• Carnaval de Rua 2026 no Rio de Janeiro começa no próximo final de semana

    A Prefeitura do Rio implantará a partir do próximo final de semana, dias 17 e 18 de janeiro, até o dia 22 de fevereiro, o plano operacional para o Carnaval de Rua 2026, em mais uma edição de um dos maiores eventos populares do país.

    Ao longo de todo o período carnavalesco, estão previstos 460 desfiles de blocos de rua, que devem mobilizar mais de seis milhões de foliões, entre moradores e turistas. O Carnaval de Rua terá uma agenda extensa e descentralizada. A programação reúne blocos tradicionais, megablocos e cortejos de menor porte, mostrando a diversidade cultural da cidade e fortalecendo o caráter democrático da festa. O plano operacional foi apresentado hoje, dia 15 de janeiro no Centro de Operações Rio (COR).

    Segundo Bernardo Fellows, presidente da Riotur, o Carnaval de Rua é uma operação integrada, que envolve planejamento, coordenação e atuação conjunta de diferentes órgãos municipais. “A Riotur tem o papel de articular esse trabalho, garantindo que a festa aconteça com organização, segurança e respeito à cidade, preservando o caráter cultural do Carnaval e a experiência de moradores e foliões”, garantiu Fellows.

    A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) vai implantar operações especiais de trânsito para garantir a segurança aos foliões que vão participar dos blocos de rua credenciados pela Riotur. Em média, 320 operadores de trânsito estarão empenhados nos blocos, com apoio de 30 viaturas, 45 motocicletas e 24 reboques. 36 painéis de mensagens variáveis vão informar sobre as interdições e orientar os desvios e rotas alternativas. A CET-Rio orienta a população a programar o deslocamento com antecedência e priorizar o uso do transporte público.

    A mídia exterior nos boletins de utilidade pública

    Todos os pontos da cidade com programação do Carnaval de Rua terão monitoramento em tempo real do COR. Os deslocamentos dos principais blocos oficiais e megablocos serão acompanhados por cerca de 500 operadores de 50 órgãos, em regime de plantão, diretamente da Sala de Situação do Centro de Operações, por meio das imagens geradas por aproximadamente 4.000 câmeras instaladas nos locais onde estão previstos os desfiles.

    Cerca de 16 mil painéis de mídia exterior exibirão boletins com informações de utilidade pública relacionadas ao tempo na cidade, além dos esquemas especiais de trânsito e transporte para o Carnaval na cidade. As mensagens de serviço serão veiculadas em espaços públicos como ônibus, terminais rodoviários, aeroportos, estações de trem, metrô e VLT, abrigos de ônibus, relógios, totens e estações de aluguel de bicicleta, além de locais privados, como shoppings e edifícios comerciais e residenciais.

    Campanha ‘Carnaval + Seguro para Mulheres’

    A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Cuidados do Rio (SPM-Rio) preparou uma operação especial para o período do Carnaval, com foco na prevenção e no enfrentamento à violência contra mulheres nos locais de maior concentração de público da cidade. A estratégia prevê equipes especializadas atuando nos principais pontos da folia, oferecendo acolhimento imediato, orientação e encaminhamento para a rede de proteção municipal em casos de assédio ou violência.

    Durante os desfiles oficiais, a Secretaria instalará postos fixos de atendimento na Marquês de Sapucaí, na Intendente Magalhães e na Fan Fest do Carnaval, em Copacabana. Esses espaços contarão com profissionais capacitadas, preparadas para realizar escuta qualificada, prestar apoio emergencial e orientar as mulheres sobre seus direitos e os serviços disponíveis no município. Além dos postos fixos, equipes de mobilizadoras estarão presentes nos blocos de rua e no Carnaval dos Parques. A atuação inclui a distribuição de materiais da campanha ‘Carnaval + Seguro para Mulheres’, reforçando mensagens de prevenção ao assédio e incentivo à denúncia. A campanha também será ampliada com adesivagem dos banheiros dos espaços oficiais do Carnaval, com mensagens claras de enfrentamento à violência e QR Codes que direcionam para a plataforma www.mulher.rio, onde é possível acessar informações sobre acolhimento, orientação jurídica, apoio psicológico e os equipamentos da rede municipal de proteção às mulheres.

    A programação completa dos blocos de rua no Rio de Janeiro você pode conferir no site oficial do Carnaval de Rua Rio 2026.

     

    Renata Suter

    Jornalista, Renata Suter é editora da Janela Publicitária

    Comentários

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    arrow
    ×