A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM) lançou ontem, dia 4 de fevereiro, o Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio, um compromisso permanente do Estado brasileiro para o enfrentamento à violência contra meninas e mulheres, em suas diferentes formas e manifestações.
O Pacto estabelece um compromisso integrado entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para enfrentar a violência letal contra mulheres, com ações voltadas à prevenção, à proteção, à responsabilização dos agressores e à garantia de direitos. A iniciativa, que conta com campanha de mobilização desenvolvida pela agência Calia, mobiliza ainda estados, municípios e a sociedade civil para uma atuação integrada, contínua e coordenada pela proteção da vida das mulheres.
Como parte das ações de comunicação do Pacto, a ideia é ampliar o debate público e estimular o engajamento social, evidenciando que o enfrentamento ao feminicídio exige envolvimento coletivo e responsabilidade compartilhada.
O filme da campanha ganha posição central ao propor uma abordagem que destaca o papel ativo dos homens na prevenção e na denúncia de abusos e agressões. A peça chama o público masculino a romper o silêncio e agir diante de contextos de risco, reconhecendo que o feminicídio é resultado de um ciclo contínuo de práticas violentas que se constroem ao longo do tempo.
O filme principal traz a canção ‘Maria da Vila Matilde’, de Douglas Germano, interpretada por Elza Soares, transformando a letra em falas masculinas presentes em situações do cotidiano.
Com início hoje, 5 de fevereiro e desdobramentos ao longo do mês de março, mês dedicado às mulheres, a campanha será exibida em televisão, cinema, mídia exterior e meios digitais, incluindo redes sociais, com cobertura nacional. A iniciativa integra a estratégia de comunicação do Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio e busca mobilizar a sociedade na construção de um país mais seguro para as mulheres.



















