O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou por decreto publicado nesta quinta-feira, dia 15 de janeiro, no Diário Oficial da União, o jornalista David Butter – foto de abertura desta matéria – como novo diretor-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Butter assume no lugar de Bráulio Ribeiro que retorna à Diretoria de Operações, Engenharia e Tecnologia da EBC (Dotec).
Butter é jornalista com 25 anos de carreira, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Religião na Sociedade Contemporânea pelo King’s College de Londres. Atuou na TV Globo e na GloboNews como editor de texto, produtor, editor-chefe e executivo. Integrou a primeira equipe do G1, portal de notícias da Globo. Como sócio e fundador de uma produtora audiovisual, atendeu clientes no Brasil e no exterior, da criação e do desenvolvimento de conteúdo à direção e à produção executiva. Trabalhou ainda em comunicação corporativa e, em diferentes momentos da carreira, como colunista e comentarista esportivo.
“Parto da visão estratégica da EBC: ‘ser uma empresa de comunicação relevante para a sociedade’. Acrescento: fazer comunicação pública, portanto, ancorada nos valores da cidadania, mas também publicada, acessível e acessada por uma fatia crescente do público”, antecipa Butter. “Na Diretoria Geral, essa tarefa múltipla se traduz no esforço de produzir na Rede Nacional de Comunicação Pública cada vez mais efeitos de rede, dos quais destaco: sinergia, capilaridade, troca e visibilidade”, conclui.
De volta à Dotec
Paralelamente, Bráulio Ribeiro retorna à Diretoria de Operações, Engenharia e Tecnologia (Dotec), que já havia comandado por um ano. Formado em Rádio e Televisão, atuou como professor em faculdades de comunicação do Distrito Federal, ministrando aulas de produção audiovisual, fotografia e edição de vídeo. Também já foi diretor de Operações da TVE Bahia e da Rádio Educadora, em Salvador, de 2016 a 2024. Anteriormente, ocupou diferentes cargos na EBC, entre eles o de gerente das Rádios da Amazônia, no ano de 2011 a 2013, e chefe de gabinete da Diretoria-Geral, de 2013 a 2016.
Ao longo dos 9 meses à frente da Diretoria Geral, Bráulio liderou a consolidação da expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), com 14 novos canais em 2025. Também foi responsável por coordenar as transmissões oficiais que a EBC fez tanto do BRICS quanto da COP30.


















