Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
"Marcia Bê" era o pseudônimo da jornalista Marcia Brito. A coluna era editada por Marcio Ehrlich.
Tapar o sol com a peneira
Muito tem se falado sobre a poluição visual causada pelo excesso de outdoors colocados em locais inadequados.
Segundo estudos recentes realizados pela EMURB – Empresa Municipal de Urbanização – existem atualmente na cidade de São Paulo cerca de 20.000 cartazes expostos em vias públicas. A partir destes dados, o secretário de Finanças da Prefeitura de São Paulo pretende conseguir disciplinar a colocação de anúncios nas ruas e acabar com a poluição visual daquela capital, através de um projeto de lei que implantará a regulamentação para a colocação de novos anúncios.
Aqui no Rio, o mesmo problema já havia atingido dramaticamente os locais mais bonitos da cidade. Nos últimos dias, uma grande quantidade de outdoors, cuja colocação havia sido permitida indiscriminadamente, está sendo removida, dando lugar à natureza antes escondida.
A escolha criteriosa de locais para a colocação de anúncios deveria ser uma preocupação das agências e dos anunciantes, numa visão de relações públicas para não prejudicar o ambiente em que vivem os consumidores. No momento em que estes começam a se sentir agredidos pela publicidade, qualquer mensagem terá efeito negativo.
Estamos em época de preocupações ecológicas. Felizmente. De nada adiantarão campanhas sugerindo que estes gigantescos outdoors são bons, bonitos ou úteis. Bom mesmo é a visão da natureza.
Talvez o assunto venha acrescentar mais um ponto a ser discutido na formação do código de ética da propaganda brasileira.
Propaganda
Já estão nas bancas as revistas Propaganda de junho e Marketing de abril, Sempre com excelentes informações, estas duas publicações vem conseguindo ganhar também o crescente público de universitários de propaganda e relações públicas. A revista Propaganda conta tudo sobre a nacionalização do cartaz de cinema e ainda traz grátis o premiado trabalho de Paulo Hiroshi, Jaques Lewkowicz e Julio Shimamoto, em tamanho original, numa promoção da Publisian.
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
A Redinger e JG Publicidade já está funcionando em seu novo prédio à Rua Goethe, 75, em Botafogo. Nossa “Janela” deseja muito sucesso ao amigo Luiz Redinger.
• • •
A Mendes Publicidade, lá de Belém do Pará, é uma das agências que, fora do Eixo Rio-São Paulo, mais cresce no país. Ela acaba de aumentar seu capital, elevando-o de CR$ 1 milhão para CR$ 2.140 mil. Afora a Mendes, somente 36 agências tem capital igual ou maior: 1 na Bahia, 1 em Minas Gerais, 2 no Rio Grande do Sul, 2 no Rio e 20 em São Paulo.
• • •
A SSC&B: Lintas abiscoitou uma nova conta: a Indústria de Produtos Alimentícios Confiança. Ou seja, Tostines.
• • •
E por falar em Lintas, o Prêmio Remington de Literatura encerrou suas inscrições e está sendo disputado por 2.500 concorrentes. Já soube de nomes famosos de nossa literatura que estão entre eles.
• • •
Nosso amigo Nemércio Nogueira começou a elaborar o “ranking” das assessorias independentes de relações públicas, Ele conta com a colaboração de todos e aguarda informações, que podem ser enviadas em seu nome à Rua Teixeira da Silva, 643 – 1º andar, São Paulo.
• • •
A revista Ele e Ela, da Bloch, está lançando sua edição especial Bar. Reflexo de que os fabricantes de bebidas estão anunciando cada vez mais.
• • •
A nova propaganda oficial alerta aos cidadãos para que tirem seus títulos de eleitores. Simples e objetiva, a mensagem procura conscientizar os brasileiros da importância daquele documento. Nossa “Janela Publicitária” dá todo o apoio à campanha do Governo e deseja sinceramente que ela atinja a todos, para que o produto seja amplamente adquirido e cada vez mais utilizado.
• • •
A Mauro Salles/Inter-Americana está promovendo a comemoração do segundo aniversário da revista Homem. Na próxima segunda-feira, será oferecido um almoço aos jornalistas de publicidade, quando serão abordados novos planos da revista. Para o show do dia 18, já estão programadas duas atrações: A orquestra e coral de Ray Conniff e a presença de Lisa Sohn, “playmate” da revista Playboy e garota do pôster de Homem deste mês. Tudo indica que teremos uma festa e tanto.
• • •
Ricardo Galletti, diretor
de criação da Abaeté Propaganda, contando que a campanha publicitária do Fundo Banorte 157, lançada em todo o país, foi inspirada no próprio slogan do Banco -- Um amigo na praça. A campanha compõe-se de dois anúncios para jornais e revistas, filme para cinema e televisão, spot para rádio, posters, display de balcão e mala direta para extrato de conta.
|