O Sistema Nacional das Agências de Propaganda (Sinapro), que passou a reunir Fenapro e Sinapros, lançou a Fórmula de gestão P4C2, nova plataforma de capacitação e método de gestão desenvolvido para dar aos empresários das agências de propaganda ferramentas para a cultura de gestão e a sustentabilidade dos seus negócios.
O método P4C2 traduz as etapas críticas da operação de uma agência em seis pilares integrados – o de planejamento, prospecção, proposta, preços, contratos e controles -, garantindo que o crescimento da receita seja acompanhado pela solidez da relação comercial junto aos clientes e pela excelência na entrega.
Daniel Queiroz, presidente da Fenapro, conta que “O P4C2 atua como um roteiro de excelência, focado em desenvolver nas agências uma cultura de gestão que não apenas aumente o volume de negócios, mas que o faça de forma sistemática, lucrativa e segura”.
- P1: Planejamento: estruturar coerência entre recursos e os esforços de prospecção, proposta e entrega.
- P2: Prospecção: buscar novos negócios de forma sistematizada, com métodos e métricas claras, gerando muito mais resultado.
- P3: Proposta: garantir a oferta de serviços por meio de propostas claras, com escopos muito bem definidos e pactuados, conforme a real demanda dos clientes.
- P4: Preços: qualificar a gestão empresarial para formatar preços de forma competitiva e rentável.
- C1: Contratos: formalizar acordos via contratos aderentes ao escopo e condizentes com uma relação comercial para ambas as partes, dando a devida segurança jurídica tanto para o cliente como para a agência.
- C2: Controles: monitorar toda a entrega a partir de controles que gerenciam o escopo acordado, estabeleçam métricas de desempenho e que tangibilizem demandas de ajustes contratuais quando necessário.
Ana Celina Bueno, diretora no Ciclo de Gestão 2020-2025, que assumirá a presidência da FENAPRO em 2026, acredita que a criação da Fórmula P4C2 surgiu da escuta ativa e profunda das demandas reais de gestão das agências, que, muitas vezes, ficam presas ao operacional e perdem rentabilidade. “Não é apenas uma teoria, é um guia prático, que traduz o crescimento de receita em segurança jurídica e excelência na entrega”, diz Ana.
O lançamento da Fórmula P4C2 estará disponível para as agências associadas ao Sinapro. O programa de capacitação terá conteúdo online e interações presenciais em workshops para exercício dos métodos a serem adotados pelos empresários e executivos de agências.























