presidente daquela agência, Osvaldo Mendes, Rio.
O Informativo de Mídia da McCann avisa que o Dirigente Rural publica em setembro/outubro sua tradicional edição do Anuário Rural. Publicado pela décima primeira vez, a edição deste ano vai dedicar especial atenção à exportação. Fechamento publicitário será dia 7 de outubro.
• • •
A Redinger & JG estudando novas frentes em Brasília, Curitiba e São Paulo, para melhor atender seus clientes daquelas cidades. Nosso amigo Luís informa que a agência vai de vento em popa, com seus dois serviços: o de estúdio, realizando trabalhos e arte, fotos, programações visuais etc, e o da própria agência de publicidade.
• • •
Fernando Barbosa Lima (Esquire) está nos EUA para a inauguração da agência do Banco Nacional naquele país. E a nova dupla de criação da Esquire, Gustavo e Teseo Berghella, dedicando-se a uma nova campanha para o Banco Nacional, a sair no fim do ano. Aliás, o novo sucesso musical da área de jingles é o que está sendo veiculado atualmente para aquele banco. É mais um trabalho perfeito da equipe da Zurana, com música de Ivan Lins. A Esquire também tem estado ocupadíssima com suas águas São Lourenço e Petrópolis, e estão organizando a vinda ao Brasil de Gustave Laver, Maurice Eory e Michel Biegala, diretores da Perrier francesa, que pretendem aumentar seu capital naquele Grupo, dirigido no Brasil por Demóstenes da Silveira Lobo. Enquanto isso, Cristina Matos (que acaba de produzir um filme para a Esplanada) e Valdo Melo estão sentados em cima de uma enorme campanha para a água mineral Petrópolis.
• • •
As festas fazem parte desta semana e da que vem. Hoje é aniversário da Rádio Jornal do Brasil (35 anos) e dia 28 é a vez da SSC&B:Lintas (46 anos). Parabéns sinceros da JANELA.
• • •
OS COLUNISTAS estão cheios de novidades: Fernando Reis voltou a fazer a coluna Propaganda, no Jornal da Semana, de São Paulo; Guilherme de Freitas voltou com a carta do Mídia, e, ao que parece, deixando a coluna da Última Hora definitivamente com Guilherme Vasconcellos; Roberto Simões acaba de lançar mais um livro-Introdução à promoção de vendas - pela Editora Saraiva; e segunda-feira sai nas bancas a revista Marketing, com chamada principal para "House agencies" e mais, um artigo de Mário Ernesto Humberg sobre jornais e outro de Gilberto Camargo sobre o relacionamento entre agências, clientes, veículos e fornecedores.
• • •
Leonardo Laginestra, relações-públicas da Salles­Interamericana, está assumindo o Grupo de Atendimento e Relações Públicas da Sul-América de Seguros. O Julgamento dos trabalhos do Concurso de Arte Infantil do Peg-Pag (organizado pela Salles-Interamericana) será dia 1º de outubro, e os jurados confirmados são: Aldemir Martins, Carlos Von Shmidt (critico de arte e diretor do Museu de Arte Brasileira de São Paulo), Borjalo (ex-cartunista diretor da TV Globo), Eric Nice (diretor de criação e arte da Salles-SP) e D. Corina Castilho (ex-diretora do ensino primário).
• • •
Esta coluna fecha às quintas-feiras, ao meio-dia. Qualquer correspondência deve ser enviada para a Rua Barão de ltambi 7/605 - Flamengo - Rio. Ou pelo telefone 286-4876.
• • •
A Gazeta Mercantil programou para seu número de hoje o "Relatório de Publicidade", fazendo uma análise do setor sob um enfoque eminentemente empresarial. Um dos temas abordados é "As relações inter-setoriais agência/cliente, agência/veículos e agência/fornecedores.
• • •
A Cozinha prática, edição da revista Casa & Jardim, sai este ano em outubro com as dicas das boas coisas da comida nacional e internacional. O fechamento publicitário será dia 25 de setembro.
• • •
A Esquire também está em clima de festa: Cláudia Maria Maradeia, telefonista da agência há oito anos, vai casar, depois de oito anos de namoro. Amanhã será o chá-de-panela de Cláudia Maria.
• • •
A seção Retoque, de Marcio Ehrlich, voltará na próxima sexta-feira, com uma análise dos 'filmes publicitários premiados com o CLIO, que chocaram muitos dos que os assistiram na última sexta-feira, no Hotel Nacional.