• SBT divulga carta aberta após críticas por presença de Lula na inauguração do novo canal de notícias

    O cantor Zezé di Camargo, que usou seu perfil no Instagram nesta segunda-feira, dia 15 de dezembro, para exigir que o SBT cancelasse seu especial de Natal, em virtude da presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na inauguração do SBT News na última sexta-feira, dia 12, criou uma baita polêmica. Na ocasião, também lá estiveram o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o prefeito da cidade, Ricardo Nunes.

    Apesar de reafirmar seu carinho pela emissora, Camargo declarou: “Acho que vocês (SBT) estão se prostituindo. Então, não faço parte disso”.

    Em razão disso, Daniela Abravanel Beyruti, presidente do canal e filha de Silvio Santos, assinou a carta aberta divulgada pela emissora, abaixo reproduzida:

    “Nos últimos dias, minha família tem sido alvo de críticas, antes mesmo de apresentarmos a nossa proposta para o SBT News. Isso é exatamente o que queremos combater: a falta de diálogo entre um povo que tem muitas virtudes e que amamos tanto.

    Nos últimos cinco anos, o SBT foi reconhecido pelas pesquisas realizadas pelo Instituto Reuters como o jornalismo de maior confiança e credibilidade. Nosso jornalismo segue uma carta com princípios do meu pai e fundador.

    Foi justamente por conta dessas pesquisas e dessa carta com esses princípios que tomamos coragem para abrir um canal de notícias com a proposta de entregarmos mais do que somos e temos. Somos imparciais e isentos. Cabe a nós mostrarmos os fatos e, ao público, julgá-los.

    O lançamento do projeto, na última sexta-feira, 12/12, refletiu essa pluralidade e o respeito a todas as instituições. Tivemos representantes do Executivo, do Judiciário e do Legislativo.

    Ditas todas essas coisas, lamento a forma como temos sido mal interpretadas. Antes de as pessoas verem nosso trabalho, decidiram julgá-lo.

    Queremos entregar ao Brasil um jornalismo confiável, sem partido, sem lado. Um jornalismo que não terá viés, não terá algoritmo, não provocará divisão e raiva entre as partes, não será nutrido por inteligência artificial e dará ao público apenas a notícia e a verdade dos fatos.

    Amamos nosso país, torcemos por ele, amamos nosso povo, trabalhamos para ele e convidamos a todos a embarcarem nesse projeto que deseja amenizar os ânimos.

    A todos os que têm dúvidas ou receios, faço um convite: assistam ao SBT News. Vocês verão, na prática, o jornalismo de qualidade e independente, que é a nossa marca.”

     

    Curiosamente, documentos oficiais apontam que Zezé di Camargo foi contratado por inexigibilidade de licitação para se apresentar, no dia 4 de janeiro de 2026, na Festa de Reis, em São José do Egito, em Pernambuco. O contrato, fechado entre a Secretaria Municipal de Cultura do município e a Classical Holding Intermediação de Negócios Ltda., no valor de R$500 mil, surpreende pela origem dos recursos utilizados para o pagamento. O próprio contrato descreve que o valo será custeado com verbas federais previstas no orçamento de 2025/2026, recursos do governo federal sob a gestão do presidente Lula.

    A princípio, e até o fechamento desta matéria, o SBT havia decidido manter o especial do sertanejo Zezé di Camargo na programação da emissora como foi programado.

    Renata Suter

    Jornalista, Renata Suter é editora da Janela Publicitária

    Comentários

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    arrow
    ×