• Árvores de Natal do Rio, na Enseada de Botafogo e na Lagoa Rodrigo de Freitas, devem movimentar R$96,9 milhões

    A árvore de Natal da Enseada de Botafogo, inaugurada no dia 30 de novembro, e a da Lagoa Rodrigo de Freitas, inaugurada nesse final de semana, no dia 6 de dezembro, devem levar 2,15 milhões de visitantes a ambas as instalações até o final da temporada de cada uma delas, além de, juntas, movimentarem R$96,9 milhões.

    Publicidade
    Publicidade

    O cálculo tem como base o gasto média por pessoa, no valor de R$45,00, com transporte, alimentação e bebida, segundo estudos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).

    Segundo Bernardo Fellows, presidente da Riotur, as árvores de Natal fazem parte do calendário da cidade e representam mais do que um espetáculo visual. “Superar a marca de dois milhões de pessoas mostra que o Rio vive um ciclo muito positivo de valorização do turismo. Cada iniciativa bem-sucedida fortalece a economia da cidade e reafirma nosso papel como destino líder no país”, afirma.

    Na Enseada de Botafogo, a primeira edição do projeto ‘Natal do Rio’ transformou um dos cenários mais emblemáticos da cidade em espaço de celebração, cultura e encontros. A árvore flutuante de 80 metros de altura – foto acima -, iluminada por mais de 2,3 milhões de luzes de LED, foi idealizada e teve a direção criativa de Abel Gomes – na foto abaixo com Alexandre Accioly e a secretária de Cultura Danielle Barros – da SRCOM e realização da Accioly Participações. Além do palco principal, o espaço conta com a Vila Gastronômica, que reúne diversas operações gastronômicas em formato de food trucks, com curadoria de Ana e Pedro Vidal, além de ativações de marcas parceiras e experiências pensadas para todas as idades. Inaugurada no dia 30 de novembro, vai ficar até 6 de janeiro, com programação cultural gratuita distribuída ao longo dos finais de semana, incluindo apresentações musicais, espetáculos de luzes, balé de águas e atividades voltadas para famílias e crianças, com expectativa de que o projeto receba mais de 650 mil visitantes até o fim da temporada.

    “Os números mostram que eventos como esses atraem muitos cariocas e turistas, o que ajuda a aquecer a economia da cidade, gerando muitas oportunidades nesse setor de serviços”, conta Osmar Lima, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

    Na Lagoa Rodrigo de Freitas, após cinco anos, o Rio de Janeiro recebeu de volta a ‘Árvore do Rio’ – foto acima -, um projeto realizado pela Dream Factory e pela Backstage. A iniciativa é apresentada pelo Ministério da Cultura e Petrobras, através da Lei Rouanet. Com 60 metros de altura, a árvore foi projetada para estar em harmonia com a Lagoa e seu entorno. Para a iluminação foram instalados mais de 20 quilômetros de Led e Neon Flex. Na foto abaixo, o prefeito do Rio, Eduardo Paes ( de camisa azul, à direita, e Duda Magalhães, da Dream Factory, o segundo à direita de Paes).

    Renata Suter

    Jornalista, Renata Suter é editora da Janela Publicitária

    Comentários

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    arrow
    ×